terça-feira, fevereiro 11, 2014
Jararaca 'virgem' tem parto raro no Refúgio Biológico de Itaipu, em Foz
Segundo a Itaipu, animal vive sozinho em cativeiro desde 2012.
Há a suspeita de desenvolvimento do embrião apenas do óvulo.
Gestação das cobras dura cerca de quatro meses (Foto: Itaipu/Divulgação)
Uma jararaca do Refúgio Biológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, deu à luz mesmo sem ter contato com machos da espécie. De acordo com o médico veterinário da Itaipu, Wanderlei de Morais, o animal vive sozinho desde 2012 e não há a possibilidade de fecundação por espermatozóide, já que a gestação é de cerca de quatro meses.
Segundo ele, há a suspeita de paternogênse, que é o desenvolvimento do embrião apenas do óvulo, sem ação do gameta masculino. “Não é um acontecimento inédito em cativeiro, porém é incomum”, afirmou o veterinário. Outro caso semelhante aconteceu no Zoológico de Campinas, em São Paulo.
Conforme a assessoria da usina de Itaipu, o filhote de jararaca foi descoberto pelos tratadores e guias turísticos do Refúgio Biológico da Itaipu. A mãe, que tem cerca de um metro de comprimento, vive em um recinto isolado por um vidro, no serpentário, e é aberto para visitação. Já o filhote foi separado da mãe e não há previsão para retorno à mesma jaula. O animal mede cerca de 30 centímetros.
O Refúgio Biológico da Itaipu informou, ainda, que a jararaca colocou 14 ovos, mas apenas um eclodiu. Como o embrião se desenvolve no ovo dentro do corpo da mãe e sai completamente formado, não há expectativa de novos filhotes.
http://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2014/02/jararaca-virgem-tem-parto-raro-no-refugio-biologico-de-itaipu-em-foz.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário