domingo, dezembro 30, 2012

Nova Augusto Stresser é shopping a céu aberto

A rua Augusto Stresser, um shopping a céu aberto que cruza os bairros Juvevê e Hugo Lange, está totalmente repaginada. O prefeito Luciano Ducci entregou nesta sexta-feira (28) as obras de revitalização da rua, reforçando a vocação para o comércio de rua na região.
 
“Agradeço ao esforço dos comerciantes que entenderam nossa proposta e apoiaram a ideia para essa grande renovação urbana. A rua está preparada para o futuro, pois além do aspecto urbanístico aqui foram feitas obras de grandes dimensões como as galerias de drenagem e de fiação subterrânea para a iluminação”, afirmou o prefeito.

A Augusto Stresser é a terceira obra de renovação urbana entregue por Luciano Ducci neste mês de dezembro. Subindo em direção ao Bacacheri, o prefeito entregou recentemente a revitalização da rua Fagundes Varela, onde foram feitas melhorias semelhantes a da Stresser com nova pavimentação, calçadas seguras e acessíveis, iluminação especial para pedestres e paisagismo. Outra obra entregue por Ducci foi a rua São Francisco, no Centro Histórico.

Ao longo do 1,7 mil metros da rua Augusto Stresser, entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua Almirante Tamandaré, também foram plantadas dezenas de mudas de árvores nativas como Ipê e Sibipiruna. Além da transformação paisagística o trânsito na região foi alterado. O trecho de duas quadras, entre as ruas Jaime Balão e Almirante Tamandaré, passou a ser de mão única no sentido Centro, formando um pequeno binário com a Rua Doutor Goulin. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito ficarão no trecho para orientar os motoristas nos primeiros dias da mudança.

Comerciantes e moradores acompanharam a entrega das obras e aprovaram as mudanças. “Valeu a pena esperar, os benefícios virão com o tempo. Aqui parece outra rua, muito mais bonita e atrativa para o comércio”, declarou a comerciante Márcia Carazzai. “Ouvimos nãos, mas sempre nos explicaram os motivos técnicos para as negativas. Mas também nunca participamos tanto de um projeto como esse, as portas do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) sempre tiveram abertas pra nós discutirmos o que seria feito aqui. Agora é focar para frente”, disse Márcia.

Jaqueline Braga, moradora de uma rua transversal a Augusto Stresser também foi cumprimentar o prefeito pelo resultado da obra. “Fiz questão de vir aqui porque na hora de reclamar todo mundo aparece, e pra dizer que ficou bom, deveriam fazer o mesmo. A rua tá linda, principalmente à noite com essa iluminação nova”, destacou Jaqueline.

O prefeito Luciano Ducci deixará ainda outras ruas da cidade com obras de renovação urbana para serem entregues nos próximos meses: Bispo Dom José, Carlos de Carvalho e Padre Ladislau Kula e Enette Dubard, no Tatuquara. Essas ruas fazem parte de um pacote de seis vias que estão sendo revitalizadas com recursos captados pela Agência de Fomento do Paraná.
Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias 28/12/2012

sábado, dezembro 29, 2012

Para descontrair!!!


HUMIRDADE MINEIRA
Três catarinenses querendo contar vantagem pro mineirim :
1º. catarina: - Eu tenho muito dinheiro... Vou comprar o Citibank!
2º. catarina: - Eu sou muito rico... Comprarei a Fiat Automoveis
3º. catarina: - Eu sou um magnata... Vou comprar a Usiminas
E os três ficam esperando o quê o mineiro vai falar.
O minerim da uma pitada nu cigarro de paia, ingole a saliva...
faz uma "parsa"... e diz:
- Num vendo...!

Thomas, o gatão

sexta-feira, dezembro 28, 2012

MEC libera acesso às notas do Enem 2012


O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta sexta-feira, 28, o acesso dos candidatos às notas do Enem 2012. Mais de 4 milhões de estudantes participaram do exame. Eles fizeram provas objetivas de Linguagens e Códigos, matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Também escreveram uma redação.
As notas podem ser consultadas no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/. Para acessar o sistema, o aluno deve informar seu CPF ou número de inscrição e a senha pessoal.
Alguns candidatos reclamam de dificuldade de acesso às notas. Segundo os alunos, a página está lenta e constantemente aparece uma mensagem de "erro inesperado". Procurado, o
MEC disse ao Estadão.edu
que não foi registrada queda no site e que, por conta do alto número de acessos simultâneos, alguns estudantes podem estar tendo problemas para conferir a pontuação.
Ontem à tarde, alguns candidatos viram a nota da redação durante teste do site do MEC. Segundo a pasta, o acesso ficou liberado por cerca de 30 minutos somente para quem estava logado no sistema. O ministério descartou a possibilidade de vazamento da pontuação. Disse que o teste é um "procedimento técnico comum" e serviu para verificar se o site estava funcionando como deveria.
Com a pontuação em mãos, os candidatos podem concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferecerá 129.279 cadeiras no primeiro semestre de 2013.
As inscrições para o Sisu começam em 7 de janeiro. Para se candidatar às vagas o aluno deve ter feito o Enem de 2012 e não ter tirado zero na prova de redação.
Os estudantes já podem consultar as vagas oferecidas pelas 101 instituições públicas de ensino superior que utilizam o Sisu, no site http://sisu.mec.gov.br/.
Os candidatos conseguem pesquisar as cadeiras disponíveis por cidade, curso e instituição. Só para Medicina, por exemplo, são oferecidas 1.830 vagas.
O estudante pode fazer até duas opções de curso no Sisu. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada carreira com base na nota dos alunos que pleiteiam as vagas.
O estudante também deverá especificar uma entre as três modalidade de concorrência existentes. Ele poderá disputar as vagas destinadas à ampla concorrência, as cadeiras reservadas para cotistas ou aquelas separadas para as demais ações afirmativas adotadas pelas instituições.
Fonte:http://estadao.br.msn.com 28/12/2012

quinta-feira, dezembro 27, 2012

Segundo maior ginásio público da cidade é inaugurado no Xaxim




Os moradores da Regional Boqueirão ganharam nesta quinta-feira (20) o Complexo Poliesportivo Xaxim, uma das maiores obras destinadas a prática de atividades esportivas, físicas e de lazer da cidade. Inaugurada pelo prefeito Luciano Ducci, a unidade tem 3.542m² de área e ginásio coberto com arquibancada, sala de ginástica, quadra poliesportiva descoberta, cancha de vôlei e quadra de tênis. A estrutura pública municipal só é menor que a da Praça Oswaldo Cruz.

“O Complexo Poliesportivo Xaxim tem o segundo maior ginásio público da cidade. É mais uma grande obra que entregamos na Regional Boqueirão, junto com o Centro da Juventude Eucaliptos que inauguramos em julho, que vem reforçar a prática de atividades físicas e esportiva junto à comunidade”, disse Luciano Ducci.

A unidade tem capacidade para atender a 3.500 pessoas por mês nas diversas modalidades de atividades físicas e esportivas que serão desenvolvidas no local. A partir de fevereiro serão abertas as inscrições para a população.

O presidente da Associação de Moradores Amigo do Vila Nova, Vilson Alves de Almeida, destacou que a estrutura permitirá o desenvolvimento de atividades que até então a comunidade não tinha acesso.

“A Prefeitura tem demonstrado nos últimos anos uma grande preocupação em criar uma estrutura adequada para a prática de atividades físicas e esportivas. Este Complexo irá ampliar muito as opções de lazer em nossa comunidade e servirá como um apoio fundamental para o fortalecimento do trabalho social por meio do esporte desenvolvido na região”, disse Vilson Almeida.

“Este é um projeto fundamental para o crescimento de nossa comunidade, pois trabalha questões de saúde, cidadania, lazer e educação. O esporte é muito atraente para os jovens e uma ótima de diversão para as famílias, que agora possuem perto de suas casas um espaço amplo e com diversas opções de atividades para praticarem”, disse Givan Antonio Barbosa, presidente da Associação de Moradores do Jardim Paranaense.

Além dos espaços para esporte e atividade física, o Complexo Poliesportivo Xaxim também conta com um palco de 70m² dentro do ginásio coberto, que será utilizado para atividades culturais e realizações de eventos para a comunidade.

Fonte: http://www.cidadedoconhecimento.org.br/27/12/2012

quarta-feira, dezembro 26, 2012

LAZER Diversão e água fresca não são restritas ao litoral



Aproveitar o verão nem sempre é sinônimo de ir à praia. Moradores de Curitiba e região que não tiverem tempo ou disposição para descerem a serra rumo ao Litoral paranaense têm opções de sobra de lazer bem próximas da capital. São cachoeiras, clubes, roteiros rurais e piscinas públicas que podem satisfazer aquele que quer se refrescar do calor de mais de 30°C desta época do ano ou simplesmente sair de casa para relaxar. Veja abaixo algumas das opções para este verão, distantes no máximo 100 quilômetros de Curitiba.
Em Curitiba
Piscinas públicas são opção para amenizar o calor
A prefeitura de Curitiba mantém sete piscinas públicas em cinco bairros da cidade: Centro, Rebouças, Cidade Industrial, Bairro Alto e Alto Boqueirão. Nesses equipamentos, são desenvolvidas atividades físicas e terapêuticas tanto para quem ainda precisa aprender a nadar quanto para quem se vira bem em baixo d’água.
Para aproveitar, o interessado precisa se inscrever antes em um dos centros de esporte da região. O endereço dos centros e mais informações podem ser conferidos no sitewww.curitiba.pr.gov.br.
Parques Aquáticos
A menos de 30 quilômetros de Curitiba, há pelo menos dois grandes clubes aquáticos que garantem o lazer da família. No Araucária Acqua Park, por exemplo, o visitante conta com mais de 43 mil m² de área aquática com piscinas para todos os gostos, desde as mais radicais, com ondas e toboáguas, até as voltadas às crianças. Já no Ouro Fino, localizado em Campo Largo, além de piscinas abastecidas com água mineral, é possível desfrutar de 9 milhões de m² de uma reserva florestal.
• Araucária Acqua Park
Endereço: Rua Yoshiaki Nagano, 121, Jardim Condor, Araucária
Contato: (41) 3031-0303 / 3643-1364
Preços: R$ 50 para adultos e R$ 35 para crianças (até 4 anos não pagam) em finais de semana
• Parque Ecológico Ouro Fino
Endereço: Estrada Ouro Fino, Bateias, Campo Largo
Contato: (41) 3648-6001 ou reservas@aguasourofino.com.br
Preços: R$ 15 para adultos, R$ 10 para crianças de 5 a 12 anos e R$ 7,50 para idosos
Cachoeiras
• Em Balsa Nova, na região dos Campos Gerais, há três quedas d’água prontas para visitação: cachoeiras do “Alemão”, do “Bruel” e da “Fazenda Thalia”. Todas elas estão em terrenos particulares – cujos proprietários cobram diárias para visitação. Não é difícil, porém, encontrar outras áreas para banho. Outra atração no distrito de São Luis do Purunã é o Recanto dos Papagaios, onde também é possível tomar banho de rio e fazer churrasco. Pertinho dali, em Palmeira, há mais uma opção de cachoeira, a do “Panelão”.
• Quedas do Alemão, Thalia e Bruel
Acesso: pelo Km 137, na BR-277
Preço: Em média R$ 20, por pessoa.
Informações: (41) 3636-8000 ou pousadas da região
• Cachoeira do Panelão
Acesso: pelo Km 146,5 da BR-277
Preço: R$ 25 (finais de semana) e R$ 20 (dias de semana)
Informações: (41) 9206-1885 e 9206-1914
13 metros é a altura do trampolim natural da Cachoeira do Panelão, em Palmeira, a 80 quilômetros de Curitiba. A área de banho tem cerca de 6 metros de profundidade e pode ser acessada pela 
BR-277.
• Recanto dos Papagaios
Acesso: após o primeiro pedágio da BR-277, acessar a PR-151
Preço: entrada franca. Informações pelo (41) 3636-8000.
Turismo Rural
O Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo se destaca pelo Parque Municipal Grutas de Bacaetava, onde é possível percorrer trilhas e fazer churrascos em quiosques em meio à vegetação. Já nos Caminhos de Guajuvira, em Araucária, o passeio começa com a degustação de vinhos e queijos, passa pelo Museu Tingüi-Cuera e termina com um café colonial.
• Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo
Como chegar: Não há ônibus de turismo disponível. São aceitos carros e ônibus contratados pelos próprios turistas
Preço: A maioria das propriedades não cobra entrada
Funcionamento: O Parque Municipal Grutas de Bacaetava abre de quarta a domingo
• Caminhos de Guajuvira
Como chegar: Ônibus com 46 lugares parte do Centro de Informações Turísticas de Araucária
Preço: R$ 5 para o ônibus e R$ 15 para o café colonial
Funcionamento: Somente aos sábados. Reservas pelo telefone (41) 3901-5214
 RAPHAEL MARCHIORI, 
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/verao/conteudo.phtml?tl=1&id=1330729&tit=Diversao-e-agua-fresca-nao-sao-restritas-ao-litoral    26/12/2012

terça-feira, dezembro 25, 2012

Feliz Natal!!!


Dona Canô morre, aos 105 anos, na Bahia



Claudionor Vianna Telles Velloso, 105 anos, a Dona Canô, morreu nesta terça-feira (25) em sua casa, na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano.
O velório de Dona Canô será realizado a partir das 19h (de Brasília), no Memorial Caetano Veloso, em Santo Amaro (67 km de Salvador). O enterro será nesta quarta-feira (26).
"O clima está tenso, de muita comoção", disse uma amiga da família, de nome Rose (não quis falar o sobrenome). É ela quem está atendendo ao telefone celular de Mabel Velloso, uma das filhas de Dona Canô.
Ainda segundo Rose, a matriarca morreu por volta das 10h. A família já esperava pelo pior. Tanto que não fez a tradicional ceia de Natal, na noite de ontem, mesmo com todos reunidos, inclusive Caetano e Bethânia.
Na sexta, Dona Canô recebeu alta do Hospital São Rafael, em Salvador, onde apresentou um quadro de isquemia, embora tivesse sofrido uma "leve piora". 
"O maior desejo de D. Canô é passar este momento da sua vida no seu ambiente familiar", disse o boletim médico, acrescentando que ela havia atingido um estágio de estabilidade hemodinâmica e respiratória "minimamente satisfatório" para garantir a alta hospitalar com assistência domiciliar de "cuidados avançados".
"A idade avançada da paciente e a sua significativa restrição pulmonar e neurológica trazem para ela uma grande limitação funcional. Entretanto, o maior desejo de D. Canô é passar este momento da sua vida no seu ambiente familiar", dizia o texto.
Em 16 de setembro, quando completou 105 anos com grande festa em Santo Amaro da Purificação (a 67 km de Salvador), onde mora, disse não ter medo da morte. "Não tenho, não, meu filho. Acredito em Deus e sempre vivi com a minha família, com pessoas do meu lado, com a casa cheia. Acho que esse é o segredo [da longevidade]".
Figura ilustre

Dona Canô nasceu no dia 15 de setembro de 1907, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, dona Canô se tornou uma das personagens mais ilustres de Santo Amaro e do próprio Estado da Bahia. 
Casou-se em 1930 com José Teles Velloso, mais conhecido por Zeca ou seu Zezinho, funcionário público dos Correios, que morreu em dezembro 1983, aos 82 anos. 
Teve oito filhos, sendo a primogênita Maria Clara, e a cantora Bethânia a mais nova.
Influência política
Dona Canô ganhou mais prestígio em Santo Amaro (BA) do que qualquer político, empresário ou líder religioso da cidade. Na cidade de 60 mil habitantes, localizada no recôncavo baiano (a 71 km de Salvador), ela era considerada mais influente até do que seus dois filhos ilustres, Caetano Veloso e Maria Bethânia.
Em época de eleição municipal era assediada por políticos de todos os espectros, que buscavam seus conselhos. Dona Canô era a primeira a ser ouvida pelo prefeito quando o município precisava tomar uma decisão, e também recebia visitas de empresários que queriam sua bênção para se instalar na cidade.

Sua casa, a de número 179 na avenida Vianna Bandeira, no centro, é ponto turístico de Santo Amaro. Dona Canô possuía uma forte e antiga amizade com o senador Antônio Carlos Magalhães (ACM) e, por extensão, com seu grupo de aliados, que mantiveram a hegemonia do poder no Estado durante décadas. Ela esteve presente na missa em homenagem em homenagem a ACM, que faria 80 em 2007, mas morreu em junho daquele ano.

A amizade que desfrutou com o influente ACM permitiu a dona Canô conseguir diversos projetos de melhoria para Santo Amaro, como a reforma e iluminação da igreja matriz da cidade, ou a construção de um teatro com 380 lugares. O governo do Estado também lhe enviava, sempre que solicitado, doações de artigos como cadeiras de rodas, colchões e agasalhos, que Dona Canô distribuía para centenas de pessoas que se aglomeram na porta de sua casa.

Apesar de tanta influência, a matriarca dos Velloso era humilde: "Se hoje me reconhecem é por causa dos meus filhos. Eu não sou nada", afirmou ela em entrevista à Folha de S.Paulo, em 2000. 
A ligação de Dona Canô com Lula também é notória. Em 2002, nas vésperas da votação que daria a Lula seu primeiro mandato presidencial, ela telefonou ao então candidato, e lhe parabenizou pela campanha, chegando inclusive a cantar o jingle da campanha de Lula no telefone, acompanhada de sua família. 

Desautorizando Caetano


Lula também foi o motivo de uma das últimas polêmicas protagonizadas por Dona Canô, em 2009, desta vez envolvendo seu filho. Caetano disse em entrevista ao jornal "Estado de São Paulo" em 5 de novembro, que apoiava a candidatura de Marina Silva à presidência da República, porque ela "é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro." 
A declaração obteve grande repercussão, o que fez Dona Canô manifestar intenção de ligar ao presidente para pedir desculpas, em nome de Caetano. "Lula não merece isso. Quero muito bem a ele. Foi uma ofensa sem necessidade. Caetano não tinha que dizer aquilo. Ele é só um cantor. Vota em Lula se quiser, não precisa ofender nem procurar confusão."
A polêmica foi encerrada poucos dias depois, quando Lula ligou pessoalmente para Dona Canô para perdoar Caetano pela declaração. "Não fique chateada, preocupada, porque gosto muito da senhora e gosto do Caetano também. Está tudo bem, essas coisas acontecem", disse o ex-presidente.
Sincretismo
Religiosa, liderou durante anos a Novena de Nossa Senhora da Purificação, popularmente conhecida como Novena de Dona Canô, tradição católica de quase três séculos que acontece sempre na última semana de janeiro. Essa devoção não a impediu de comandar também as baianas adeptas do candomblé na festa da lavagem da escadaria da igreja.
Nota de pesar
Em nota, a ministra da Cultura Marta Suplicy afirmou que "cercada de amor e religiosidade, dona Canô simbolizou a família e a fé inquebrantável. Da sua Santo Amaro da Purificação, representou a simplicidade e grandeza de espírito do povo baiano. Bethânia e Caetano são hoje a síntese da força desta grande mulher. Para toda família Veloso e brasileiros, uma perda sentida".

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1330608&tit=Dona-Cano-morre-aos-105-anos-na-Bahia 25/12/2012

domingo, dezembro 23, 2012

Dia do vizinho


Thomas, o gatão

Internado Dominguinhos recebe marca-passo



SÃO PAULO – Internado no Hospital Santa Joana, no Recife, Dominguinhos continua em estado grave. De acordo com o boletim médico divulgado neste domingo (23), foi colocado um marca-passo cardíaco temporário no sanfoneiro na noite do último sábado (22).
O procedimento foi feito devido à intensificação da arritmia cardíaca. Segundo o comunicado, o músico está sedado, respirando com ajuda de aparelhos e estável.
Além disso, o quadro pulmonar apresenta melhora discreta e os antimicrobianos estão sendo mantidos.
Dominguinhos foi internado na última segunda-feira (17) com infecção respiratória e arritmia cardíaca.

Fonte: http://entretenimento.br.msn.com/famosos/giro-famosidades-266#image=20     23/12/2012

sexta-feira, dezembro 21, 2012

Chuva deixa 5,5 mil domicílios sem energia no Tatuquara


Aproximadamente 5,5 mil moradores do bairro Tatuquara, na região sul de Curitiba, ficaram sem luz na noite desta sexta-feira (21) por causa da forte chuva que atingiu a cidade por volta das 21 horas.
De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), uma equipe da empresa foi enviada ao local para verificar a causa do problema. Até as 22h, não havia previsão de normalização do serviço na região.
Fonte: Gazeta do Povo 21/12/2012

quarta-feira, dezembro 19, 2012

Quatro cidades do Brasil concorrem a título das mais belas do mundo



O instituto New7Wonders, que recentemente realizou a escolha das Sete Novas Maravilhas da Natureza, iniciou uma nova votação na internet para a escolha das Sete Cidades Mais Bonitas do Mundo. Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador são as cidades brasileiras que estão na disputa.
Em Curitiba, a prefeitura lançou, nesta terça-feira (18), uma campanha para incentivar os moradores a votar na cidade. O processo de escolha está, atualmente, na segunda fase e recebe os votos dos internautas até o dia 7 de março de 2013.
Na África, concorrem a capital de Angola, Luanda, a Cidade do Cabo, na África do Sul e Marrakesh, no Marrocos. Também participam do concurso, cidades como Tóquio, Nova York, Sidney, Nova Délhi, Bagdá e Jerusalém.As cidades brasileiras concorrem contra outras 296 ao redor do mundo. Na América do Sul, outras concorrentes são, por exemplo, Buenos Aires, La Paz, e Punta del Este. Na Europa, destinos como Londres, Paris e Roma também estão na disputa.
Para Curitiba, a prefeitura pretende lembrar aos moradores as coisas que mais marcam a identidade da capital paranaense, como o leite quente, o jacaré do Parque Barigui e o bondinho da Rua das Flores. A campanha começará a ser instalada em locais públicos a partir de quarta-feira (19).
Para votar, é preciso entrar no site do New7Wonders e montar a própria lista com as sete cidades preferidas. O resultado final de todo o processo deve ser conhecida no dia 14 de julho de 2014.
Fonte: http://g1.globo.com/parana/noticia/2012/12/quatro-cidades-do-brasil-concorrem-titulo-das-mais-belas-do-mundo.html  18/12/2012

terça-feira, dezembro 18, 2012

PERDÃO AOS 98 ANOS - EMOCIONANTE!!!‏

NA MISSA DAS SEIS DO DOMINGO PASSADO, NA IGREJA DE SÃO PAULO APÓSTOLO, EM COPACABANA, O PADRE EUSÉBIO PERGUNTOU AOS FIEIS, AO FINAL DA HOMILIA:- "QUANTOS DE VOCÊS ESTÃO DISPOSTOS A PERDOAR SEUS INIMIGOS?"
A MAIORIA LEVANTOU A MÃO. PARA REFORÇAR A VISÃO DO GRUPO, ELE VOLTOU A REPETIR A MESMA PERGUNTA E ENTÃO TODOS LEVANTARAM A MÃO, MENOS UMA PEQUENA E FRÁGIL VELHINHA QUE ESTAVA NA SEGUNDA FILEIRA, APOIADA NUMA ENFERMEIRA PARTICULAR.
- "DONA MARIAZINHA? A SENHORA NÃO ESTÁ DISPOSTA A PERDOAR SEUS INIMIGOS OU SUAS INIMIGAS?"
- "EU NÃO TENHO INIMIGOS!" RESPONDEU ELA, DOCEMENTE.
- "SENHORA MARIAZINHA, ISTO É MUITO RARO!" DISSE O SACERDOTE. E PERGUNTOU: "QUANTOS ANOS TEM A SENHORA?
E ELA RESPONDEU: - "98 ANOS!"
A TURMA PRESENTE NA IGREJA SE LEVANTOU E APLAUDIU A IDOSA, ENTUSIASTICAMENTE.
- "DOCE SENHORA MARIAZINHA, SERÁ QUE PODERIA VIR CONTAR PARA TODOS NÓS COMO SE VIVE 98 ANOS E NÃO SE TEM INIMIGOS?"
- "COM PRAZER", DISSE ELA.
AÍ AQUELA GRACINHA DE VELHINHA SE DIRIGIU LENTAMENTE AO ALTAR, AMPARADA PELA SUA ACOMPANHANTE OCUPOU O PÚLPITO. VIROU-SE DE FRENTE PARA OS FIÉIS, AJUSTOU O MICROFONE COM SUAS MÃOZINHAS TRÊMULAS E ENTÃO DISSE EM TOM SOLENE , OLHANDO PARA OS PRESENTES, TODOS VISIVELMENTE EMOCIONADOS:
- "PORQUE JÁ MORRERAM TODOS, AQUELES FILHOS DA MÃE!"

Thomas, o gatão

Chuva ainda causa transtornos e problemas no trânsito de Curitiba



A chuva rápida que caiu na noite desta segunda-feira (17) em Curitiba ainda causa reflexos na capital, principalmente no trânsito. A Secretaria de Trânsito (Setran) registra, na manhã desta terça-feira (18), restrições no tráfego nos bairros PortãoVila Izabel e Seminário.
Na Rua Tabajaras, perto da Rua Professora Doracy Cesarino - na região da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos -, uma árvore caiu às 22h15. A região, segundo o Corpo de Bombeiros, ficou sem energia elétrica e dificultou a vida de quem passava a pé pelo local. Os restos da árvore estão na pista e ainda provocam lentidão, conforme boletim da Setran desta manhã.
Na mesma região, os semáforos estão desligados no cruzamento Avenida Sete de Setembro com a Rua General Mário Tourinho. No local, perto da Rua Delphim Moreira, uma árvore atingiu o telhado de um estacionamento por volta das 22h30, segundo os bombeiros. Os carros não foram atingidos e não há registro de feridos. O vigia, com apoio do Corpo de Bombeiros, improvisou uma cobertura provisória com galhos da própria árvore caída para erguer novamente o telhado.A queda de galhos de árvores ainda bloqueava o trânsito na Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades das ruas Professor Guido Straube e Coronel Hoche Pedras Pires, na manhã desta sexta-feira, por volta das 7 horas. Duas árvores foram cortadas, mas ainda aguardam o recolhimento. Os fios dos postes estão rompidos e a energia elétrica está afetada. O desvio, para quem passa pela região, é feito pela Rua Professor Álvaro Jorge.
Outra árvore caiu sobre um carro na Rua Garcia Rodrigues Velho, no bairro Cabral, em Curitiba. Na Cidade Industrial de Curitiba, a parede de uma casa também não resistiu à tempestade e desabou. Não havia informações sobre feridos em ambas as ocorrências.
Chuva
Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as chuvas começaram nas regiões Norte, Noroeste e Oeste, mas se deslocaram para a faixa Leste do estado. Em Curitiba, os temporais começaram no início da noite, com rajadas de vento de 37,8 quilômetros por hora. Em duas horas, choveu 19 milímetros na capital paranaense. Em duas horas, a temperatura caiu 9ºC em Curitiba. Às 21h30, os termômetros marcavam 19ºC.
Sem luz
A Companhia Elétrica do Paraná (Copel) informou que, durante o período da chuva, 60 mil domicílios ficaram sem energia elétrica em Curitiba, região metropolitana e litoral. Na capital, 38 mil casas tiveram o fornecimento de energia interrompido.
Os bairros curitibanos mais afetados foram Santa Quitéria, Água Verde, Batel, Tingui, Tatuquara, Sítio Cercado e Ahú. Segundo a empresa, o fornecimento, nesta manhã, está praticamente normalizado, com 190 casas sem luz na capital - a maioria delas no Santa Quitéria, onde os danos à rede elétrica foram mais complexos.
Cidades da região metropolitana e do litoral do Paraná também ficaram sem energia. Na região, durante a manhã, 
30 residências permaneciam sem luz.
As cidades mais afetadas foram Araucária, Rio Branco do Sul, Céu Azul e Morretes. A previsão é de que a luz seja totalmente recomposta até o fim da manhã desta terça-feira (18).

segunda-feira, dezembro 17, 2012

Fruet escolhe mulher e irmã para equipe de governo



O prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), anunciou nesta segunda-feira (17) o nome da esposa, Marcia Fruet, e da irmã, Eleonora Fruet, como futuras responsáveis pela Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria de Finanças, respectivamente. A nomeação ocorre a 15 dias de Fruet tomar posse como novo prefeito da capital. A atitude repete na prefeitura a prática dos dois últimos governadores do estado eleitos, Roberto Requião e Beto Richa. Ambos indicaram parentes para secretarias de governo.
O prefeito eleito também indicou outros 21 nomes que assumirão secretarias e órgãos do Executivo municipal a partir de 1º de janeiro de 2013. Entre eles está o de Sérgio Póvoa Pires, para o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), e Roberto Gregório da Silva Junior, que vai assumir a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs).
Gestores do IPPUC e da Urbs têm perfil acadêmico
Dentre os 23 nomes anunciados nesta segunda-feira (17) para assumir secretarias e órgãos do Executivo municipal a partir de 1º de janeiro de 2013, o prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet, indicou os responsáveis pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Sérgio Póvoa Pires, e pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Roberto Gregório da Silva Junior. Os dois já têm trajetória em órgãos de governo e, além disso, apresentam ligação acadêmica com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Leia mais sobre eles:
Sérgio Póvoa Pires, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC): Arquiteto e Urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, cursou especialização em Planejamento Urbano e Regional na Alemanha. É arquiteto do IPPUC desde 1976, onde também já trabalhou como supervisor de informações. Já assumiu cargos de assessoria na Secretaria Municipal de Urbanismo de Curitiba e na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.
Roberto Gregório da Silva Junior, Urbanização de Curitiba S/A (Urbs): Graduado em Engenharia Mecânica pela UFPR, possui mestrado e doutorado em administração e especialização em Engenharia de Produção. Já foi diretor geral da Casa Civil e chefe do Departamento de Transportes da UFPR, onde é professor desde 1986. Em 2011, recebeu o Troféu Paraná de Engenharia, modalidade Transportes. Também assumiu gerências na COPEL, onde atuou em pesquisa e desenvolvimento, engenharia e construção.
No dia 5 de dezembro, o pedetista já havia anunciado o primeiro nome que fará parte de seu secretariado: Fábio Scatolin, professor de economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), assumirá a Secretaria de Planejamento. O economista é também coordenador da equipe de transição de governo.
A vice-prefeita eleita, Mírian Gonçalves (PT), vai acumular o cargo de secretária do trabalho.
Em depoimento divulgado no Facebook, o historiador Marcos Cordiolli, indicado para assumir a Fundação Cultural de Curitiba(FCC), disse que ficou honrado com o convite e que pretende corresponder aos desejos de mudança expressados pela população com a eleição de Fruet e Mirian Gonçalves. “Vamos promover a convergência do poder público com os artistas, com os produtores, com os movimentos culturais, com os servidores da FCC e com os mais diversos setores da sociedade curitibana para estruturar sólidas políticas públicas para a cultura.”
Confira abaixo os indicados para as secretarias
Abastecimento: Fernando Klein Nunes
Ação Social: Marcia Oleskovski Fruet
Planejamento e Gestão: Fábio Scatolin
Assessores da Secretaria de Planejamento e Gestão: César Rissete e Wilhelm Milward Meiners
Agência Curitiba de Desenvolvimento e Companhia de Desenvolvimento de Curitiba: Gina Paladino
-Assuntos Metropolitanos: Valfrido Prado
Direitos da Pessoa com Deficiência: Ronaldo Schwantes
Educação: Roberlayne de Oliveira Borges Roballo
Finanças: Eleonora Bonato Fruet
Assessor finanças: José Carlos Marucci
Fundação Cultural de Curitiba: Marcos Cordiolli
Gabinete Prefeito: Itamar Abib Neves
Guarda Municipal: Inspetor Claudio Frederico de Carvalho
Instituto Curitiba de Saúde (ICS): Wilson Machaelis
Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP): Liana Maria da Frota Carleial
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC): Sérgio Póvoa Pires
Meio Ambiente: Renato Lima
Procuradoria Geral do Município : Joel Macedo Soares Pereira Neto
Recursos Humanos: Meroujy Giacomassi Cavet
Relações com a Comunidade: Caíque Ferrante
Saúde: Adriano Massuda
Trabalho e Emprego: Mirian Gonçalves
Urbs : Roberto Gregório da Silva Junior
Com as oficializações desta segunda-feira, Fruet ainda precisa indicar os nomes das pessoas que assumirão as demais pastas que completam o governo municipal. As indicações serão feitas até o final do ano. No entanto, Fruet afirmou que serão realizadas mudanças em algumas das pastas que formam o atual governo. As ações das Secretarias de Administração e Planejamento, por exemplo, foram unificadas sob a coordenação do secretário de Planejamento, Fábio Scatolin.
As ações das Secretarias de Defesa Social e Antidrogas, que ainda não têm um nome responsável, devem ser unificadas na estrutura da Defesa Social.
Conforme a estrutura atual da prefeitura, ainda faltam as indicações para as seguintes secretarias e órgãos:
Administração
Antidrogas
Defesa Social
Cohab
Comunicação Social
Curitiba S.A
Esporte e Lazer
Governo Municipal
Habitação
Informática
Obras
Previdência
Trânstito
Turismo

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1328641&tit=Fruet-escolhe-mulher-e-irma-para-equipe-de-governo
17/12/2012   ANTONIO SENKOVSKI E ANGIELI MAROS

domingo, dezembro 16, 2012

Revista IstoÉ revela como Lula será investigado pela PGR

Conheça a estratégia dos procuradores da República para apurar o suposto envolvimento do ex-presidente com a quadrilha do mensalão. Quais serão as primeiras contas rastreadas e como o governo e o PT preparam a reação


Procuradoria quer apurar se dinheiro do mensalão bancou despesas de Lula
Procuradoria quer apurar se dinheiro do mensalão bancou despesas de Lula
Dois anos depois de deixar o Palácio do Planalto, aclamado como um dos presidentes mais populares do País, Lula se depara com o constrangimento de ser alvo de investigação cujo processo correrá na primeira instância da Justiça Federal.
As recentes acusações de Marcos Valério, de que o esquema do mensalão teria ajudado a bancar despesas pessoais do ex-presidente em 2003, motivaram, nos últimos dias, a realização de uma série de reuniões entre o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, subprocuradores e pelo menos quatro ministros do STF, entre eles o presidente do Tribunal, ministro Joaquim Barbosa.
Nos encontros, ficou acertado que, logo depois do julgamento do mensalão, Gurgel irá pedir a abertura de um novo inquérito para apurar as denúncias de Valério que supostamente envolveriam diretamente o ex-presidente.
Em depoimento à Procuradoria-Geral da República prestado no dia 24 de setembro, Valério disse que depositou, por intermédio de suas empresas de publicidade, cerca de R$ 100 mil na conta da empresa do ex-assessor da Presidência Freud Godoy. Segundo Valério, os recursos seriam destinados a custear gastos particulares do então presidente.
Gurgel se diz muito irritado com o vazamento do depoimento de Valério, colhido por sua esposa e pela procuradora Raquel Branquinho, pois isso acabou criando um ambiente de pressão sobre o MP. Mesmo assim, Gurgel entende que a Procuradoria será obrigada a aprofundar as investigações sobre Freud Godoy, uma espécie de faz tudo de Lula, sob risco de prevaricação.
Ainda há dúvidas se o inquérito será aberto logo após a aplicação das penas ou depois de transitado em julgado o processo do mensalão. Mas, por temer que a Procuradoria possa ser usada por Marcos Valério para chantagens políticas ou para benefício próprio, Gurgel e os subprocuradores definiram que o melhor caminho é mesmo uma nova investigação.
Em conversas com subprocuradores e ministros do STF, na última semana, ISTOÉ obteve informações sobre a estratégia dos procuradores da República para apurar o suposto envolvimento de Lula com o mensalão e qual será o caminho da investigação.
O primeiro passo será designar um procurador para ficar responsável pelo caso. Já se sabe que as primeiras contas rastreadas serão as das empresas em nome de Freud Godoy, como a Caso Sistemas de Segurança e a Caso Comércio e Serviços Ltda. Num primeiro momento, porém, a Procuradoria não vai ouvir nenhum depoimento.
Nessa fase inicial do inquérito, caberá ao procurador reunir, com base nas apurações já feitas pelos Legislativos e Judiciários estaduais, o maior número de documentos já produzidos nas investigações sobre Marcos Valério. Além de fazer um pente-fino sobre o que já foi investigado, o procurador escalado para o caso terá a tarefa de buscar os elos entre Valério e o ex-assessor Freud Godoy.
A CPI dos Correios, instalada em 2005 no Congresso na esteira do escândalo do mensalão, será uma das fontes de informação deste novo inquérito. Na CPI, poderão ser encontrados depoimentos do próprio Freud Godoy e notas fiscais emitidas por suas empresas entre 2003 e 2006. (…)
Em 24 de setembro, além das denúncias contra Lula, Valério encaminhou alguns documentos à Procuradoria da República, mas eles pouco contribuem para a futura investigação e não mostraram nada de novo aos procuradores. Entre os documentos está a cópia de um depósito de R$ 98 mil feito para a empresa de Freud Godoy, que, segundo Valério, pagaria as despesas pessoais do ex-presidente.
O depósito efetivamente ocorreu, mas os procuradores já sabiam disso, pois tal fato foi levantado durante da CPI dos Correios. Agora, o novo inquérito irá detalhar esse caso. O procurador tentará descobrir o caminho percorrido por esse dinheiro depois de creditado na conta da empresa de Freud. A versão de Godoy é de que o dinheiro – cerca de R$ 100 mil – teria sido usado para bancar gastos relativos à segurança durante a posse de Lula.
Os procuradores também pretendem anexar ao novo inquérito a investigação já realizada pelo MP de Santo André envolvendo a compra do jornal “Diário do Grande ABC” pelo empresário Ronan Maria Pinto. No depoimento à Procuradoria-Geral da República, Valério afirmou que o PT teria pedido a ele R$ 6 milhões para que Ronan parasse de chantagear o ex-presidente Lula, o então secretário da Presidência Gilberto Carvalho e o ex-ministro José Dirceu. Por trás das ameaças estaria a morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), executado em janeiro de 2002.
Para o MP de Santo André, existem fortes suspeitas de que houve lavagem de dinheiro na aquisição do jornal, segundo indicam documentos em poder dos procuradores. O modo de operar o esquema seria semelhante ao do mensalão, com as verbas publicitárias sendo repassadas por meio de anúncios das empresas de Valério a terceiros.
“Entendo pelo depoimento de Marcos Valério que Ronan fez uma extorsão, recebeu aquele valor e lavou o dinheiro na compra do jornal”, diz o promotor criminal de Santo André, Roberto Wider, que promete abrir uma investigação sobre o caso.
Para Wider, a suspeita de possíveis irregularidades na venda ganha força porque na época o periódico comprado por Ronan recebeu quase seis vezes mais verbas publicitárias de estatais do que os jornais paulistas de circulação nacional. “A suspeita de irregularidade é forte”, garante Wider.
No campo político, a ordem no PT é tratar o depoimento de Valério como um gesto desesperado. Para blindar o ex-presidente Lula das acusações, durante a semana, o Planalto escalou ministros e integrantes do PT. O argumento repetido à exaustão é de que as denúncias são velhas, requentadas e o alvo é a imagem e a popularidade de Lula.
De Paris, onde participou do Fórum do Progresso Social, além de afirmar que não se pronunciaria sobre “mentiras”, o ex-presidente articulou a reação. Em conversas com Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, que também foi alvo das acusações de Valério, o ex-ministro Luiz Dulci e parlamentares do PT, especulou uma possível candidatura em 2014 e prometeu reeditar as caravanas da cidadania, com o objetivo de resgatar sua imagem.
“Encerrados os dois mandatos eletivos de presidente, continuo a fazer política porque tenho uma crença profunda na humanidade e na capacidade dos homens e das mulheres em lutar pela justiça”, declarou Lula, já em Barcelona, onde foi receber um prêmio do governo da Catalunha.
Com a retomada das viagens, que Lula empreendeu pela primeira vez durante os anos 1990, pretende-se conseguir uma mobilização popular para manter alta a sua aprovação e fortalecê-lo como cabo eleitoral do PT.  (Sérgio Pardellas, da IstoÉ)