"A criança tem direito à educação. A educação é responsabilidade do Estado e da família e, se é direito, tem de estar registrado na lei. Se está na lei, tem de ser verificado, então temos de verificar o aprendizado", disse Soares.
O professor também falou sobre os níveis de desempenho dos alunos, que devem ser escolhidos sob critérios duros, e sobre as competências que a criança deve adquirir na escola. “Eu quero a competência leitora, a matemática, a científica, mas também a cultura social e até a de se comunicar em outra língua. Sendo que a competência leitora é tão básica que é essencial para tudo que virá”, afirma.Os tipos de avaliações foram apontadas por Soares. São elas a avaliação diagnóstica, que mostra o que o aluno já aprendeu, a da aprendizagem, a somativa e a externa, que diz respeito à avaliação da escola. “Não fazer a avaliação da aprendizagem é dizer ao aluno que não está nem aí se ele aprendeu e que não vai se dar o desconforto de descobrir isso. Você deixar a criança passar pela escola sem aprender é um processo de exclusão”, diz.
Evento
O Sala Mundo 2011 reúne grandes nomes do Brasil e do exterior para debater temas da educação. Durante o evento os convidados apresentarão soluções pedagógicas e administrativas para o dia a dia das escolas, além de abordar assuntos importantes para a educação básica, como avaliações oficiais de aprendizagem, tecnologia educacional e formação de professores.
Ainda nesta quarta, o Sala Mundo receberá, entre outros pesquisadores, Pedro Ravela, ex-coordenador nacional do Pisa (Programa Internacional de Avaliação do Estudante) no Uruguai; e Gustavo Ioschpe, mestre em Economia pela Universidade de Yale e autor do livro A ignorância custa um mundo.
No segundo dia estarão presentes, entre outros nomes, Ricardo Semler, Ilona Becskeházye Cláudio de Moura Castro, doutor em Economia pela Universidade de Berkeley e curador do evento. Outro convidado é o neurocientista Miguel Nicolelis, chefe do Laboratório de Neurociências da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e fundador do Instituto de Neurociência de Natal, onde são desenvolvidos projetos educacionais de ciência para estudantes de escolas públicas.
O Núcleo de Educação da Gazeta do Povo está acompanhando o evento e traz as novidades em tempo real. Em breve mais informações.
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