domingo, dezembro 28, 2014

Tiririca apresenta projeto para evitar desperdício de alimentos. “A fome e a miséria não tem graça”

 tiririca2112
Tiririca é um dos deputados que não se ausentou de uma só sessão de plenário desde o início do mandato
Cientistas políticos são unânimes ao analisar o fenômeno Tiririca (PR-SP), reconduzido ao cargo de deputado federal com o apoio de mais de 1 milhão de eleitores: é um voto de protesto. Mas o palhaço por profissão e que debocha da classe política nas propagandas trata de coisa séria no Congresso.
Na última semana, o parlamentar, um dos únicos a comparecer a todas as sessões do mandato, apresentou projeto que institui a política nacional de redução de perdas e desperdício de alimentos. Na justificativa, usou tom emocional, lembrou sua história e citou até uma paródia que costuma cantar para sensibilizar os colegas.
O projeto de Tiririca propõe princípios, objetivos, metas e ações a serem adotados pelo governo federal em cooperação com Estados, municípios e iniciativa privada, de modo a maximizar o aproveitamento para consumo humano dos alimentos no país. Entre as ações, defende que se conscientize as pessoas e se faça investimentos sobre os impactos do desperdício e a elaboração de iniciativas que tenham por finalidade a redução das perdas.
Isso inclui, por exemplo, a inserção do tema no conteúdo programático do ensino fundamental, em disciplinas relacionadas à educação alimentar e nutricional, e a  conscientização quanto aos aspectos sociais, ambientais e econômicos relacionados às perdas e ao desperdício.
A política nacional versaria também sobre a capacitação de pessoal para produção, colheita, processamento, transporte, armazenamento e comercialização e a pesquisa científica que contribuíssem para reduzir as perdas.
Na justificativa, Tiririca lembra estimativa da Organização das Nações Unidas para a Fome e a Alimentação  (FAO) de que a terça parte de todo o alimento produzido no mundo se perde ou é desperdiçada, provocando imenso impacto negativo sobre a economia global, a oferta mundial de alimentos e o meio ambiente. “Uma das coisas mais tristes e vergonhosas que acontecem todos os dias é o desperdício de toneladas e toneladas de alimentos, enquanto muitos não têm o que comer”, diz o parlamentar no texto.
Tiririca destaca que foi menino pobre, cita a vida de palhaço e resume: “Grandes humoristas brasileiros e de todo o mundo, que sempre me inspiraram, têm demonstrado rara capacidade de produzir humor nas mais variadas situações e até ajudado a amenizar a dor de crianças que sofrem com graves enfermidades, internadas em hospitais. No entanto, há coisas que definitivamente não têm graça, como a miséria e a fome”. 
Ao encerrar a justificativa, Tiririca volta a tratar de sua origem nos palcos. “Sem fome e sem miséria, muitos brasileiros que hoje enfrentam dificuldades poderão, de fato, perceber-se como cidadãos; bem alimentados, poderão aproveitar melhor a vida e, entre outras coisas, divertir-se com as pilhérias dos palhaços”, avalia, antes de citar uma paródia que costuma cantar nos palcos. Assim ele conclui:
 “Não se admire se um dia 
menino de rua invadir 
a porta da sua casa, 
pegar alimento e fugir. 
Não condene esse menino, 
não chame ele de ladrão 
que leva sol e chuva 
e ainda dorme no chão. 
Mas se você parar pra pensar 
e prestar bem atenção 
’cê pode ajudar 
e tirar ele do chão. 
Já sabendo disso tudo 
ele vai lhe dar as mãos. 
É a nossa obrigação: 
ajudar nossos irmãos!”

quarta-feira, dezembro 17, 2014

Indicadores de qualidade da educação infantil de Curitiba são premiados pelo Inep

A Rede Municipal de Ensino de Curitiba recebeu o prêmio Inovação em Gestão Educacional concedido pelo Ministério da Educação por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A premiação foi nesta terça-feira (16) na sede do Inep, em Brasília, em razão do desenvolvimento dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O prêmio é concedido a cada dois anos aos municípios com resultados significativos para a qualidade da educação, a partir de mudanças na gestão de suas redes de ensino.

O prêmio foi entregue pelo presidente do Inep, José Francisco Soares, para a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, e para parte da equipe da rede municipal de ensino responsável pela elaboração e implantação dos Parâmetros. Os parâmetros são referenciais de organização de espaços e tempos nos CMEIs para o trabalho com crianças de 0 a 5 anos.

“Receber o prêmio é o reconhecimento por uma ação desenvolvida por profissionais muito dedicados que têm trabalhado na construção de uma identidade para a educação infantil de Curitiba já reconhecida como referência para o país, porém reconhecendo e respeitando as diversidades de cada unidade e com a participação das famílias”, disse Roberlayne.

Os parâmetros e indicadores são um conjunto de medidas para garantir que em todas as unidades as crianças tenham as mesmas oportunidades para crescer, brincar, aprender e se desenvolver, em ambientes voltados à garantia de seus direitos. Estão reunidos em um documento que sinaliza ações e condutas que devem ser seguidas pelas equipes da educação infantil e que garantem a todas as crianças atendidas nos CMEIs, independentemente de seja a unidade, o direito à educação de qualidade.

“É o que faz com que cada CMEI seja um espaço organizado, aconchegante, seguro e desafiador para os meninos e meninas e que no período em lá estiverem tenham interações de qualidade com os adultos, pautadas na intencionalidade educativa”, explica Roberlayne.

São nove parâmetros, que podem ser entendidos como modelos para a reflexão e desenvolvimento de boas práticas para o cuidar e o educar da criança pequena. Todos os envolvidos na educação e cuidados das crianças participam e validam os indicadores, incluído os pais e as próprias crianças. O instrumento foi elaborado em 2010, com base nos parâmetros do Ministério da Educação. “Foi uma construção coletiva com base nas observações dos profissionais da educação infantil, nas experiências vivenciadas nos CMEIs considerando a organização dos espaços a diversidade e qualidade de propostas oferecidas às crianças”, disse a superintendente de gestão educacional da Secretaria Municipal da educação, Ida Regina Moro Milléo e Mendonça.

Também foram considerados na elaboração do documento o investimento na gestão democrática e, pincipalmente, ressalta Ida, o interesse e o envolvimento os profissionais para o planejamento de desenvolvimento do trabalho com as crianças. Com base neste documento as avaliações nos CMEIs são realizadas anualmente e contam com a participação dos pais. “Os parâmetros revelam pontos de partida e chegada que desejamos ter com relação aos diferentes aspectos que compõem o cotidiano das unidades da rede”, explica a diretora do Departamento de Educação Infantil, Maria da Glória Galeb.

No CMEI Santo Antônio, no Uberaba, a avaliação feita recentemente deixou satisfeita a equipe de profissionais e as famílias das crianças atendidas. “Seguimos os parâmetros e indicadores e nosso resultado é muito positivo. Apenas uma das nossas metas não foi plenamente alcançada e ainda assim em função de não depender de nossas atitudes”, comemora a diretora do CMEI, Aridina Machado de Liz dos Santos.

Entre as melhorias que os parâmetros e indicadores garantiram para a unidade estão o jardim suspenso e o refeitório para alimentação das crianças. Os dois ambientes estão entre os espaços que devem ser ofertados em todos os CMEIs, porém, a falta de espaço na unidade que é uma construção antiga, da década de 90, não contemplava os ambientes. “Tivemos de vencer o desafio arquitetônico e buscar soluções ousadas e criativas, mas conseguimos e temos garantido melhorias pedagógicas e autonomia para as crianças se alimentarem”, comemora Aridina.

A solução veio com a montagem de um jardim suspenso na entrada da unidade que, apesar de pequeno, garante a interação das crianças com flores e plantas, além de um canteiro onde são plantados morangos e alface. A falta de espaço para o refeitório foi solucionado transformando a hall de entrada que passou por melhorias em espaço para a alimentação das crianças. “E tudo com a participação ativa e avaliada das 20 professoras de educação infantil, das três professoras da unidade e das famílias as nossas crianças”, comemora Aridina.

Entre as 130 crianças atendidas nas turmas do berçário ao maternal do CMEI está Laura, de 4 anos e filha de Dione Gruber, uma mãe que faz questão de participar de todas as avaliações do CMEI. “É uma segurança para nós podemos avaliar o que está bom e poder sugerir melhorias que consideramos necessárias”, disse Dione.

Na avaliação feita neste ano, Dione viu sair da marcação de situação crítica a organização dos armários onde ficam guardados os brinquedos. “Foi um item apontado na última avaliação como crítico, mas houve mudança e ela foi positiva’, disse Dione.

Outro exemplo de indicador nos CMEIs é o que estabelece que todas as salas de atividades, de todos os CMEIs devem ter um canto permanente para a leitura, com livros organizados ao alcance das crianças, que escolhem livros de sua preferencia para ler. O momento de leitura da criança deve acontecer todos os dias, e até mesmo entre as crianças menores, de dois a 4 anos. A leitura nestes casos é das imagens, razão pela qual outro indicador apresenta a necessidade dos livros serem todos de apropriados à faixa etária.

Ainda dentro deste mesmo referencial, de literatura, um indicador prevê a leitura diária de gêneros narrativos pelo educador para as crianças. A forma como cada profissional fará a leitura pode ser diferenciada de uma sala para outra, de uma unidade para outra.

Prêmio

Essa é a quarta edição da premiação, que reconhece boas práticas desenvolvidas para a melhoria da qualidade do ensino. Foram premiadas nove experiências nas áreas de Avaliação e Resultados Educacionais, Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas e Planejamento e Gestão.

O prêmio teve início em 2006 e integra as ações do Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional do Inep. O objetivo é reconhecer e valorizar os trabalhos dos gestores que mudam a realidade educacional dos seus municípios e dessa forma, contribuem para o alcance dos objetivos e metas dos Planos Nacionais de Educação (PNE), do Compromisso Todos pela Educação e, de forma mais ampla para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.

O prêmio é coordenado pela Dired e pela Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage), da Secretaria de Educação Básica (SEB), do MEC. Sãoparceiros da iniciativa a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), FNDE, UNDIME e a UNESCO.

http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41431&PHPSESSID=404229967b51a92ac4cd8971c24859aa# 

segunda-feira, dezembro 15, 2014

Auto de Natal




O Grupo Teatral Lanteri apresenta, nesta quarta-feira, dia 17, o Auto de Natal em 2 horários: às 1900  e às 20:30 horas, no salão social  anexo ao Santuário do Carmo.

A encenação do Auto de Natal relata a vinda de Jesus Cristo desde as primeiras profecias até o seu nascimento, sob a narrativa de Abraão, que mostra todos os pontos marcantes de seu povo até a chegada do Salvador.

Conhecido na cidade pela tradicional apresentação do espetáculo “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo”, o Grupo Lanteri é formado por atores profissionais e amadores voluntários. Constituído há 36 anos, o Lanteri ocupa lugar de destaque no cenário cultural da cidade de Curitiba e realiza também outras apresentações teatrais.


Entrada Franca.  

Endereço:  Av. Marechal Floriano Peixoto, 8520 - Boqueirão - Ctba/PR

sexta-feira, dezembro 12, 2014

Pastoral da Criança inaugura Museu da Vida em Curitiba

A Pastoral da Criança inaugurou nesta sexta-feira (12) o Museu da Vida, que, por meio de sete exposições permanentes, conta a história dos 30 anos da instituição e de sua missão em prol das crianças. A inauguração acontece no Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, considerada a padroeira da América Latina, celebrada nesta sexta.
Veja imagens do Museu da Vida
Serviço
Entrada: gratuita
Funcionamento: de segunda à sexta, das 8 às 19 horas*
Endereço: Rua Jacarezinho, 1.691, no bairro Mercês
*O museu ficará fechado do dia 24/12 ao dia 04/01, devido às festividades de fim de ano.
“A ideia do museu surgiu em outubro do ano passado da necessidade de criar um local para que as pessoas que atuam na base da Pastoral, acompanhando as crianças atendidas, pudessem aprender mais e sair das visitas de Curitiba com uma motivação maior”, conta o coordenador adjunto da Pastoral, Nelson Arns Neumann. “A meta parece ter sido alcançada”, comemora.
O destaque fica para o Memorial Dra. Zilda Arns, que inclui uma visita à sala em que a fundadora da Pastoral trabalhava. O escritório conta com objetos originais na mesma disposição feita por Zilda, antes de viajar para o Haiti, quando veio a falecer em 2010, vítima do terremoto que atingiu o país caribenho. Além disso, trechos de próprio cunho de seu diário e de seu último discurso foram gravados nas paredes do Memorial e são narradas pela voz da jornalista Marília Gabriela.
O Museu da Vida conta ainda com exposições sobre as práticas e as ações desenvolvidas pela Pastoral. A visita acaba com uma trilha por um bosque de mata nativa com mais de 13 mil metros quadrados, diversas árvores centenárias e uma gruta natural.
História da fundadora
Zilda Arns nasceu em Forquilhinha, Santa Catarina, e construiu sua vida no Paraná, escolhendo a Medicina como missão. Por isso, o Hospital do Idoso, inaugurado em 2012 no Pinheirinho, traz seu nome.
Ela fundou a Pastoral da Criança em 1983 e levou a primeira ação da entidade a Florestópolis, no Paraná, onde o índice de mortalidade infantil chegava a 127 mortes a cada mil crianças. Após um ano de atividades, o índice caiu para 28 mortes a cada mil nascimentos.
O sucesso incentivou a Igreja Católica a expandir a pastoral para todos os estados e o Ministério da Saúde a adotar e aperfeiçoar alguns dos métodos criados pela pastoral para combater a mortalidade infantil e a desnutrição. Desde então, Zilda foi indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz e colecionou glórias pelo mundo todo. Em 2004, ela fundou e coordenou a Pastoral da Pessoa Idosa.
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1520296&tit=Pastoral-da-Crianca-inaugura-Museu-da-Vida-em-Curitiba

quarta-feira, dezembro 10, 2014

Cantata de Natal com o Coral Luterano da Cruz

 Domingo, 14 de dezembro às 20h, após a Missa das 19h, dentro do Santuário Santa Rita de Cássia. Rua Padre Dehon, 728 Vila Hauer
 
CANTAI, SUA LUZ CHEGOU! Será uma cantata de Natal que conta a história do nascimento de Jesus, visto pelos olhos de uma família fictícia. Os componentes dessa família fabricam lâmpadas em Belém e estavam lá no dia do nascimento de Jesus. O negócio daquela família era iluminar a vida das pessoas com as lâmpadas, mas ela admitia que estava em trevas. Finalmente, ao conhecer Jesus, aquele lar é capaz de aceitá-lo e de levar sua luz para todos os que precisam.
 
IMPERDÍVEL!!!! Venha prestigiar o talento dos nossos irmãos Luteranos e, juntos, testemunhando a unidade pedida por Jesus, vamos preparar o Natal em nossa comunidade.

Convide seus amigos, familiares e compartilhe esta boa notícia!
 
 
 
Foto de José Querino de Paula.