Prazo expirou no dia 20 de janeiro, e balanço foi divulgado nesta quarta (25).
Eleições de 2012 serão por sistema biométrico, através de impressão digital
O balanço divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) mostra que 229.564 pessoas tiveram os títulos eleitorais cancelados em Curitiba. O recadastramento biométrico, que foi concluído no dia 20 de janeiro, era obrigatório para todos os eleitores da capital e passa a valer já para as eleições de 2012.
O recadastramento começou no dia 28 de março de 2011, quando Curitiba possuía 1.310.968 eleitores aptos. Após o término do prazo, 1.026.952 tiveram os títulos revisados, e outros 107.104 novos títulos foram criados. Era preciso que 80% dos eleitores de Curitiba fossem recadastrados, meta alcançada um dia antes do fim dos 255 dias de atendimento. Neste período, a média diária de atendimento foi de 4.442 pessoas, sendo que o último dia foi o de maior movimento – 14.168.
Os eleitores que não fizeram o recadastro podem comparecer à Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-PR a qualquer momento e atualizar os dados. No entanto, essas pessoas podem ser chamadas a um cartório para regularizar a situação, em caso de o órgão estabelecer uma multa para aqueles que perderam o prazo. Os procedimentos devem ser divulgados no dia 31 de janeiro, em entrevista coletiva.
Além de Curitiba, o mesmo processo ocorre nos estados de Alagoas e Sergipe, em Goiânia (GO), em seis cidades de Pernambuco, em duas do estado de São Paulo, em três municípios de Minas Gerais, quatro de Rondônia, sete de Mato Grosso, onze de Tocantins e um do Espírito Santo. A estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que dez milhões de pessoas utilizem a biometria nas eleições de 2012, que vai eleger vereadores e prefeitos.
Fonte g1 Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário