A Prefeitura de Curitiba está nomeando mais 144 professores aprovados por concurso público e que substituirão nas escolas municipais profissionais aposentados e exonerados. O grupo vai reforçar o quadro de professores da rede municipal de ensino que em janeiro deste ano incorporou outros 310 professores também contratados por meio de concursos.
Estão sendo nomeados professores para as turmas de 1ª ao 5º ano (docência I) e de matemática para as turmas de 6º ao 9º ano (docência II) que estão sendo chamados em duas etapas. A primeira turma com 30 profissionais da docência I será nomeada já na próxima sexta-feira (24) e os demais no dia 10 de março.
O início das atividades em sala de aula acontece uma semana após a nomeação, depois do ingresso do profissional no programa de formação continuada da rede de ensino. Está é a segunda contratação do ano. Os 310 professores contratados em janeiro já estão atuando em salas de aula. “Educação e saúde são as áreas para as quais mais contratamos profissionais. Priorizamos a ampliação nestes quadros para garantir boas condições de trabalho aos servidores já incorporados, além de ampliar e garantir atendimento com qualidade aos cidadãos”, diz o prefeito Gustavo Fruet.
Desde janeiro de 2013 foram contratados mais de 900 profissionais para a rede municipal de ensino. Além de substituir exonerações e aposentadorias, o reforço no quadro atendeu a ampliação de vagas, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental, além de permitir a implantação gradativa do tempo de estudo e planejamento de atividades do professor, a permanência de 33%.
Garantir um terço da jornada de 20 horas semanais do professor para o estudo e planejamento é previsto na lei salarial do magistério. Porém, em Curitiba a adequação à lei tem um diferencial em relação aos demais municípios brasileiros, pois associa o direito do professor em ter permanência ao do estudante de aprender com qualidade.
A permanência dos professores da rede está integrada a um novo modelo pedagógico voltado ao trabalho coletivo no interior da escola. É uma nova composição, com a integração de três professores que passam a ser igualmente responsáveis por cada duas turmas.
“Temos como resultado atividades, ações e avaliações integradas, que consideram o estudante integralmente, avaliado e percebido por um trio de professores com todos os componentes curriculares e não pelo seu desempenho em cada conteúdo isoladamente”, diz a secretaria municipal da educação, Roberlayne Borges Roballo.
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