sexta-feira, julho 12, 2013

Casal paranaense se prepara para cantar ao Papa Francisco

O casal Marcos da Matta e Cristiane da Matta, de Apucarana, no norte do Paraná, vão cantar para o Papa Francisco, que estará no Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude, de 22 a 28 de julho. A música "O Enfermo é Meu Irmão" foi escolhida para a visita do pontífice ao Hospital São Francisco da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), na tarde do dia 24. A canção, criada pelo próprio casal, conta a história da cura de um leproso após ser abraçado por São Francisco de Assis.
A indicação da música é do frei responsável do hospital, que é atendido por frades franciscanos. “Nós tínhamos gravado essa música em um CD chamado ‘Perfeita Alegria’, junto com o Frei Florival, do Espírito Santo. O frei do hospital, que se chama Francisco, ouviu o álbum e decidiu que a música deveria ser cantada ao Papa”, conta Marcos, que é técnico judiciário. O CD tem a vida de São Francisco como tema, sendo sete das 16 músicas compostas pelo casal.
A música foi criada após um pedido de Frei Florival, que organizou o CD e contou com a participação de vários compositores do país. “Ele nos conheceu através de minha cunhada, e passou vários temas sobre o carisma franciscano, entre eles o encontro de São Francisco com o leproso. Ali buscamos mostrar todo o carinho de Francisco, que com o abraço curou aquele homem”, explica Marcos, que já teve composições gravadas em outros CDs, todos ligados à Igreja Católica.
Cristiane, que é musicista e dá aula de música, diz que não acreditou quando recebeu a notícia. “No primeiro momento, não achei que era verdade. Porém, o frei que fez parte do projeto do CD confirmou que sim, fomos convidados para cantar ao Papa”, lembra. “Receber o convite para um momento assim é para nós um momento de convicção, uma resposta mostrando que estamos no caminho certo”, afirma o compositor.
Para ela, o tema da canção acabou sendo escolhida por ir de encontro ao local onde Francisco estará. “Cantaremos em um local franciscano, para o Papa Francisco, sobre a acolhida de São Francisco de Assis para um enfermo”, disse.
O casal sabe que o momento deve ser de grande emoção. “Eu que sou muito emotiva, vou precisar me conter muito para não chorar na hora”, disse Cristiane. “A nossa vontade é que o momento chegue logo. Para um católico, é algo muito forte”, completa Marcos.
Casal participa na Catedral de Apucarana, onde cantam nas missas (Foto: Rodrigo Saviani/G1)Casal participa na Catedral de Apucarana, onde cantam nas missas (Foto: Rodrigo Saviani/G1)
Devoção e fé
Devotos de São Francisco de Assis, eles consideram o convite um grande presente. “Já foi uma graça poder compor músicas para um CD franciscano. Agora, poder cantar para o Papa, é uma graça ainda maior”, celebra Cristiane.
Ela conta que já teve uma graça alcançada em oração ao santo. “Eu tive uma gravidez muito complicada da minha filha. Passei praticamente nove meses dentro do hospital, e o próprio médico chegou a dizer que a gravidez era de grande risco, podendo sobreviver ou eu, ou o bebê. E no fim, tudo saiu bem, tanto para mim, como para minha filha. Creio que foi a força da oração e a intercessão de São Francisco e de Santa Paulina”, relata.
Marcos e Cristiane são casados há 15 anos e tem dois filhos. Eles se conheceram na igreja, justamente através do cantar. “Nós cantávamos nos corais da igreja aqui em Apucarana. Depois passamos a cantar juntos em casamentos. Fomos nos aproximando cada vez mais e estamos juntos até hoje”, diz Marcos. Atualmente, eles coordenam as equipes de música na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário