A distribuição antecipada das aulas e das funções para cerca de 88 mil profissionais da educação garantiu que todas as 2.100 escolas da rede estadual iniciassem o ano letivo sem falta de professores e pedagogo. Com o planejamento da Secretaria de Estado da Educação, os 1,3 milhão de alunos que estudam em colégios e escolas em todo o Estado entraram nas salas, nesta quinta-feira (14), com tranquilidade.
A distribuição de aulas foi feita ainda em dezembro e permitiu a organização das escolas e dos professores. “Cada professor e pedagogo começou o ano letivo sabendo quantas e quais disciplinas terão no ano e também em quais escolas irão trabalhar”, disse o secretário de Estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns.
Esse é o segundo ano consecutivo em que a distribuição de aulas é feita antecipadamente. Em anos anteriores, as aulas eram distribuídas uma semana antes da volta às aulas, causando transtornos para professores, funcionários e, principalmente, para os alunos e familiares.
“Foi um retorno tranquilo do ponto de vista da organização das escolas. Já havíamos feito a distribuição de aula, já tínhamos a maioria das escolas organizadas”, afirmou a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes.
HORA-ATIVIDADE - A novidade neste ano é a redução de 16 para 15 aulas semanais para professores, dando mais tempo para planejamento, correção de provas e aperfeiçoamento profissional.
A Secretaria de Estado da Educação está elaborando um documento de orientação para garantir que a hora-atividade tenha qualidade. A proposta foi apresentada nesta sexta-feira (15), em Curitiba, durante reunião com representantes da APP-Sindicato e deve ser encaminhada às escolas após debate com a categoria.
A iniciativa da Secretaria é ter uma proposta pedagógica para a hora-atividade. “Não há sentido apenas o aumento da hora-atividade, mas sua organização de forma que tenhamos melhoria da qualidade do ensino e de aprendizagem oferecida ao aluno”, explicou a superintendente de Educação, Eliane Rocha.
A ideia é orientar as escolas sobre as ações que podem ser desenvolvidas durante a hora atividade como planejamento, aperfeiçoamento profissional, participação de reuniões pedagógicas, atendimento à comunidade escolar e preparação de aulas. “O documento será levado às escolas para que também elas possam debater e propor e que o resultado venha a atender as necessidades e as expectativas também”, comentou a superintendente.
O sindicato foi convidado a participar do processo de elaboração do documento. “A qualidade da implementação da hora-atividade vai trazer melhoria muito importante para a escola pública do estado do Paraná”, disse Marlei Fernandes.
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=73057&tit=Planejamento-garante-professores-em-todas-as-escolas-no-primeiro-dia-de-aula-
Nenhum comentário:
Postar um comentário