Frequentes alvos de vandalismo, os bustos de bronze de grandes nomes da história da cidade foram restaurados e estão seguros no Memorial de Curitiba. Suas réplicas, feitas por meio do programa Rosto da Cidade, começaram a ser instaladas nas praças e logradouros públicos no mês de maio. Nesta terça-feira (9/6), o da professora Júlia Wanderley voltou a compor a paisagem da Praça Santos Andrade.
“A estátua é feita em pedra, esculpida por um robô em jatos d’água, com todos os detalhes da obra original, em bronze, que conservaremos para sempre dentro do Memorial de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca, ao acompanhar o trabalho da equipe de Parques e Praças, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com o diretor da área, Jean Brasil.
Das 21 réplicas feitas pelo município, 12 já foram reinstaladas, também nas praças Maria Polenta, Zacarias e Osório. A retirada e manutenção dos originais em bronze em exposição visa prevenir tentativas de furto e vandalismo das peças, que são patrimônio da cidade. O Memorial de Curitiba está fechado em razão da pandemia do novo coronavírus, mas a população poderá ver os bustos novamente assim que o local for reaberto.
Os bustos originais são escaneados e digitalizados em 3D. Uma máquina faz a leitura desse projeto e começa a esculpir em um bloco de granito, reproduzindo todos os detalhes, como rugas e fios de cabelo. A empresa vencedora da licitação acaba de entregar a última das réplicas feitas. Cada um dos bustos leva de cinco a sete dias para ser reproduzido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário