quarta-feira, dezembro 11, 2013
Centro de Educação Infantil no Parolin é concluído e passa a atender 200 crianças
As comunidades do Parolin e do Sítio Cercado comemoraram na tarde desta terça (10) a entrega de novos epaços de educação. O prefeito Gustavo Fruet entegou no Parolin o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Guilherme Canto Darin, que apesar de inaugurado anteriormente, estava inacabado e só agora passará a operar com a capacidade completa, atendendo em perído integral 200 crianças de zero a 5 anos.
Também está sendo inaugurada a quadra coberta da Escola Municipal Paulo Rogério Guimarães Esmanhoto, no Sítio Cercado, que beneficiará 300 estudantes, além da comunidade local.
As famílias do Parolin aguardavam com ansiedade o início das atividades no CMEI Guilherme Canto Darin. A obra, iniciada em 2011, havia sido inaugurada em 29 de dezembro passado, pela administração municipal anterior. Porém 20% das obras não estavam concluídas. Havia atrasos nos pagamentos das empresas envolvidas na construção e nehuma condição para início das atividades. Faltavam pisos e esquadrias, vidros, instalação de sanitários, lavatórios, armários.
As obras foram concluídas em novembro deste ano, e o início das atividades aconteceu no último dia 5 de dezembro, ainda de forma parcial. Após o recesso escolar, em fevereiro, a unidade passará a atender com capacidade total, de 200 crianças, das 7h às 18 horas.
O prefeito Gustavo Fruet disse que foi preciso um grande esforço da Prefeitura para a conclusão da obra porque não havia empenho orçamentário nem para concluir, nem para pagar o que já havia sido feito, ou para comprar o mobiliário necessário para o funcionamento do espaço escolar. “Essa gestão reconhece o que foi feito de bom, anteriormente, pela cidade, mas temos que destacar que toda a administração trabalhou este ano para conseguir equilíbrio fiscal e concluir o que foi entregue inacabado”, disse Fruet.
Escola Paulo Rogério Guimarães Esmanhoto ganha quadra coberta
O CMEI Guilherme Canto Darin tem oito salas, distribuídas em quatro berçários, maternais I, II e III, pré, parquinho adequado a faixa etária das crianças, parquinho de areia e sala do programa Mama Nenê, que estimula o aleitamento materno. A unidade conta ainda com sala de permanência para os profissionais desenvolverem estudos e planejamento de atividades, lactário para atendimento específico para os berçários. Todas as salas contam com banheiros adaptados para crianças, refeitório, solários.
“Temos entre as principais metas da gestão oferecer uma educação infantil de qualidade, capaz de promover o desenvolvimento integral das crianças”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo. Ela destaca que, com a inauguração deste CMEI, forma-se um complexo educacional de atendimento integral, pois em frente está a Escola Municipal Professora Nansyr Cecato Cavichiolo. O novo centro de educação infantil aumentará, de forma significativa, a oferta de vagas para crianças de zero a 3 anos na região, que apresenta grande demanda.
A coletora de materiais recicláveis Marcela Nascimento é mãe de Luiz Henrique, de 3 anos, que já está frequentando o CMEI. No próximo ano, a filha Emanuelle, de 11 meses, também será atendida na unidade . “É tudo o que eu precisava para trabalhar com tranquilidade", diz Marcela.
Representando a comunidade, o presidente da Associação dos Moradores, Edson do Parolin, falou da importância dessa unidade de educação e relatou a luta da população para ver, finalmente, o espaço funcionando. “Sabemos do esforço que a Prefeitura fez para concluir essa obra inacabada e por isso cuidaremos dessa creche como cuidamos das nossas casas”, disse.
Investimento
A Prefeitura investiu R$ 456,4 mil para finalizalizar a obra. Além de concluir a obra física, também contratou 26 educadores, duas professoras, pedagoga e direção. O nome do CMEI homenageia o jovem empresário Guilherme Canto Darin, filho de Carla e Marcio Darin. O pai garantiu, durante o evento de entrega da obra, uniformes escolares para todos os estudantes da unidade. O irmão de Guilherme, Mateus Darin, falou em nome da família. “Esperamos que esta obra ajude muitas famílias daqui. É com orgulho que recebemos essa homenagem”, disse.
O evento contou com a presença do vice-governador do Paraná, Flávio Arns, do vereador Zé Maria, do administrador regional do Portão, Marco Aurelio Lima de Melo, e de Everli Canto, representante do Conselho Municipal de Educação.
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/centro-de-educacao-infantil-no-parolin-e-concluido-e-passa-a-atender-200-criancas/31557
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário