quarta-feira, maio 14, 2014

O retorno da velha jovem Tina

Tina anos 2000

Ela está fazendo 50 anos mas fica mais jovem a cada década. Tina, uma das personagens mais antigas do Maurício de Sousa – foi criada um ano após a Mônica –completa meio século em 2014 e está de cara nova outra vez. Ela ganhou mais uma revista, que chega às bancas hoje, com a proposta inovadora: juntar quadrinhos com matérias de moda, beleza e comportamento voltadas a adolescentes.
A publicação, que será mensal, é produzida de forma diferente dos outros produtos da Turma da Mônica. Além de ser feita inteiramente em computador e em 3 D – nada é à mão, como partes  dos outros quadrinhos do estúdio – será em temporadas, como as séries americanas de televisão. A cada ciclo ela, junto com seus companheiros Pipa e Rolo, vai protagonizar novas histórias que se interligam.
Com o traço mais “clean”, a personagem está um visual típico das jovens contemporâneas: é vaidosa e muito preocupada com moda. Por isso, tudo que terá na revista além dos quadrinhos será com a cara dela, como se fosse ela a falar diretamente com o leitor. “Na edição de estreia Tina usa a mesma roupa que é recomendada em um dos editoriais de moda da revista”, conta Marina Sousa, responsável pela criação e aprovação dos roteiros do estúdio, filha do Maurício de Sousa e a inspiradora da personagem de mesmo nome, da Turma da Mônica.

Outra novidade é que agora a personagem foi morar sozinha, está quase terminando a faculdade de Jornalismo e conseguiu um estágio. Por isso a aposta da editora é que a publicação atraia um público mais velho – jovens com idade de entrar na universidade – do que aquele da Turma da Tina (revista lançada em 2009), que é infantil.
“Ela vive os mesmos dilemas de uma jovem de 17, 18 anos. Vai passar por aquilo que todos nós passamos quando saímos da casa dos pais e estamos em início de carreira. Por isso acho que é uma história atraente também para pessoas na faixa dos 30”, diz Marina. Foi este, inclusive, o motivo pelo qual não se cogitou transformar a personagem em anime, como são os da Turma da Mônica Jovem.
De hippie a patricinha
Em todos esses anos de existência, Tina foi repaginada cinco vezes. No início, em 1964, começou como uma moça hippie, com traços arredondados e um rosto bochechudo. Foi a primeira adolescente feita por Maurício de Sousa. Ao lado dela, seu amigo Rolo – também com um visual “paz e amor” -, representava a geração jovem da época. Foi assim sempre.
A cada década que passava, a personagem se adequava às novas gerações de adolescentes. Era uma espécie de espelho da juventude. A partir da década de 80 ganhou curvas – que a deixaram mais sexy – ficou mais magra, mais alta e com um visual de patricinha. Por seguir sempre tendências de estilo, a moda se tornou um ícone da personagem.
Serviço
Tina, editora Panini, 64 páginas, R$ 6,50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário