quarta-feira, outubro 29, 2014

A beleza da arte flamenca apresentada com música ao vivo


O espetáculo em única apresentação, dia 30 de novembro às 20 horas no Guairinha comemora os 10 anos do Estúdio Aire Flamenco.

Sob a direção de Cristiane Macedo, o espetáculo “Aire 10 Anos” trará coreografias novas e outras que marcaram sua trajetória, todas acompanhadas de música ao vivo. Além dos músicos convidados, o show terá a participação da bailaora Gladis Lee, que virá especialmente da Espanha para participar do evento.

O Estúdio Aire nesses 10 anos formou inúmeros professores de dança flamenca, assim como bailaores que fazem parte de seu grupo profissional e atuam na Espanha.

Serviço:
Aire 10 Anos
Dia 30 de novembro às 20 horas
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Ingressos: R$ 38,00. Taxa administrativa: R$ 6,00.

http://www.teatroguaira.pr.gov.br/2014/09/1388/A-beleza-da-arte-flamenca-apresentada-com-musica-ao-vivo.html

terça-feira, outubro 28, 2014

Pais devem confirmar matrículas de alunos que ingressarão no 1º ano

principal
A Secretaria Municipal da Educação fará, de 3 a 7 de novembro, a confirmação de matrícula das crianças nascidas em 2009 que entrarão, em 2015, no 1º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Curitiba. Essas crianças foram cadastradas em agosto para ingressar na rede no próximo ano. O resultado estará disponível no sitewww.cidadedoconhecimento.org.br.
Foram cadastradas 10.452, todas com vagas garantidas em escolas municipais. Para saber onde deverá ser realizada a matricula do aluno cadastrado basta clicar no campo Resultado do Cadastramento Escolar e procurar, a partir do nome da criança, a unidade indicada para a efetivação da matrícula.
É preciso ficar atento aos prazos e comparecer na escola indicada com a certidão de nascimento original da criança e fotocópia, conta de luz para comprovação de endereço e documento do responsável.
Para as que não foram cadastradas, o prazo para matrículas será a partir de 3 de dezembro, diretamente na escola onde houver o interesse de vaga. Se necessário será feito o encaminhamento para outra unidade, conforme o número de vagas existentes.
A matrícula de alunos novos para os demais anos do ensino fundamental, transferências ou reingressos acontecerá a partir de 3 de dezembro. Nesta data iniciam também as matrículas para alunos novos da Educação de Jovens e Adultos (fases I e II).
A rematrícula dos estudantes que já pertencem à rede já foi realizada, de 20 a 24 de outubro, de forma automática pelas escolas. A documentação dos estudantes foi enviada pelas escolas para as famílias fazerem a confirmação.

domingo, outubro 26, 2014

Reeleita, Dilma pede união e diz que irá liderar reforma política

REUTERS/Ueslei Marcelino / Presidente reeleita e ex-presidente Lula durante o discurso da vitória
No primeiro discurso como presidente reeleita do Brasil, Dilma Rousseff (PT) pediu união aos brasileiros depois do resultado apertado que a conduziu ao segundo mandato. Ao lado do ex-presidenteLuis Inácio Lula da Silva, Dilma disse que irá liderar a reforma política com a convocação de um plebiscito para consultar a população sobre o tema, cuja votação deverá ocorrer no Congresso Nacional.
Resultado da eleição para presidente
Confira como foi a votação de Dilma Rousseff e Aécio Neves em todo o país.Confira o resultado das eleições 2014.
Prometeu, tem que cumprir
A campanha da petista endossou as realizações do governo federal nos últimos 12 anos, período em que o partido esteve no poder. O reforço do que já foi feito servia como base para as propostas registradas no Tribunal Superior Eleitoral, já que, em geral, o alicerce do novo mandato é a ampliação de programas que já existem. Confira as principais propostas da presidente reeleita e faça valer seu direito de cidadão: cobre para que as promessas sejam cumpridas.
A trajetória de Dilma Rousseff
Dilma Rousseff nasceu em um lar de classe média de Belo Horizonte, em 1947. Filha do meio de um imigrante búlgaro e uma professora carioca, teve uma infância tranquila, bastante próxima a mãe e aos dois irmão. Dilma começou o ensino fundamental no Colégio Sion, uma das instituições de ensino mais tradicionais de Belo Horizonte, só para meninas. Ali, pela primeira vez, Dilma conheceu a pobreza, por intermédio de ações comunitárias promovidas pelas Freitas do Sion.
Dilma militou na Colina e na Val-Palmares durante o período em que o país foi governado por uma ditadura militar. Usou os codinomes de Wanda,  Lúcia e Maria. Nesse período, esteve envolvida no planejamento do assalto ao cofre do ex-governador de São Paulo, Adhemar de Barros.
Aécio Neves pede para Dilma unir o país
O candidato à Presidência da República derrotado nesse domingo (26), Aécio Neves (PSDB), fez um pronunciamento por volta das 21h15 deste domingo (26) e comentou o resultado das urnas. Ao lado de apoiadores em Belo Horizonte (MG), Aécio agradeceu os quase 51 milhões de votos recebidos e pediu à presidente reeleita para unir o país.
“Cumprimentei por telefone a presidente reeleita e desejei sucesso na condução do próximo governo”, informou. “A maior de todas as prioridades é unir o Brasil em torno de um projeto honrado e que dignifique todos os brasileiros”, pediu à Dilma.
“Nós vamos encontrar a força e a legitimidade para levar à frente a reforma política. Tenho convicção de que haverá interesse dos setores do Congresso, da sociedade, de todas as forças ativas da nossa sociedade para abrir discussão para implementar medidas concretas”, disse a presidente reeleita.
O discurso foi feito para cerca de 500 militantes petistas reunidos no luxuoso hotel Royal Tulip, emBrasília (DF). O encontro - que marcou a comemoração da vitória eleitoral - foi organizado com um forte esquema de segurança. A chuva, que caiu na capital federal ao longo do dia, atrapalhou a mobilização do Partido dos Trabalhadores.
Dilma subiu no palanque ao lado do vice-presidenteMichel Temer (PMDB). Ela iniciou o discurso – em um púlpito decorado com a bandeira do Brasil – saudando o ex-presidente Lula. Depois, agradeceu aos partidos da coligação, os militantes petistas e, por fim, os brasileiros. Com o semblante sério na maioria do tempo, a presidente Dilma sorriu pouco e, eventualmente, deixou transparecer um sentimento de alívio. Pediu três vezes para a plateia maneirasse nas manifestações para poupar a voz e fez apenas uma brincadeira, após o microfone ser trocado. Por diversas vezes, o público presente interrompeu o discurso dela para gritar “Olé, olé, olá. Dilma, Dilma”, “Um, dois, três, é Dilma outra vez”, “Coração valente” e o tradicional “Olé, olé, olá. Lula, Lula.”
Boa parte do discurso da presidente fez referência à necessidade de união e diálogo: “Não acredito, sinceramente, que essas eleições tenham dividido o país ao meio. Entendo, sim, que elas mobilizaram ideias e emoções, às vezes contraditórias, mas movidas por um sentimento comum: a busca de um futuro melhor para o país.” “Em lugar de ampliar divergência, de criar um fosso, tenho forte esperança de que a energia mobilizadora tenha me perpetrado um bom terreno para construção de pontes”, completou.
“Algumas vezes na História, resultados apertados produziram mudanças mais fortes e mais rápidas do que vitórias muito amplas. Essa é minha esperança, ou melhor, minha certeza do que vai ocorrer a partir de agora no Brasil. Minhas primeiras palavras são um chamamento para a união. Essa presidenta aqui está disponível ao diálogo e esse é o primeiro compromisso do segundo mandato”, reafirmou.
Economia
Outro tema relevante na fala de Dilma Rousseff foi a economia do país. Ela prometeu manter a política de incentivo ao salário mínimo, disse que irá se empenhar para manter a geração de empregos e que também irá ajudar no desenvolvimento econômico, em especial da indústria nacional. “Promoverei também com urgência ações localizadas, em especial, na economia para retomar nosso ritmo de crescimento para continuar os níveis altos de emprego e asseguramos a valorização dos salários. Vamos dar mais impulso a atividade econômica em todos os setores, em especial no industrial.”
A presidente afirmou ainda que vai seguir no combate à inflação, "avançando no terreno da Responsabilidade Fiscal". Dilma afirmou que vai procurar estabelecer "parceria e diálogo" com as forças produtivas do país, empenhando-se nesta tarefa "antes mesmo" do inicio de seu próximo mandato.
Apelo ao orgulho de ser brasileiro
Na parte final de seu discurso, a presidente apelou para o "orgulho de ser brasileiro". "Quero ampliar o nosso sentimento de fé nessa nação incrível, a que nós temos o privilégio de pertencer e a responsabilidade de fazer cada vez mais próspera e mais justa".
Em mais um gesto de reconciliação do país, após uma disputa eleitoral acirrada, ela afirmou que o país "saiu maior dessa disputa". Dilma disse ainda "sabe a responsabilidade que pesa sobre [os] ombros", apelando para a construção de um Brasil "da solidariedade e das oportunidades".
"Um Brasil que valoriza o trabalho e a energia empreendedora. Um Brasil que cuida das pessoas com um olhar especial para as mulheres, os negros e os jovens. Um Brasil cada vez mais voltado para a educação, a cultura, a ciência e a inovação. Vamos nos dar as mãos e ajudar nessa caminhada que vai nos ajudar a construir um presente e um futuro", afirmou. Ela agradeceu ainda os eleitores e militantes. "O carinho, o afeto, o amor e o apoio que recebi nessa campanha me dão a energia para prosseguir com muito mais determinação". "Brasil, mais uma vez, essa filha tua não fugirá À luta. Viva o Brasil e viva o povo brasileiro", concluiu a presidente, que ainda cantou o hino nacional brasileiro para encerrar o evento que celebrou a vitória na disputa deste domingo.

sexta-feira, outubro 24, 2014

Eleições para direção das escolas municipais acontecerão em 21 de novembro

As eleições diretas para escolha de novos diretores e vice-diretores das escolas municipais de Curitiba foi marcada para o dia 21 de novembro. A votação é aberta à comunidade escolar e os mandatos são de três anos.

O edital com as regras para as eleições foi publicado pela Secretaria Municipal de Educação nesta terça-feira (21). O processo obedecerá ao disposto na Lei Municipal n.º 14.528, de 20 de outubro de 2014, e no regulamento aprovado pelo Decreto Municipal n.º 1072/2014, publicado no Diário Oficial do Município também nesta terça-feira.

A votação será realizada em todas as escolas da rede municipal. Podem concorrer aos cargos de direção e vice-direção os profissionais do magistério, dentro das normas previstas na legislação.

Para orientar e preparar os candidatos aos cargos, a Secretaria Municipal da Educação promoveu na noite de terça-feira um encontro no Centro de Convenções de Curitiba, no Centro. Participaram mais de 450 profissionais da educação, entre atuais dirigentes das escolas, professores e pedagogos com interesse em concorrer aos cargos. No evento foi apresentada a nova legislação - que atualiza a lei que vigorava há 20 anos - e torna mais democrática e participativa a escolha e a ocupação dos cargos de direção nas escolas. 

“O gestor da escola é o dirigente de uma instituição educativa, razão pela qual deve orientar e definir todo o trabalho da equipe tendo a educação sempre como foco”, disse a secretária municipal da educação, Roberlayne Borges Roballo.

A nova lei considera, além das mudanças ocorridas nas escolas nos últimos anos, os novos princípios da gestão em relação à educação, baseada nos princípios da equidade, democracia, trabalho coletivo, autonomia e interesse publico. “A escola como instituição já mudou muito, mas tem muito mais para avançar e isso acontecerá com a participação de cada diretor e vice-diretor na cordenação de suas equipes”, disse Roberlayne.

As novas demandas na área da educação, como os projetos para a melhoria da qualidade do ensino em toda a rede, as funções administrativas, o olhar às vulnerabilidades e a busca por ações diferenciadas dentro e fora da escola, foram apresentadas aos presentes no seminário.

Também foram orientados para que todo o processo eleitoral - que será aberto à votação dos profissionais das unidades, familiares de estudantes e de estudantes acima de 16 anos – aconteça de forma democrática e ética.

As professoras Renata Fabri de Campos e Maricleide do Rocio Neris de Senne, da Escola Municpal Marumbi, no Cajuru, pensam em concorrer à eleição e participaram do encontro para saber sobre o processo. “Vivenciar a experiência de direção é importante para a carreira e por isso pensamos em oferecer nossos nomes à disputa”, disse Renata.

Em escolas nas quais o número de estudantes é superior a 1.500 a direção conta com dois vices. É o caso da Escola Municipal Caic Cândido Portinari, no bairro CIC. “É fundamental para uma educação de qualidade que a escolha dos dirigentes das escolas seja feita de forma ampla e participativa. Essa é a razão que nos motiva a participar”, disse a professora Viviane Silva, que deve montar chapa juntamente com os colegas de unidade Rosangela Gomes e Ronnie Zanatta.

http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41341&PHPSESSID=01293426b4efbd40c278ecff1777c0ca

terça-feira, outubro 21, 2014

Etanol está competitivo no Paraná e em mais quatro estados

Marcelo Andrade / Agência de Notícias Gazeta do Povo / No Paraná, em média, o etanol equivale a 68,12% o preço da gasolina
O etanol passou a ser competitivo também em Mato Grosso do Sul, além de Goiás, Mato Grosso, Paraná e São Paulo na semana que terminou no sábado, 18, mostram dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pelo AE-Taxas. Nos outros Estados e no Distrito Federal a gasolina continua mais competitiva.
Segundo o levantamento, o etanol equivale a 66,22% do preço da gasolina em Goiás. Em Mato Grosso, a relação está em 64,67%; em Mato Grosso do Sul, 69,88%; no Paraná, em 68,12%; e em São Paulo em 65,32%. A gasolina está mais vantajosa principalmente no Amapá, onde o etanol custa o equivalente a 97,68% do preço da gasolina - a relação é favorável ao biocombustível quando está abaixo de 70%.
Preços
Os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros caíram em 15 Estados, subiram em 10 e no Distrito Federal e ficaram estáveis no Amapá na semana encerrada no sábado. Na semana anterior, o biocombustível havia caído em 11 Estados, subido em 12 e permanecido estável em outros três e no Distrito Federal. Os dados são da ANP e mostram que no período de um mês os preços do etanol caíram em 13 Estados, subiram em 11 e no Distrito Federal e não variaram no Amapá e em Roraima.
Em São Paulo, principal Estado consumidor, a cotação subiu 0,21% nesta semana, para R$ 1,865 o litro. No período de um mês, ainda acumula queda de 0,53%.
Na semana, o maior avanço das cotações foi registrado na Bahia (2,10%), enquanto o maior recuo ocorreu em Goiás (2,03%). No mês a maior queda ocorreu em Goiás (1,54%) e o avanço mais significativo, em Mato Grosso (2,85%).
No Brasil, o preço mínimo registrado para o etanol foi de R$ 1 49 o litro, no Estado de São Paulo, e o máximo foi de R$ 3 17/litro, no Amazonas. Na média, o menor preço foi de R$ 1,865 o litro, em São Paulo. O maior preço médio foi verificado no Acre, de R$ 2,927 o litro.

segunda-feira, outubro 20, 2014

Clubinho do Planeta em Cena

Alunos de diversas escolas públicas e frequentadores de instituições poderão prestigiar gratuitamente um espetáculo teatral que diverte e conscientiza. São Bernardo do Campo (SP), Betim (MG) e São José dos Pinhais (PR) são algumas das cidades que receberão o projeto.
 Com o objetivo de levar arte, conscientização e entretenimento às camadas sociais menos favorecidas, o Grupo Komedi desenvolveu o projeto “Clubinho do Planeta em Cena”, um espetáculo infanto-juvenil que mescla o universo lúdico da criança com questões sobre a preservação do meio ambiente, como reciclagem, respeito à natureza e desenvolvimento sustentável. Patrocinado pela Tegma Gestão e Logística, o espetáculo será apresentado em instituições carentes e escolas públicas de São Bernardo do Campo (SP), Betim (MG) e São José dos Pinhais (PR).
 A peça traz à cena as aventuras do menino Pedrinho e sua preocupação em preservar o meio ambiente. De tanto lembrar seus amiguinhos sobre a importância de cuidar do nosso planeta, ele acaba sendo rotulado de CDF. Triste com essa atitude, Pedrinho se isola e acaba fazendo amizade com a divertida gaivota Gabriel, que também superou uma grande tristeza, a de não saber voar. Enquanto conversam eles avistam um balão caindo em sua comunidade, causando um imenso fogaréu. Pedrinho, sempre responsável, corre e liga para os bombeiros, que apagam o fogo. Pedrinho se torna ídolo na escola, e junto com seus amiguinhos, cria o “Clubinho do Planeta em Cena”, visando preservar não apenas de sua comunidade, mas sim salvar o planeta Terra de um grande desastre ecológico. O clubinho faz tanto sucesso que a diretora pede que ele funcione na sede da escola, afinal, todos querem que o nosso mundo seja lindo!
De forma lúdica e divertida, o “Clubinho do Planeta em Cena” utiliza a arte teatral como ferramenta para despertar o interesse e a preocupação do público infanto-juvenil em relação aos cuidados com o meio ambiente. A peça traz uma verdadeira mensagem de amor ao nosso planeta, dizendo aos pequenos da importância que cada indivíduo tem em sua comunidade. Uma pipa, um balão ou uma garrafa deixada na mata são capazes de causar um imenso estrago em nosso ecossistema, e isso é mostrado de forma leve e divertida neste projeto idealizado pelo Grupo Komedi e patrocinado pela empresa Tegma Gestão e Logística, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.
 Conscientizar as crianças de hoje é a garantia de um mundo melhor amanhã!
 FICHA TÉCNICA
Direção: Adriano Veríssimo
Elenco: Alexandre Zanchetta, Clara Nascimento, Glaura Lacerda, Filipe Macedo e Marcio Delucca
Produção: Grupo Komedi
Assessoria de Imprensa: Moretti Cultura e Comunicação
Duração: 45 minutos
Indicação: Livre
 SERVIÇO: São Bernardo do Campo (SP)
Onde: EMEB Belmiro Soares da Cunha
Endereço: Rua Sílvio Pasin, 150 -  Vila Jerusalém
Quando: 06/10 – 10h e 14h

Onde: EMEB Professor Nilo Campos Gomes     
Endereço: Rua Flora Bulcão Leandro Vertemate, 160 - Jardim Silvina
Quando: 07/10 – 10h e 14h

Onde: EMEB José Arnaud da Silva
Endereço: Rua das Paineiras, 01 - Alvarenga
Quando: 16/10 – 10h e 15h

Onde: EMEB Lopes Trovão
Endereço: Rua Austrália, 120- Jardim Santo Ignacio
Quando: 23/10 – 10h e 14h


SERVIÇO: Betim (MG)
Onde: CAER - Centro de Apoio Educacional
Endereço: Rua Mestre Ramacrisna, 379 - Santo Afonso
Quando: 20/10 – 10h

Onde: E.M Maria Aracelia Alves
Endereço: Rua Santos Dumont, 186 - Vargem das Flores
Quando: 20/10 – 14h


SERVIÇO: São José dos Pinhais (PR)
Onde: Escola Municipal Rural Clodoaldo Naumann
Endereço: Estrada Campo Largo da Roseira, s/n km 7
Quando: 23/10 – 10h e 14h
IMPRENSA // André Moretti

Contatos11-98269 6704   11-4304 6704
moretti.moretti@gmail.com

sexta-feira, outubro 17, 2014

Melhores do Brasil e da África duelam no Brazil Run Series/Circuito CAIXA em Curitiba




São Paulo - De um lado, os líderes do ranking brasileiro de corrida de rua, Sivaldo Viana e Fabiana Cristine da Silva. Do outro, a campeã da São Silvestre, Nancy Kiprop, e o vencedor do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA em Campo Grande, Timothy Kimeli. Em jogo, o fim da hegemonia de três anos dos africanos na etapa curitibana do circuito e pontos importantes para a classificação geral, na reta final da temporada. No duelo Brasil x África, os donos da casa ainda ganham o reforço da paranaense Joziane Cardoso na briga pelo pódio. A disputa terá largada às 7 horas na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, e percursos de 5 km e 10 km. 

Líder do ranking com 303 pontos, Fabiana Cristine da Silva chega a Curitiba embalada pelo vice-campeonato dos 5.000 m no Troféu Brasil, no último final de semana. A pernambucana soma duas vitórias no Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, em Porto Alegre e Recife, e é uma das favoritas ao pódio na capital paranaense. Entre os homens, Sivaldo Santos Viana está ainda mais confortável na liderança do ranking, com 396 pontos, 72 a mais que o vice-líder, Valdir Oliveira.

Força paranaense - Os anfitriões engrossam o pelotão brasileiro na disputa com quatro atletas, dos quais Joziane Cardoso é o maior destaque. A fundista, que treina em Petrópolis, no Rio de Janeiro, estreou nesta temporada com a vitória na Meia Maratona de São Paulo. Também venceu a etapa de Fortaleza do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, em agosto, e foi a vice-campeã e melhor brasileira na de Ribeirão Preto, no último sábado (11). Também na elite feminina estão Dione D’Agostini Chillemi e Adriana Santil da Costa. No pelotão masculino, Joel Lenart representa o Paraná.

Pelotão africano - Do lado estrangeiro, a grande favorita ao pódio é a queniana Nancy Kipron. Além da vitória na São Silvestre, a fundista coleciona títulos importantes nesta temporada: Volta das Nações, Meia Maratona do Rio de Janeiro e Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu. A elite feminina também contará com a queniana Nelly Jepkurui, campeã das etapas de Brasília (2011) e Porto Alegre (2012) do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA. Já a elite masculina terá, ao lado de Timothy Kimelli, o compatriota Edwin Kibet, pódio em todas as nove provas que disputou nesta temporada, incluindo as vitórias na meia-maratona da Volta das Nações, em Campo Grande, e na etapa de Porto Alegre do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA.

Confira também a classificação atualizada do Ranking CBAt/CAIXA, após 20 provas, aqui.

Herói do Atletismo em Curitiba - Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney/2000 com a equipe brasileira de revezamento 4x100 m, Cláudio Roberto Souza será o padrinho do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA em Curitiba. O ex-velocista dará a largada da prova no domingo (19), e participará da premiação aos vencedores.

Pegada do Bem - A campanha Pegada do Bem está percorrendo o País junto com o Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA desde o início do ano, para impulsionar, por meio da doação de tênis, projetos que usem o esporte como ferramenta de inclusão social de jovens carentes. Em Curitiba, a beneficiada será a Ong Saúde Esporte, que tem projetos envolvendo corrida de rua para crianças da periferia da cidade e rugby em cadeira de roda, modalidade paralímpica. Os tênis podem ser doados no dia da corrida, neste domingo (19), a partir das 6 horas, na tenda de retirada de chip. A entrega à entidade será feita no mesmo dia, durante a cerimônia de premiação.

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois das provas em Salvador (13/4), Uberlândia (3/5), Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5), Goiânia (8/6), Fortaleza (3/8), Recife (10/8), Porto Alegre (31/8), Ribeirão Preto (11/10) e Curitiba (19/10), a competição terá suas últimas etapas em Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2015.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro, mais o apoio da Nutry e da seguradora Neptunia. No Paraná, o Circuito CAIXA conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação de Atletismo do Paraná.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa

Acompanhe também a LOCAL nas redes sociais:
Twitter: @localcomunica

Facebook: LocaldaComunicacao

Local da Comunicação - Juliana Leite (MTB 49.580)
E-mail: juliana@localcom.com.br
Tels: Juliana (11) 3263-0683 e (11) 98457-9704


http://www.localcom.com.br/noticias_leitura.php?nws-news=237064&nws-canal=3039

quarta-feira, outubro 15, 2014

.

.
Uma homenagem prestada pela Câmara Municipal de Curitiba em função do Dia do Professor, na manhã desta quarta-feira (15), promoveu o encontro entre a experiência e a novidade. As professoras municipais Isolina de Abreu, recém-aposentada, e a iniciante Siméia Bozani, que ingressou na rede municipal de ensino de Curitiba em janeiro deste ano, foi a dupla escolhida, juntamente com a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, para representar os 10 mil professores da rede municipal e receber a homenagem. A cerimônia aconteceu no plenário da Câmara, durante a Tribuna Livre.

Siméia Parreira de Assis Bozani acabou de ingressar na rede, um ano após concluir a faculdade de Pedagogia. A escolha pelo magistério aconteceu muito cedo, pois acompanhava o trabalho de professoras da rede ao levar o irmão mais novo para as turmas de altas-habilidades da rede municipal.

Siméia decidiu por estudar, pesquisar e atuar com educação especial. “Estudei bastante e estou feliz no meu caminho. Me considero uma professora-aluna porque tenho aprendido muito diariamente durante o meu exercício de ensinar”, disse Siméia.

A professora é corregente e dá aula de Ciências na Escola Municipal Monteiro Lobato, na Vila Nossa Senhora da Luz, no bairro CIC. “Meu objetivo como professora é intensificar as potencialidades dos meus alunos”, disse Simeia.

A professora Isolina de Abreu tem dois padrões na rede. No primeiro deles já está aposentada, mas segue ensinando crianças na Escola Municipal Professora Sophia Gaertner Roslindo. Isolina sempre trabalhou com as turmas de alfabetização, dizendo-se realizada a cada passo que os estudantes dão nos caminhos da leitura e da escrita. “A paixão pela educação me fez também voltar aos bancos escolares, nos cursos, que são muito importantes a continuidade domeu trabalho em sala”, conta Isolina.

Além de receberem certificados e homenagens prestadas pelos vereadores, as professoras acompanharam a apresentação feita por Roberlayne Borges Roballo relatando a história da formação docente no Brasil e o papel das mulheres no magistério municipal.

“Temos professores valorosos que buscam a construção de uma sociedade mais justa e cidadã a partir dos caminhos trilhados na educação”, disse Roberlayne. A secretária falou sobre importantes conquistas que os profissionais da área podem comemorar, entre elas a aprovação do novo plano de carreira do magistério, a ampliação de vagas no projeto Edupesquisa, o convênio com a Universidade Federal do Paraná para a oferta do mestrado profissional, além do Polo UAB na Universidade Aberta.

O presidente da Câmara, Paulo Salamuni, ressaltou a importância do trabalho dos profissionais do magistério. “Nosso trabalho na Câmara Municipal em criar e discutir projetos não teria sentido se não fossem os professores que brilhantemente atuam diariamente para garantir educação de qualidade em nossa cidade”, disse Salamuni.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Pedro Paulo, ressaltou a importância da homenagem de valorização aos professores. “E felizmente este reconhecimento acontece ao mesmo tempo em que juntos aprovamos o novo plano de carreiras”.

O plano

O Plano do Magistério reúne propostas elaboradas por um grupo de trabalho paritário, formado por representantes da Prefeitura, de servidores e do Sindicado dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac).

Entre as principais mudanças está a implantação de um novo modelo de tabela salarial, que permite aos professores atingir o patamar mais elevado da carreira durante o tempo de serviço regular. Com o plano vigente o profissional do magistério precisaria de 89 anos de serviço para atingir o topo da tabela de vencimentos, com ganho salarial de 2,8% a cada dois anos. O novo plano cria condições para que o servidor reduza para 25 anos esse tempo, e estabelece ganho anual de 2,1%.

As mudanças resultarão em ganhos salariais de até 56%, ao longo de dois anos. Esse é o caso real de uma professora com mestrado e 27 anos de profissão. Hoje, essa professora recebe R$ 2.973. com o novo plano, passará a receber R$ 4.644, para uma jornada de quatro horas de trabalho por dia – um salário maior que o pago em várias faculdades.

Um professor em início de carreira, com oito anos de serviço e curso superior, sem especialização e sem mestrado, sai de um salário de R$ 1.853 para R$ 2.011 (aumento de 11,58%). Para um professor que também tem somente o curso superior, mas está há 14 anos na carreira, o aumento é de 36,74%: o salário passa de R$ 1.958 para R$ 2.677. Com uma especialização e 21 anos de Magistério, o ganho é de 53%: passa de R$ 2.315 para R$ 3.561.

Todos esses exemplos correspondem à jornada de trabalho de quatro horas por dia, ou seja 20 horas semanais. Como muitos professores fazem 40 horas, o valor dobra, projetando para a aposentadoria, no caso de quem tem mestrado, somando os vários outros benefícios, um salário próximo de R$ 12 mil.

Assim que o novo plano for sancionado, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos iniciará o trabalho de análise individualizada da situação de cada um dos 12 mil profissionais do magistério, para calcular as distorções causadas por planos anteriores.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41328

terça-feira, outubro 14, 2014

Aprovado na Câmara, novo plano promoverá avanço histórico para professores de Curitiba

.
Esta segunda-feira, 13 de outubro, ficará marcada como um dia histórico para o magistério municipal de Curitiba. A Câmara Municipal aprovou, em primeira votação e por unanimidade, o projeto de lei que estabelece o novo Plano de Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Curitiba. O plano representa o maior avanço já conquistado pela categoria. Ele corrige distorções acumuladas ao longo de 20 anos, assegura ganhos e avanços futuros e estabelece mecanismos de estímulo à permanência dos professores na rede municipal.

“É um grande avanço, que corrige um passivo histórico e nos traz alegria por garantir a valorização de uma categoria profissional tão importante para qualquer cidade que pensa efetivamente no futuro”, disse o prefeito Gustavo Fruet. “E o plano é ainda mais significativo porque resultou do diálogo aberto com representantes do magistério municipal, uma prática que permeia toda a nossa política de recursos humanos.”

A proposta do novo plano foi encaminhada à Câmara pela Prefeitura de Curitiba em 1º de julho. Foram três meses de discussões e debates, até aprovação, com 36 votos e duas emendas apresentadas coletivamente pelos vereadores. “A cidade toda está de parabéns. Foi uma ampla e democrática discussão que originou uma conquista não apenas para o magistério, mas para as milhares de famílias atendidas na rede municipal de educação”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Salamuni.

O novo plano prevê ganhos salariais, estabelece condições para o crescimento na carreira a partir de critérios objetivos e estáveis e valoriza o tempo de serviço, assegurando aposentadoria digna para os professores.

A implantação do plano acontecerá ao longo de 24 meses, com ganhos financeiros ao longo deste período para todos os servidores. “É um plano que mostra a prioridade que a educação tem na gestão do prefeito Gustavo Fruet, e foi construído com a participação da categoria e agora aprovado pela Câmara”, disse o líder da maioria na Casa, vereador Pedro Paulo, assim que o plano foi aprovado.

O plano

O Plano do Magistério reúne propostas elaboradas por um grupo de trabalho paritário, formado por representantes da Prefeitura, de servidores e do Sindicado dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac).

Entre as principais mudanças está a implantação de um novo modelo de tabela salarial, que permite aos professores atingir o patamar mais elevado da carreira durante o tempo de serviço regular. Com o plano vigente o profissional do magistério precisaria de 89 anos de serviço para atingir o topo da tabela de vencimentos, com ganho salarial de 2,8% a cada dois anos. O novo plano cria condições para que o servidor reduza para 25 anos esse tempo, e estabelece ganho anual de 2,1%.

As mudanças resultarão em ganhos salariais de até 56%, ao longo de dois anos. Esse é o caso real de uma professora com mestrado e 27 anos de profissão. Hoje, essa professora recebe R$ 2.973. com o novo plano, passará a receber R$ 4.644, para uma jornada de quatro horas de trabalho por dia – um salário maior que o pago em várias faculdades.

Um professor em início de carreira, com oito anos de serviço e curso superior, sem especialização e sem mestrado, sai de um salário de R$ 1.853 para R$ 2.011 (aumento de 11,58%).Para um professor que também tem somente o curso superior, mas está há 14 anos na carreira, o aumento é de 36,74%: o salário passa de R$ 1.958 para R$ 2.677. Com uma especialização e 21 anos de Magistério, o ganho é de 53%: passa de R$ 2.315 para R$ 3.561.

Todos esses exemplos correspondem à jornada de trabalho de quatro horas por dia, ou seja 20 horas semanais. Como muitos professores fazem 40 horas, o valor dobra, projetando para a aposentadoria, no caso de quem tem mestrado, somando os vários outros benefícios, um salário próximo de R$ 12 mil.

"Essa valorização dos profissionais da educação é imprescindível para a construção de um processo de aprendizagem que considere os princípios da equidade, responsabilidade, respeito, compromisso e de ética”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Roballo.

Segundo Roberlayne, 2014 tem sido um ano de grandes e importantes desafios para a educação, superados graças ao dinamismo e competência dos servidores da área. “Além do novo plano, a rede municipal celebra o bom desempenho no Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb), fruto de um trabalho articulado e coletivo dos professores”, disse Roberlayne.

Também foram destacados por Roberlayne o reforço no programa de formação continuada dos professores, a implantação do Polo UAB da Universidade Aberta do Brasil, que ofertará o curso a distancia de Pedagogia, além do Mestrado Profissional, em parceria com a Universidade Federal do Paraná. 

Cálculos

Assim que o novo plano for sancionado, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos iniciará o trabalho de análise individualizada da situação de cada um dos 12 mil profissionais do magistério, para calcular as distorções causadas por planos anteriores.

“Com esses cálculos vai se chegar à diferença entre o que o servidor ganha na tabela atual e o que passará a ganhar. Essa diferença será transformada em referências, para enquadramento na nova tabela. Todos receberão ao menos uma referência. Ou seja, todos os professores da rede terão ganho, e nenhum terá perdas”, explica a secretária de Recursos Humanos, Meroujy Cavet.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41325&PHPSESSID=04017a8acf6f95313f25faefc24ae842

quinta-feira, outubro 09, 2014

Horário eleitoral volta e 'desconstrução' de presidenciáveis deve prevalecer

Ichiro Guerra/Divulgação ; Orlando Brito/ Divulgação / Dilma Rousseff participou de reunião com lideranças em Brasília ; Aécio Neves visitou trabalhadores da construção civil em SP
A propaganda eleitoral na televisão para o 2.º turno da eleição presidencial começa nesta quinta-feira (9) à noite, às 20h30, e vai ser veiculada diariamente - inclusive aos domingos - até o dia 24, antevéspera da votação. Serão dois blocos, de 20 minutos cada, divididos igualmente entre os candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves. A propaganda no rádio terá início nesta sexta-feira (10), pela manhã, também em dois períodos, com 20 minutos cada.
Na televisão, os programas serão exibidos a partir das 13h e das 20h30. No rádio, a partir das 7h e das 12h. Além da propaganda na TV e no rádio Dilma e Aécio terão direito a inserções durante as programações, num total de 15 minutos diários em ambos os veículos, divididos igualmente. Cada candidato terá até 15 inserções por dia.
Esta noite, a propaganda da coligação da atual presidente, Com a Força do Povo, vai ao ar primeiro, pois Dilma foi a candidata mais votada no 1.º turno (41,59% dos votos válidos, ante 33,55% de Aécio, da coligação Muda Brasil). Mas a ordem será alternada a cada bloco dos programas.
No 1.º turno, a propaganda eleitoral foi marcada por ataques mútuos das campanhas dois dos finalistas. No programa eleitoral do PT de 9 de setembro, por exemplo, ao enfatizar a posição de Dilma sobre a corrupção, em meio às acusações envolvendo a Petrobras, a campanha da petista disse que nos governos tucanos as denúncias ficavam guardadas num gaveta até serem esquecidas.
Já a campanha do PSDB, ao criticar o que considera acúmulos de erros do governo Dilma em 23 de setembro, lembrou que as obras do Porto Mariel, em Cuba, são financiadas pelo BNDES, num exemplo dos prejuízos que estariam sendo causados ao erário.
O jogo pesado vai continuar nesta fase final, entende Carlos Manhanelli, presidente da Associação Brasileira dos Consultores Políticos. "Vai ser o tempo todo a desconstrução de um para o outro. Todos os argumentos de programa de governo foram usados no 1.º turno. Então, agora haverá a tentativa de desconstrução", diz. "O ideal, claro, seria que apresentassem suas propostas, para ajudar o eleitor a decidir o voto."
Estados
No Distrito Federal e nos 13 estados onde haverá 2.º turno para o poder estadual, será realizado também o horário eleitoral dos candidatos. Serão também, 20 minutos por bloco, 10 para cada candidato.
Os programas irão ao ar logo após a propaganda dos postulantes à Presidência. Nesses locais, portanto, cada período terá duração de 40 minutos, o dobro do tempo destinado aos estados onde só haverá 2.º turno da eleição presidencial. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.