segunda-feira, junho 30, 2014
Crianças de até 10 anos podem ser vacinadas contra a gripe em Curitiba
A partir de agora, crianças de até 10 anos também podem ser vacinadas contra a gripe em Curitiba. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 80% das 95 mil crianças entre seis meses e 10 anos.
A vacina está disponível nas 109 unidades básicas de saúde da capital. Pessoas com doenças crônicas também podem ser imunizadas. Elas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Aqueles pacientes que já fazem parte de programas de controle das doenças crônicas do SUS devem ir às unidades em que estão cadastrados para receber a vacina.
- Veja também
- Paraná atinge meta de vacinação
O período de vacinação continua enquanto durarem os estoques das unidades de saúde. Para ser imunizado, basta comparecer a qualquer unidade de saúde com a documentação necessária.
Meta
De acordo com a Prefeitura, Curitiba atingiu a meta proposta pelo Ministério da Saúde de vacinar 80% do público alvo formado por idosos, gestantes, crianças e mães que tiveram filhos há menos de 45 dias dentro do prazo regular da campanha, em 9 de maio. Além destes grupos, a vacina também está disponível para pessoas portadoras de doenças crônicas, profissionais de saúde, indígenas e pessoas privadas de liberdade.
Durante a última semana, entre todos os atendimentos realizados nas Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas e nas unidades básicas de saúde, 19% foram por causa de doenças respiratórias, segundo um levantamento da Secretaria.
Para receber a vacina, é preciso levar:
Crianças: registro de nascimento ou carteira de identidade e carteirinha de vacinação
Crianças: registro de nascimento ou carteira de identidade e carteirinha de vacinação
Idosos: documento de identidade
Portadores de doenças crônicas: prescrição médica com o motivo da indicação da vacina. Pacientes do SUS devem receber a vacina na unidade de saúde onde já estão cadastrados
Grávidas: só é preciso afirmar que está grávida
Mulheres até 45 dias depois do parto: carteirinha de gestante e registro de nascimento do bebê
Profissionais de saúde: apresentação de registro profissional ou declaração do médico responsável pelo serviço onde o profissional atua.
quinta-feira, junho 26, 2014
Morre, aos 73 anos, dom Moacyr José Vitti, arcebispo de Curitiba
O arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti morreu por volta das 14h40 desta quinta-feira (26), vitimado por um enfarte. Ele tinha 73 anos. O corpo está sendo velado na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, onde também será o sepultamento, na manhã do sábado (28).
Após uma missa, segundo informações da própria Catedral, o local permanece aberto, durante toda a madrugada. A partir das 7 da manhã de sexta, missas em memória do arcebispo serão celebradas de hora em hora, até o final da noite. Na madrugada, a igreja fica novamente aberta para a população.
A missa de funeral, marcada para as 9 horas de sábado, deve ser presidida pelo bispo auxiliar de Curitiba dom Rafael Biernaski e concelebrada pelo arcebispo emérito dom Pedro Fedalto. O velório é aberto à população, mas, por limitações de espaço, o sepultamento – abaixo da sacristia da Catedral – será presenciado por um grupo restrito de pessoas ligadas à Igreja e à família.
Comunicados imediatamente pela Arquidiocese, familiares de dom Moacyr estão vindo do interior de São Paulo para os funerais. As informações foram confirmadas por dom Rafael Biernaski em entrevista coletiva à imprensa, nesta tarde.
Segundo o bispo auxiliar, que estava com dom Moacyr no momento do enfarte, o arcebispo havia almoçado na casa do clero, nos fundos de sua residência. Como era hábito, ele voltou para casa, caminhando por 800 metros, para tomar um café em sua cadeira. “Ele se inclinou, permaneceu na cadeira. Chamei a ambulância, que chegou em oito ou 10 minutos, tentaram reanimá-lo, mas depois de alguns minutos foi constatado seu falecimento”, contou dom Rafael. Dom Moacyr não tinha histórico de problemas cardíacos.
Futuro da Igreja de Curitiba
Pelas normas do Direito Canônico, um colégio de consultores, formado por sete ou oito padres, deve se reunir dentro dos próximos oito dias e fazer a votação de um administrador diocesano. O resultado da eleição é comunicado à Santa Sé, que confirma o administrador. O processo de nomeação de um novo arcebispo pelo Papa leva em torno de um ano, segundo dom Rafael Biernaski.
Ele admite a possibilidade de nomeação de um dos bispos auxiliares – dom Rafael e dom José Mário Angonese – para o arcebispado. “Dom Pedro Fedalto era auxiliar de dom Manoel, que faleceu em 1970. O sucedeu imediatamente após sua morte e governou a Igreja de Curitiba por quase 30 anos. Depois, dom Moacyr o sucedeu. Temos um antecedente. Então, é possível, mas depende do processo, das indicações”, resume.
Repercussão
O prefeito Gustavo Fruet decretou luto oficial de três dias na capital pela morte do arcebispo. "Durante 73 anos, Dom Moacyr dedicou sua vida a fazer o bem e cuidar das pessoas. Uma lição de existência. Perdemos um grande homem", disse o prefeito, em nota de pesar. Fruet disse ainda que, além de grande evangelizador, o arcebispo era um homem atento às questões administrativas da cidade e muito receptivo. Fruet e dom Moacyr estiveram juntos pela última vez no dia 19 deste mês, na celebração de Corpus Christi.
O governador do estado, Beto Richa, lamentou o falecimento por meio de sua conta no Facebook. “Dom Moacyr era uma pessoa com quem dividíamos preocupações e amizade e de quem sempre recebíamos palavras iluminadas e de muita paz. Uma pessoa querida não só pela comunidade católica, mas por todos os que sabiam de seu carisma, de sua bondade e de sua solidariedade”. O governador também decretou luto oficial por três dias no estado.
O reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Waldemiro Gremski, disse que todos foram pegos de surpresa com o falecimento. “Para nós foi um choque. Ele sempre aparentou boa saúde”, disse o reitor, que destacou os esforços de dom Moacyr para que a PUCPR fosse um ambiente de debates livre de imposições. “Ele jamais cerceou qualquer manifestação da universidade, qualquer estudo, seja filosófico, científico, etc. Sempre fez questão de que não houvesse discriminação entre professores católicos e não católicos”, afirmou Gremski. Como arcebispo de Curitiba, dom Moacyr também era grão-chanceler da PUCPR, o cargo máximo na hierarquia da universidade.
Dom Moacyr também era próximo aos seminaristas da arquidiocese. Segundo o padre Maurício dos Anjos, reitor do Seminário Propedêutico São João Maria Vianney, o arcebispo os visitava constantemente. “Celebrava a missa, jantava com os formadores e seminaristas, sempre em clima de diálogo e amizade. Foi um pastor que apoiou muito as vocações sacerdotais”.
Biografia
Filho de João Vitti e Sophia Vitti, Moacyr José Vitti nasceu no dia 30 de novembro de 1940, no município de Piracicaba, São Paulo.
Entrou para a congregação dos Estigmatinos em 17 de janeiro de 1953, passando a estudar no município de Ribeirão Preto. Tornou-se noviço em 1960, no município de Casa Branca, onde professou os primeiros votos como religioso. Depois, estudou Filosofia e Teologia no Instituto dos Estigmatinos em Campinas. Fez sua profissão perpétua em 9 de dezembro de 1963 e foi ordenado sacerdote na Capela da Santíssima Trindade, em Campinas, em 16 de dezembro de 1967.
Após ordenado, trabalhou por seis anos na Pastoral Vocacional e foi conselheiro provincial. Depois, por mais seis anos foi vice-geral (segundo na hierarquia) da Congregação dos Estigmatinos, em Roma, e em seguida provincial da Província de Santa Cruz no Brasil.
Doutorou-se em Teologia na Universidade Angelicum, de Roma. Sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba ocorreu no dia 18 de novembro de 1987. A ordenação episcopal ocorreu no município de Americana, São Paulo, em dia 3 de janeiro de 1988.
A nomeação de bispo diocesano de Piracicaba/SP ocorreu no dia 15 de maio de 2002. Em 19 de maio de 2004, Dom Moacyr foi transferido para a arquidiocese de Curitiba pelo papa João Paulo II, tomando posse no dia 18 de junho, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
quarta-feira, junho 25, 2014
O trajeto foi tranquilo, mas as polícias envolvidas na proteção da delegação bloquearam as ruas no entorno do hotel e da Arena para a passagem dos argelinos.Durante o trajeto, que durou aproximadamente 40 minutos, os jogadores foram escoltados pelas forças da segurança pública que trabalham em Curitiba no Mundial.
A seleção chegou a Curitiba no início da noite de terça-feira para o jogo contra a Rússia, marcado para esta quinta-feira (26), às 17h na Arena. A partida vale uma vaga do grupo H para as oitavas da Copa do Mundo 2014.
AS INICIATIVAS DA COCA-COLA NO BRASIL PARA A COPA DO MUNDO DA FIFA 2014™
Presente nas Copas do Mundo da
FIFA™ desde 1950 com anúncios nos estádios do evento, a The Coca-Cola Company
veio tornar-se parceira oficial da FIFA em 1974, realizando ações diversas nos
países que hospedam a maior competição internacional de futebol.
A edição de 2014 no Brasil
começou, para a Coca-Cola, em 2012. Dois anos antes do Mundial, a empresa
apresentou aos brasileiros o Mascote Oficial da Copa e a partir de então,
dedicou-se a desenvolver e implantar trabalhos em torno dos três legados que a
companhia pretende deixar para o país: Comunidades, Reciclagem e Vida Ativa.
Esse último legado, que incentiva
e dissemina a importância da prática esportiva, teve como carro-chefe a Copa
Coca-Cola, que aconteceu no ano anterior à Copa do Brasil e cujos vencedores
foram treinados para exercerem a função de gandulas. Os 445 meninos e meninas
com idades entre 13 e 17 anos foram aprovados para atuarem nas 64 partidas do
evento. Além disso, Vida Ativa será representado em campo por doze jovens que
foram escolhidos para carregarem as bandeiras dos países cujas seleções se
enfrentarão na final da Copa do Mundo, por terem histórias de vida ligadas à
prática esportiva. Também no último jogo do Mundial estarão outros 29
carregadores de bandeira que foram escolhidos para simbolizar as comunidades e
a reciclagem.
Ainda de responsabilidade da
Coca-Cola durante toda a competição, o gerenciamento dos resíduos sólidos nos
estádios onde acontecem os jogos contará com uma equipe de 840 catadores de
lixo que estiveram nos Treinamentos de Capacitação para Coleta Seletiva da Copa
do Mundo da FIFA™, realizado pela empresa.
Por meio dessas e outras ações a
Coca-Cola Brasil está fazendo dessa Copa, a Copa de Todo Mundo!
Saiba tudo sobre a Coca-Cola na
Copa do Mundo da FIFA 2014™ nas redes sociais da marca:
terça-feira, junho 24, 2014
Brasil enfrenta Chile no sábado, às 13 horas, no Mineirão
Está desenhado o caminho do Brasil na Copa do Mundo 2014. Primeiro colocado do Grupo A,
depois da vitória de 4 a 1 sobre Camarões, o time de Felipão vai enfrentar nas oitavas
de final a seleção chilena.
depois da vitória de 4 a 1 sobre Camarões, o time de Felipão vai enfrentar nas oitavas
de final a seleção chilena.
O jogo será no sábado às 13 horas, no Mineirão, em Belo Horizonte.
O México, que derrotou a Croácia por 3 a 1, terminou em segundo lugar no Grupo A e vai, nas oitavas,
enfrentar a Holanda.
enfrentar a Holanda.
segunda-feira, junho 23, 2014
Rota de Colisão
Mobilidade
Com um séquito respeitável, Holanda e Chile começaram ainda no sábado a colorir São Paulo de laranja e vermelho com a chegada dos seus fãs. Um desafio extra para a já preocupada administração pública paulista, que viu um nó ser atado no trânsito da capital no último jogo do Brasil – mais de 300 quilômetros de lentidão na terça-feira passada. Hoje haverá o deslocamento para o jogo das duas equipes na Itaquerão, mais o duelo nacional contra Camarões às 17 h.
Como o pedido de decretação de feriado encaminhado pela prefeitura não foi aprovado pela Câmara, o rodízio de carros será estendido hoje. Também foi pedido que as empresas liberarem seus funcionários aos poucos.
Dentro de campo, a realização do jogo do Brasil após o duelo entre holandeses e chilenos ecoou na véspera do confronto. “A Fifa antes de todos os jogos carrega a bandeira do Fair Play, de fazer um jogo justo, essas coisas, mas usa esses truques. Não é Fair Play. É ridículo”, definiu o técnico da Holanda, Louis Van Gaal.
Se antes do Mundial a torcida brasileira discutia a “preferência” em enfrentar Espanha ou Holanda, viu outra ‘La Roja’ assumir o lugar da atual campeã mundial e merecer um respeito dos adversários. Os holandeses arrasaram a Espanha com uma goleada por 5 a 1 e os chilenos jogaram a pá de cal com uma vitória 2 a 0. Atuações para arrebatar simpatia, reconhecimento e cautela.
“É claro que o Brasil não deve querer enfrentar a Holanda. Marcamos gols, e gols fantásticos. Quero ser sempre o primeiro do grupo, isso não tem nada a ver com o Brasil especificamente”, afirmou o técnico holandês Van Gaal, um dos responsáveis por manter o estilo ofensivo da equipe. O êxito vem desde as Eliminatórias, onde não sofreu qualquer derrota, somando nove vitórias, um empate e a melhor diferença de gols na zona europeia de qualificação: 29.
O segredo? “Ele colocou todos os jogadores em seus lugares, com suas responsabilidades”, definiu Patrick Kluivert, ex-astro holandês e atual auxiliar-técnico da Holanda.
Sem contar com craques do quilate de Van Persie (suspenso hoje), Sneijder e Robben, o técnico chileno Jorge Sampaolo também é apontado como o mentor da revolução da sua equipe, que em um ano e três meses saiu do sétimo lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas para viver o momento ímpar na Copa.
Com orgulho e obsessão pelo trabalho, ele conseguiu impor à seleção um estilo ofensivo dando sequência ao trabalho de Marcelo Bielsa, o comandante do Chile no Mundial de 2010. Seu antecessor é também seu maior ídolo. Sampaolo confessa que corria ouvindo as entrevistas de “El Loco Bielsa” em um walkman antes de ser treinador. “Eu era um bielsadependente”, admitiu.
Essa “herança” desperta o respeito adversário. “É um técnico maravilhoso que permite que os jogadores atuem de forma apaixonada e ofensiva, muito dedicados. Há seis meses mantém esse padrão. Será um jogo bom, inteligente. Será 50% a 50%”, prevê Van Gaal.
“O próximo adversário é o mais difícil e estaremos preparados para enfrentar quem for da forma como o Chile está acostumado. Queremos o primeiro lugar do grupo”, avisou Sampaolo, sem confessar a preocupação de enfrentar o Brasil.
Brasil e Camarões
E aí, tudo preparado?
Está chegando mais um momento de juntar #todomundo para torcer na partida que promete esquentar o clima da Copa do Mundo da FIFA 2014™, Brasil vs Camarões.
A Coca-Cola convida você para torcer com #todomundo e com todas as # dos patrocinadores oficiais #issomudaojogo, #tudoounada, #aquiécopa para fazer a uma grande torcida para a nossa seleção.
terça-feira, junho 17, 2014
Torcedores estrangeiros aumentam movimento da Rodoviária
Hernán Humenuk é um andarilho argentino que aproveitou junho, o mês da Copa, para percorrer cidades brasileiras, de carona e em ônibus, mas todas longe dos principais endereços dos jogos oficiais promovidos pela Fifa. Humenuk é apenas um das centenas de turistas e viajantes estrangeiros que desembarcam na Rodoferroviária de Curitiba, ou estão em uma das linhas de ônibus internacionais que passam pelo terminal e seguem viagem a outros centros do país.
Na Rodoviária de Curitiba, a previsão é de um aumento de 20% na movimentação geral e em 15% no número de embarques neste período de Copa. Historicamente, junho é o mês de menor movimento na Rodoviária, com a média de 8 mil embarques por dia. Neste ano, a previsão é de 9,5 mil embarques por dia. A expectativa é que só para Foz do Iguaçu se registre um crescimento de 20% no número de embarques ao longo do mês. Em dias normais, passam pela rodoviária, em média, 30 mil pessoas por dia, aí incluídos embarques, desembarques, acompanhantes dos passageiros, funcionários e pessoas que buscam serviços prestados pela Urbs.
Humenuk desembarcou em Curitiba nesta segunda-feira (16), vindo da cidade litorânea paulista de Peruíbe. Em seguida iria também de ônibus para Lages, em Santa Catarina, de onde, pelo interior do país, seguirá à cidade natal “Saí de Bariloche há 35 dias, e pretendo estar de volta no dia 1º de julho, e fiz praticamente todo o deslocamento no Brasil em ônibus, afora algumas caronas, ainda na Argentina e no Uruguai”, diz Humenuk, que também é malabarista e artesão,
Oleksander Berzukavyi, voluntário, que desembarcou há uma semana no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio, seguiu para Curitiba de ônibus e pretende permanecer na cidade até o próximo dia 28. “Não consegui ingressos para qualquer jogo no Brasil porque são caros, mas aproveito para conhecer o entorno dos estádios – como fiz no Rio, em São Paulo e agora a Arena da Baixada em Curitiba -, além dos principais pontos de interesse de cada cidade”, conta, em inglês.
Auxiliado pelos voluntários que orientam turistas estrangeiros e brasileiros na Rodoferroviária, o ucraniano aguardava embarque em ônibus, com destino à cidade de Prudentópolis, no interior paranaense. “Ali se encontra uma grande colônia de conterrâneos [ucranianos], e devo, além de passar alguns dias lá, doar cerca de 15 quilos de livros infanto-juvenis, de Botânica, História e de leitura, trazidos da Europa, para atualizar a biblioteca da cidade e deixar a população informada sobre o que há de mais recente na área literária e do conhecimento”, diz.
Aventura
A aventura em ônibus, iniciada há três meses, e que nesta segunda-feira (16) deixou o rastro em Curitiba, é o de três amigos chilenos. Eles deixaram Santiago, no início de março. Sempre em linhas de ônibus regulares, já passaram pelas cidades argentinas de Mendoza e Buenos Aires, pela capital uruguaia, Montevidéu, e pelas cidades brasileiras de Chuí, Pelotas, Porto Alegre e Curitiba – onde chegaram na última segunda-feira (09).
“Curitiba é muito conhecida entre os chilenos, e cá estamos para comprovar isso”, diz o estudante de Economia Sebastián Samurano, que viaja em companhia do analista de sistemas Julio César Lira, e do nutricionista Jean Franco. “Economizamos dinheiro durante dois anos, mesmo sem sabe se o selecionado chileno jogaria na Copa do Mundo, no Brasil, mas estamos felizes em percorrer esse país”, conta Jean Franco.
Ainda nesta segunda-feira embarcaram para o Rio de Janeiro, onde, dia 18 – com ingressos oficiais na mão – acompanham o jogo Chile x Espanha, no Maracanã. Do Rio, também de ônibus, seguem a São Paulo, onde, na Arena Corinthians, torcem pela vitória do selecionado, no jogo contra a Holanda.
Reforço
Com a previsão de maior movimentação e a entrada em operação do bloco estadual, no início do mês, a Urbs reforçou a equipe de atendimento na Rodoviária, que passou de 50 para 74 pessoas. Esse número, se necessário, será ampliado com o deslocamento de funcionários de outras áreas e o trabalho voluntário de servidores da própria Urbs.
Da equipe fazem parte cinco funcionários que falam inglês ou espanhol, e que trabalham em turnos. Eles fizeram cursos com custo reduzido e horários diferenciados, numa parceria firmada com o Senac que beneficiou também servidores de várias áreas de atuação da Urbs.
Além dos funcionários o atendimento a estrangeiros conta com o reforço dos “boinas azuis”, força especial da Polícia Militar que atuará em todo o país no período da Copa do Mundo. Em Curitiba, eles estão na Arena da Baixada, Fan Fest, aeroporto e rodoviária, onde atendem das 7h às 23 horas.
Além das boinas azuis eles são identificados por uma tarja com a bandeira da Espanha ou da Inglaterra, indicando a língua na qual estão capacitados a prestar atendimento, espanhol ou inglês.
domingo, junho 15, 2014
Cantor Sérgio Reis passa mal e é levado para hospital
O cantor Sérgio Reis, 73, que passou a noite deste sábado (14) internado na UTI da Casa de Saúde de São Carlos (232 km de São Paulo), foi transferido na manhã deste domingo (15) para o hospital Albert Einsetin, em São Paulo.
Sérgio Reis estava na cidade para um show com o cantor Renato Teixeira, em uma festa junina do Clube São Carlos.
Ele passou mal no hotel e foi levado para a Unimed da cidade e, em seguida, transferido para a UTI da Casa de Saúde.
De acordo com a assessoria de imprensa da Casa de Saúde, o cantor passou por uma série de exames que constataram que ele teve uma taquiarritmia (aceleração da frequência cardíaca). Como o quadro dele é considerado estável, Reis pode ser transferido na manhã deste domingo para o hospital em São Paulo.
Ainda segundo a assessoria da unidade, o cantor esteve consciente durante a internação.
William Wagner, empresário de Sérgio Reis afirmou à reportagem que o cantor está bem. A internação, feita no final da tarde deste sábado, foi apenas para exames, devido ao histórico de saúde do cantor, segundo o empresário. Reis completa 74 anos no próximo dia 23.
Wagner também disse que o cantor será submetido a uma série de exames complementares em São Paulo.
Em 2012, o cantor ficou dez dias internado em Belo Horizonte (MG) após sofrer uma síncope (perda súbita e rápida da consciência), durante um show, e cair de uma altura de cerca de dois metros. Ele fraturou duas costelas e teve uma contusão no ombro.
http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=1476654&tit=Cantor-Sergio-Reis-passa-mal-e-e-levado-para-hospital
http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=1476654&tit=Cantor-Sergio-Reis-passa-mal-e-e-levado-para-hospital
sexta-feira, junho 13, 2014
Saiba o que fazer neste fim de semana em Curitiba
Mesmo com a agenda cultural um pouco morna por causa do foco na Copa do Mundo, Curitiba ainda reserva muitas opções de entretenimento para este fim de semana. Confira as melhores peças, shows, exposições e outras atividades culturais na cidade entre sexta-feira (13) e domingo (15).
CAMINHADA
Neste domingo, mais uma atividade diferente relacionada à Praça de Bolso do Ciclista acontece em Curitiba. A partir das 11h, uma “caminhada de observação” sai da praça, na esquina das Ruas São Francisco e Presidente Faria, em direção a vários pontos estratégicos da cidade. O objetivo é conscientizar e aumentar o conhecimento das pessoas sobre mobilidade urbana, visitando projetos arquitetônicos destinados a esse fim como a Rua das Flores, travessias elevadas e outros. Durante todo o trajeto haverá bate-papo e informações sobre mobilidade.
MÚSICA
No sábado, a banda IRA! toca no Curitiba Master Hall, após sete anos de hiato da banda. A formação atual conta com o vocalista Nasi e com o guitarrista Edgar Scandurra, que criaram o grupo na década de 80. Em sua carreira, o IRA se consolidou como uma importante banda no cenário do rock nacional e com certeza muitos curitibanos vão gostar de assistir ao vivo músicas como “Envelheço na Cidade”, “Flores em Você”, “Tarde Vazia” e muito mais.
Também no sábado, acontece um show de MPB e samba no Teatro Paiol. O músico Marcelo Amorim lança seu CD “Primeiro Tempo”, que tem músicas em parceria com Wilson das Neves e Ana Cascardo. O albúm também conta com vários nomes conhecidos do público curitibano, como o pianista Davi Sartori e o bandolinista Daniel Migliavaca.
Já no domingo, uma noite dedicada a todos os que passaram o Dia dos Namorados sozinhos. O bar Crossroads realiza a Festa dos Solteiros, com show das bandas curitibanas Milk’n’Blues, Lenhadores da Antártida e Belief. A ideia é se divertir muito para espantar a solidão e, quem sabe, encontrar um novo par na balada.
EXPOSIÇÕES
A exposição “A Beleza da Cultura Iraniana” fica em cartaz apenas até o dia 18 e é uma homenagem aos visitantes que vêm para nossa cidade disputar a Copa do Mundo. Em conjunto com a Embaixada do Irã no Brasil, a mostra reúne quadros, tapeçarias, objetos e outros artigos que traduzem uma parte da vasta cultura daquele país no Museu Paranaense.
Já a exposição “Amazônia Andes” tem foco em mostrar um pouco mais do nosso país. O conjunto de 23 fotografias é resultado das viagens do fotógrafo José Tezza pelo interior da Amazônia e do Chile. No local, também é possível comprar o livro de mesmo nome, com mais de 100 fotografias. As imagens relatam a natureza exuberante presente nestes locais, assim como a rotina dos moradores e a cultura local.
Aos interessados na história do jornalismo e fotojornalismo, a exposição “Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil” revela a história da principal revista ilustrada brasileira do século 20, que foi decisiva para a implantação do fotojornalismo no país. Com foco nas décadas de 1940 e 1950, período de maior criatividade e penetração social da revista, a exposição tem como fio condutor a relação entre as imagens produzidas pelos fotógrafos e as fotorreportagens tais como foram publicadas.
TEATRO
Neste fim de semana, acontece a peça “Discurso do Subterrâneo”, um dramático espetáculo inspirado na obra do escritor Fiódor Dostoiévski, “Notas do Subsolo”. A performance, em que o cenário, a trilha sonora e o figurino em tons de cinza conferem um ar soturno, trata de questões da existência humana e aflições do homem.
Já a apresentação “Input” tem foco na dança contemporânea. Novo trabalho da desCompanhia de Dança, o espetáculo brinca com as questões da memória e esquecimento, da passagem do tempo e da atualização constante. Quatro bailarinos em palco criam uma performance diferente a cada apresentação.
http://guia.gazetadopovo.com.br/mat/saiba-o-que-fazer-neste-fim-de-semana-em-curitiba/1476173/
CAMINHADA
Neste domingo, mais uma atividade diferente relacionada à Praça de Bolso do Ciclista acontece em Curitiba. A partir das 11h, uma “caminhada de observação” sai da praça, na esquina das Ruas São Francisco e Presidente Faria, em direção a vários pontos estratégicos da cidade. O objetivo é conscientizar e aumentar o conhecimento das pessoas sobre mobilidade urbana, visitando projetos arquitetônicos destinados a esse fim como a Rua das Flores, travessias elevadas e outros. Durante todo o trajeto haverá bate-papo e informações sobre mobilidade.
MÚSICA
No sábado, a banda IRA! toca no Curitiba Master Hall, após sete anos de hiato da banda. A formação atual conta com o vocalista Nasi e com o guitarrista Edgar Scandurra, que criaram o grupo na década de 80. Em sua carreira, o IRA se consolidou como uma importante banda no cenário do rock nacional e com certeza muitos curitibanos vão gostar de assistir ao vivo músicas como “Envelheço na Cidade”, “Flores em Você”, “Tarde Vazia” e muito mais.
Também no sábado, acontece um show de MPB e samba no Teatro Paiol. O músico Marcelo Amorim lança seu CD “Primeiro Tempo”, que tem músicas em parceria com Wilson das Neves e Ana Cascardo. O albúm também conta com vários nomes conhecidos do público curitibano, como o pianista Davi Sartori e o bandolinista Daniel Migliavaca.
Já no domingo, uma noite dedicada a todos os que passaram o Dia dos Namorados sozinhos. O bar Crossroads realiza a Festa dos Solteiros, com show das bandas curitibanas Milk’n’Blues, Lenhadores da Antártida e Belief. A ideia é se divertir muito para espantar a solidão e, quem sabe, encontrar um novo par na balada.
EXPOSIÇÕES
A exposição “A Beleza da Cultura Iraniana” fica em cartaz apenas até o dia 18 e é uma homenagem aos visitantes que vêm para nossa cidade disputar a Copa do Mundo. Em conjunto com a Embaixada do Irã no Brasil, a mostra reúne quadros, tapeçarias, objetos e outros artigos que traduzem uma parte da vasta cultura daquele país no Museu Paranaense.
Já a exposição “Amazônia Andes” tem foco em mostrar um pouco mais do nosso país. O conjunto de 23 fotografias é resultado das viagens do fotógrafo José Tezza pelo interior da Amazônia e do Chile. No local, também é possível comprar o livro de mesmo nome, com mais de 100 fotografias. As imagens relatam a natureza exuberante presente nestes locais, assim como a rotina dos moradores e a cultura local.
Aos interessados na história do jornalismo e fotojornalismo, a exposição “Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil” revela a história da principal revista ilustrada brasileira do século 20, que foi decisiva para a implantação do fotojornalismo no país. Com foco nas décadas de 1940 e 1950, período de maior criatividade e penetração social da revista, a exposição tem como fio condutor a relação entre as imagens produzidas pelos fotógrafos e as fotorreportagens tais como foram publicadas.
TEATRO
Neste fim de semana, acontece a peça “Discurso do Subterrâneo”, um dramático espetáculo inspirado na obra do escritor Fiódor Dostoiévski, “Notas do Subsolo”. A performance, em que o cenário, a trilha sonora e o figurino em tons de cinza conferem um ar soturno, trata de questões da existência humana e aflições do homem.
Já a apresentação “Input” tem foco na dança contemporânea. Novo trabalho da desCompanhia de Dança, o espetáculo brinca com as questões da memória e esquecimento, da passagem do tempo e da atualização constante. Quatro bailarinos em palco criam uma performance diferente a cada apresentação.
http://guia.gazetadopovo.com.br/mat/saiba-o-que-fazer-neste-fim-de-semana-em-curitiba/1476173/
quinta-feira, junho 12, 2014
COCA-COLA APRESENTA O “BANDEIRÃO DE TODO MUNDO” NO JOGO DE ABERTURA DA COPA DO MUNDO DA FIFA 2014TM
SÃO PAULO, JUNHO DE 2014 — Trinta e dois países serão representados por suas seleções de futebol durante a Copa do Mundo da FIFA 2014TM, mas, hoje, os rostos de torcedores de 207 países ganharam o gramado da Arena Corinthians, em São Paulo. Antes do jogo de abertura, às 15h15, a Coca-Cola revelou o “Bandeirão de Todo Mundo” – a maior bandeira de Photomosaic® produzida digitalmente. A peça faz parte da campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo da FIFA 2014 TM, “A Copa de Todo Mundo”, lançada com o objetivo de ser a mais inclusiva campanha da empresa em uma Copa do Mundo da FIFATM.
Mais de 200 mil imagens de torcedores foram usadas no Bandeirão para recriar um design exclusivo produzido digitalmente pelo artista de rua brasileiro Speto, em colaboração com o artista argentino Tec. A bandeira foi produzida digitalmente por Robert Silvers, o inventor da tecnologia de fotomosaico.
O “Bandeirão de Todo Mundo” foi exibido antes do jogo de abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014™, diante de um público global estimado em mais de 1 bilhão de pessoas. Formada por 192 painéis de náilon impressos, a bandeira foi costurada para produzir uma épica obra de arte de 3.015 metros quadrados, cobrindo quase a totalidade do campo de jogo.
O vice-presidente global da área de marketing esportivo e de entretenimento da Coca-Cola, , Emmanuel Seuge, afirmou: “No início de nossa campanha para a Copa do Mundo da FIFA 2014 TM, A Copa de Todo Mundo, decidimos criar a Copa do Mundo da FIFA™ mais inclusiva e participativa de todos os tempos. Com o Bandeirão de Todo Mundo, proporcionamos aos torcedores do mundo todo uma oportunidade sem precedentes de fazer parte do maior evento de futebol existente. O futebol tem um incrível poder de unir diferenças sociais, culturais e geográficas, e o Bandeirão de Todo Mundo é a representação perfeita desse poder, criando uma experiência que as pessoas podem compartilhar”.
A campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo da FIFA 2014™, A Copa de Todo Mundo, celebra o espírito inclusivo compartilhado pela Coca-Cola, pelo futebol e o país sede, o Brasil. “Sabíamos que não poderíamos adotar uma abordagem de A Copa de Todo Mundo sem que pudéssemos provar isso”, acrescenta Seuge. “E provamos o nosso conceito várias vezes, com nossos filmes para o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA 2014TM. O Bandeirão de Todo Mundo ė o ápice perfeito, ao trazer a campo, ao mesmo tempo, pessoas de 207 países para, dessa forma, participarem da Copa do Mundo da FIFA 2014™”.
Speto, que também criou o conceito visual da Coca-Cola para a Copa do Mundo da FIFA 2014TM, foi rápido ao responder ao desafio de criar um design para a bandeira. “Quando conversamos com Speto pela primeira vez, ele nos disse: ‘Brasil e Argentina têm uma rivalidade histórica no futebol, mas na arte seremos parceiros’”, lembra o gerente global de Licenciamento da Coca-Cola, Brad Fields. “E esse projeto ė justamente sobre isso: ‘O ápice em uma bandeira’”, disse, numa referência ao icônico anúncio da Coca-Cola, de 1971, em que um coral de jovens se reúne no topo de uma montanha da Itália para cantar.
Nos últimos meses, Silvers recriou o design da bandeira colorida com fotos de torcedores postadas emwww.happinessflag.com e enviou o produto finalizado, seção por seção, para o Rio de Janeiro, onde foi impresso. A versão digital da bandeira ficará disponível no mesmo site. Nesse endereço, os consumidores poderão acessar uma visão aérea da bandeira e passar o mouse pelo mosaico para explorar as fotos. Os torcedores que enviaram fotos receberão um link para ver exatamente onde estão na bandeira e no campo.
COCA-COLA APRESENTA O “BANDEIRÃO DE TODO MUNDO” NO JOGO DE ABERTURA DA COPA DO MUNDO DA FIFA 2014TM
SÃO PAULO, JUNHO DE 2014 — Trinta e dois países serão representados por suas seleções de futebol durante a Copa do Mundo da FIFA 2014TM, mas, hoje, os rostos de torcedores de 207 países ganharam o gramado da Arena Corinthians, em São Paulo. Antes do jogo de abertura, às 15h15, a Coca-Cola revelou o “Bandeirão de Todo Mundo” – a maior bandeira de Photomosaic® produzida digitalmente. A peça faz parte da campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo da FIFA 2014 TM, “A Copa de Todo Mundo”, lançada com o objetivo de ser a mais inclusiva campanha da empresa em uma Copa do Mundo da FIFATM.
Mais de 200 mil imagens de torcedores foram usadas no Bandeirão para recriar um design exclusivo produzido digitalmente pelo artista de rua brasileiro Speto, em colaboração com o artista argentino Tec. A bandeira foi produzida digitalmente por Robert Silvers, o inventor da tecnologia de fotomosaico.
O “Bandeirão de Todo Mundo” foi exibido antes do jogo de abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014™, diante de um público global estimado em mais de 1 bilhão de pessoas. Formada por 192 painéis de náilon impressos, a bandeira foi costurada para produzir uma épica obra de arte de 3.015 metros quadrados, cobrindo quase a totalidade do campo de jogo.
O vice-presidente global da área de marketing esportivo e de entretenimento da Coca-Cola, , Emmanuel Seuge, afirmou: “No início de nossa campanha para a Copa do Mundo da FIFA 2014 TM, A Copa de Todo Mundo, decidimos criar a Copa do Mundo da FIFA™ mais inclusiva e participativa de todos os tempos. Com o Bandeirão de Todo Mundo, proporcionamos aos torcedores do mundo todo uma oportunidade sem precedentes de fazer parte do maior evento de futebol existente. O futebol tem um incrível poder de unir diferenças sociais, culturais e geográficas, e o Bandeirão de Todo Mundo é a representação perfeita desse poder, criando uma experiência que as pessoas podem compartilhar”.
A campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo da FIFA 2014™, A Copa de Todo Mundo, celebra o espírito inclusivo compartilhado pela Coca-Cola, pelo futebol e o país sede, o Brasil. “Sabíamos que não poderíamos adotar uma abordagem de A Copa de Todo Mundo sem que pudéssemos provar isso”, acrescenta Seuge. “E provamos o nosso conceito várias vezes, com nossos filmes para o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA 2014TM. O Bandeirão de Todo Mundo ė o ápice perfeito, ao trazer a campo, ao mesmo tempo, pessoas de 207 países para, dessa forma, participarem da Copa do Mundo da FIFA 2014™”.
Speto, que também criou o conceito visual da Coca-Cola para a Copa do Mundo da FIFA 2014TM, foi rápido ao responder ao desafio de criar um design para a bandeira. “Quando conversamos com Speto pela primeira vez, ele nos disse: ‘Brasil e Argentina têm uma rivalidade histórica no futebol, mas na arte seremos parceiros’”, lembra o gerente global de Licenciamento da Coca-Cola, Brad Fields. “E esse projeto ė justamente sobre isso: ‘O ápice em uma bandeira’”, disse, numa referência ao icônico anúncio da Coca-Cola, de 1971, em que um coral de jovens se reúne no topo de uma montanha da Itália para cantar.
Nos últimos meses, Silvers recriou o design da bandeira colorida com fotos de torcedores postadas emwww.happinessflag.com e enviou o produto finalizado, seção por seção, para o Rio de Janeiro, onde foi impresso. A versão digital da bandeira ficará disponível no mesmo site. Nesse endereço, os consumidores poderão acessar uma visão aérea da bandeira e passar o mouse pelo mosaico para explorar as fotos. Os torcedores que enviaram fotos receberão um link para ver exatamente onde estão na bandeira e no campo.
Serviços da Prefeitura terão horário especial em dias de jogos da Copa
O expediente nos órgãos da Prefeitura de Curitiba terá horário diferente do normal em dias de jogos da Copa do Mundo.
Confira como será o expediente nos órgãos públicos municipais:
DIAS DE JOGO EM CURITIBA
16 de junho - jogo Irã X Nigéria (às 16 horas) - expediente das 8h ao meio-dia
20 de junho - Honduras x Equador - será ponto facultativo nas repartições públicas muncipais - com reposição da jornada de trabalho - em função do feriado religioso de Corpus Christi, no dia 19.
23 de junho - Austrália X Espanha (às 13 horas) - expediente das 8h ao meio-dia
26 de junho - Argélia X Rússia (às 17 horas) - expediente das 8h ao meio-dia
20 de junho - Honduras x Equador - será ponto facultativo nas repartições públicas muncipais - com reposição da jornada de trabalho - em função do feriado religioso de Corpus Christi, no dia 19.
23 de junho - Austrália X Espanha (às 13 horas) - expediente das 8h ao meio-dia
26 de junho - Argélia X Rússia (às 17 horas) - expediente das 8h ao meio-dia
DIAS DE JOGOS DO BRASIL
Dia 12 de junho - Brasil X Croácia (às 17 horas) - expediente das 8 horas ao meio-dia e das 13h às 15 horas
Dia 17 de junho - Brasil X México (às 16 horas) - expediente das 8h às 14 horas, sem intervalo para almoço
Dia 23 - Brasil X Camarões - das 8 ao meio-dia (coincide com o jogo Austrália x Espanha, em Curitiba)
Dia 17 de junho - Brasil X México (às 16 horas) - expediente das 8h às 14 horas, sem intervalo para almoço
Dia 23 - Brasil X Camarões - das 8 ao meio-dia (coincide com o jogo Austrália x Espanha, em Curitiba)
Esses horários são válidos tanto para os locais de atendimento na sede da Prefeitura e secretarias como nas Ruas da Cidadania.
Os serviços considerados essenciais à população vão funcionar da seguinte forma:
Educação:
CMEIs:
- Recesso escolar para crianças atendidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) nos dias 16, 17, 18, 20, 23 e 26 de junho;
- Recesso escolar para crianças atendidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) nos dias 16, 17, 18, 20, 23 e 26 de junho;
Escolas:
- Nove escolas municipais, uma em cada regional, ficarão abertas nos dias dos jogos, das 8h às 11h30, com atividades recreativas e esportivas;
- Nove escolas municipais, uma em cada regional, ficarão abertas nos dias dos jogos, das 8h às 11h30, com atividades recreativas e esportivas;
Por causa do jogo do Brasil, na abertura da Copa do Mundo, a saída dos estudantes das unidades escolares da rede municipal de ensino será antecipada para as 15 horas no dia 12.
Saúde:
Unidades Básicas:
12/06: jogo Brasil x Croácia às 17 horas - as unidades funcionam até as 16 horas. Aquelas que trabalham até 22 horas reabrem as 20 horas;
16/06: jogo Irã x Nigéria em Curitiba - as unidades funcionam normalmente;
17/06: jogo Brasil x México às 16 horas - as unidades funcionam até as 15 horas. Aquelas que trabalham até 22 horas reabrem as 19 horas;
20/06: jogo Honduras x Equador em Curitiba - as unidades funcionam normalmente;
23/06: jogo Brasil x Camarões às 17h e jogo Austrália x Espanha em Curitiba as 13 horas - as unidades funcionam até as 16 horas. Aquelas que trabalham até 22 horas reabrem as 20 horas;
26/06: jogo Argélia x Rússia em Curitiba - as unidades funcionam normalmente;
16/06: jogo Irã x Nigéria em Curitiba - as unidades funcionam normalmente;
17/06: jogo Brasil x México às 16 horas - as unidades funcionam até as 15 horas. Aquelas que trabalham até 22 horas reabrem as 19 horas;
20/06: jogo Honduras x Equador em Curitiba - as unidades funcionam normalmente;
23/06: jogo Brasil x Camarões às 17h e jogo Austrália x Espanha em Curitiba as 13 horas - as unidades funcionam até as 16 horas. Aquelas que trabalham até 22 horas reabrem as 20 horas;
26/06: jogo Argélia x Rússia em Curitiba - as unidades funcionam normalmente;
UPAs:
- Funcionam normalmente todos os dias.
- Funcionam normalmente todos os dias.
Transporte:
Ônibus:
- Haverá circulação de seis linhas especiais (incluindo a da Fan Fest, que será de graça) e reforço nos biarticulados, alimentadores e linhas convencionais nos dias de jogos;
- Haverá circulação de seis linhas especiais (incluindo a da Fan Fest, que será de graça) e reforço nos biarticulados, alimentadores e linhas convencionais nos dias de jogos;
Acompanhe mais detalhes Aqui
Shopping Popular:
- Funcionamento normal nos dias de jogos em Curitiba. Nos dias de jogos do Brasil horário diferenciado:
- Funcionamento normal nos dias de jogos em Curitiba. Nos dias de jogos do Brasil horário diferenciado:
12 de junho - das 9h às 16 horas;
17 de junho - das 9h às 15 horas;
23 de junho - das 9h às 16 horas.
17 de junho - das 9h às 15 horas;
23 de junho - das 9h às 16 horas.
Mercado Central:
- Atendimento normal, das 9h às 19 horas, com ponto facultativo em dias de jogos do Brasil (expediente até 14 horas);
- Atendimento normal, das 9h às 19 horas, com ponto facultativo em dias de jogos do Brasil (expediente até 14 horas);
Abastecimento:
- Mercado Municipal – funcionamento normal nos jogos em Curitiba. Nos jogos do Brasil, durante a 1ª fase do Mundial, as atividades serão suspensas duas horas antes de cada partida;
- Mercado Cajuru - dia 12/06 (quinta-feira) - fechamento às 15h - Brasil x Croácia; dia 17/06 (terça-feira) - fechamento às 14h - Brasil x México.Nos demais dias funcionamento nos horários normais da unidade.
- Feiras livres – funcionamento normal, com exceção da feira diurna do Água Verde no dia 20 de junho, que terá as atividades suspensas;
- Feiras noturnas – funcionamento normal;
- Feira Gastronômica – funcionamento normal;
- Feiras orgânicas – funcionamento normal;
- Sacolão da Família – funcionamento normal nos jogos em Curitiba. Nos jogos do Brasil será ponto facultativo;
- Mercado Regional Cajuru – funcionamento normal nos jogos em Curitiba. Nos jogos do Brasil, durante a 1ª fase do Mundial, as atividades serão suspensas duas horas antes de cada partida;
- Varejão Capão Raso - funcionamento normal nos jogos em Curitiba. Nos jogos do Brasil, durante a 1ª fase do Mundial, as atividades serão suspensas duas horas antes de cada partida;
- Armazém da Família – funcionamento nos dias de jogos em Curitiba das 8h45 até 12 horas;
- Restaurante Popular – funcionamento normal, exceto dia 20/06, quando que não vão abrir;
- Câmbio Verde – funcionamento normal somente no período da manhã, inclusive dia 20/06;
- Regionais – funcionamento nos dias de jogos em Curitiba até 12h e no dia 20/06 não funcionam.
- Feiras livres – funcionamento normal, com exceção da feira diurna do Água Verde no dia 20 de junho, que terá as atividades suspensas;
- Feiras noturnas – funcionamento normal;
- Feira Gastronômica – funcionamento normal;
- Feiras orgânicas – funcionamento normal;
- Sacolão da Família – funcionamento normal nos jogos em Curitiba. Nos jogos do Brasil será ponto facultativo;
- Mercado Regional Cajuru – funcionamento normal nos jogos em Curitiba. Nos jogos do Brasil, durante a 1ª fase do Mundial, as atividades serão suspensas duas horas antes de cada partida;
- Varejão Capão Raso - funcionamento normal nos jogos em Curitiba. Nos jogos do Brasil, durante a 1ª fase do Mundial, as atividades serão suspensas duas horas antes de cada partida;
- Armazém da Família – funcionamento nos dias de jogos em Curitiba das 8h45 até 12 horas;
- Restaurante Popular – funcionamento normal, exceto dia 20/06, quando que não vão abrir;
- Câmbio Verde – funcionamento normal somente no período da manhã, inclusive dia 20/06;
- Regionais – funcionamento nos dias de jogos em Curitiba até 12h e no dia 20/06 não funcionam.
quarta-feira, junho 11, 2014
Receita abre consulta ao 1º lote de restituição
A Receita Federal abriu nesta quarta-feira, a partir das 9 horas, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2014. Nessa primeira etapa do pagamento referente ao imposto de renda do ano passado, serão pagos mais de R$ 1,9 bilhão a 1.350.668 contribuintes. O crédito será pago pelo Fisco na próxima segunda-feira, dia 16.
Para checar se a restituição foi liberada, é necessário acessar a página da Receita Federal na internetou ligar para o Receitafone 146. Na internet, o contribuinte deve acessar o extrato da declaração e verificar se há apontamento de inconsistências de dados. Nesse caso, a pessoa deve fazer a autorregularização, por meio da entrega de declaração retificadora. O Fisco informou que a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá solicitá-la por meio da internet.
Esse lote abrange, ainda, restituições referentes aos anos de 2008 a 2013. No total, 1.361.028 contribuintes têm direito ao pagamento e o crédito bancário soma R$ 2 bilhões. Desse total, segundo a Receita, fazem parte 1.275.541 contribuintes idosos e 85.487 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Esse lote abrange, ainda, restituições referentes aos anos de 2008 a 2013. No total, 1.361.028 contribuintes têm direito ao pagamento e o crédito bancário soma R$ 2 bilhões. Desse total, segundo a Receita, fazem parte 1.275.541 contribuintes idosos e 85.487 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Assinar:
Postagens (Atom)