A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, em primeiro turno, o aumento de salário para os professores da rede municipal de ensino, na sessão desta segunda-feira (02). Além do reajuste de 10%, concedido a todos os servidores municipais na semana passada, a classe terá aumento de 8,69%, atingindo um total de 19,56% de aumento a partir deste mês.
A proposta, enviada à Câmara pelo prefeito Luciano Ducci (PSB) e negociada junto ao Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), prevê que os servidores da educação no município passem a receber, como piso salarial, o valor de R$ 1.434,62 por uma jornada de 20 horas semanais.
De acordo com a diretora do Sismmac, Silmara Carvalho, a grande conquista da classe foi reverter a porcentagem que seria destinada à gratificação pelo Programa de Produtividade e Qualidade (PPQ) em valores que serão incorporados como aumento real nos vencimentos. "Nós somos contra essa política de gratificação porque ela é ligada à meritocracia", afirmou Silmara.
Segundo com a representante, as perdas históricas da categoria ao longo dos últimos 15 anos somava 14,08%. Com o reajuste, essas perdas foram repostas e reduzidas a praticamente zero. "Agora começa a nossa luta por aumento real", destacou. "Ainda não estamos plenamente satisfeitos", emendou.
Para a vereadora Professora Josete, a mobilização dos professores foi indispensável para a conquista do reajuste. A parlamentar criticou a postura do Executivo em não conceder a todos os servidores municipais o mesmo reajuste aprovado para os trabalhadores do magistério. "Em ano eleitoral as coisas funcionam diferente. É uma conquista para os professores, mas acho que ela deveria se estender pára todos os outros servidores", comentou.
Novos reajustes
Para o líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, vereador Roberto Hinça (PSD), o aumento para todos os servidores municipais foi satisfatório. "O prefeito é funcionário de carreira e conhece bem a realidade de todos os servidores", disse. Hinça informou que o projeto de lei que prevê aumento de salário para os funcionários do setor de finanças da Prefeitura deve ser votado até a próxima quarta-feira.
"Fonte" Banda B
Nenhum comentário:
Postar um comentário