A equipe de ginástica rítmica formada por estudantes da Escola Municipal Helena Kolody, no Campo do Santana, está participando do Torneio Regional Sul de Ginástica Rítmica, no Clube Curitibano. A competição começou nesta quinta-feira (17) e vai até domingo, reunindo 276 ginastas de clubes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Formada por nove integrantes, a equipe é a única representante de escola pública na competição.
Organizada pela Federação Paranaense de Ginástica, a etapa regional classificará as equipes que disputarão o Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, de 18 a 21 de setembro, em São Luís, no Maranhão. “É uma alegria para a rede municipal de ensino ter a participação de estudantes nessa competição que reúne ginastas das melhores escolas e clubes do sul do País”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.
As alunas da Escola Municipal Helena Kolody competirão nas categorias pré-infantil (9 e 10 anos), infantil (11 e 12 anos) e juvenil (13 anos), além da categoria individual, com a estudante Nicole de Moraes Helena, de 10 anos. “Tenho a expectativa de fazer uma boa prova e levar o nome da minha escola para outras competições”, diz Nicole.
As etapas regionais são importantes, segundo a pequena ginasta, para que, além de mostrarem o que sabem, as meninas aprendam umas com as outras. “Sempre saímos das competições sabendo mais do que quando chegamos”, diz Nicole.
Para a presidente da Federação Paranaense de Ginástica Rítmica, Vicélia Florenzano, a participação da equipe da escola municipal representa um incentivo para que outras escolas públicas se interessem pelo ensino da modalidade. “Teremos cinco seletivas regionais antes da etapa nacional. É um torneio importante porque é de massificação e a presença da escola pública divulga a modalidade para outras escolas”, disse Vicélia.
Projeto
A equipe da Escola Municipal Helena Kolody é treinada por meio do projeto de Ginástica Rítmica, da escola, coordenado pelos professores municipais Robson Marques Machado e Nátia Miguel da Silva. O projeto foi criado pela dupla para atender a necessidade das estudantes que apresentavam potencial para o esporte, mas não tinham onde treinar.
Participam do projeto 279 meninas, quase todas matriculadas em turmas iniciais do ensino fundamental, do 1.º ao 5.º ano. Também participam ex-alunas da escola e crianças que vivem na região e integram o projeto a partir das ações do programa Comunidade Escola.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41211&PHPSESSID=a79a7facd4012637b7402691b39c6b90
Nenhum comentário:
Postar um comentário