Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) começam este ano letivo trabalhando de forma mais integrada. Ações coordenadas pela Secretaria Municipal da Educação serão realizadas para garantir aos estudantes uma tranquila e promissora passagem entre as diferentes fases da aprendizagem, da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental, e do 5º para o 6º ano, etapa que marca a fase final do ensino fundamental.
Até o ano passado, cada fase do aprendizado era planejada de forma separada. A partir deste ano, as equipes dos departamentos de educação infantil e do ensino fundamental da Secretaria Municipal da Educação irão formular as diretrizes pedagógigas em conjunto. Nas escolas, ações serão realizadas para mostrar aos alunos as principais mudanças que ocorrem na nova fase de ensino, como horários, tempos, organizações e espaços diferenciados.
A diretora do departamento de ensino fundamental, Waldirene Bellardo, explica que é importante considerar que, embora passe de fase, a criança continua sendo a mesma. “A organização dos trabalhos nas escolas e CMEIs assume agora, prioritariamente, o foco pedagógico, tanto em relação à gestão quanto à organização dos trabalhos”, diz Valdirene.
A articulação de trabalhos nas unidades de ensino começou na última quinta-feira (14) com o movimento de volta às aulas nas 184 escolas municipais e nos 194 CMEIs da cidade. A secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, acompanhou o primeiro dia de atividades em escolas e CMEIs e ressaltou a importância do trabalho integrado que, segundo a secretária, está entre as estratégias da Prefeitura de Curitiba para melhorar a qualidade do ensino oferecido a 140 mil estudantes municipais.
“Garantimos, assim, que não haja ruptura no processo de aprendizagem do aluno que passa do CMEI para escola, ou da primeira para a segunda fase do ensino fundamental”, disse Roberlayne.
Para melhorar a adaptação também das equipes de ensino, a Secretaria Municipal de Educação iniciou um amplo processo de capacitação. Em março, aproximadamente 1.800 professores alfabetizadores regentes de turmas dos 1º,2º e 3º anos (Ciclo I) do ensino fundamental participarão de uma formação com foco no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O programa prevê que até os 8 anos a criança tenha aprendido a ler e escrever.
Ao longo deste ano, haverá mais 120 horas de formação sobre processo de alfabetização. Também serão desenvolvidos trabalhos de leitura e de acompanhamento dos estudantes pelos alfabetizadores dos núcleos de educação. Para a diretora do departamento de educação infantil da Secretaria Municipal da Educação, Francinara Koop, integrar as ações significa também destacar entre os profissionais das duas etapas, as proximidades dos processos de ensino e aprendizagem. “Garantimos desta forma propriedades para que os profissionais possam flexibilizar mais adequadamente os tempos e espaços nas suas unidades”, disse Francinara.
Mudanças
Entre as principais mudanças que uma criança enfrenta ao passar de um CMEI para uma escola está a questão da autonomia – algumas ações antes realizadas com o auxílio de educador já podem ser feitas sozinha –, o que cria a necessidade de organizar o espaço com outra perspectiva, além das atividades mais dirigidas. Para as crianças que passam do 5º para o 6º ano, as adaptações incluem a participação de mais professores – além do regente de turma passam a fazer parte do processo professores de diferentes disciplinas – e a organização do tempo que também muda, com aulas de 50 minutos para cada disciplina.
A necessidade de preparar professores e educadores para minimizar a ruptura entre as fases de ensino foi uma das questões observadas pela secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Robalo, na tarde de quinta-feira (14), durante visitas realizadas nas Escolas Municipais CEI Maestro Bento Mossurunga, no Alto Boqueirão, na CEI Carlos Drumond de Andrade, na Vila Osternack e no Centro Municipal de Educação Infantil São José Operário, no Alto Boqueirão.
Além de conversar com os profissionais do ensino das unidades, Roberlayne ouviu as crianças e alguns pais que acompanhavam o primeiro dia de aula dos filhos. As informações ajudarão a definir novas linhas de trabalho. Além de conversar sobre a integração das etapas de aprendizagem, a visita nas unidades serviu para que a equipe da Secretaria Municipal da Educação observassem questões estruturais, de infraestrutura e de planejamento das escolas e CMEIs. No período da manhã, na companhia do prefeito Gustavo Fruet, a secretária acompanhou o retorno das aulas nas Escolas Municipais DitmarBrepol, Francisco Meszner e no Centro de Educação Infantil Porto Belo.
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