sexta-feira, novembro 29, 2013
Estudantes são premiados por participação em gincana virtual
Emoção e muita criatividade marcaram a tarde desta quinta-feira (28), com a premiação das equipes vencedoras da Gincana Virtual, promovida pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. A competição envolveu 500 estudantes, de turmas do 1.º ao 5.º ano, de 18 Centros de Educação Integral (CEIs) e serviu para estimular ações de cidadania, com impactos positivos na comunidade, a partir do uso de tecnologias educacionais.
As três equipes vencedoras obtiveram os melhores resultados nos cinco desafios propostos na competição, porém, o resultado mais importante foi a transformação que as crianças promoveram nos locais onde vivem. Venceram as equipes Movimento, do CEI Expedicionário, com 924 pontos, seguida da equipe Os Grafiteiros, do CEI Heitor de Alencar Furtado, com 909 pontos e Spot, do CEI Professor Ulisses Falcão Vieira, com 897 pontos. O evento, no Centro de Capacitação Profissional, no Centro, marcou o encerramento da segunda edição da gincana, que teve como tema neste ano “Grafite: a arte das ruas”.
Durante três meses de disputa, os estudantes participaram de exercícios, tarefas e atividades práticas que combinaram as situações propostas de cinco desafios com a realidade local. A primeira tarefa foi a criação de páginas eletrônicas, por meio do uso de blogs, sobre o projeto no qual deveriam ser desenvolvidos os demais desafios. O passo seguinte exigiu que as crianças percorressem suas regiões e registrassem com imagens, como estavam os ambientes nas suas comunidades, pichados ou limpos.
“Isso os colocou em contato com as suas realidades e os fez pensar sobre seu papel cidadão, enquanto agente transformador de conhecimento”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.
Como terceiro desafio os estudantes precisaram descobrir de forma prática, a diferença entre pichação e grafitagem. Após uma oficina de estêncil, na qual aprenderam a fazer desenhos usando moldes vazados e tinta spray, os estudantes colaboraram para deixar muros e espaços das escolas em locais mais agradáveis. Onde havia pichação, os estudantes aprenderam a transformar os riscos em arte, convertendo em arte o que um dia foi vandalizado por alguém.
A criação de um rap foi a expressão usada pelas crianças para levar aos colegas e seus familiares as diferenças entre o que é pichação e grafitagem. Por último, todo conteúdo aprendido deveria ser compartilhado com as famílias, promovendo assim, novas atitudes e conceitos sobre o cuidado com muros e paredes na comunidade.
“Foi um movimento criativo, que despertou talentos e, sobretudo, a noção de participação destas crianças em suas comunidades”, disse Roberlayne.
Ensino
Chegar ao primeiro lugar exigiu muito dos estudantes do CEI Expedicionário, no Portão. A equipe Movimento foi orientada pela professora Priscila Barth, que considerou a gincana uma excelente oportunidade para desenvolver com os estudantes formas diferenciadas de ensino. Por meio dos desafios, os estudantes aprenderam a superar seus limites. “Os mais tímidos tiveram que produzir, ler e publicar textos no jornal eletrônico. Trabalhamos leitura e escrita em matérias, e outras produções, como a composição do rap. Acredito que essa superação tenha sido a melhor de todas as premiações”, disse Priscila.
Além de novos conhecimentos e espaços mais limpos e organizados na comunidade – entre eles os muros da escola que ganharam painéis com grafites produzidos pelos estudantes -, cada integrante da equipe recebeu como prêmio um tablet e um ingresso para um espetáculo na Arena Digital, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no Prado Velho. “Amei o tablet e agora vou continuar minhas produções digitais sobre grafite com ele”, disse o estudante Evandro Alves dos Anjos, de 8 anos, e um dos vencedores do desafio.
“As pessoas têm pensamentos diferentes, mas tentamos mostrar com nossos trabalhos que se quer deixar uma marca a pessoa deve pensar no caminho da arte que é o grafite e não na pichação que é um crime”, disse o garoto.
A segunda colocação fez a estudante Zaine Farias de Moraes Guedes, de 9 anos, chorar de emoção na hora da premiação. “Foi muito divertido e importante participar da gincana. Nos esforçamos muito mesmo e conseguimos deixar a escola mais bonita”, disse Zaine.
Para superar os desafios da competição virtual, os estudantes precisaram usar computadores, tablets, softwares livres e o jornal eletrônico Extra Extra! entre outros recursos disponíveis nas escolas para promover mudanças positivas na escola e na comunidade. Os estudantes buscaram aperfeiçoar a arte do grafite reconhecendo na técnica a uma possibilidade de unir criatividade e preservação. “Esse é o objetivo da Gincana Virtual, estimular ações e divulgá-las nas suas comunidades”, disse a coordenadora do projeto no departamento de Tecnologia e Difusão Educacional da Secretaria Municipal da Educação, Taís Wojciechowski.
Para desenvolver as tarefas, as equipes puderam recorrer a sites, e-mails e outras possibilidades de mídias. As atividades também favoreceram a formação de estudantes e professores, em relação à arte do grafite. Desde agosto, quando teve início o processo da Gincana, foram realizados estudos e práticas com grafite, pesquisas, produção de textos, trabalhos com fotografia, vídeos, softwares livres e artes visuais contemporâneas. Equipes e seus professores também tiveram a oportunidade de saber mais sobre a arte produzida no Brasil e no exterior, as técnicas e os estilos adotados em diferentes tempos e espaços.
Escolas que participaram do desafio:
CEI Ritta Anna de Cássia - Equipe Toy
CEI Professora Lina Maria Martins Moreira - Equipe Arte do 4º Ano
CEI Raoul Wallenberg - Equipe Artistas do Raoul
Cei Lauro Esmanhotto – Equipe Feras
CEI Olívio Soares Saboia - Equipe Rompe Ferro
CEI Do Expedicionário – Equipe Movimento
CEI Professor José Wanderley Dias - Equipe Grafiteiros da Rua
CEI Professor Ulisses Falcão Vieira – Equipe Spot
CEI Monteiro Lobato - Equipe Loucos por Tecnologias
CEI Romário Martins - Equipe Meninos R.M
CEI Heitor de Alencar Furtado - Equipe Os grafiteiros
CEI Professor Adriano Robine - Equipe Robine
CEI Curitiba Ano 300 - Equipe CEI Curitiba
CEI Issa Nacli - Equipe Leões do Conhecimento
CEI Maestro Bento Mossurunga – Equipe Bentão
CEI David Carneiro – Equipe Smile
CEI Júlio Moreira – Equipe Tecmigos
CEI Belmiro Cesar - Equipe Grafiteiros do Belmiro
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/estudantes-sao-premiados-por-participacao-em-gincana-virtual/31446
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