sexta-feira, novembro 30, 2012

Natal começa com eventos pela cidade



Falta pouco menos de um mês para o Natal, mas quem gosta dessa época já tem motivos de sobra para comemorar. Em Curitiba, três eventos que começam hoje prometem atrair moradores e turistas e dar início às comemorações de fim de ano com muita música e arte.
Um dos espetáculos mais famosos do fim de ano em Curitiba, o Natal do Palácio Avenida, evento promovido pelo banco HSBC, completa 21 anos e vai trazer mais uma vez seu tradicional coral infantil. As apresentações começam às 20h15 e vão ser realizadas às sextas, aos sábados e domingos até o dia 16 deste mês.
Tem mais
Outros eventos prometem agitar as festas de fim de ano em Curitiba, como a Galeria de Luz, instalada na Rua XV de Novembro, e a programação do Natal Encantado, realizada na Praça Santos Andrade. Mais sobre eles na matéria deste domingo na Gazeta do Povo
Neste ano, o tema da apresentação é “Vem Sonhar com a Gente” e haverá a participação de 160 crianças vindas de 12 casas e lares de Curitiba e Região Metropolitana. Com figurinos coloridos e execução de canções típicas do Natal e da cultura brasileira, a promessa é de muita emoção e um espetáculo de encher os olhos para quem passar pelo local.
Batel Soho
Na Praça da Espanha, no Bigorrilho, a atração é a abertura do Natal Batel Soho. O evento vai contar com o próprio Papai Noel, que deve chegar à praça às 18 horas. Às 20 horas, vai ser inaugurada a decoração especial da praça, com luzes e fogos de artifícios.
Entre as 19h30 e 21 horas, o espaço vai contar com pequenos shows musicais.
Já para quem pretende fazer um passeio bem tradicional, a opção é uma visita à Cúria Metropolitana para ver o presépio bíblico. A visitação vai ser aberta nesta sexta e se estende até o dia 10 de janeiro, sempre das 18 às 23 horas.
Fonte: Gazeta do Povo / 30/11/2012  RAFAELA BORTOLIN

quinta-feira, novembro 29, 2012

Morre o jornalista Joelmir Beting


O jornalista Joelmir Beting morreu na madrugada desta quinta-feira (29) aos 75 anos em São Paulo. Ele estava internado desde 22 de outubro por causa de complicações renais, resultantes de uma doença autoimune. O quadro se agravou após o acidente vascular hemorrágico, que o deixou em coma e respirando com ajuda de aparelhos.
Ele respirava com auxílio de aparelhos desde o último domingo. Joelmir havia entrado em estado de coma irreversível, segundo boletim médico divulgado nessa quarta-feira pela equipe médica do Albert Einstein.
Joemil Beting morre aos 75 anos (© Divulgação)
A notícia da morte foi confirmada no começo da madrugada por seu filho no Twitter. "Um minuto de barulho por Joelmir Beting", escreveu.
O corpo será velado na manhã desta quinta-feira, a partir das 8h, no cemitério do Morumbi, zona sul de São Paulo.
Joelmir Beting era casado desde 1963 com Lucila e teve dois filhos: o também jornalista Mauro Beting, e o publicitário Gianfranco.
Mauro Beting, que estava no ar pela Rádio Bandeirantes, leu uma carta em homenagem ao pai. Num trecho dela, disse: "Uma coisa aprendi com você, Babbo. Antes de ser um grande jornalista é preciso ser uma grande pessoa. Com ele aprendi que não tenho de trabalhar para ser um grande profissional. Preciso tentar ser uma grande pessoa. Como você fez as duas coisas".
Nascido em 21 de dezembro de 1936 na cidade de Tambaú, interior paulista, o palmeirense Joelmir Beting trabalhava atualmente na TV Bandeirantes, onde fazia comentários e apresentava o Canal Livre. Joelmir cursou sociologia na USP e iniciou a carreira jornalística em 1957 na Rádio Jovem Pan e nos jornais O Esporte Diário Popular, como repórter esportivo, mas resolveu partir para o noticiário econômico.
No final dos anos 60, assumiu a editoria de economia da Folha de S.Paulo. Em 1991, ele se transferiu para o Estado, onde permaneceu até janeiro de 2004. Joelmir também escreveu dois livros e ensaios em revistas semanais e passou pelas tevês Gazeta, RecordGlobo e Bandeirantes.

quarta-feira, novembro 28, 2012

Joelmir Beting apresenta estado de saúde irreversível, diz boletim médico



O jornalista Joelmir Beting, de 75 anos, permanece internado em estado de coma irreversível, diz boletim médico divulgado nesta quarta, 28, pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Segundo o cardiologista responsável, Antonio Carlos Lopes, o paciente respira com auxílio de aparelhos e está clinicamente estável.
Beting sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico no último domingo, 25, mas estava internado desde o dia 22 de outubro para tratar de uma doença autoimune.

Curitiba ganha novo shopping, no Cristo Rei


Curitiba vai ganhar um novo shopping em 2013, no bairro Cristo Rei, em frente ao hospital Cajuru. Com investimento de R$ 20 milhões, o Botânico Plaza Shopping, que ainda não foi lançado comercialmente, deve começar a ser construído em janeiro e ficar pronto ainda em outubro – ele está em fase de aprovação na prefeitura.
O novo shopping vai se integrar ao Supermercado Condor do Cristo Rei, que será a loja âncora do empreendimento, conforme adiantou o empresário Michel Gelhorn, dono do Shopping Total, no bairro Portão, que também vai investir no shopping. “A construção vai passar por uma repaginação para trazer um novo shopping à cidade”, explica.
Com foco nos públicos das classes A e B, o estabelecimento terá cinco salas de cinema, sendo que duas serão no modelo VIP, como no Shopping Crystal, no Batel, em que há um menor número de assentos em poltronas mais confortáveis. Serão 250 lojas, que ainda não têm marcas definidas, em 10 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) – para efeito de comparação, o Pátio Batel, que também vai ser inaugurado no ano que vem, tem cerca de 30 mil metros quadrados de ABL. Serão cerca de cinco mil vagas de estacionamento rotativas.
Os investidores serão a Total Empreendimentos e a EZ Consultoria, Participação e Administração, que também será responsável pela operação do shopping. A previsão de faturamento não foi informada.
Michel Gelhorn também é um dos empresários que participa do investimento no Park Shopping Boulevard, que será construído na esquina da Linha Verde e da Rua Francisco Derosso, no bairro Xaxim. Sem previsão de investimento, o shopping deve começar a ser construído em março do ano que vem e ficar pronto em outubro de 2015. Serão 40 mil metros quadrados de ABL e 350 lojas, entre elas âncoras como Riachuelo, Marisa, Centauro, C&A e Havan.
250 lojas é quanto deve ter o Botânico Plaza Shopping. Com foco nos públicos das classes A e B, o estabelecimento terá cinco salas de cinema, sendo que duas serão no modelo VIP, como no Shopping Crystal, no Batel, em que há um menor número de assentos em poltronas mais confortáveis. No total, serão 10 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL). O estacionamento terá cerca de cinco mil vagas rotativas.

Fonte: Gazeta do Povo 28/11/2012 por João Pedro Schonarth

terça-feira, novembro 27, 2012

Eleitos os Conselheiros Tutelares de Curitiba










Estão eleitos 45 novos conselheiros tutelares de Curitiba.  Na eleição, realizada no domingo (25), foram totalizados 22.323 votos nas nove regionais. A homologação final do resultado das eleições do Conselho Tutelar de Curitiba será publicada no Diário Oficial do Município, na próxima semana, pelo COMTIBA.

A posse dos novos conselheiros será em 16 de janeiro de 2013 para um mandato especial até 2015, quando será realizada a primeira eleição unificada do Conselho Tutelar em todo o país. O Conselho Tutelar é o órgão que garante o direito das crianças e  adolescentes, é direto, secreto e facultativo.

A eleição escolheu também os cinco suplentes de cada regional.

Eleitos
Bairro Novo 1. Salete Maria Pires Costa (865 votos)
2.Cristiane Noronha Desiderio (638 votos)
3. Rosane Aparecida Morais de Oliveira (577 votos)
4. Marcia Eliane Cardoso da Silva (549 votos)
5. Rosa Maria Zeferino (532 votos)
Suplentes - Roberto Fernandes da Silva (469), Lecinha Lourença Goulart  (440), Josinete dos Santos (420), Marian do Rocio Teixeira (311).

Boa Vista1. Isidra Darque Alves da Silveira (420 votos)
2. Inês de Oliveira Domingues  (242 votos)
3. Lucas Mario Gonçalves Dalprá  ( 202 votos)
4. Celia Regina Jordão (178 votos)
5. Lucelia Aparecida Cesconetto (150 votos)
Suplentes -  Sheila Rosana Santos (116), Carlus Alberto Lisboa de Souza (115), Aurora Elisa Skroch (40), Graci Maria de Oliveira  (28), Marcos Antonio Andrade da Rocha (12)
Boqueirão
1. Dagmar Nascimento (386 votos)
2. Osman Pestana de Moraes (382 votos)
3. Maria Aparecida Walter (377 votos)
4. Angela Maria Ceabras  (335 votos)
5. Miguel Ângelo Macedo Moreira (309 votos)
Suplentes -  Noeli Terezinha Camargo Fontoura Noeli (306), Maria Elisete Santos Zimmermman (270), Lucimara de Paula Cruz Bill (185),  Vanessa Dias dos Santos Amaro da Luz (143), Rosany Maria da Silva (130),  Gertrudes da Silva Andrade (74)  3009
Cajuru
1. Maria Teresinha Rodrigues da Silva Giovanella (551 votos)
2. João Carlos Pires de Camargo  (541 votos)
3. Valter Antonio de Assis (488 votos)
4. Roger Jaques Abade (415 votos)
5. Maria Menaide Dapper Deosti (411 votos)
Suplentes - Adriane Teleginski (331), Iara do Rocio Mattozo (290), Celia Francisca do Carmo Guerra (273), José Mariano da Silva (213), Inês do Rocio Medeiros (194), Maicon Pereira Araujo (189), Josiel de Souza Lima (154)
Cidade Industrial de Curitiba
1. Heitor Cavalcanti de Oliveira Antunes ( 422 votos)
2. Terezinha Mayer (410 votos)
3. Claudia Aparecida dos Santos (310 votos)
4. Maurilia Targino da Silva Martins (300 votos)
5. Sonia Aparecida Braga (300 votos)
Suplentes - Luzia da Silva do Prado (243),  Lucimeire de Oliveira Meire (215), Rita de Cácia Delfes (95), Rosana Silva Espindola (42), Maria Teresa D’Oliveira (36).
Matriz
1. Maurina Carvalho da Silva (205 votos)
2. Angeline Olivet Grubba  (173 votos)
3. Tania Mara da Silva ( 138 votos)
4. Marilia Fructuoso Machado Welter (137 votos)
5. Regina Elizabeth Galvão Lopes ( 103 votos)
Suplentes - Alzira Isabel Steckel (78), Ana Soares dos Santos Paulino (67),Moanna Liz Ferreira Farah (42)
Pinheirinho
1. Claudete de Castro França (496 votos)
2. Alex Sandro Lanaro Bazotti (430 votos)
3. Jacqueline Cardozo (365 votos)
4. Sergio Inácio da Silva  (315 votos)
5. Izolda Ana Daneluz (278 votos)
Suplentes – Edicleia Lopes da Silva (272), Josimar Lemes da Silva  (263), Dulce Mara Vieira (185), Reinaldo Fernandes Alves Hoda (155), Nadir Pereira de Oliveira  (138), Vasti Carolina Altaniel Pereira (71).
Portão
1. Amaro Geraldo Hygino (386 votos)
2. . Raul Correia (352 votos)
3. Claudia de Lara (246 votos)
4. Pâmela Nogueira (232 votos)
5. Márcia dos Santos Ruiz (181 votos)
Suplentes - Rosnaldo Mariano Nunes (144), Ana Maria Pontes Jonson (121), Solange Aparecida Teixeira Vianna da Silva (67),  Lucia Regina Domeneguetti Pinheiro da Silva (55), Carmen Chaves Soares (24), Loiziene Iolanda Effgen de Lima (11).
Santa Felicidade
1. Terezinha de Paula Antoceveiz (377 votos)
2. Jaber Geraldo Gonçalves Pinto (267 votos)
3. Danyelle Maria Rodrigues (255 votos)
4. Maria Luiza Dalla Stella (236 votos)
5. Maria Bernadete Strapasson (195 votos)
Suplentes - Elisa Teixeira da Silva (131), Sandra Pinheiro Fontoura (85), Lucidio Ângelo de Oliveira Junior (80), Benedita de Fátima Schreiner (64)
Terezinha de Paula Antoceveiz, conselheira mais votada na regional de Santa Felicidade, disse que a campanha valeu a pena. “Procurei amigos, pessoal da comunidade e usei o telefone e mensagens pelo celular e redes sociais”, disse ela. Agora é comemorar em dose dupla, pois hoje (25) também comemoro meu aniversário.

A presidente da FAS Marry Ducci votou no CEEBJA Paulo Freire, na regional Matriz, na mesma zona eleitoral em que votou o procurador do CAOP dos Direitos Humanos do Parana, Olympio de Sá Sotto Maior Neto e da promotora da 2a Vara da Infância e Juventude de Curitiba, a Dra. Beatriz Splinder de Oliveira Leite. 

Feriado do Dia da Consciência Negra é aprovado na Câmara de Curitiba


Projeto de Lei (PL) que estabelece como feriado o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, foi aprovado em segunda discussão na Câmara dos Vereadores de Curitiba nesta terça-feira (27). O texto está apto a ser enviado à sanção do Poder Executivo, já que não foram apresentadas emendas.

A ACP publicou um anúncio em jornais do Paraná, nesta terça-feira (27), no qual se posiciona contra o feriado. No texto, assinado pelo presidente da entidade Edson José Ramon, a associação diz que considera “louvável a instituição do dia 20 de novembro como "Dia da Consciência Negra”.A proposta de adiamento da votação chegou a ser cogitada no plenário. O vice-presidente daAssociação Comercial do Paraná (ACP), Gláucio Geara, foi à Câmara e criticou a criação de mais um feriado e dizer que a lei não passou pelo devido debate público. Depois desse fato, a vereadora Julieta Reis (DEM) propôs adiar a votação por 10 dias. Com a negação do pedido, o projeto foi votado e aprovado.
O texto, no entanto, diz que não concorda “que a data seja transformada em feriado, pois além de causar prejuízos econômicos, conferiria tratamento desigual a outras etnias que habitam Curitiba, que igualmente fazem parte de sua história e que muito contribuíram para a construção de nossa cidade.” O pedido feito na finalização do documento é para que os “senhores vereadores não o aprovem [PL que cria o feriado no dia 20 de novembro].”
Fonte: Gazeta do Povo 27/11/2012

Requião rechaça acordo com bancada do PMDB


O senador Roberto Requião rechaçou a tentativa da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa de fazer um acordo para evitar um bate-chapa na convenção que vai eleger o novo diretório do partido no Paraná, em 15 de dezembro. Requião não abriu mão de disputar a presidência estadual da legenda, com o objetivo de buscar uma quarta candidatura ao governo em 2014. Ele acusa os parlamentares peemedebistas na Assembleia de quererem entregar o partido ao governador Beto Richa (PSDB), levando a sigla a apoiar a reeleição do tucano. 

Na semana passada, o líder do PMDB na Assembleia, Caíto Quintana, foi escalado pelos colegas para ir até Brasília para tentar convencer Requião de desistir de sua candidatura em favor de um deputado. O discurso do grupo é que a convenção não trataria dos rumos do partido em 2014, que seriam decididos somente no ano da eleição. Um terceiro grupo, liderado pelo ex-governador Orlando Pessuti, também entrou na disputa pelo comando da legenda. 

Quintana, porém, sequer chegou a embarcar para a Capital federal, já que Requião estava vindo para o Estado, para iniciar sua campanha pelo comando do partido. Somente ontem o deputado conseguiu falar com o senador, em Curitiba, mas não obteve sucesso. Requião descartou qualquer possibilidade de desistir de sua candidatura à presidência do diretório, e manteve o discurso de que a vitória de um representante da bancada significaria na prática, abrir mão de lançar candidato próprio ao Palácio Iguaçu para apoiar a reeleição do atual governador. “O PMDB PR precisa de um diretório estadual critico e construtivo, não a um adesismo tolo e fisiológico. Vamos bater chapa”, reagiu o senador pelo twitter. 

Diante da reação de Requião, os deputados desistiram da negociação com o senador e resolveram se concentrar em um acordo com o grupo de Pessuti, que inclui o senador Sérgio Souza e o deputado federal Osmar Serraglio. A ideia é unir as duas alas para derrotar Requião na convenção. Eles garantem que com isso poderiam garantir cerca de 70% dos votos dos convencionais do partido. 

O grupo de Pessuti, por sua vez, não descarta o apoio a uma candidatura da ministra chefe da Casa Civil do governo Dilma Rousseff e senadora licenciada do PT, Gleisi Hoffmann, ao Palácio Iguaçu. O próprio Requião, rompido com Pessuti, também admite que em caso de derrota na convenção do PMDB, poderia optar pelo apoio a Gleisi. E argumenta que a direção nacional do PMDB poderia intervir no diretório estadual caso ele optasse por uma aliança com os tucanos. A alegação, nesse caso, é de que o PMDB já está comprometido a lançar candidatos próprios aos governos estaduais ou a aliar-se aos candidatos petistas em troca da manutenção de Michel Temer como companheiro de chapa da candidatura à reeleição da presidente Dilma. 

Os deputados estaduais, por sua vez, alegam que uma candidatura de Requião ao governo, sem alianças, não teria competitividade, e correria o risco de dizimar a bancada peemedebista – que com treze deputados – é a maior da Assembleia. Além disso, interessado em reforçar sua base política, Richa teria oferecido mais duas secretarias para os parlamentares peemedebistas. Hoje, o partido ocupa apenas a Secretaria de Estado do Trabalho, comandada pelo deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli. O governador teria oferecido as pastas da Administração e a do Meio Ambiente, mas a bancada reivindica a chefia da Casa Civil e a Secretaria da Agricultura. (IS)
Fonte: http://www.bemparana.com.br 27/11/2012

Detran do PR muda forma de renovação da carteira de motorista


O Detran do Paraná lançou, nesta segunda-feira (26), um novo sistema de emissão para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No novo procedimento, os motoristas que necessitem renovar o documento não precisam mais se dirigir ao Detran local para fazer o cadastro biométrico. Tudo será feito pela internet.
As novas regras começam a valer em 2013. Quando o prazo de validade da CNH estiver próximo do fim, os motoristas vão receber em casa um aviso pelos Correios. Em seguida, será possível agendar a consulta médica diretamente no site do Detran. A expectativa do Detran é que 64% das carteiras renovadas no estado sejam emitidas pelo novo procedimento.
Os procedimentos de reconhecimento biométrico dos motoristas serão realizados durante a consulta médica. Conforme o Detran, apenas a cada 10 anos será preciso ir ao órgão para atualizar a fotografia.
Apesar do novo procedimento, a taxa para a renovação do documento permanece em R$ 101,79. No aviso que o motorista vai receber já deve constar um boleto para o pagamento do valor.
Fonte: G1 Paraná 26/11/2012

segunda-feira, novembro 26, 2012

Boa segunda-feira !!!


Thomas, o gatão

Estamos na grande final do TOP BLOG 2012


No final da tarde deste domingo, 25 de novembro,visualizamos o resultado dos finalistas do TOP BLOG 2012. E o blog OLHO ABERTO CURITIBA está na grande final na categoria variedades. Estamos entre os 3 blogs mais lidos do Brasil!!!

Final 

A final do Top Blog 2012 será realizada dia 8 de dezembro, às 19 horas no Teatro da Unip em São Paulo. A classificação final e o grande vencedor só serão anunciados no evento em São Paulo.

Finalistas - Júri Popular

Muito obrigado a todos os nossos leitores que contribuíram para essa conquista.

Thomas, o gatão.

domingo, novembro 25, 2012

Curitiba tem dia de eleição para os conselhos tutelares

Serão escolhidos neste domingo os representantes nos Conselhos Tutelares das nove regionais de Curitiba. Embora não seja obrigatório, todos os 1,1 milhão de eleitores de Curitiba podem votar. É necessário, apenas, apresentar o Título de Eleitor, um documento oficial com foto, e se dirigir à regional correspondente. É possível conhecer um pouco dos candidatos e informar-se sobre os endereços de votação no site do Ministério Público (www.mp.pr.gov.br/). Ao todo, 93 pessoas estão na disputa pelas vagas.

Fonte: Gazeta do Povo 25/11/2012 

sábado, novembro 24, 2012

Morre Larry Hagman, o grande vilão da série "Dallas"



O ator Larry Hagman, um dos chefes da família Ewing e o grande vilão da série "Dallas", morreu nesta sexta-feira (23), aos 81 anos, em um hospital no Texas. Ele tinha câncer.
Sua família divulgou um comunicado em que diz que o ator estava "cercado de parentes e de pessoas queridas na hora de sua morte".
Hagman foi casado com Maj Axelsson por 59 anos e deixa dois filhos e cinco netos.
Apesar de seu papel mais famoso ser o do magnata do petróleo J.R. em "Dallas", que foi ao ar nos Estados Unidos entre 1978 e 1991, alcançando sucesso em mais de 50 países, Hagman também fez sucesso na década de 1960.
Entre 1965 e 1970 ele viveu o major Anthony Nelson na comédia "Jeanie É um Gênio", com a atriz Barbara Eden.
Atualmente, estava no ar em "Dallas", série que retomava o drama original.
Mais uma vez ele dava vida ao ardiloso J.R. Ewing, cuja família vive às turras com o clã Barnes em uma trama recheada de dinheiro, sexo, chantagem e intrigas.
Em 1980, o canal CBS chamou a atenção com a campanha "Quem Atirou em J.R.?", na qual brincava com o mistério em torno da autoria de uma tentativa de assassinato em "Dallas".
O público teve de esperar quase oito meses para saber o final do imbróglio -o capítulo foi visto por 83 milhões de pessoas nos Estados Unidos.
Larry Hagman era filho de uma famosa atriz da Broadway, Mary Martin, e de um advogado. Ele nasceu em Forth Worth, no Texas, no dia 21 de setembro de 1931.
Linda Gray, sua mulher em "Dallas", disse que Hagman "levou alegria a todos que conhecia". "Vou sentir muita falta dele, que era único e viveu a vida ao máximo", completou em comunicado.
Fonte: Gazeta do Povo 24/11/20212

sexta-feira, novembro 23, 2012

Das 100 escolas com maior nota no Enem, só duas são do Paraná


JÔNATAS DIAS LIMA
O Paraná tem apenas dois colégios entre os cem mais bem colocados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, participação bem inferior à dos estados da Região Sudeste do país. São Paulo colocou 31 colégios entre aqueles com as maiores médias na prova e o Rio de Janeiro, 23. Estados do Nordeste também incluíram mais escolas que o Paraná no top 100. As notas por instituição de ensino foram divulgadas ontem pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Para o doutor em Educação e professor do Núcleo de Políticas Educacionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Ângelo Ri­­cardo de Souza, a quantidade de escolas que cada estado conseguiu incluir entre as melhores posições deve ser relativizada, já que o número de colégios de ensino médio existentes em cada estado também é variável. No entanto, uma hipótese que justificaria a superioridade dos números de outras regiões é o fato de a UFPR, universidade com o vestibular mais concorrido do estado, dar ao Enem um peso baixo na seleção dos estudantes se comparado à importância que outras universidades federais conferem ao exame.
Filtro
Escolas top selecionam melhores alunos
Folhapress
A lista de melhores colégios possui escolas privadas que criaram unidades apenas com os melhores alunos. E muitas só surgiram depois que o MEC passou a divulgar as notas. Educadores dizem que os colégios têm criado artifícios para melhorar no ranking e, assim, a análise fica prejudicada, já que os melhores colégios não estão disponíveis a qualquer aluno.
Entre as 20 melhores escolas, ao menos três privadas que foram criadas após o início do ranking dizem fazer seleção de alunos. São elas: o Objetivo Integrado (SP), Elite do Vale do Aço (MG) e Motivo-Unidade 2 (PE) . “Quem faz isso [criar unidades para bons estudantes] não está preocupado em construir uma boa escola, que precisa contar com todos os perfis de alunos”, afirma Madalena Guasco Peixoto, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP. Responsável pela rede Objetivo (cuja unidade Integrada foi a melhor do país, com nota 73,1), João Carlos Di Genio diz que há entrevista com candidatos, para selecionar o que pode formar uma “elite intelectual”. Ele afirma que não há provas.
Entenda
A nota divulgada ontem corresponde à média das quatro provas objetivas do Enem. A pontuação da redação não foi considerada. O MEC divulgou o desempenho de 10.076 escolas, 40,56% do total. A divulgação considerou apenas os colégios em que ao menos 50% dos concluintes do ensino médio participaram. Além disso, essas escolas deveriam ter no mínimo dez alunos no último ano do médio.
As 10 melhores escolas no Paraná
Colégio Positivo (sede) – 686,5
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (Curitiba) – 655,2
Colégio Universitário (Londrina) – 647,8
Colégio Dom Bosco (Curitiba – Subsede IV) – 647,3
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (Ponta Grossa) – 640,1
Colégio Marista Santa Maria (Curitiba) – 638,9
Colégio Militar de Curitiba (Curitiba) – 638,5
Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes (Curitiba) – 637,7
Colégio Nossa Senhora Medianeira (Curitiba) – 634,1
Bom Jesus Divina Providência (Curitiba) – 629,8
O Colégio Positivo (sede) e o câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) são as únicas instituições do estado que entraram na lista das cem escolas do país com as maiores notas. O terceiro colégio paranaense mais bem colocado foi o Universitário, de Londrina, ocupando a 129.ª posição nacional.
Língua Portuguesa
Os alunos do Positivo atingiram 686,5 pontos, índice que deixou a escola na 16.ª posição no ranking nacional e na liderança no estado. Em 2010, o colégio não constava na lista geral dos 10 primeiros do Paraná. Na ocasião, a média do colégio foi 665,8.
Para Celso Maurício Hart­­mann, diretor do colégio, o salto se deve ao forte investimento em Língua Portuguesa feito pelo Positivo nos últimos dois anos. “Implementamos aulas exclusivas de redação, o que levou nossos alunos a lerem muito mais”, diz. O consultor em educação Renato Casagrande concorda com o motivo da evolução. “Como o Enem exige muita interpretação de texto, investir em Língua Portuguesa gera bons resultados.”
A UTFPR manteve-se como a instituição pública mais bem avaliada do estado. Com nota 655,2, os estudantes da Tecnológica garantiram o 92.º lugar no ranking nacional. Houve, no entanto, uma queda de 62,5 pontos em relação ao desempenho de 2010, quando a UTFPR atingiu 717,7 pontos e alcançou a 18.ª colocação. O acesso ao ensino médio da instituição se dá por meio de processo seletivo, o que confere à UTFPR a vantagem de ter um grupo de alunos altamente qualificado desde a matrícula.
Federais têm alto índice de participação
A participação dos estudantes no Enem revelou surpresas. Na UTFPR, 100% dos estudantes do ensino médio fizeram o exame, índice muito diferente do de 2010, quando apenas 48,6% compareceram para fazer a prova.
Para o professor Carlos Henrique Mariano, o expressivo volume de participação se deve à importância que os alunos da instituição dão ao Enem, graças à aceitação cada vez maior do exame por várias universidades públicas. Para ingressar na graduação da própria UTFPR, por exemplo, a nota obtida no Enem é o único critério de acesso.
No Colégio Universitário, de Londrina, a participação foi menor: apenas 61,3% dos alunos fizeram a prova. Mesmo assim o colégio teve um resultado positivo. Saltou da nona colocação no estado em 2010 para a terceira na edição de 2011, atingindo a nota 647,8.
O diretor Manuel Machado justifica o baixo interesse dos estudantes pelo exame devido à pouca relevância que as universidades estaduais do Paraná e de São Paulo dão ao exame. “O maior foco dos nossos alunos é a UEL. Um aluno que tenta Medicina, por exemplo, prefere se esforçar apenas para o vestibular”, diz.
As instituições federais foram as que registraram a maior média em volume de participação no estado (77,4%), seguidas pelas escolas privadas (72%) e só depois pelas estaduais (60%). Para o professor Ângelo Ricardo de Souza, as diferentes taxas de adesão têm relação com o papel da escola na vida das pessoas. “Por que fazer o Enem? As respostas serão distintas a depender do tipo de escola. Por isso, acho que comparar [escolas] desiguais com uma medida de igualdade não ajuda a compreender a realidade”, critica.
>>> Veja o resultado das escolas no Enem 2011:
Escolha o município e a escola e role à direita para ver os resultados.
Fonte: Gazeta do Povo 23/11/2012

quinta-feira, novembro 22, 2012


Governo reforça a segurança pública com novos policiais 


O governador Beto Richa participou nesta quarta-feira (21/11) da cerimônia de formação de 250 novos policiais militares, que concluíram o curso de formação e vão reforçar a segurança em todas as regiões do Estado. O aumento do efetivo da Polícia Militar faz parte da reestruturação da segurança pública do Paraná.

No total, estão sendo formados 2.000 PMs neste ano e um novo concurso deve ser aberto nos próximos meses. Na semana passada, 114 soldados que fazem curso de formação em Londrina concluíram uma das etapas da preparação e iniciaram o trabalho de policiamento assistido nas ruas da cidade.

Richa afirmou que desde o primeiro ano da atual gestão o governo prioriza a segurança da população. “O Estado demonstra a preocupação com a segurança pública na reestruturação das polícias, com investimentos em pessoal, infraestrutura e tecnologia”, afirmou Richa. “Entendemos que os paranaenses não suportam mais altos índices de criminalidade. Todo o esforço do governo estadual é voltado para a garantia de um lugar mais seguro e melhor para se viver”.

O governador ressaltou que nesta semana foi finalizada a compra de 1.220 viaturas, que devem começar a ser entregues em 60 dias. No ano passado, o governo estadual realizou a maior contratações de policiais da história do Paraná, chamando mais de 3.000 policiais militares, bombeiros e policiais civis. Estão previstas novas delegacias, reaparelhamento das forças policiais, a descentralização do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) e a retomada dos módulos policiais.

RESPOSTAS – O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, afirmou que os novos policiais vão reforçar os batalhões de todo o Paraná. “A evolução do índice de criminalidade exige respostas concretas do governo, que fazendo investimentos pesados, resgatando a segurança no Estado”, apontou o secretário.

A nova turma, conforme informou o comandante-geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk, recebeu formação em policiamento comunitário. “A PM tem novo sistema de treinamento, especializado e voltado principalmente à cidadania. É uma polícia melhor preparada para garantir efetivamente a segurança e os direitos da sociedade”.

Segundo Bondaruk, parte do efetivo irá reforçar as Unidades Paraná Seguro. Já estão instaladas dez UPS em Curitiba, nos bairros Uberaba, Parolin, Sítio Cercado, Cidade Industrial (cinco unidades), Tatuquara e Cajuru. No interior, Cascavel recebeu uma unidade no mês passado e Londrina deve ser a próxima a ter uma UPS.

Participaram da solenidade de formatura a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o chefe da Casa Militar, coronel Adílson Castilho Casitas, o procurador de Justiça do Ministério Público, Vani Antônio Bueno, deputados estaduais, representantes de secretarias e órgãos do estado e familiares e amigos dos formandos.

FORMAÇÃO – Os 250 soldados concluíram o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Paraná, turma 2011/2012, realizado na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com a formação, eles passaram de soldados de 2.ª classe para soldados de 1.ª classe. O curso teve carga horária de 1.189 horas.

De acordo o coronel João de Paula Carneiro Filho, comandante da academia, o curso é dividido em duas etapas: formação acadêmica, que prioriza a parte teórica da função, com ensino jurídico, sociológico, entre outros; e a formação prática, com o estágio operacional, onde os policiais aprendem a atuar nas ruas.

O policial militar Rovanir Bonfadini, de 33 anos, natural de Londrina, foi homenageado pelo governador Beto Richa por ser o primeiro lugar da turma. “Espero contribuir colocando em prática aquilo que nos foi passado, garantindo a segurança da população”, disse Bonfadini.