Milhares de pessoas participam da Parada da Diversidade de Curitiba, no Centro de Curitiba, na tarde deste domingo (13). O evento começou com 40 minutos de atraso, por volta das 15h40. A concentração ocorreu desde 13 horas, na Praça 19 de Dezembro (Praça do Homem Nu).
O Hino Nacional foi executado às 15h40 e em seguida os participantes iniciaram a caminhada até o Centro Cívico. O trajeto é feito pela Avenida Cândido de Abreu até o Centro Cívico. A previsão é de que os desfiles irão ocorrer até as 17 horas.
A seguir, discursos serão feitos em frente ao palácio. O show da banda Decafonis está programado para começar às 18 horas e o evento terminará às 20 horas.
Os organizadores do evento estão otimistas quanto ao número de participantes. A expectativa é de que 150 mil pessoas acompanhem a parada. O número foi estimado mesmo com o feriado, o mau tempo e o vestibular da UFPR.
O tema da Parada neste ano é “Estamos ao redor do mundo”. A temática muda todos os anos e é baseado nas demandas do movimento LGBT e no tema da InterPride, associação internacional que organiza eventos pelos direitos LGBT.
A mobilização, criada há 14 anos, tem como objetivo promover a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). A Parada Gay, como é popularmente conhecida, é organizada pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD) em parceria com a Aliança Paranaense pela Cidadania LGBT.
Recorde de público
Em 2010, a Parada Gay de Curitiba reuniu 150 mil pessoas nas ruas do Centro Cívico. Este é o sexto ano seguido em que a Parada é realizada no bairro, entre as praças 19 de Dezembro e Nossa Senhora da Salete.
O público do ano passado foi o maior registrado desde que foi a mobilização foi criada, e com a marca, o evento tornou-se o segundo maior evento de rua do estado. Perde apenas para a Caiobanda, trio elétrico do carnaval de Caiobá, que tem um público estimado de 200 mil pessoas.
Trânsito
Quarenta linhas de ônibus urbanos e metropolitanos que passam nos arredores do Centro Cívico tiveram seus percursos parcialmente alterados pela Urbs. As mudanças ocorrerem em horários específicos.
Até o fim da parada, a Rua Rosalvo Leitão, ao lado da Assembleia Legislativa, e o trecho da Avenida Cândido de Abreu que acompanha a Praça Nossa Senhora do Salete, do Palácio Iguaçu à rotatória, estarão bloqueadas. Motoristas procedentes da Rua Marechal Hermes, no sentido Bairro-Centro, devem desviar pela Rua Deputado Mário de Barros. A Rua Barão do Serro Azul e seus acessos também ficam bloqueados até as 15 horas.
Fonte: Gazeta do povo 13/11/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário