quinta-feira, janeiro 02, 2014
Iniciativa inédita leva tratamento odontológico a moradores de rua de Curitiba
“Quero me ver no espelho.” Essa foi a primeira frase de Ailton Rodrigues dos Santos, de 27 anos, quando levantou da cadeira do dentista na Unidade Básica de Saúde Vila Hauer. Morador de rua há 19 anos, ele terminou o tratamento dentário que realizou com o dentista do programa Consultório na Rua.
“Morava com a minha família em uma casa abandonada e trabalhei como segurança. Nesta época consegui pagar um dentista em São Paulo, mas aqui ganhei o tratamento todo de graça, fui bem atendido e meus dentes ficaram ótimos. Dá vontade de ficar me olhando no espelho o dia inteiro”, fdisse Ailton após ter sua prótese fixada.
“Ele já tinha a prótese, mas ela estava solta e, além de machucar a gengiva, o incomodava. Fizemos uma limpeza, restauramos alguns dentes e fixamos a prótese”, contou o dentista Antonio Carlos Rocha, que realizou o tratamento.
Fizemos uma limpeza, restauramos alguns dentes e fixamos a prótese”, contou o dentista Antonio Carlos Rocha, que realizou o tratamento.
Curitiba é a única cidade que oferta serviços odontológicos no programa Consultório na Rua. A presença deste profissional não está prevista na portaria do governo federal que estabelece o programa. “Inserimos os dentistas nas equipes porque sabemos os problemas bucais dos moradores de rua. Muitos aceitam a nossa ajuda porque são sensibilizados primeiro pelos dentistas e auxiliares de saúde bucal”, explica Adriane Wollmann, coordenadora do programa.
São quatro equipes multidisciplinares, formadas por médico, auxiliar de enfermagem, enfermeiros, psicólogo, assistente social, dentista e auxiliar de saúde bucal. As equipes percorrem as principais praças da cidade ofertando atendimento médico, psicológico e odontológico para os moradores em situação de rua. Em quatro meses de programa foram mais de 2 mil atendimentos.
Joice Grazielle mora com o marido nas ruas de Curitiba há 10 anos. Os dois são catadores de material reciclável e estão fazendo tratamento com a equipe do Consultório na Rua. “O tratamento é ótimo, extraí um dente, fiz limpeza e agora vou continuar o tratamento. Tenho escova e pasta de dente no meu carrinho e sempre dou um jeitinho de escovar os dentes”, disse a catadora.
Segundo o dentista Alan Celso Sierakowski, que realizou o atendimento, Joice chegou com uma raiz do dente exposta e teve que extraí-lo. “Tentamos recuperar o dente, mas alguns chegam com uma condição muito crítica e a única solução é a extração. Além disso, ela está com uma forte gengivite porque escova os dentes apenas uma vez ao dia”.
Confiança
De acordo com a equipe odontológica, metade do tempo é passado nas ruas, fazendo trabalho de conscientização da população de rua sobre a importância dos cuidados bucais, distribuindo escovas e pastas de dente e mostrando a maneira correta de escovar os dentes, utilizar o fio dental e ganhando a confiança deles para que acompanhe o profissional até a unidade para realizar o tratamento.
Adriane conta que o principal objetivo do programa é promover o vínculo com os pacientes. “Dificilmente no primeiro contato eles aceitam a nossa ajuda. Mas insistimos. Algumas vezes passamos muito tempo conversando com o morador de rua até que ele comece a expor o seu problema e aceite o nosso auxílio. Nosso objetivo é sensibilizá-los para importância do cuidado com a saúde e promover o acesso aos equipamentos de saúde”
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/iniciativa-inedita-leva-tratamento-odontologico-a-moradores-de-rua-de-curitiba/31645
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário