O número de carros roubados e furtados em Curitiba cresceu cerca de 10%, entre janeiro e agosto de 2012, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo um levantamento da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), do Paraná. Todos os dias, 27 veículos são assaltados, em média, na cidade.
Em 2011, nesse intervalo de tempo, a capital paranaense havia registrado 5.567 casos. Já neste ano, o número subiu para 6.143. Ainda de acordo com o levantamento, os bairros em que mais acontecem os furtos são Centro e Água Verde. Os roubos, porém, se concentram na CIC e também no Água Verde.
Um morador do bairro, que preferiu não se identificar, revela que já teve o carro furtado três vezes, em frente à casa dele, no Água Verde. Todos os assaltos, conforme o morador, aconteceram no intervalo de um ano. “Parece brincadeira. Você, como cidadão honesto, paga seus impostos. Três roubos, na mesma rua, para a mesma pessoa, não consigo entender”, lamenta.
A polícia diz que os locais preferidos pelos assaltantes são ruas aparentemente tranquilas, com pouco movimento e sem comércio. O delegado Renato Bastos, da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos admite que é difícil combater esse tipo de crime. Contudo, ele diz que é possível se precaver de ser assaltado. “Evitar ficar nos veículos; quando chegar aos veículos, olhar nas proximidades – se houver pessoas suspeitas, não entre no veículo, dê uma volta no quarteirão. Em caso de essas pessoas permanecerem, acione a Polícia Militar”, lembra.
Fonte G1 Paraná 23/10/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário