quinta-feira, novembro 28, 2013
Meio Ambiente, Curitiba recebe da ONU certificado de Cidade Resiliente
A cidade de Curitiba recebeu, pelas mãos do prefeito Gustavo Fruet, o certificado de Cidade Resiliente da Organização das Nações Unidas (ONU). O título foi entregue pelo representante do escritório da ONU em Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIDR), David Stevens, durante a abertura do seminário Meio Ambiente e Cidades Resilientes, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (28) no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Segundo a ONU, uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos. Curitiba é a primeira cidade no Paraná a receber o certificado.
“Nossa cidade sempre foi pioneira em diversas ações, uma referência em sustentabilidade, o que se confirma com este certificado”, disse o prefeito. Para Fruet, o documento precisa ser recebido como um compromisso desafiador, mas para o qual a cidade está preparada. O prefeito destacou que a área ambiental é uma das prioridades da administração municipal, para a qual estão previstos investimentos de grande porte.
“No próximo ano, investiremos R$ 400 milhões na área de gestão de risco”, informou Fruet. Ao longo dos próximos três anos o montante será de aproximadamente R$ 700 milhões.
Além do investimento financeiro, o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, destacou a criação recente de um departamento de Gestão de Risco, no primeiro semestre deste ano. “Isso reflete a preocupação em tornar a cidade resiliente”, disse.
No conjunto de ações desta pasta, ele informou que está o mapeamento das áreas inundáveis da cidade, investimentos na gestão dos rios, obras de contenção, instalação de equipamentos que monitoram as chuvas e educação ambiental, entre outras.
O representante da ONU, David Stevens, elogiou as iniciativas que estão sendo tomadas em Curitiba para minimizar riscos de desastres naturais. “Este encontro é um exemplo de oportunidade para estreitarmos discussões em torno de ações e estratégias que têm o objetivo comum de promover o bem estar da população”.
Também participaram da abertura do seminário o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; o presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Pedro Wilson Guimarães, e o superintendente do Ibama, Jorge Augusto Callado, entre outras autoridades.
Programa da ONU
O programa Cidades Resilientes, patrocinado pela Organização das Nações Unidas (ONU), pretende aumentar esforços e capacidade de enfrentamento de calamidades e adversidades naturais provocadas por fenômenos climáticos.
“O enfoque moderno sobre a questão não tem a pretensão de eliminar totalmente os riscos relacionados à ocorrência de desastres naturais, mas sim de desenvolver capacidades de resiliência nas comunidades expostas e redirecionar a implantação de medidas estruturais”, explica o secretário Renato Lima.
O programa Cidades Resilientes pretende divulgar e compartilhar experiências de como as comunidades ao redor do mundo vem tentando reduzir seu risco de desastres e difundir a importância de governos e cidadãos tomarem medidas preventivas.
Seminário
Especialistas locais, nacionais e internacionais na área ambiental estarão em Curitiba até sábado (30) para participar do seminário Meio Ambiente e Cidades Resilientes, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Entre os inscritos, há 185 secretários municipais de Meio Ambiente de todo o Brasil.
O encontro tem como temas principais cidades resilientes, resíduos sólidos e licenciamento ambiental. O evento também comemora os 25 anos de criação da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma).
Os módulos temáticos irão abordar resíduos sólidos e a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente; centros científicos de estudos de desastres e contribuições ao aperfeiçoamento do licenciamento ambiental. Visitas técnicas a usinas de reciclagem e barracões do programa Ecocidadão, além de áreas de risco em Curitiba e no litoral paranaense, acontecem nesta sexta e sábado.
Entre os participantes dos módulos temáticos, alguns dos destaques são o diretor de Cidade e Responsabilidade Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente, Geraldo Vitor Abreu, e a diretora adjunta do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nimad), Juciara Carvalho Leite.
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-recebe-da-onu-certificado-de-cidade-resiliente/31438
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário