sexta-feira, janeiro 10, 2014

IAP registra mais de 4,5 mil atendimentos pela internet em 2013

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) realizou 4734 através do seu site, em 2013. As solicitações, denúncias, sugestões, reclamações e elogios foram feitos no link “Fale Conosco”, que utiliza o sistema da Ouvidoria Geral do Estado do Paraná (Sigo). No link (www.iap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1085) é possível registrar qualquer tipo de demanda, inclusive denúncias anônimas ligadas às atividades do órgão. Cada reivindicação gera um protocolo e o usuário pode acompanhar o seu andamento no próprio site do Instituto. Entre as maiores demandas recebidas estão denúncias de possível descaso e desrespeito ao meio ambiente (58,5%). Em seguida vêm as solicitações e dúvidas relativas a processos de licenciamento e autorizações ambientais (33,7%), seguidas de reclamações (5,4%), sugestões (1,9%) e elogios (0,38%). A maioria das reivindicações feitas ao Instituto foi atendida (57,7%) e outra grande parte (26,7%) está em atendimento pelos técnicos e fiscais do IAP. Demais reivindicações feitas junto ao IAP (15,5%) foram encaminhadas aos órgãos de competência como a Polícia Ambiental, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Instituto das Águas, Instituto de Terras e Cartografias e Geociências (ITCG), entre outros. “Além dos registros feitos através do site, muitas pessoas preferem ligar para o Instituto e seus Escritórios Regionais, contatos que acabam não entrando nas estatísticas. Mas é possível perceber que após a adoção do sistema da Ouvidoria Geral do Estado do Paraná esse tipo de atendimento vem diminuindo”, explica a ouvidora do IAP, Luiza Antonio Silva. Grande parte das reivindicações feitas (15,8%) é da Região de Curitiba, atendida pelo Escritório Regional da capital. Outros 5,1% dos contatos são feitos por meio da Central de Atendimento do IAP, que responde principalmente a questões relacionadas aos procedimentos e processos de licenciamento ambiental do órgão. “Esse tipo de atendimento é fundamental para manter o bom relacionamento do órgão com o público, não só para garantir a preservação do meio ambiente, mas também para ter um retorno da população com relação ao nosso atendimento”, disse o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto. Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=78649&tit=IAP-registra-mais-de-45-mil-atendimentos-pela-internet-em-2013

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