Casa da Mulher Brasileira será construída no bairro do Cabral
A futura Casa da Mulher Brasileira já tem endereço. Será na Avenida Paraná, próximo ao Terminal do Cabral, em terreno onde duas placas foram colocadas anunciando a obra, que terá início no primeiro semestre de 2014.
A Casa funcionará como um centro integrado de serviços de atendimento à mulher em situação de violência. A área total do empreendimento é de 13 mil metros quadrados e, destes, 4 mil são de área construída para abrigar a Delegacia da Mulher, uma unidade do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar, o atendimento de psicólogos e assistentes sociais da Prefeitura de Curitiba, além de serviços do Ministério Público e da Defensoria Pública, entre outros. Também contará com alojamento de passagem, brinquedoteca, central de transporte e serviços voltados a promover a autonomia econômica das mulheres em situação de violência, nas áreas de trabalho, renda e empreendedorismo feminino.
A Casa da Mulher Brasileira é uma ação do governo federal em parceria com estados, municípios e o Poder Judiciário, que integra o programa nacional “Mulher, Viver Sem Violência”, lançado pela Presidenta Dilma Rousseff no dia 13 de março deste ano. Curitiba receberá uma das primeiras 27 unidades desse centro integrado de serviços que serão construídas nas capitais brasileiras. Cada unidade tem custo estimado em R$ 4,3 milhões para a construção e, além disso, o governo federal garantirá recursos para a compra de equipamentos e estruturação e vai assegurar o pagamento de dois anos de custeio.
“A Prefeitura de Curitiba cercou a área, está cuidando da segurança do local e informando a população que mora e trabalha nas imediações sobre a obra e a importância do trabalho que será realizado ali para prevenção da violência contra a mulher”, conta a secretária da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro.
Aceitação
A balconista Marisa de Oliveira de Almeida, que trabalha em uma lanchonete próxima ao terreno, aprova a construção da Casa da Mulher Brasileira e acredita que a localização, próxima ao Terminal do Cabral, vai facilitar a ligação com os demais bairros da cidade. “É um local de fácil acesso”, comenta. Ela é mãe de dois filhos, foi vítima da violência doméstica e disse conhecer outras mulheres na família que sofrem constantemente agressões físicas e morais. “Passei por isso, sei como é e o quanto a gente pensa bastante antes de tomar uma atitude. Com os serviços todos espalhados, essa decisão fica ainda mais difícil e a mulher até desiste no meio do caminho. Acaba encontrando, assim como eu, alternativas que dependem somente dela, como se separar e mudar de endereço. Quando se tem filhos, tudo fica ainda mais complicado”, conta Marisa.
Luíza Melzer, funcionária de uma loja de presentes na Avenida Paraná, também concorda que a Casa da Mulher Brasileira vai proporcionar um atendimento adequado às mulheres em situação de violência. Luíza leu atentamente as informações do panfleto distribuído à população da região vizinha nesta segunda-feira (16) e fez questão de falar para as clientes que passaram pela loja sobre essa novidade. “Achei muito interessante. Hoje, a mulher chega a denunciar, mas volta para casa e é assassinada. É importante que tenha essa atenção e esse local onde buscar todos os atendimentos que necessita para se encorajar e se libertar
da violência”, diz.
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/casa-da-mulher-brasileira-sera-construida-no-bairro-do-cabral/31635
Nenhum comentário:
Postar um comentário