Uma máquina retroescavadeira está retirando entulhos e lixo, que hoje estão bloqueando parte do rio Bacacheri. Uma equipe está trabalhando no Tarumã, perto da rua Napoleão Bonaparte, melhorando o escoamento do rio, que vai desaguar no rio Atuba.
A limpeza na bacia do Atuba faz parte do programa de desassoreamento e combate a enchentes da Prefeitura, com investimentos de R$ 17 milhões. O trabalho está melhorando o escoamento das águas em 23 quilômetros de rios da cidade.
"Além das obras de prevenção, serão feitas ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. É um trabalho fundamental para evitar as cheias na época do verão", disse o prefeito Luciano Ducci.
A previsão é limpar 1,3 quilômetro do rio Bacacheri, em especial na região do Tarumã. A limpeza está sendo feita tanto dentro do rio como nas margens, onde está se retirando lixo jogado pelos moradores e caliça.
“A Prefeitura está fazendo a sua parte, preparando os rios para suportar as chuvas de verão, que neste ano deverão ser intensas. Mas a população pode ajudar evitando jogar lixo no rio”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni. Atualmente, toda a cidade é coberta pelo sistema de coleta de lixo, que passa em todas as ruas de Curitiba.
Depois de feita a limpeza no rio Bacacheri, as equipes vão fazer a limpeza de trechos no Tarumã onde rio se une com o rio Atuba.
Plano de drenagem - Na limpeza e em obras de drenagem, a Secretaria Municipal de Obras Públicas está investindo R$ 17 milhões. Ao todo, são nove máquinas retroescavadeiras que estão removendo ilhas formadas nos meios dos rios, que bloqueiam o escoamento das águas e provocam transbordamentos.
O planejamento das obras foi baseado nos estudos feitos pelo Plano Diretor de Drenagem, que define ações de curto, médio e longo prazo para a prevenção de alagamentos em Curitiba. O PDD, que ainda está em fase de conclusão, ajudou também a definir as prioridades na limpeza de rios da Região Metropolitana de Curitiba.
Quando concluído, em setembro de 2012, Curitiba será a primeira capital a ter o Plano Diretor de Drenagem. Antes da aprovação, haverá 3 audiências públicas, com primeira já programada para o mês de dezembro.
OBRAS DE DESASSOREAMENTOS
Limpeza de 20 pontos de rios e córregos em 23 quilômetros
Locais atendidos
Rio Bacacheri – avenida Victor Ferreira do Amaral e rua Rio Negro
Extensão 600 metros
Rio Bacacheri – rua Jovino do Rosário e avenida Canadá
Extensão 500 metros
Rio Atuba – avenida Victor Ferreira do Amaral e rua Guglielmo Marconi
Extensão 1500 metros
"Fonte" Agência de NOTICIAS da Prefeitura de Curitiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário