quinta-feira, janeiro 23, 2014
Ação Social, Campanha eleva em 37% doações para fundos da Criança e Adolescente e do Idoso
A campanha de incentivo a doações para os fundos municipais da Criança e do Adolescente (FMCA) e da Pessoa Idosa (FMPI) via imposto de renda, realizada pela Prefeitura de Curitiba por meio da Fundação de Ação Social (FAS) nos últimos meses de 2013, alcançou bons resultados ao seu final. O volume de recursos arrecadado a partir de doações ao FMCA cresceu 37% em 2013 em relação ao ano anterior, alcançando a marca de R$ 12,18 milhões. Só em dezembro, mês em que tradicionalmente a maior parte das empresas realiza suas doações, o volume arrecadado mais que dobrou em relação a novembro, chegando a 133% de aumento.
O FMPI também recebeu um número significativo de doações após a campanha, crescendo sua arrecadação em mais de dez vezes em dezembro. Vale considerar que o Fundo passou a receber doações apenas a partir de maio do ano passado. No total, o FMPI arrecadou R$ 284,2mil em doações ao longo de 2013.
Os recursos dos fundos municipais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa são geridos pelos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba) e dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), respectivamente. Os órgãos são bipartite, ou seja, formados metade por representantes da administração municipal, metade por representantes da sociedade civil. São os conselhos que analisam as instituições sociais e projetos que podem receber e aplicar os recursos dos fundos destinados pelos contribuintes, sem interferência direta do município. Os recursos dos fundos já beneficiaram mais de 320 mil pessoas e 130 instituições sociais.
Campanha
A campanha publicitária “Doe 1%” foi destinada a incentivar o repasse de até 1% do imposto de renda sobre o lucro real devido por pessoas jurídicas aos fundos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa. Ao longo do ano, pessoas físicas podem doar até 6% do imposto de renda devido e pessoas jurídicas, 1% do imposto devido de seu lucro real para o FMCA ou para o FMPI. Durante os meses de março e abril, quando a Receita Federal disponibiliza o Programa Gerador de Declaração do Imposto de Renda, as doações de pessoas físicas podem ser efetuadas até o teto de 3% do imposto devido, diretamente na declaração. Para doar, basta acessar o site da FAS: www.fas.curitiba.pr.gov.br e seguir as instruções contidas no link. Mais informações pelo e-mail doacao@fas.curitiba.pr.gov.br.
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/campanha-eleva-em-37-doacoes-para-fundos-da-crianca-e-adolescente-e-do-idoso/31863
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário