A
Rede Municipal de Ensino de Curitiba recebeu o prêmio Inovação em
Gestão Educacional concedido pelo Ministério da Educação por meio do
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(Inep). A premiação foi nesta terça-feira (16) na sede do Inep, em
Brasília, em razão do desenvolvimento dos Parâmetros e Indicadores de
Qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O
prêmio é concedido a cada dois anos aos municípios com resultados
significativos para a qualidade da educação, a partir de mudanças na
gestão de suas redes de ensino.
O prêmio foi entregue pelo presidente do Inep, José Francisco Soares,
para a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, e
para parte da equipe da rede municipal de ensino responsável pela
elaboração e implantação dos Parâmetros. Os parâmetros são referenciais
de organização de espaços e tempos nos CMEIs para o trabalho com
crianças de 0 a 5 anos.
“Receber o prêmio é o reconhecimento por uma ação desenvolvida por
profissionais muito dedicados que têm trabalhado na construção de uma
identidade para a educação infantil de Curitiba já reconhecida como
referência para o país, porém reconhecendo e respeitando as diversidades
de cada unidade e com a participação das famílias”, disse Roberlayne.
Os parâmetros e indicadores são um conjunto de medidas para garantir que
em todas as unidades as crianças tenham as mesmas oportunidades para
crescer, brincar, aprender e se desenvolver, em ambientes voltados à
garantia de seus direitos. Estão reunidos em um documento que sinaliza
ações e condutas que devem ser seguidas pelas equipes da educação
infantil e que garantem a todas as crianças atendidas nos CMEIs,
independentemente de seja a unidade, o direito à educação de qualidade.
“É o que faz com que cada CMEI seja um espaço organizado, aconchegante,
seguro e desafiador para os meninos e meninas e que no período em lá
estiverem tenham interações de qualidade com os adultos, pautadas na
intencionalidade educativa”, explica Roberlayne.
São nove parâmetros, que podem ser entendidos como modelos para a
reflexão e desenvolvimento de boas práticas para o cuidar e o educar da
criança pequena. Todos os envolvidos na educação e cuidados das crianças
participam e validam os indicadores, incluído os pais e as próprias
crianças. O instrumento foi elaborado em 2010, com base nos parâmetros
do Ministério da Educação. “Foi uma construção coletiva com base nas
observações dos profissionais da educação infantil, nas experiências
vivenciadas nos CMEIs considerando a organização dos espaços a
diversidade e qualidade de propostas oferecidas às crianças”, disse a
superintendente de gestão educacional da Secretaria Municipal da
educação, Ida Regina Moro Milléo e Mendonça.
Também foram considerados na elaboração do documento o investimento na
gestão democrática e, pincipalmente, ressalta Ida, o interesse e o
envolvimento os profissionais para o planejamento de desenvolvimento do
trabalho com as crianças. Com base neste documento as avaliações nos
CMEIs são realizadas anualmente e contam com a participação dos pais.
“Os parâmetros revelam pontos de partida e chegada que desejamos ter com
relação aos diferentes aspectos que compõem o cotidiano das unidades da
rede”, explica a diretora do Departamento de Educação Infantil, Maria
da Glória Galeb.
No CMEI Santo Antônio, no Uberaba, a avaliação feita recentemente deixou
satisfeita a equipe de profissionais e as famílias das crianças
atendidas. “Seguimos os parâmetros e indicadores e nosso resultado é
muito positivo. Apenas uma das nossas metas não foi plenamente alcançada
e ainda assim em função de não depender de nossas atitudes”, comemora a
diretora do CMEI, Aridina Machado de Liz dos Santos.
Entre as melhorias que os parâmetros e indicadores garantiram para a
unidade estão o jardim suspenso e o refeitório para alimentação das
crianças. Os dois ambientes estão entre os espaços que devem ser
ofertados em todos os CMEIs, porém, a falta de espaço na unidade que é
uma construção antiga, da década de 90, não contemplava os ambientes.
“Tivemos de vencer o desafio arquitetônico e buscar soluções ousadas e
criativas, mas conseguimos e temos garantido melhorias pedagógicas e
autonomia para as crianças se alimentarem”, comemora Aridina.
A solução veio com a montagem de um jardim suspenso na entrada da
unidade que, apesar de pequeno, garante a interação das crianças com
flores e plantas, além de um canteiro onde são plantados morangos e
alface. A falta de espaço para o refeitório foi solucionado
transformando a hall de entrada que passou por melhorias em espaço para a
alimentação das crianças. “E tudo com a participação ativa e avaliada
das 20 professoras de educação infantil, das três professoras da unidade
e das famílias as nossas crianças”, comemora Aridina.
Entre as 130 crianças atendidas nas turmas do berçário ao maternal do
CMEI está Laura, de 4 anos e filha de Dione Gruber, uma mãe que faz
questão de participar de todas as avaliações do CMEI. “É uma segurança
para nós podemos avaliar o que está bom e poder sugerir melhorias que
consideramos necessárias”, disse Dione.
Na avaliação feita neste ano, Dione viu sair da marcação de situação
crítica a organização dos armários onde ficam guardados os brinquedos.
“Foi um item apontado na última avaliação como crítico, mas houve
mudança e ela foi positiva’, disse Dione.
Outro exemplo de indicador nos CMEIs é o que estabelece que todas as
salas de atividades, de todos os CMEIs devem ter um canto permanente
para a leitura, com livros organizados ao alcance das crianças, que
escolhem livros de sua preferencia para ler. O momento de leitura da
criança deve acontecer todos os dias, e até mesmo entre as crianças
menores, de dois a 4 anos. A leitura nestes casos é das imagens, razão
pela qual outro indicador apresenta a necessidade dos livros serem todos
de apropriados à faixa etária.
Ainda dentro deste mesmo referencial, de literatura, um indicador prevê
a leitura diária de gêneros narrativos pelo educador para as crianças. A
forma como cada profissional fará a leitura pode ser diferenciada de
uma sala para outra, de uma unidade para outra.
Prêmio
Essa é a quarta edição da premiação, que reconhece boas práticas
desenvolvidas para a melhoria da qualidade do ensino. Foram premiadas
nove experiências nas áreas de Avaliação e Resultados Educacionais,
Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas e Planejamento e Gestão.
O prêmio teve início em 2006 e integra as ações do Laboratório de
Experiências Inovadoras em Gestão Educacional do Inep. O objetivo é
reconhecer e valorizar os trabalhos dos gestores que mudam a realidade
educacional dos seus municípios e dessa forma, contribuem para o alcance
dos objetivos e metas dos Planos Nacionais de Educação (PNE), do
Compromisso Todos pela Educação e, de forma mais ampla para a melhoria
da qualidade da educação no Brasil.
O prêmio é coordenado pela Dired e pela Diretoria de Apoio à Gestão
Educacional (Dage), da Secretaria de Educação Básica (SEB), do MEC.
Sãoparceiros da iniciativa a Secretaria de Articulação com os Sistemas
de Ensino (SASE/MEC), FNDE, UNDIME e a UNESCO.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41431&PHPSESSID=404229967b51a92ac4cd8971c24859aa#
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