segunda-feira, junho 20, 2011
Skate leva 3 mil para as ruas de Curitiba
A terceira edição do Go Skate Day, mobilização organizada por skatistas em todo o país, reuniu mais de 3 mil pessoas ontem em Curitiba, segundo estimativas da Guarda Municipal – apesar de os organizadores do evento estimarem 6 mil participantes. Jovens e crianças percorreram a canaleta de ônibus da Avenida Sete de Setembro, saindo da Praça do Japão, no bairro Água Verde, até a Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, onde ocorreram shows musicais, manobras esportivas e entrega de brindes. O evento foi realizado para celebrar o Dia Mundial do Skate, comemorado em 21 de junho.
Segundo um dos membros da Associação do Skatistas da Praça e organizador da marcha, Rob Fidalgo, 24 anos, a partir deste ano foi instituída a comemoração municipal, que será feita no mesmo dia da mundial. “O intuito é divulgar o esporte e mostrá-lo como alternativa de transporte.” Ele mesmo usa o skate como meio de locomoção alternativo. mas faz um alerta: as calçadas e os motoristas de Curitiba ainda não estão preparados.
O evento também foi realizado em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Conforme Rafaela Ribeiro, 28 anos, integrante da associação criada no ano passado, o objetivo é mobilizar os jovens em torno da atividade como alternativa para evitar o uso de as drogas. Foram oito meses de trabalho e 50 pessoas envolvidas, direta e indiretamente, na organização. “Estou emocionada com tamanha adesão.”
Para o casal Luís Camargo Faria, 68 anos, e Edna, 62, a participação maciça de jovens é vista como algo positivo. Considerada a “mãe” de muitos dos skatistas presentes, ela subiu no carro de som e fez uma oração antes do início da passeata. “É um sonho realizado ao ver o trabalho deles.” A filha única, Aline, 24 anos, é uma das integrantes do grupo que se envolveu na divulgação. Segundo ela, as redes sociais ajudaram, e muito, na participação maciça.
A Guarda Municipal e a Polícia Militar acompanharam o evento e registraram alguns incidentes durante a manifestação. Em um dos casos, um skate foi arremessado e atingiu a cabeça de um cinegrafista, que ficou levemente ferido.
Fonte: Gazeta do povo 20/06/2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário