O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá exportou de janeiro até agora 3,4 milhões de toneladas de grãos. O volume é 37% superior ao registrado no mesmo período no ano passado. O embarque diário realizado no corredor tem sido, em média, de 65 mil toneladas.
Somente de soja para exportação foram embarcadas pelo terminal paranaense 1,6 milhão de toneladas neste primeiro trimestre. O volume é 117% superior ao registrado em 2011 no mesmo período. O farelo de soja apresentou alta de 43% em relação ao ano passado, totalizando 1,1 milhão de toneladas exportadas.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que o aumento na movimentação reforça a necessidade de investir em melhorias no porto. Dando cumprimento ao plano de governo, ele determinou que a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) trabalhe nos projetos de expansão da capacidade estática do porto para melhor atender a safra de grãos. “Nos próximos 60 dias vamos fechar o escopo das melhorias a serem executadas no corredor de exportação em caráter emergencial e para os próximos anos”, afirmou o secretário.
EXPANSÃO – Um dos projetos de expansão visa substituir quatro armazéns de carga geral que existem hoje no cais do Porto de Paranaguá. Juntos, eles somam capacidade estática de 54 mil toneladas. Está prevista a construção, na mesma área, de dois armazéns graneleiros, com capacidade estática de 195 mil toneladas e rendimento operacional de duas mil toneladas por hora.
A Appa trabalha ainda no projeto de modernização e repotenciamento do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, com o objetivo de elevar os níveis de produtividade, reduzir perdas e principalmente atender das exigências ambientais e de controle de zoonoses.
MUDANÇAS – Desde o inicio do atual governo, várias mudanças foram implementadas nos portos paranaenses para bem atender a safra de grãos. Ações como a ampliação na capacidade estática do sistema e a melhoria no sincronismo das atividades logísticas permitiram que o complexo do Corredor de Exportação melhorasse seu desempenho.
A criação da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná também promoveu a integração das demandas do setor portuário, ferroviário e dos sistemas de acesso.
A Appa também está finalizando o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento dos Portos do Paraná, em sintonia com o Plano Nacional de Logística Portuária. Neste plano serão estabelecidos, em conjunto com o Conselho de Autoridade Portuária, os investimentos públicos e privados para aplicação em curto, médio e longo prazos. A intenção é definir o Plano de Ocupação de Áreas para projetar o porto das próximas décadas.
Fonte" AEN
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