Cerca de 20 mil pessoas se reuniram na Praça de Espanha, em Curitiba, entre a noite de sábado (3) e a madrugada deste domingo (4) para participar da comemoração do 'Réveillon Fora de Época'. Esta foi a segunda edição da festa, que assim como a prImeira em 2011, foi divulgada internet. A festa é organizada em homenagem ao referência de que o ano só começa para o brasileiro depois do carnaval.
De acordo com a Polícia Militar (PM), foram registradas apenas duas ligações para a central 190 sobre perturbação do sossego durante a madrugada.
A meia-noite houve queima de fogos e alguns participantes se banharam no chafariz da praça. Homens da PM e da Guarda Municipal fizeram a segurança da festa, bloquearam algumas ruas de acesso a praça, e a Prefeitura de Curitiba instalou banheiros químicos.
Na manhã deste domingo (4), equipes da coleta de lixo da prefeitura trabalhavam na limpeza da Praça da Espanha. A maioria dos canteiros de flores foram destruídos, havia muitas garrafas de bebidas alcóolicas e lixo deixados no chão.
Uma moradora que estava na praça esta manhã se disse triste ao ver o resultado do evento. "Dá vontade de chorar. Está muito feio, muita sujeira, muito caco de vidro. Todo mundo tem o direito de se divertir, mas eles tinham que ter mais cuidado", comentou Vera Tedeski.
"Isso até atrapalha a imagem de Curitiba de ecologicamente correta, cidade limpa, e essa imagem vai ser vista fora. Não é isso que eu vejo todo dia aqui. Isso aí já fugiu um pouco do controle", relatou o engenheiro Paulo Contin.
Para a funcionária pública Sali Kucinski, a limpeza e reorganização do local é responsabilidade da prefeitura e apoia o evento. "Acho que é só programar a revitalização pra depois da festa, tem que dar uma cuidadinha. O povo precisa se reunir. A festa é bonita", disse.
Durante a semana, a Prefeitura de Curitiba informou que a praça não tem capacidade para suportar o evento, que deve contar com mais de 10 mil pessoas. E o Ministério Público estadual também tentou impedir a reunião, porém, como não haveria tempo hábil para informar as milhares de pessoas que confirmaram presença, a festa foi mantida.
Em 2011, oito mil pessoas participaram da festa ao ar livre e os comerciantes da região reclamaram. “A praça estava muito suja, muitas garrafas, o pessoal tinha pisado nas flores”, contou Cíntia Peixoto que é presidente da Associação Comercial da Praça da Espanha. Peixoto destacou que os empresários são simpáticos ao evento, mas desejam que a ordem da praça seja mantida. No último ano, não havia agentes de trânsito nem policiais ou guardas municipais no local.
Fonte: G1 Paraná 04/03/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário