Cinco dias após o governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), sancionar a lei que instituiu templos religiosos como atividade essencial no Estado, igrejas começam a retomar missas e cultos. Em Curitiba, um dos mais procurados espaços religiosos já anunciou a volta das missas presenciais para esta segunda-feira (25).
O uso de máscaras é obrigatório e a igreja diz que irá disponibilizar álcool em gel para os fiéis, além de reforçar a higienização do local.O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Alto da Glória, na Capital, terá pelo menos quatro missas diárias – às 7h, 12h, 15h e 19h30. A volta deve ocorrer com controle de fiéis no interior da igreja, que terá ocupação máxima de 30% do normal, com distanciamento de dois metros entre as pessoas – inclusive para integrantes da mesma família.
“Neste primeiro momento, somente as missas voltarão a ser presenciais. Como as novenas movimentam muita gente, achamos mais prudente continuar com a transmissão on-line nas primeiras semanas”, explica o padre Celso Cruz, reitor do Santuário.
Também permanecem suspensas as atividades pastorais, com exceção do atendimento social. Além das missas presenciais, as celebrações continuarão a ser transmitidas pela internet.
“Crianças com menos de 12 anos, idosos com mais de 60 anos, pessoas no grupo de risco ou que apresentem sintomas de gripe e resfriado devem permanecer em casa e acompanhar a programação on-line”, recomenda o padre. “Quando percebermos, estaremos numa grande festa, num júbilo de louvor ao nosso Deus.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário