terça-feira, setembro 30, 2014

Greve fecha mais bancos na RMC do que em 2013

O primeiro dia da greve dos bancários nessa terça-feira (30) foi marcado por mais agências fechadas naRegião Metropolitana de Curitiba (RMC) do que no início da paralisação do ano passado, ainda que nem número bem inferior ao de 2012. Também ocorrida no fim de setembro, a greve de 2013 começou com 145 das então 532 agências da região fechadas (27%), segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região. Nesta terça, diz a entidade, 165 agências não funcionaram -- ou seja, cerca de 31%. Em 2012, 49% das agências foram fechadas no primeiro dia. Os bairros de Curitiba com mais bancários parados são Centro, Centro Cívico e Batel, de acordo com o sindicato, que não divulga quais agências estão fechadas.
Informações ao vivo
Gazeta do Povo fará uma cobertura ao vivo da greve dos bancários nessa quarta-feira (1º) novamente. Serão repassadas informações sobre agências fechadas pelos grevistas e em quais locais o atendimento ao público está disponível.
Adesão à greve no Paraná é maior do que em 2013
De acordo com o Sindicato dos Bancários, o número de agências fechadas por causa da greve no Paraná aumentou neste ano na comparação com 2013. No ano passado, foram 375, contra as 397 deste ano (o que inclui a RMC). Estão na conta as regionais de Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Londrina, Paranavaí e Umuarama. Em Toledo, a greve deve ser definida nessa quarta-feira em assembleia -- nessa terça, as agências estavam abertas.
Segundo o Tribunal Regional do Trabalho, não foram registrados nessa terça processos de interdito -- quando o banco pede judicialmente a retirada de obstáculos na entrada das agências.
Salários maiores, mas menos vagas
Apesar dos ganhos salariais sucessivos (18,3% de ganho real entre 2004 e 2013), a categoria de bancários vem reduzindo no país. Segundo estudo recente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o número de trabalhadores nos seis maiores bancos está em queda desde 2012. Foram fechados quase 5 mil postos de trabalho entre junho de 2013 e junho de 2014.
Na soma, Santander, Bradesco, Itaú, HSBC e BB registraram mais de 9 mil vagas a menos. Fez diferença na conta as mais de 4,1 mil vagas abertas para Caixa, que passou a ter mais funcionários efetivos do que o Bradesco.
A categoria decidiu entrar em greve nacional no fim de semana, depois de negar a proposta da Federação Nacional de Bancos (Fenaban), de 7,35% de reajuste salarial e de 8% para os pisos. Os bancários pedem 12,5% de reajuste e piso de R$ 2.979,25 conforme salário mínimo sugerido pelo Dieese, e vale-alimentação, refeição e auxílio-creche de R$ 724, além de plano de cargos e carreiras e fim de metas consideradas abusivas.
A intenção do comando de greve é buscar grande aumento de adesão nos próximos dias, o que deve deixar pouco tempo para consumidores que precisam resolver problemas em agências. Em 2013, o número de agências fechadas passou para 50% já no segundo dia. De acordo com um dos diretores do sindicato, Antônio Luiz Firmino, a adesão neste ano já foi quase total nos bancos estatais -- Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal -- e em agências da região central de Curitiba. Em bancos privados, com destaque para Itaú e Bradesco, agências foram mantidas abertas nos bairros. Em alguns casos, como nas agências do Bradesco nos bairros Bacacheri e Bairro Alto, não havia faixas nos prédios relacionadas à paralisação.
Também houve agências em que a gerência se dispôs a resolver problemas urgentes, em especial os relacionados a pagamentos de benefícios. Uma situação atípica, porém, ocorreu na agência do Banco do Brasil no Alto da XV, em que o gerente geral se dividiu para orientar clientes no autoatendimento e tentou resolver problemas com cartões bloqueados de aposentados. “É o que a minha função pede, não faz sentido deixar para terceirizados fazerem”, comentou ele, citando os funcionários do autoatendimento.
Em agências da Caixa e do BB visitadas pelaGazeta do Povo, os terceirizados estavam trabalhando normalmente. Mas havia exceções -- caso de uma agência do BB no Bacacheri, que estava vazia, inclusive sem grevistas. O sindicato garante ter conversado com gerentes sobre a necessidade de manter pessoal orientando a população. Segundo Antônio Firmino, os aposentados que recebem nesta quarta-feira na Caixa terão atendimento normal, desde que possuam o cartão para saque. “Quem não tem pode ter problemas, mas acredito que não seja nem 5% dos aposentados”, diz o diretor.
O Procon-PR pretende ainda conversar com a diretoria do sindicato e com os bancos para que problemas que o consumidor enfrentou em 2013 não se repitam -- entre eles, a falta de envelopes para depósitos nas agências, uma vez que o serviço deve ser mantido. “Não chegou nada em termos de reclamação ainda, e agimos conforme essa demanda, mas foi apenas o primeiro dia”, diz Claudia Silvano, diretora do Procon. “Na greve passada, conversamos com os bancos e com o sindicato e um jogava o problema para o outro, mas conseguimos equacionar”, diz.
Nacional
A greve nacional dos bancários parou as atividades em 6.572 agências no país, de acordo com aConfederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). A paralisação foi aprovada em assembleias ocorridas nos dias 25 e 29 de setembro. Segundo a entidade, bancários de todos os estados e do Distrito Federal participam do movimento.
“Mais uma vez os bancários dão uma grande demonstração de unidade nacional e a força de sua mobilização, fazendo uma greve ainda maior que no ano passado. É um recado inequívoco aos bancos de que queremos mais do que os 7,35% de reajuste e que não fecharemos acordo sem que nossas reivindicações econômicas e sociais sejam atendidas”, disse o presidente da Contraf, em nota divulgada no site da entidade.


segunda-feira, setembro 29, 2014

Câmara aprova proposta que limita reeleição de diretores de escolas

A proposta da Prefeitura de Curitiba que muda a lei referente à eleição de diretores e vice-diretores de escolas municipais de Curitiba foi aprovada de forma unânime nesta segunda-feira (29), em primeiro votação, pela Câmara Municipal. A segunda votação acontece nesta terça-feira (30). 

A nova lei altera a nº 8.280/92, em vigor há mais de 20 anos, e foi construída de forma participativa entre representantes da administração, sindicato e Conselho Municipal da Educação.

Pela proposta, haverá limite de uma reeleição para chapa de diretor e vice-diretor, independentemente da posição do candidato na chapa. A reeleição será considerada a partir do próximo pleito, desconsiderando as reeleições já realizadas até o momento.

A proposta prevê um voto por matrícula, o que permite que profissionais com mais de um padrão votem mais de uma vez. Os mandatos continuarão sendo de três anos. Pais de alunos terão direito a apenas um voto no segmento comunidade, não importando o número de filhos matriculados. Estudantes acima de 16 anos têm direito ao voto e, se votarem, os pais não poderão votar.

Para estimular a participação das famílias no processo eleitoral, a eleição será realizada em uma sexta-feira, no início do funcionamento da escola até as 19 horas, sem interrupção entre os períodos.

Mudar a lei foi necessário em função do amplo crescimento que a rede nos últimos anos, com a abertura de escolas e contratação de profissionais. “Não se pode falar em educação de qualidade sem a garantia da participação de todos os envolvidos nos processos importantes para a escola”, diz o prefeito Gustavo Fruet.

A nova proposta foi construída por uma comissão criada por decreto municipal (331/2014) e formada por representantes da administração municipal, Sindicato os Servidores do Magistério Municipal de Curitiba e Conselho Municipal da Educação. O grupo trabalhou desde novembro de 2013 até junho deste ano, em 19 reuniões registradas em ata. “Foram mais de 12 mil profissionais envolvidos na consulta e que subsidiaram a proposta final”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

“O fato de ter sido formulada após consultas e com participação de representantes fez o projeto ser aprovado com unanimidade”, disse o líder do prefeito na Câmara, vereador Pedro Paulo. “Essa é uma lei que aprimora um processo democrático que já acontece e que faz de Curitiba ser uma referência na escolha dos dirigentes das escolas”, disse Pedro Paulo.

A nova lei entrará em vigor para as eleições de novembro deste ano. A escolha das direções das escolas acontece em todas as escolas da rede municipal. Podem concorrer aos cargos de direção e vice-direção os profissionais do Magistério, dentro dos quesitos previstos na legislação.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41307&PHPSESSID=4d23f81a5f575d6c54f9fdba3eaeca66

sexta-feira, setembro 26, 2014

Votação em urna biométrica demora 20 segundos a mais

Antonio Costa/Arquivo Gazeta do Povo  /
Pelo menos 15% dos eleitores devem demorar mais tempo para escolher seus candidatos nas urnas este ano. A experiência de 2010, quando ocorreu o último pleito majoritário para escolha de presidente, governadores, senadores e deputados, mostrou que, pelo novo sistema, cada pessoa gasta, em média, 20 segundos a mais do que os que usam a identificação manual.
Nas eleições, que ocorrerão em dez dias, mais de 21 milhões de brasileiros usarão a biometria para se identificar.
Cerca de 25% dos eleitores usarão urna biométrica no Paraná
Cerca de 25% do eleitorado do Paraná usará o sistema biométrico para se identificar e liberar a urna para a votação
No Portal dos Candidatos – Candibook você pode acessar o perfil de todos os candidatos 

No Distrito Federal (DF), onde todos os eleitores serão identificados pelas digitais, a expectativa é que a votação seja concluída por volta das 19h, duas horas depois do horário oficial de fechamento dos portões das seções.
O assessor de Planejamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marcello Soutto Mayor, explicou que algumas medidas foram tomadas para minimizar os atrasos, como um número maior de seções. “As seções não estão abarrotadas. Elas têm limite de 400 eleitores para que não haja sobrecarga, e contamos com a abstenção, que sempre tem um percentual que gira em torno de 10% a 15%”, explicou.
Segundo ele, as estratégias apenas minimizam a perda de ritmo do processo. “Claro que não será a mesma coisa. Lógico que, quando se coloca mais um procedimento, fica mais demorado. Isso é esperado por todos nós”, admitiu.
O risco de atrasos também motivou a proibição da entrega de justificativas de votos nas seções eleitorais do DF como ocorria em anos anteriores. “As seções de votação serão somente para votação”, explicou o assessor. Em 2010, pouco mais de 100 mil eleitores justificaram o voto no DF. Este ano, as justificativas serão entregues em postos criados exclusivamente para isso. “Com essa medida, a gente pretende compensar, de certa forma, um possível atraso na votação”, completou.

Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estimam que, com as melhorias e os testes feitos desde 2008, cada eleitor deve gastar, este ano, cerca de um minuto e 14 segundos para votar, cinco segundos a mais do que o registrado na última eleição majoritária. O tempo é uma média que considera tanto o sistema convencional como a identificação biométrica e é calculado do momento em que o eleitor se identifica perante o mesário e se dirige à urna até o instante em que confirma o último dos cinco votos - para presidente da República.
Considerando o total de 142 milhões de pessoas que devem votar, a soma desse tempo excedente pode interferir em alguns processos no dia do pleito. Apenas pelo sistema biométrico são 13 milhões de pessoas a mais do que em 2010. Ainda assim, o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, garante que as votações serão encerradas, normalmente, às 17h, como nos anos anteriores, respeitados os fusos horários.
“Não existe um acréscimo considerável se comparamos com o benefício que [a identificação biométrica] traz”, disse ao ressaltar a segurança garantida com a biometria, identificação feita pelas digitais de cada eleitor. “Além disso, estabelecemos um teto de eleitores por seção com o objetivo de evitar que esse pequeno acréscimo, de algo em torno de 20 segundos, venha a causar impacto na formação de filas. Diminuímos o número de eleitores em algumas seções”, explica.
Ele admite que há possibilidade de problemas na identificação das digitais de algumas pessoas, como as que trabalham em atividades que desgastam as mãos, como lavouras, ou com a manipulação de produtos químicos. “Esse tipo de cenário possibilita, no momento da identificação, o não reconhecimento do eleitor. Quando o software não consegue ler o número de minúcias na digital, o procedimento é feito na forma convencional”, destaca.
No novo sistema, são feitas oito tentativas para cada eleitor, considerando as digitais dos dedos polegares e indicadores de cada mão. Nas últimas eleições, o índice de não reconhecimento foi quase 4%. “Nossa expectativa é que índice seja mantido porque é muito aceitável”, avalia.
A porcentagem nestas eleições será calculada sobre um número maior de pessoas. Apesar de não acreditar na extensão do horário de votação, o secretário do TSE admite que a divulgação dos resultados pode sair mais tarde do que a do último pleito geral. Em 2010, a Justiça Eleitoral bateu recorde na apuração, com a conclusão por volta das 20h.
“Nosso compromisso é apresentar o resultado final no mesmo dia da eleição. Investimos muito sempre na melhoria do processo, mas nosso objetivo principal é a segurança, precisão e transparência do processo eleitoral. A velocidade é importante para a questão da segurança, mas é um requisito secundário”, afirmou Janino.
Pelo processo biométrico, no dia da votação, o eleitor terá que digitar o número de inscrição no microterminal da urna e colocar o dedo no leitor ótico. Depois que o programa faz a conferência da digital, a urna será destravada para que o eleitor vote. Se não puder ser reconhecido pelas digitais, o eleitor deverá apresentar um documento com foto e o mesário vai conferir os dados pela folha de votação.
A identificação biométrica será usada em 762 municípios, incluindo 15 capitais. Em estados como Alagoas, Amapá e Sergipe e no Distrito Federal, a revisão biométrica alcançou todo o eleitorado. Em algumas cidades, como Florianópolis (SC) e Bento Gonçalves (RS), a identificação de eleitores será mista, com a biometria e o método tradicional.
A recomendação do TSE para acelerar a votação é que o eleitor imprima o documento disponibilizado no site do órgão para anotar o número de seus candidatos e leve a “cola” para a urna. Para as eleições de 2018, a meta é que todos os eleitores sejam identificados pela biometria.

Estudantes recebem um dos primeiros presentes do casamento das prefeituras

Um dos primeiros presentes do “casamento” das prefeituras de Curitiba e do Rio de Janeiro foi entregue na tarde desta sexta-feira (26) e quem o recebeu foram professores e estudantes da Escola Municipal CEI Heitor de Alencar Furtado, no bairro Cidade Industrial. O grupo recebeu como presente 100 livros de educação no trânsito e curso de capacitação para os professores, ofertados pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR-PR). 

Oferecer o material à escola foi a forma encontrada pela ABCR para participar da brincadeira da união das duas administrações, que começou no Facebook, no perfil das prefeituras, e se espalhou por diferentes cidades, com a participação de empresas e instituições oferecendo presentes para Curitiba.

Além de presentear a cidade, por meio da escola, a associação ofereceu mais 500 livros para prefeituras do interior do estado que serão “madrinhas do casamento”. “Aderimos a essa ação muito bem humorada que além de promover a integração das cidades mostrou-se uma boa oportunidade para divulgarmos as ações que realizamos pelo Bem na Estrada, o espaço onde divulgamos as ações sociais desenvolvidas pelas concessionárias”, disse o diretor regional da ABCR, João Chiminazzo.

Na escola o material foi recebido com festa, em especial pelas crianças que adoraram os livros que transformam o conteúdo da educação para o trânsito em uma atividade dinâmica e prazerosa. “São histórias importantes que nos ajudam a ter o comportamento necessário como pedestre e futuros motoristas”, disse Gabriel Luanh Cabral Matias, de 11 anos e aluno do 5º ano do ensino fundamental.

Os livros entregues às crianças pertencem a uma coleção didática produzida pela editora Tecnodata que orienta e conscientiza os futuros motoristas. A diretora da escola, Luciane Gogola Kmiecik, comemorou o presente recebido e que permitirá ampliar as ações já realizadas de educação para o trânsito, dentro das diretrizes curriculares, com os 542 estudantes da escola. “A brincadeira do casamento já estava interessante, com o presente oferecido aos nossos alunos professores ficou ainda melhor”, disse Luciane.

Outros presentes de casamento oferecidos a Curitiba também privilegiaram a educação. O Shopping Estação e o Teatro Dr. Botica ofereceram 60 ingressos de teatro para crianças da rede e o teatro Regina Vogue outros 50 ingresso. O Shopping São José deu de presente outros 50 ingressos de cinema para crianças.

O presente da Tintas Coral será uma ação de grafitagem no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Servidores enquanto a empresa SOLS fará o despiche dos CMEIs Arnaldo Carnacialli e Itacolomi. O Grupo de Escoteiro do Mar, Amigo Velho 16 PR também ofereceu uma ação de despiche que será realizada em cinco unidades de ensino da rede.

A trincheira que liga a Travessa Nestor de Castro e a Alameda Augusto Stellfeld, na região central da cidade, também receberá ação de grafitagem em homenagem ao "casamento".

Acompanharam a entrega dos kits na escola o gerente da Ecovia, Marcelo Belão e o diretor da Tecnodata Educacional, Celso Alves Mariano.

Sangue

O “casamento” também terá um dia de incentivo à doação de sangue. Será neste sábado (27), com doações em Curitiba e também no Rio de Janeiro. Estimativas de organizações de saúde apontam que, no Brasil, a cada dois minutos uma pessoa necessita receber sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,7 % da população brasileira é doadora, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) defende que o índice de doadores de sangue em um país deve ser de pelo menos 5% de sua população. Devido ao alcance da campanha, foram ampliados os locais para doação em Curitiba.


Onde doar sangue:


Curitiba

Hemobanco, na Rua Capitão Souza Franco, 290 – Bigorrilho – das 8h às 16h

Biobanco (Banco de Sangue do Hospital de Clínicas da UFPR) – Av. Agostinho Leão Júnior, 108 – das 7h30 às 12h

Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Curitiba (Banco de Sangue do Hospital Santa Casa) – Praça Rui Barbosa, 694 – das 8h às 12h

Hemepar – Travessa João Prosdócimo, 145 – das 8h às 18h
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41304&PHPSESSID=11909549e65d829e2e8d6b190e320130

quinta-feira, setembro 25, 2014

Sine Curitiba é segundo colocado em desempenho dentre 50 cidades do País

O escritório do Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Curitiba foi o segundo melhor colocado num levantamento de desempenho, entre as 50 cidades brasileiras que possuem convênios com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O SINE Curitiba é responsável por 5% de todas as inscrições do sistema nacional. A capital paranaense ficou atrás apenas de São Paulo, conforme último levantamento publicado pelo Ministério do Trabalho e Emprego com base nos dados de 2013, no site www.mte.gov.br
No ano passado, Curitiba contabilizou 388 mil atendimentos, sendo que 170 mil trabalhadores se dirigiram ao SINE, acessaram seu cadastro e fizeram pesquisa de vaga de emprego. No período, o SINE Curitiba ofereceu 20,1 mil vagas, encaminhou 51,7 mil pessoas a entrevistas e habilitou 49,1 mil processos de seguro desemprego.
“Os dados são muito positivos para o serviço realizado em nossa capital. Cada vez mais, estamos buscando um atendimento descentralizado e voltado às demandas do trabalhador, com agendamento eletrônico, melhor captação de vagas e intermediação de mão de obra”, explica a vice-prefeita e Secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.
Neste ano, de acordo com o balanço da Secretaria, de janeiro a agosto, mais 50 mil pessoas se inscreveram, pesquisaram vagas e foram encaminhadas pelo sistema para entrevistas de emprego e ainda 46 mil novas carteiras de trabalho foram emitidas.
No mesmo período, 25 mil pessoas habilitaram o seguro-d o SINE de Curitiba foi o segundo colocado em melhor desempenho esemprego.Os postos do Sine Curitiba funcionam nas ruas da Cidadania, das 8h às 18 horas. Os endereços podem ser acessados: http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/sine-curitiba/545

quarta-feira, setembro 24, 2014

IFPR abre inscrições para o maior concurso de sua história

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) abriu, na última segunda-feira (22), as inscrições de concursos públicos para professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e para Técnicos-Administrativos. São 362 vagas ao todo, a maior seleção já feita pelo instituto. As provas objetivas e discursivas acontecem no dia 2 de novembro em Curitiba, Cascavel e Londrina. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de outubro.
São 234 vagas para professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e 128 vagas de Técnicos Administrativos em Educação (TAE). Os municípios de lotação para todos os cargos são Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória, com excessão de Palmas, que possui vagas somente para TAE.
Professores
A remuneração dos cargos para professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico varia de acordo com a carga horária, podendo chegar a R$ 3.804,29 em caso de dedicação exclusiva. A taxa de inscrição é de R$ 90,00.
O concurso conta com as provas objetiva, discursiva, de desempenho didático e de títulos. A prova de desempenho didático e a análise de títulos serão aplicadas nos municípios para o qual o candidato está concorrendo à vaga, exceto para os candidatos que concorrerão a vagas em Colombo e Pinhais, que devem realizar estas provas no município de Curitiba.
Após a entrada em exercício, os servidores que comprovarem nível de escolaridade formal superior ao previsto para o exercício do cargo ainda terão direito a Retribuição por Titulação que pode acrescer à remuneração valores de acordo com a formação do docente.
Técnicos Administrativos em Educação
As vagas de TAE são para diversos cargos de nível fundamental, médio e superior. A remuneração varia de acordo com os cargos e chega a R$ 3.392,42 para os que exigem Ensino Superior.
O valor da taxa de inscrição é definido de acordo com o nível do cargo pretendido. Para cargos de nível “C” (Ensino Fundamental), a taxa é de R$ 40. Para os de nivel “D” (Ensino Médio), R$ 50. E para os de nível “E” (Ensino Superior), R$ 70.
A prova prática, aplicada somente para os cargos de técnico de laboratório e tradutor intérprete de linguagem de sinais será aplicada nos municípios para o qual o candidato está concorrendo à vaga.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site www.cetroconcursos.org.br, até o dia 13 de outubro. Poderá ser concedida isenção da taxa ao candidato que comprove não poder arcar com tal ônus, conforme normas contidas no edital. Os locais e horários das provas serão comunicados no Edital de Convocação no site.

terça-feira, setembro 23, 2014

Morre Luiz Alfredo Malucelli, o Malu

O jornalista e colunista da Gazeta do Povo Luiz Alfredo Malucelli, o Malu, morreu na madrugada desta terça-feira, em Curitiba, aos 80 anos.
O velório acontece no cemitério Parque Iguaçu, na Rua Nicolau José Gravina, em Santa Felicidade. O sepultamento está marcado para as 17 horas.
Adriana Czelusniak/ Gazeta do Povo
Adriana Czelusniak/ Gazeta do Povo / Malu, junto com o então governador Orlando PessutiAmpliar imagemNascido em Morretes, em 20 de abril de 1934, Malu se mudou cedo para Curitiba onde começou a se destacar no futebol a partir dos 15 anos. Ele chegou a jogar pelo Atlético, Coritiba e Ferroviário (hoje Paraná Clube). De gênio explosivo, também deixou cedo o esporte. A partir dos 26 anos dedicou-se ao jornalismo e ao rádio.

Primeiramente escrevia e comentava sobre esportes. Foi diretor da então Rádio Guairacá e ali também começou a se destacar na gastronomia. Para arrecadar patrocínios, convidava empresários e publicitários para almoços e jantares comandados por ele em casas e restaurantes de amigos. O sucesso na rádio fez o então proprietário, Paulo Pimentel, convidá-lo a assumir o departamento comercial da TV Iguaçu, Canal 4.
Desde 1970, quando mudou-se para a TV Paranaense, Canal 12, começou a parceria com o jornalista Francisco da Cunha Pereira Filho. Passou também a escrever para a Gazeta do Povo e consolidou a carreira nas áreas de jornalismo, marketing e publicidade, sem nunca esquecer da gastronomia.
Mantinha até os dias atuais uma coluna semanal, publicada aos sábados, na Gazeta do Povo, onde contava deliciosas e bem-humoradas histórias e publicava receitas.
Em 2011 publicou o livro "Casos do Malu - histórias, receitas e muitas risadas", em que resgata algumas das histórias e receitas, junto com o amigo e jornalista Gilberto Fontoura.

terça-feira, setembro 16, 2014

Proposta de eleição para diretores é discutida na Câmara

As propostas do projeto de lei que altera a legislação referente à eleição de diretores e vice-diretores de escolas municipais foram apresentada e discutida na tarde desta segunda-feira (15) entre vereadores e representantes da Secretaria Municipal da Educação. O encontro serviu para apontar as principais mudanças da legislação entre elas o limite de uma reeleição.

O protejo de lei foi enviado pela Prefeitura para à Câmara em 5 de setembro e segundo previsão dos vereadores deve ser votado no fim deste mês, após as análises das comissões.

A nova lei que regula às eleições nas escolas municipais vai alterar a Lei nº 8.280/92, em vigor há mais de 20 anos. “Tivemos amplo crescimento da rede de ensino neste período, com a abertura de escolas e contratação de profissionais. Revisar a lei e dar continuidade a escolha direta dos diretores é fundamental para uma gestão democrática”, disse a superintendente executiva da Secretaria Municipal da Educação, Ida Regina Moro Milléo de Mendonça.

A nova proposta de lei foi construída por uma comissão criada por decreto municipal (331/2014) e formada por representantes da administração municipal, Sindicato os Servidores do Magistério Municipal de Curitiba e Conselho Municipal da Educação. O grupo trabalhou desde novembro de 2013 até junho deste ano, em 19 reuniões registradas em ata. Três principais pontos da nova legislação que são referentes à reeleição de chapas, número de votos por matrícula e período de votação foram aprovados por meio de consulta à comunidade escolar.

Foram mais de 12 mil profissionais envolvidos na consulta e que subsidiaram a proposta final. Definiu-se pelo limite de uma reeleição para chapa de diretor e vice–diretor, independente da posição do candidato na chapa. A reeleição será considerada a partir do próximo pleito, desconsiderando as reeleições já realizadas até o momento.

A proposta prevê um voto por matrícula, o que permite que profissionais com mais de um padrão votem mais de uma vez. Os mandatos continuarão sendo de três anos. Pais de alunos terão direito a apenas um voto no segmento comunidade, independente do número de filhos. Estudantes acima de 16 anos têm direito ao voto e se votarem os pais não deverão votar.

Para estimular a participação das famílias no processo eleitoral, a eleição será realizada em uma sexta-feira, no início do funcionamento da escola até as 19 horas, sem interrupção entre os períodos.

Se aprovada até início de outubro, a nova lei entrará em vigor para as eleições de novembro deste ano. A escolha das direções das escolas acontece em todas as escolas da rede municipal. Podem concorrer aos cargos de direção e vice direção os profissionais do magistério, dentro dos quesitos previstos na legislação. Podem votar pais de e alunos, professores e demais profissionais das escolas.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41290&PHPSESSID=0586c4e33bc6a2c76293d1444b05fd3c

segunda-feira, setembro 15, 2014

Modelo de correção do Enem avalia habilidade do aluno

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre nos dias oito e nove de novembro, e embora a importância do exame seja bem conhecida pelos estudantes, muitos se confundem quanto à forma como a nota é calculada. Quem quer tentar prever o próprio resultado precisa entender a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Aplicado pela primeira vez na prova do Enem em 2009, o sistema avalia o candidato não só pela a resposta assinalada em uma pergunta, mas a partir de seu desempenho no restante da prova e das características de cada item.
Como acompanhar sua nota
O gabarito das provas objetivas é divulgado na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas, no sitehttp://portal.inep.gov.br/web/enem/enem. O resultado das provas individuais ainda não tem data para ser divulgado. Para acessar a pontuação, o candidato precisa informar o número da inscrição e senha ou CPF e senha.
A partir da divulgação, a nota fica disponível para consulta por dois anos. De acordo com o edital, os participantes poderão ver suas provas de redação, exclusivamente para fins pedagógicos, após divulgação do resultado.
Informe-se!
• O Enem acontece nos dias 8 e 9 de novembro.
• O exame inclui uma redação em língua portuguesa e quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada. As áreas de conhecimento são Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, e Matemática e suas Tecnologias.
• No dia 8, acontecem as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No dia 9, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
• Os portões dos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. A recomendação é de que os candidatos cheguem até as 12 horas.
• Para realizar as provas, é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto.
• Durante a realização do exame, é proibido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, anotações, além de dispositivos eletrônicos, como máquinas calculadoras, telefones celulares, smartphones, tablets, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
• O candidato só pode sair do local de realização da prova duas horas após o início. O edital completo está no portal do Inep:http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem
As questões são classificadas em uma escala de dificuldade. A partir de um pré-teste do Enem, respondido previamente por um grupo de voluntários do ensino médio, o sistema avalia as perguntas de acordo com três parâmetros: complexidade, capacidade de discriminação e possibilidade de acerto ao acaso. Depois, as perguntas são selecionadas para o exame oficial de acordo com a classificação que recebem.
Assim, a TRI consegue avaliar a possibilidade de respostas aleatórias, os “chutes”, e a coerência das respostas na prova como um todo. “Se o estudante acerta as questões consideradas difíceis, deveria também ter acertado as mais fáceis. Se errou as fáceis e acertou as difíceis, não é uma prova consistente”, explica o diretor pedagógico do Sistema COC de Ensino, Zelci Clasen.
Uma das principais vantagens do modelo é possibilitar a elaboração de provas diferentes com o mesmo nível de complexidade. Comparada ao vestibular tradicional, que calcula a pontuação do candidato a partir da quantidade de acertos do candidato, a TRI se diferencia pelo caráter qualitativo. Dessa forma, dois estudantes que acertam o mesmo número de questões não estão necessariamente empatados. Além disso, a nota pode ser usada outras vezes, em processos seletivos diferentes.
O sistema pode parecer confuso, mas é confiável. “A teoria matemática que está por trás da TRI é muito consistente, estudada há quase um século e utilizada em outros países”, diz Clausen. No Brasil, a TRI foi aplicada em avaliações educacionais pela primeira vez com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 1995.
Redação recebe no mínimo duas avaliações
A TRI não é aplicada na redação do Enem. Dois corretores são responsáveis por atribuir uma nota. Neste caso, são avaliadas cinco competências: o domínio da norma padrão da língua escrita; a capacidade de compreender a proposta e utilizar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, de acordo com a estrutura do texto dissertativo-argumentativo; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos para construir a argumentação; e elaborar uma proposta de solução para o problema apontado, com respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural.
Cada competência recebe uma nota de 0 a 200, totalizando mil pontos. Se houver discrepância igual ou maior a 100 pontos nas notas dos dois corretores, ou a diferença nas notas das competências for maior do que 80, há uma terceira correção. Caso não tenha discrepância entre o terceiro corretor e pelo menos um dos outros corretores, a nota final será a média aritmética entre as duas notas que mais se aproximarem. Se houver discrepância entre a terceira correção e as demais, a redação passa por uma nova banca, com três corretores.
O candidato pode receber nota zero na redação se o texto fugir do tema, ou tiver uma estrutura textual diferente do tipo dissertativo-argumentativo; se não houver texto escrito; se o texto tiver até sete linhas, independente do conteúdo; se o texto possuir impropérios, desenhos e demais formas de anulação propositais, se desrespeitar os direitos humanos e se apresentar uma parte desconectada do tema.
Como as instituições de ensino superior utilizam o Enem
Quem faz o Enem pode ingressar no ensino superior de diversas formas, e participar de programas do governo federal durante a graduação. As instituições podem utilizar a pontuação da prova como mecanismo exclusivo, alternativo ou complementar no processo seletivo.
Pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) o estudante que participou do Enem e tirou nota acima de zero na redação. São realizadas duas seleções por ano. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) utiliza o Sisu para seleção de estudantes. Na Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), o processo seletivo para candidatos brasileiros considera exclusivamente as notas do Enem. Neste ano, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), 30% das vagas serão preenchidas pelo Sisu.
Bonificação
Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a nota do Enem pode ser somada ao resultado das provas objetivas do vestibular, desde que o desempenho do estudante tenha sido de, no mínimo, 40% de acerto nas questões objetivas das provas do Enem.
Ciências sem Fronteiras
O projeto oferece bolsas de financiamento para intercâmbio de estudantes de instituições de ensino superior, e só pode se inscrever quem fez o Enem.
ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes em instituições privadas de ensino superior. Pode se inscrever quem fez o Enem a partir de 2010, com média nas notas da prova superior a 450 e nota superior a zero na redação. Quem se inscrever no Sisu também pode ser inscrever no ProUni. Porém, se for aprovado nas duas seleções, precisa escolher um dos programas.
Vagas remanescentes
A instituição de ensino pode selecionar candidatos para preencher vagas remanescentes do vestibular com a nota obtida no Enem. A Universidade do Centro-Oeste (UniCentro) e Universidade Estadual de Londrina (UEL) são alguns exemplos. Na UEL, pode participar da seleção o candidato que tenha pontuação igual ou superior a 400 na média aritmética das 5 notas das provas do Enem, incluindo a redação, sem ter tirado nota zero em nenhuma delas.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamento a estudantes que realizaram o Enem a partir de 2010, matriculados em curso superior presencial não gratuito, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). http://sisfiesportal.mec.gov.br/
Vaga no exterior
Duas universidades portuguesas utilizam o Enem para a seleção de candidatos brasileiros: a Universidade de Coimbra e a Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã.

terça-feira, setembro 09, 2014

Rede municipal melhora desempenho e Curitiba alcança 5,9 no Ideb, superando projeção do MEC

A educação pública de Curitiba melhorou seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Dados divulgados nesta sexta-feira (5) pelo governo federal mostram que a rede pública municipal alcançou em 2013 o índice de 5,9, o que mantém Curitiba na segunda posição entre as capitais, atrás apenas de Florianópolis (6,1), que também melhorou seu índice. Na edição anterior do Ideb, referente a 2011, o índice de Curitiba foi 5,8.

O desempenho da capital paranaense é superior ao projetado pelo Ministério de Educação para a cidade, que era de 5,7. Além de um melhor aproveitamento dos alunos nas provas, a rede municipal obteve índice de aprovação superior ao estimado pelo ministério.

O Ideb é um dos principais indicadores usados no País para mensurar o rendimento escolar dos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas.

Composto pelo resultado da Prova Brasil e a taxa de aprovação dos estudantes o Ideb é usado para monitorar a qualidade do ensino e para subsidiar políticas públicas de educação. “Não é nossa única base de dados, mas por meio de uma análise qualitativa e aprofundada que fazemos dos microdados do Ideb, chegamos a um importante instrumento para o diagnóstico do ensino”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo. Ela destacou a dedicação do magistério da rede municipal, essencial para o bom desempenho das escolas, e o esforço dos alunos na realização das provas.

O aumento no índice na rede municipal está relacionado às ações do Plano Curitiba Mais Educação, colocado em prática desde janeiro de 2013. São medidas para melhorar a qualidade do ensino municipal e que vão desde a reformulação da proposta pedagógica trabalhada nas escolas, investimento na formação e carreira dos profissionais da educação, ampliação do tempo de pesquisa e planejamento das atividades do professor (a chamada permanência de 33%), além de novo modelo pedagógico que valoriza o trabalho coletivo nas escolas.

Com o novo modelo, o planejamento de aulas ficou mais integrado e as turmas passaram a ser assistidas por três professores. O trio elabora em conjunto o plano de aula e com isso os professores dialogam sobre o processo de aprendizagem de cada criança da turma.

Maior investimento na formação continuada dos professores é outra ação do plano com reflexo direto no aumento do Ideb. Mais bem preparados, os professorem têm feito das aulas e projetos momentos mais estimulantes para os estudantes.

Também contribuíram para a elevação do desempenho escolar a oferta de reforço pedagógico no contraturno, o trabalho articulado entre departamento e núcleos regionais de educação, reforço em ações de alfabetização e de ensino da matemática.

Microdados

Nos próximos meses, assim que o Ministério da Educação liberar os microdados que são coletados no processo de testagem dos estudantes nas provas do Ideb, a Secretaria Municipal da Educação iniciará uma análise aprofundada do desempenho individual de cada criança.

Esse trabalho foi realizado pela primeira vez no ano passado, e o resultado deu origem às mudanças nos projetos pedagógicos e no programa de formação dos profissionais da área. “Não nos interessa a classificação das escolas em rankings, mas conhecer as particularidades dos conteúdos avaliados e como eles podem ser traduzidos em novas ações para melhorar a qualidade do ensino”, diz a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Leticia Meira.

Com a análise dos microdados, explica Letícia, ao invés de se ater a qual escola obteve maior ou menor pontuação no Ideb,a secretaria avalia a evolução de cada escola entre uma avaliação e outra. “É assim que mensuramos se os esforços aplicados foram ou não eficientes”, diz Letícia.

Cruzamento

Outra pesquisa importante para a rede municipal de ensino foi o cruzamento dos dados do Ideb com os dados de programas federais. De forma geral, nas escolas localizadas em áreas de risco, com concentração de famílias atendidas por programas sociais, o rendimento escolar das crianças costuma ser inferior. Porém, há exceções que fogem à regra.

Escolas que têm conseguido driblar as consequências do baixo poder aquisitivo e da baixa escolarização das famílias sobre o desempenho escolar das crianças têm sido avaliadas de perto para que suas boas experiências sejam levadas para as demais unidades da rede.
Paralelamente ao estudo, a administração adotou o principio da equidade, para garantir as mesmas boas condições de aprendizado em todas as unidades da rede, para todos os estudantes.

Sistema próprio

Além das avaliações do governo federal, a Prefeitura de Curitiba está implantando um modelo próprio de avaliação do desempenho escolar dos estudantes. É o Sistema Municipal de Avaliação do Rendimento Escolar de Curitiba (Simare) que avaliará turmas de estudantes que ainda não são testados pelas avaliações do governo federal. Abrangerá as turmas de 4º, 6º e 8º anos. Com a inclusão das etapas até agora excluídas das avaliações será possível completar o diagnóstico sobre o rendimento dos estudantes.

Além das testagens com estudantes serão aplicados questionários para profissionais da educação e estudantes. A primeira avaliação acontecerá em novembro, para 21 mil estudantes.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41278&PHPSESSID=99fe62a6d6552ac5452bbfdd3fc0851d