sexta-feira, outubro 30, 2015

Curitiba terá programação religiosa no Dia de Finados

Os cemitérios de Curitiba terão uma programação religiosa especial no Dia de Finados. Além das missas católicas, cultos evangélicos e celebrações ecumênicas ocorrem durante todo o dia, em diversos cemitérios de Curitiba e região.
O pico de movimento deve ser pela manhã, na praça em frente ao Cemitério Municipal do Água Verde, onde o padre Reginaldo Manzotti realiza uma “adoração ao santíssimo”, às 9 horas. Logo depois, às 10 horas, Manzotti anima a missa celebrada pelo arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, também no Água Verde.
Nos demais cemitérios municipais, também ocorrem celebrações. No Boqueirão, as missas são às 9, 12 e 15 horas.O São Francisco de Paula – conhecido como Cemitério Municipal – terá duas missas, às 10 e às 15 horas.Já no Santa Cândida não há missa no cemitério - só na paróquia; as igrejas evangélicas Assembleia de Deus e Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular vão estar presentes no local, durante todo o dia com ações religiosas. Ações similares ocorrem no Boqueirão, sob responsabilidade da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e da Igreja Ecumênica da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo.

Cemitérios paroquiais

Os cemitérios paroquiais devem optar por missas na igreja mesmo, e não em campo aberto. É o caso do paroquial do Santa Cândida (às 8, 10 e 16 horas), do Abranches (8 e 10 horas); do Umbará (10 horas missa e terço às 16 horas); da Colônia Orleans (8, 10 e 15 horas); e do São Marcos (8, 10 e 15 horas), que fica no Pilarzinho. Já no Campo Comprido as missas das 10 e das 18 horas são na paróquia Nossa Senhora de Lourdes; e a das 8 horas, no cemitério.
As missas ainda serão realizadas nos cemitérios do Parque Iguaçu (11 horas); Vertical (8, 11 e 16 horas); Parque São Pedro (10 e 16 horas); Jardim da Saudade (9, 14 e 16 horas); Jardim da Paz (10 horas); Santa Felicidade (8 , 10, 16 e 18 horas); e no Parque das Araucárias (9h).
Já os cultos evangélicos terão vez no Cemitério Vertical de Curitiba (13 horas), Jardim da Saudade (10h30) e no Parque das Araucárias (15 horas), em Colombo. O cemitério Parque São Pedro terá missas ecumênicas, às 10 e 16 horas.

Outras homenagens

Além da programação religiosa, alguns cemitérios preparam homenagens aos que se foram. É o caso do cemitério Vaticano, que terá chuva de pétalas com helicópteros e revoada de pombas brancas, a partir das 10h30.
A Capela Vaticano, anexa ao crematório, também terá chuva de pétalas de rosas vermelhas, soltura de balões em formato de coração e, por fim, uma revoada de borboletas, a partir das 11h15.
O cemitério Parque das Araucárias, em Colombo, também recebe uma chuva de pétalas com helicóptero, às 14h30. Antes disso, às 14 horas, haverá o sorteio de uma televisão de 32 polegadas.

Flores

Os locais ainda terão velas e flores à venda. Via de regra, a venda será feita pela própria floricultura do cemitério, que fica aberta durante todo o horário de funcionamento. Nos cemitérios paroquiais do Santa Cândida e do Campo Comprido o comércio é feito por floriculturas do entorno, sem relação com as igrejas. Também paroquial, o cemitério da Colônia Orleans terá venda de flores, velas e comidas em barracas montadas no pátio da igreja.

segunda-feira, outubro 19, 2015

História da Lívia



Ainda na última ecografia na barriga, foi detectado que seu rim esquerdo estava dilatado, uma semana depois ela nasceu fez xixi logo ao nascer, mas aí ficou 5 dias sem urinar, fez uma ecografia e viram que seu ureter também estava dilatado como o seu rim. Foi ao pediatra e foi encaminhada para nefrologista que pediu inúmeros exames, passou 2 meses fazendo exames, até chegar a um diagnóstico que era "obstrução do ureter" próximo a bexiga.

Foi encaminhada para cirurgiã no Pequeno Príncipe, quando fez 3 meses fez a primeira cirurgia , abriu o ureter e ligou a um cateter na pele, perto da barriga, pois sua bexiga era muito pequena para receber o ureter dilatado, e queríamos que o seu rim diminuísse . Mas teve muitas infecções nesse cateter, com pus, sangue, danificou a pele, pois a urina era muito ácida, ficou internada várias vezes.

Quando ela completou 1 ano e 10 meses, fez a ligação do ureter na bexiga, pois as infecções de repetição estavam danificando o seu rim a ponto de perdê-lo. Mais uma vez achamos que iria resolver mas as infecções continuaram,e as dores aumentaram. Lembrando que ela toma profilaxia de antibiótico desde que nasceu, para diminuir a probabilidade de infecção urinária. fomos em vários outros médicos aqui e em Santa catarina, mas todos dizem que o tratamento está certo. Com 2 anos, descobriram que ela estava acumulando resíduo na bexiga, então fez tratamento para dilatar a uretra com "unoprost" por 3 meses, mas não deu resultado, ela continuou com resíduo, o que descontrolou seu organismo aumentando o colesterol, a pressão, e ela começou a fazer força para urinar, acabou prejudicando o intestino.

Iniciou o tratamento com medicação para pressão, alimentação integral, e remédios para dilatar a bexiga e a uretra para ajudar a urinar. foi encaminhada para fazer cistoscopia para abrir o caminho da uretra e fisioterapia semanalmente, pois foi diagnosticada na urodinâmica como bexiga sem músculos, sem função e pequena para a idade. Hoje ela faz fisioterapia, toma diariamente remédios para dilatar bexiga, uretra, para pressão, homeopatia para aumentar a imunidade e profilaxia de antibióticos a noite. Sua alimentação e regrada, sem muita gordura e doces.

Faz acompanhamento com nefrologista, cirurgiã, cardiologista, homeopata, pediatra, fisioterapias conveniadas e pagas. Esta semana iniciou um tratamento de "cateterismo vesical" 3 vezes por dia para eliminar o resíduo da bexiga com sonda em casa, feita pela mãe, pois ela apresenta muitas dores na bexiga, devido ao resíduo sua bexiga está ficando espessada com camadas de pus.
Ela realizou 3 cirurgias, tem 3 anos e 3 meses. Já perdeu 65% do rim esquerdo , apenas com 35% funcionando o seu lado esquerdo.


Está é a história simplificada da minha guerreira Lívia Maria, que vem diariamente lutando para que sua bexiga crie músculos e trabalhe sozinha, para que não perca o seu rim.

Liciane( mãe)