terça-feira, maio 05, 2020

O Coronavírus matará o turismo de lazer ou as viagens de negócios?

Não!  O artigo de Dan Reed, Colaborador Senior do site Forbes.com, fala sobre o quanto a indústria vai mudar significativamente, talvez para sempre. Objetivo da colaboração da HotelB2C, na tradução e adaptação ao conteúdo com nossos comentários, é trazer a visão do analista para a indústria. O artigo gira em torno de Jay Sorensen, presidente da IdeaWorks (EUA), empresa que monitora dados do setor para fornecer informações sobre várias maneiras pelas quais companhias aéreas, hotéis, locadoras de carros e outros provedores de serviços da indústria de viagens, que foi publicado recentemente no site Forbes.com.
A pesquisa é realidade do mercado nos EUA, mas que diz respeito, de forma geral às questões reais, dúvidas e hipóteses, relacionadas com a indústria de viagens global frente a crise do vírus Covid-19:
  • Quanta demanda de viagens voltará?
  • Quando retornará aos níveis pré-vírus?
  • Os padrões de demanda, incluindo a divisão entre demanda de viagens de negócios e lazer, serão diferentes do que antes?
  • Como toda a experiência de viagem, da compra de serviços à qualidade dos serviços prestados, será diferente?
No artigo o autor considera que “…as respostas estão todas entrelaçadas porque todos os fatores que figuram na formação da demanda – preço, capacidade e valor percebido dos vários aspectos da experiência de viagem – são todos altamente variáveis ​​e intricadamente interligados e interdependentes. Mas uma coisa é certa. A demanda de viagens retornará. ” Continua “A indústria de viagens, gera globalmente 330 milhões de empregos ou 1 em cada 10 empregos no planeta, é uma “parte muito significativa da vida moderna”, Sorensen apresentou seu relatório dizendo: “As pessoas gostam de viajar e os empresários precisam viajar”. Portanto, ele argumentou: “As viagens voltarão novamente”.
No entanto, embora “muita coisa permaneça a mesma … elementos dela serão muito diferentes”, acrescentou.
Considerando os pontos apresentados pelo autor, com base nos resultados da pesquisa de Jay Sorensen, listamos alguns exemplos do artigo, resumida, e nas quais como estão relacionadas as expectativas de viagens na era pós-COVID-19, onde convergimos ao ponto de que serão diferentes do que era antes.
Capacidade e Inventário diminuirão como Reflexo das falências de negócios
“Nem todas as aéreas, nem todos hotéis, nem todas empresas de turismo e nem todas as atrações farão os ajustes necessários em seus negócios”. Obviamente, muitas outras empresas que não têm absolutamente nada a ver com viagens, mas o fato de terem viajado anteriormente a crise do Covid-19 para realizar seus trabalhos, usaram um orçamento dentro da indústria global de viagens.
Ao nosso ver, demostra que o orçamento e planejamento de viagens para os próximos anos, agora fará falta nos caixas destas empresas e este orçamento agora serão fortemente refletidos nas perdas, sem precedentes para o setor de viagens, e que pode gerar um desempenho financeiro comprometido para os próximos anos.
Neste caso, o comentário do autor, destaca os resultados de uma consulta dos dados sobre o mercado dos EUA, e que acaba sendo um padrão global do comportamento deste perfil de viajantes. “… os viajantes a lazer, especialmente aqueles de classes financeiras média e baixa, os que têm maior probabilidade de sofrer de forma financeira significativa como efeito colateral da pandemia, em função do fechamento quase que imediato das economias, simplesmente não terão condições de viajar tanto, talvez nem viagem, no caso de destinos de lazer por algum tempo, talvez anos. ”
Sobre o comentário acima, para a manutenção e sobrevivência dos hotéis, como todos os outros setores, se faz urgente e necessário uma adequação ao seu tamanho de negócio (business size) para que seja possível uma retomada gradual, especialmente pelo fator tempo ser incerto. Gestão de custos, fixos e variáveis, serão decisivos para sua sobrevivência, adequando os seus serviços para uma nova realidade de mercado. É preciso pensar em diferentes cenários, considere o mais conservador e o menos otimista, seja realista com os números e tente seguir de forma cartesiana um plano de sobrevivência. Lembre-se que dentro deste cenário o seu produto tem estoque, é limitado, há muita oferta e seu prazo de validade é curto, além de ser perecível. Estratégia de vendas aliada à gestão de custos serão os seus “mantras”.
A HotelB2C tem clientes em comum com uma empresa especializada neste sensível tema: http://www.conciergehotelaria.com.br/, mesmo antes da crise, conseguimos construir juntos cases de sucesso sobre as duas curvas mais importantes para a manutenção de um hotel saudável custos & vendas.
Destino Mais Próximo de Casa Definirá Viagens de Lazer no Curto Prazo
Aqui neste tópico o artigo destaca que “As viagens de automóvel, trem de passageiros e voos mais curtos terão a primeira indicação de demanda renovada”, prevê Sorensen. E “as experiências urbanas densamente povoadas não serão populares, especialmente se elas exigirem o enfrentamento de trânsito caótico e transporte público deficitário, o que é uma realidade muito grande no Brasil. Os viajantes irão comparar ‘rural e ao ar livre’ a boa saúde X ‘multidões e espaços públicos’ com maior risco. ”
Continua ainda fazendo uma análise comparativa com o perfil de viagens de negócios “Os viajantes a negócios serão menos influenciados pela distância e pelas percepções dos riscos relacionados à saúde vinculados às grandes cidades e, em vez disso, viajarão para onde suas necessidades comerciais os levarem. Sorensen conclui sobre o tema que que viagens no período pós-COVID-19 se concentrem principalmente em viagens mais curtas nas regiões (ele cita o exemplo nos EUA, americanos viajando na América, europeus viajando na Europa e assim por diante).
Partindo para a realidade Brasil, hotelaria independente, pequenas e medias propriedades, onde a maior concentração está em destinos de lazer, se faz necessário colocar uma grande atenção, independente do seu porte ou tipo de empreendimento, e investir tempo, budget e profissionalismo, para fazer o “match” entre quem busca por hospedagem e seu negócio. Estes hospedes estão “próximos” ao seu destino, muitos deles são ouro em pó e estão na sua base de dados, com que frequência e como você fala como eles? Estratégia de vendas associado a marketing digital, somado a um bom posicionamento no ranking de seu destino nas OTAs, isso gera maior visibilidade, com produto e público alinhados ao preço correto, sua propriedade terá mais cliques, e consequentemente aumentarão suas chances de conversão, inclusive tendo o efeito outdoor, como aliado, podem aumentar suas vendas diretas.
A Limpeza como Fator de Segurança da Saúde
“Pergunte a qualquer passageiro frequente se eles acreditam que a limpeza do interior da aeronave está sujeita à mesma supervisão dos motores da aeronave e você ouvirá um retumbante ‘Não’” diz Sorensen.
Segue Sorensen, “…porém, na era pós-COVID-19, as companhias aéreas, terão a oportunidade de fazer o que ele diz que deveriam estar fazendo há muitos anos; concentrando-se muito mais atentamente na limpeza de suas aeronaves e instalações terrestres. Eles poderiam até ganhar pontos com os passageiros usando a facilidade e a limpeza da aeronave como uma arma competitiva. ”. “Os hotéis também enfrentam o mesmo problema – e oportunidade – disse Sorensen, observando a longa lista de notícias sobre padrões de limpeza em várias propriedades em todo o país que podem ser encontradas através de uma simples pesquisa no Google”.
A HotelB2C destaca que é possível ver o reflexo deste comentário do autor nos reviews das OTAs (ex: Booking.com, Expedia, Decolar.com) e plataformas de comparação de preços como TripAdvisor e Trivago. São indicadores excelentes, ignorados muitas vezes, e com a pandemia e a preocupação com a higiene, a limpeza, podem agora ser levados mais a sério, reavaliados pelos hoteleiros. Este fator está ligado diretamente na forma como os hospedes expressam sua experiência com o seu serviço e de como seu hotel está preocupado com o tema, isso é Gestão de Reputação, de Brand, como sua marca é vista e cuidada pelo hoteleiro. (Saiba Mais sobre Gestão de Reputação – O que é Gestão de Reputação na Hotelaria?) Através de uma boa comunicação e importância devida, deve ser trabalhado dentro do marketing. Importante a atenção da hotelaria em se preocupa com isso e o quanto poderá com o pós-COVID-19 fazer para melhorar como um fator que influencie a decisão de reservar este ou aquele hotel.
Ainda sobre Gestão de Reputação, coloque no seu radar e nas suas rotinas de gestão, estimular pesquisas de satisfação dos seus clientes e fazer o monitoramento destes resultados como parte de sua estratégia de vendas. Há muitas ferramentas no mercado, alguma globais e conhecidas, mas é um momento de valorização de marcas e empresas brasileiras, do resgate da economia do país e ainda do fator custo ser determinante. Uma opção é buscar por fornecedor de tecnologia no Brasil, as vantagens são inúmeras, você fala com o dono do negócio, paga em moeda local, a comunicação pelo idioma e pelo fuso horário são também aliados. A HotelB2C faz serviços de Marketing Digital para Hotéis, desde que o cliente tenha contratado os serviços de Gestão Estratégica de Vendas e Distribuição Online, nosso Core Business, e para alguns clientes que fazemos a Gestão de Reputação, utilizamos e recomendamos a ferramenta https://amplifique.me/hoteis/
Consumidores Esperam Preços Baixos e Preços Baixos Estimulam Viagens
Mesmo com a redução esperada na capacidade de players de serviços de viagens, terá que oferecer opções de baixo preço para preencher sua capacidade restante a níveis economicamente sustentáveis. A boa notícia, acrescentou Sorensen, é que os consumidores – especialmente os turistas – mostraram repetidamente que responderão positivamente aos verdadeiros preços de barganha. Porém, mais viajantes viajando a preços baixos significam que os prestadores de serviços precisarão preencher ainda mais sua capacidade apenas para se equilibrar, sobreviver e se manter em pé.
Ironicamente, Sorensen, observa que os chamados preços “à la carte” em um mundo pós-pandemia “serão problemáticos”.
O capitulo a seguir, taxas serão ainda mais impopulares, serão o reflexo do poder de compra dos consumidores que estarão fragilizados pelos efeitos dos pós Covid-19. Eles avaliarão o custo total de uma viagem e se sua estratégia de precificação e suas políticas de reserva não estiverem um tanto quanto flexíveis e alinhadas com estas expectativas as suas chances de vendas diminuirão na mesma velocidade que seus competidores estiverem adotando uma política mais flexível e mais convidativa. Lembre-se que grandes hotéis, com um estoque maior de quartos serão agora também um grande competidor, no caso do mercado hoteleiro.
Taxas Serão Ainda Mais Impopulares
A opinião do autor sobre Taxas é um exemplo clássico que todos já passamos “Já está claro há algum tempo que, para a maioria dos consumidores, a taxa mais irritante cobrada pelas companhias aéreas é a taxa cobrada por fazer alterações no itinerário do passageiro – até e inclusive se cancelar a viagem – após a compra de um bilhete não reembolsável. Tais cobranças podem chegar a mais de U$ 100 em muitos casos, e o cancelamento de uma passagem não reembolsável, como o nome sugere, significa que o viajante não receberá seu dinheiro de volta. ”
“Para os consumidores, essa é uma mudança bem-vinda durante um período de grande incerteza” e “o sentimento de incerteza continuará no futuro próximo. Quando as empresas de viagens se sentem compelidas pelas finanças a restabelecer as taxas de alteração, o mercado não reage gentilmente, nem reguladores e políticos ”.
Fica claro, não é este o melhor caminho, reflita! Isso vale para toda a indústria de viagens, especialmente na hotelaria, e deverá também ser colocado na mesa com as OTAs, uma vez que no último movimento de RM das OTAs, cobrar comissão sobre taxas passou a ser algo que fez o hoteleiro se sentir como o consumidor da remarcação da viagem aérea. A regra é ser flexível é um momento é estratégico, mostra empatia e alinha às expectativas com o seu público alvo. Leia outras estratégias relacionadas a precificação e estratégias de vendas (Ações Que Podem Ajudar seu Hotel a “Otimizar” Receita –  05 Pontos de Atenção Para Vendas na Crise Coronavírus).
Parte das Viagens de Negócios Não Voltará
“ …embora a maior parte do volume de viagens de negócios retorne – embora haja uma incerteza de quanto tempo levará, talvez de dois ou três anos – uma parte das viagens de negócios nunca voltará. ” Alertou ainda Sorensen. “Porém, algumas viagens de negócios que ocorreram antes do COVID-19 simplesmente nunca mais acontecerão porque as empresas que pagam por essas viagens desaparecerão. ”
“…Além das viagens de negócios que desaparecem devido a falências de negócios, muitas empresas e empresários estão aprendendo, durante esse período de severas restrições de viagens, que algumas viagens de negócios podem, de fato, ser substituídas pela excelente tecnologia de teleconferência de hoje… muitas empresas estão aprendendo agora que realmente podem fazer mais, e com custos muito mais baixos. ”
Concordamos com o autor que coloca um cenário otimista neste segmento, em que as vendas e outros tipos de viagens de negócios continuarão sendo essenciais e grandes impulsionadores de receita, para hotéis e diferentes empresas da indústria de viagens. Aqui estão as oportunidades, Viagens de Eventos, Culturais como Shows, Viagens Educativas, como Congressos e Viagens de Negócios como Feiras, e Visitas à Fornecedores. Uma atenção entre Associações, Empresas do setor de viagens (ABAV, ABIH, FBHA, Convention Bureau, Associações Comerciais) e diversas outras representatividades privadas ou de fomento ao turismo e aos seus respectivos destinos, devem buscar um alinhamento e trabalhar estas oportunidades de eventos de modo que os impactos da crise Covid-19 e os desafios já pré-existentes da sazonalidade sejam mitigados, de forma coletiva e conjunta, os setores públicos e privados precisarão se ajudar.
O Google está focado em Outras Oportunidades
O autor chama atenção para um ponto importante, o que todos enxergavam como uma “ameaça iminente” pode agora ter mudanças de planos. “…há vários anos, os executivos de companhias aéreas e planejadores financeiros, bem como as empresas de tecnologia que vendem viagens através de agências de viagens… têm se preocupado com a possibilidade de que o Google e sua controladora, Alphabet, em breve poderiam dominar as vendas do segmento travel via mecanismo de busca, o que esmagaria o mercado e tecnologias relacionadas. Isso potencialmente desviaria enormes fluxos de receita das empresas de vendas de viagens existentes e poderia dar ao Google controle de mercado suficiente para começar a exigir taxas de serviço mais altas das companhias aéreas, hotéis e locadoras de carros, ou tentar ditar como certos aspectos dessas indústrias funcionam. ”
Sorensen, no entanto, observa que “ …os esforços atuais para rastrear a disseminação do Coronavírus e gerenciar e pagar pelo tratamento de pacientes e pelo desenvolvimento de tratamentos e vacinas abriram novas e enormes oportunidades de negócios para o Google e a Alphabet. Nos próximos cinco anos, Sorensen sugere que o Google se concentrará no desenvolvimento de sua presença não apenas no campo de dados médicos, mas também nas áreas de educação on-line e segurança pública. ”
“O Google está acumulando uma tremenda inteligência com este evento global”, ele escreveu, e suas “oportunidades no setor de viagens são pálidas em comparação ao nosso setor, que não representa mais uma oportunidade para lucros rápidos ”para a poderosa empresa de tecnologia.
Fica para finalização do artigo e adaptação com os nossos comentários o quanto é importante seu negócio ter uma estratégia de marketing e uma presença digital forte, um e-commerce estruturado com um funil de vendas pensado, seja você um pequeno, médio ou grande do setor de turismo. As tecnologias avançaram, a competição com a entrada de novos players criando ferramentas que transformem seu negócio estão ai disponíveis, basta querer, agora mais do que nunca será preciso seu negócio se reinventar ou arcará com as consequências, ou você entra no jogo e aposta todas as fichas, ou infelizmente fará parte de mais uma estatística do Covid-19 e seus efeitos colaterais.  (Leia: Tecnologia na hotelaria e suas principais tendências – Como atrair mais hóspedes para seu Hotel? – Venda Direta no Motor de Reserva dos Hotéis e outros artigos em https://blog.hotelb2c.com.br/ )
Fonte:  Forbes.com –  https://bit.ly/3bfxRhY 
Adaptado: By Dan Reed Colaborador Sênior – Aeroespacial e Defesa

Santuário Santa Rita de Cássia

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#FiqueEmCasaSePuder

segunda-feira, maio 04, 2020

Prevenção à covid Três estabelecimentos fechados e 23 vistoriados no fim de semana

Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), vistoria estabelecimentos da cidade para verificar documentação, condições do local e medidas de prevenção a covid-19. Curitiba, 03/05/2020. Foto: Pedro Ribas/SMCS
Vinte e três estabelecimentos comerciais vistoriados, três fechados e quatro notificados. Foi esse o resultado dos dois dias de Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), promovida neste sábado e domingo (3/5), em diferentes bairros da cidade. O principal objetivo das fiscalizações foi verificar a adequação dos locais à resolução municipal nº 1/2020, que trata das medidas complementares de prevenção à covid-19.
As fiscalizações foram realizadas por equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal e fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo. Paralelamente, a Prefeitura de Curitiba promoveu fiscalizações orientativas, com a participação de fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo e Guarda Municipal, em diferentes bairros da cidade.
Nestas averiguações os responsáveis pelos estabelecimentos receberam cópias do documento e indicações de como seguir o protocolo do município. .

Domingo

Na tarde de domingo, fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo expediram notificação determinando a paralisação imediata das atividades em um bar e lanchonete na Rua Deputado Leoberto Leal, no Guabirotuba.
No momento da interdição, o local funcionava com as mesas muito próximas umas das outras, ignorando a exigência de distanciamento de 1,5 metros entre os clientes, sem demarcações para fila no caixa, também para evitar aglomeração, e sem controle de entrada e saída de clientes. O estabelecimento foi notificado ainda por irregularidades no alvará de funcionamento.
No Cristo Rei, um bar localizado na rua Schiller, também foi notificado devido a irregularidades no alvará. Em outros oito estabelecimentos, vistoriados pelas equipes da AIFU e pela equipe velada da Polícia Militar não foram registradas inadequações.
No sábado, a Ação Integrada de Fiscalização Urbana vistoriou 13 estabelecimentos e um bar no bairro Água Verde e uma loja de móveis no Novo Mundo tiveram as atividades paralisadas por não atenderem as determinações para este período de pandemia. Outros três receberam notificações devido a irregularidades no alvará.

Por aglomeração e descumprimento de resolução sanitária, bar e loja de móveis são fechados

Sem aglomerações

Para coibir o agrupamento de pessoas a Prefeitura atuou fortemente nos bairros. Além do trabalho da Aifu foram realizadas fiscalizações orientativas com a participação da guarda municipal e fiscais do urbanismo em dezenas de bares, lanchonetes, distribuidoras de bebidas, lojas e em atividades coletivas em praças.
As averiguações tiveram início na noite de quinta-feira (30/4), véspera de feriado do Dia do Trabalho, quando nove comércios que haviam sido denunciados pela população por meio do 156 foram vistoriados. Seis estavam adequados às normas sanitárias, no entanto, cinco foram notificados por apresentarem irregularidades no alvará de funcionamento. Em três dos estabelecimentos não havia atividades no momento da fiscalização.

As aulas continuam suspensas

As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Curitiba estão suspensas pelo menos até o dia 2 de julho, conforme o Decreto número 580, publicado no Diário Oficial do Município de 30 de abril.
A data de retorno às aulas dependerá do número de transmissões de coronavírus na capital.
As crianças e estudantes que estão em casa cumprindo o isolamento têm videoaulas que podem ser acompanhadas pelo canal 9.2 UHF da TV Paraná Turismo, das 8h às 21h, de segunda-feira a sábado, ou pelo canal TV Escola Curitiba no YouTube: https://bit.ly/2UV5nnO

sábado, maio 02, 2020

CUIDADO NA HORA DO DESCARTE

Nenhuma descrição de foto disponível.
Luvas e máscaras devem ser descartadas com o lixo do banheiro, na coleta domiciliar.
Lembrando que pessoas com diagnóstico ou suspeita de contaminação pelo novo coronavírus devem apresentar todos os seus resíduos para a coleta domiciliar. Vale, novamente, a orientação de usar sacos preenchidos em até dois terços da sua capacidade e reembalar em sacos pretos limpos.
https://www.facebook.com/PrefsCuritiba

quinta-feira, abril 30, 2020

Reflexão do dia


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Duas irmãs gêmeas, ambas enfermeiras, ambas infectadas pelo Covid-19, morrem com três dias de diferença.
É a história triste de Katy e Emma Davis , de 37 anos, de Southampton, Inglaterra. Katy Davis era uma enfermeira pediátrica, morreu na terça-feira no Hospital Geral de Southampton. Ontem, no entanto, Emma, que foi hospitalizada no mesmo hospital, também morreu.
Emma também era enfermeira, mas havia parado de praticar há algum tempo. "Elas sempre disseram que vieram ao mundo juntas e partiriam juntas", comentou a irmã Zoe para a BBC. Katy e Emma moravam juntas, "elas eram um casal fantástico." Foi assim que parentes e amigos as descreveram. Parece que ambos tinham patologias anteriores: estavam doentes há algum tempo.

quarta-feira, abril 29, 2020

Para rir!!!


Restaurante de Curitiba ajuda agricultura familiar com venda de 15 kg de frutas e legumes a R$ 35

O restaurante Quintana, localizado na Avenida Batel, no bairro Batel, reuniu os fornecedores de alimentos, moradores da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e montou um grande Sacolão por meio do sistema drive-thru. A ação ocorreu no estacionamento ao lado do restaurante, na manhã desta terça-feira (28).
 
Foto: Paulo Debski/Banda B

Sobre a cesta

A proprietária do Quintana, Gabriela Carvalho, comentou que cada cesta custa R$ 35 e pesa 15 kg. Nela, são distribuídas diversas variedades de frutas, verduras e legumes.
“São pelo menos duas frutas por semana. Temos também, entre quatro e cinco folheosas, entre elas, o espinafre e, pelos menos, um ou dois tipos de alface, o almeirão, o pão de açúcar, a couve. Nesta cesta há também uma abóbora moranga e aproximadamente 1kg distribuídos entre cebola, batata, beterraba, abobrinha verde e amarela”, detalhou.
Para fazer a reserva você deve entrar em contato com o restaurante (ler abaixo).
Foto: Alexandre Carnieri, projeto Cesta Social/Quintana

A ideia

A proprietária do Quintana, Gabriela Carvalho, explicou à Banda B que a ideia surgiu com o objetivo de não perder a safra colhida dos últimos meses. Portanto, com a venda dos produtos seria possível ajudar os fornecedores que pararam de produzir devido a crise.
“Para ajudar quem já havia produzido e, principalmente, já visando que a próxima safra daqui três a quatro meses, não venha com uma crise, nós decidimos fazer isto. A ideia é que estes produtores se sintam, um pouco mais seguros para continuar seu processo produtivo já que o custo da logística para realizar uma venda pequena, é alto. Temos que evitar uma crise com altos custos e falta de alimento”, explicou.
Com isto, a população também se beneficia. Por que, obtém acesso a produtos de qualidade oriundos da RMC, com facilidade.
“Nesta ação, a população encontra uma forma de obter um produto de altíssima qualidade, direto do produtor, sem nenhum custo adicional de intermediários. Portanto, as pessoas também ganham na saúde através da alimentação”, comentou Gabriela.

A ação

Gabriela mencionou os principais atores sociais do projeto são os produtores e a população. Ela ressaltou que a ação é voluntária e ninguém está obtendo lucro em cima das vendas.
“Desde o estacionamento ao presidente da cooperativa desses produtores, todos são voluntários e ajudam nesta logística. A cooperativa de produtores não está tirando lucro disto. É muita gente envolvida”, pontuou.
Foto: Alexandre Carnieri, projeto Cesta Social/Quintana
 A proprietária do restaurante disse que o restaurante Quintana trabalha com a agricultura de famílias de cidades como Balsa Nova, Colombo, Campo Largo, São José dos Pinhais, todos da RMC. Devido a esta distância, a logística dos sacolões é preparada de forma especial para que os produtos sejam transportados até o restaurante.
“O que a gente tem feito é: toda terça-feira tem retirada. Nesta semana, iremos fazer na quarta-feira também, mas, para uma quantia menor. Isto por que, nós excedemos a quantia desta terça. Mas, no momento, existe uma limitação de quantidade, devido a produção deles e a logística para realizar este processo que é um pouco complicado”, contou.
Gabriela comentou que o sacolão está previsto para outros dias, por que o objetivo é fomentar isto para todos.
“Se a gente tiver que concentrar tudo em um dia, teremos que fazer na terça-feira. Se a gente perceber que a demanda está alta, nós iremos fazer na terça e na quarta. Há ainda a chance para abrirmos em um dia a mais. Por exemplo, em um sábado. Assim, facilitaríamos para quem tem interesse na cesta e trabalha durante a semana”, revelou.

Desafio

Além de proprietária, Gabriela é cozinheira. Ela instigou as pessoas para pegarem os produtos presentes nas receitas e produzirem diversas receitas. Para ela, trata-se de uma ótima oportunidade de passar o tempo, de brincar com a família, se ousar na cozinha, estimular um pouco da criatividade e colher ótimos resultados.
“A agricultura familiar trabalha com qualidade. Eu confesso que peguei a minha primeira cesta e fui direto para cozinha. Se estivesse em um mercado, alguns produtos talvez não fossem a minha primeira escolha. Mas, eu me desafiei. Tudo bem, eu sou cozinheira, fica um pouco mais fácil. Mas, hoje em dia, todo mundo está compartilhando receitas. Para quem não é cozinheiro e tem esta oportunidade de ter um produto diferente em casa para se arriscar. Não tem erro, o alimento é bom e o resultado vai ser bom”, finalizou.
 

Foto: Alexandre Carnieri, projeto Cesta Social/Quintana

Futuro

O sucesso da ação tem motivado a outros proprietários de restaurantes em Curitiba a tomar medidas parecidas em outros locais da cidade. Gabriela vibrou com a possibilidade.
“Isto seria lindo, o objetivo o propósito é atuar juntamente com os produtores para que a gente os ajude neste momento e poupe uma crise futura de alimentação. Na verdade, não é só aqui no Quintana, é uma ação para todos”, comemorou.

Contato

A próxima ação está prevista para o dia 05 de maio.
Para quem tem interesse em fazer a reserva da cesta, pode entrar em contato com as redes sociais (Facebook e Instagram) e no site do restaurante Quintana.
Há também o WhatsApp: (41) 99235-6044.
As cestas custam R$ 35 e o pagamento pode ser feito em cartão e dinheiro.

segunda-feira, abril 27, 2020

O TRONCO CAÍDO


Há uma bela lenda dos índios Cherokee sobre o "ritual de passagem" que diz isto:
A lenda dos índios Cherokees |

“O pai leva o filho para a floresta, coloca uma venda nos olhos e o deixa lá, sozinho.
O jovem deve permanecer sentado em um tronco a noite toda, sem remover a venda até que os raios do sol o avisem que é de manhã. Ele não pode e não deve pedir ajuda a ninguém.
Se ele sobreviver à noite, sem se desmoronar, será um homem.
Não pode contar a sua experiência aos amigos ou a ninguém, porque cada jovem tem que se tornar um homem sozinho.
O jovem está claramente aterrorizado ... ele ouve muitos barulhos estranhos ao seu redor. Certamente existem feras ferozes ao seu redor. Talvez até homens perigosos que o machuquem.
O vento sopra forte a noite toda balançando as árvores, mas ele continua corajosamente, sem tirar a venda dos olhos. Afinal, é a única maneira de se tornar um homem!
Finalmente, depois de uma noite assustadora, o sol sai e ele tira a venda dos olhos.
E é nesse momento que ele percebe que o pai está sentado no tronco, ao lado dele. Esteve de guarda toda a noite protegendo o filho de qualquer perigo. O pai estava lá, embora o filho não soubesse.”
Nós também nunca estamos sozinhos. Na noite mais assustadora, no escuro mais profundo, na solidão mais completa, mesmo quando não nos damos conta disso, Deus nunca nos abandona, e nos guarda... sentado no tronco ao nosso lado." 


Lenda Cherokee

terça-feira, abril 21, 2020

Reflexão



Lindo demais, vale para este momento e muito mais...

 -  Avó, o que posso fazer quando estou desesperada?
- Costura, minha menina. À mão, devagar. Aproveitando cada onda criada com seus próprios dedos.
- Costurar afasta o desespero?
- Não. Costurando, bordando você o decora. Olha para a cara dele. Enfrenta-o. Da-lhe forma. Atravessa-o . E vai além.  
- Realmente é tão poderoso costurar à mão?
- Claro, querida. As pessoas já não costuram e por isso estão desesperadas. As costureiras sabem que com agulha e linha você pode enfrentar qualquer situação escura conseguindo criar obras-primas maravilhosas. Enquanto você move suas mãos é como se você movesse sua alma de forma criativa. Se você se deixar transportar pelo ritmo repetitivo do remendo e do bordado, você entra em um verdadeiro estado meditativo. Você consegue chegar a outros mundos. E o emaranhado de fios emocionais dentro de você se suaviza. Sem fazer mais nada.
-  O que você aprende bordando?
-  A enfrentar cada ponto. Só isso. Sem pensar no próximo ponto. A gente se foca no ponto presente, em cada costura. É esse ponto que nos escapa na vida diária. Estamos desesperados porque sempre pensamos no futuro. E se pensamos assim o bordado se torna desarmônico, confuso, pouco curado.
-  Sim, mas vó... as preocupações e medos como vencer com a costura?
-  Minha menina. Você não precisa vencer. Precisa acolher os medos, as preocupações. E compreendê-los. Costurando se tece o enredo da vida com suas mãos, é você que cria o vestido adequado para si mesma. Bordando você se conecta àquele fio fino que pertence a toda a humanidade e aos seus mistérios. Costurando você se transforma em uma aranha que tece sua teia contando silenciosamente ao mundo todos os segredos da vida. Entrelaçando os fios, entrelace seus pensamentos, suas emoções. E você se conectará ao divino que está em você e que segura o início do fio.
Elena Bernabè.

segunda-feira, abril 20, 2020

Tem feirinha todo dia



DOMINGO LEMBRA...FEIRINHA DO LARGO!

Agora todo dia é dia de Feirinha do Largo da Ordem! Ela continua, na versão online!

Já estão cadastrados no site 185 expositores, com um grande número de produtinhos artesanais para a sua casa! Acesse: https://feiradolargo.curitiba.pr.gov.br/

➡️ É UM EXPOSITOR? QUER SE CADASTRAR? Confira no link o passo a passo para preencher o cadastro na plataforma online: https://bit.ly/2XvAIiz


https://www.facebook.com/PrefsCuritiba/photos/a.516441535066322/3140016849375431/?type=3&theater

Obrigatório uso de máscaras em Curitiba


A Prefeitura de Curitiba estabeleceu medidas adicionais de postura sanitária para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus na cidade.

A nova normativa estabelece a obrigatoriedade de uso de máscaras em espaços públicos, comerciais e de uso coletivo, incluindo o transporte coletivo, os táxis e os veículos de aplicativos.

😷 O melhor é que você faça uso de máscaras caseiras, confira nesse link como produzir a sua de uma forma bem simples: https://bit.ly/2Xfg2LS

https://www.facebook.com/PrefsCuritiba/photos/a.582718641771944/3142114735832309/?type=3&theater
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segunda-feira, janeiro 13, 2020

Oficina de Música de Curitiba

Música suave ou vibrante, barroca ou inovadora, para ser ouvida em grandes teatros, capelas centenárias ou a céu aberto. De 15 a 26 de janeiro, a 37ª Oficina de Música de Curitiba vai esparramar concertos e apresentações por toda cidade.

Vem conhecer todos os palcos dessa edição, que conta com mais de 200 atrações: http://bit.ly/2NlfjCM


https://www.facebook.com/PrefsCuritiba/photos/a.516441535066322/2908396455870806/?type=3&theater

terça-feira, janeiro 07, 2020

Reflexão para 2020

Gente, há uns 6 meses, meu vizinho, pediu a senha da minha internet, eu passei e pensei: tranquilo, não custa nada, até porque eu me dou bem com todos. 
Ontem, eu estava chegando em casa e ele estava no portão.
 Paramos e conversamos um pouco como sempre, quando ele me disse todo feliz que colocou Netflix. Eu então falei brincando:
 -Ando trabalhando bastante, mal tenho tempo de ver TV, mas legal, depois me empresta a senha, para eu ver umas séries. 
Então a esposa dele, que estava sentada na varanda, disse:
-Não tem como não, porque sou eu que pago e não é para sair distribuindo por aí não.
 Reinou um silêncio total! 
Ele, sem graça, pediu desculpas, e eu disse pra deixar para lá. Seguimos falando de outro assunto. E eu entrei pra minha casa.
 Logo depois, a esposa do meu vizinho saiu chamando por ele, parecia nervosa, dizendo que a tv não estava funcionando. Ele entrou, e eu fiquei ali olhando da janela. Depois de alguns minutos ele e a esposa saíram e vieram me chamar e disseram que a net não estava funcionando, que a senha não entrava...
Virei pra eles e disse: 
- Eu troquei a senha, pois sou eu que pago e não é para sair distribuindo por aí. 
A esposa ficou vermelha e tentou argumentar, eu logo disse:
-Senhora, vamos fazer assim, eu fico com minha internet e vocês com sua Netflix. E tudo fica numa boa e ninguém se aborrece.
Eles entraram de cara feia e bateram o portão. Nunca mais falaram comigo.  Na verdade é as pessoas são muito ingratas, perdem facilmente o valor do que o outra faz por elas , só querem se dar bem , se tiver satisfeito não importa o sentimento do outro. Simplesmente te vira as costas não são capaz de reconhecer nada que você faz ou fez. Mas eu tenho aprendido muito, com isso , por isso estou procurando se importar mais comigo e com quem realmente esta sempre comigo.

***A história não é minha, mas é para refletir!!!

Amizade tem que ser recíproca.
Amor tem que ser recíproco.
Afeto tem que ser recíproco.
Em 2020 pretendo retribuir o silêncio com silêncio, as ausências com ausências, o carinho com carinho, a amizade com amizade e a lealdade com lealdade.
Chega de viver sentimentos de uma só via. 
Sentimentos têm que ter mão dupla!

quinta-feira, dezembro 12, 2019

Porto de Paranaguá volta a receber cruzeiro após três anos













Após três anos fora da rota de navios de passageiros, o Porto de Paranaguá volta a receber no próximo domingo (15) um cruzeiro, o transatlântico MS Hamburg. A embarcação com bandeira das Bahamas é operada por uma companhia alemã e trará 244 passageiros, a maioria europeus, além de 168 tripulantes.
O MS Hamburg deve entrar na Baía de Paranaguá na madrugada de domingo, por volta das 5 horas. Entretanto, todo o processo de aproximação e atracação deve durar em torno de duas horas. Os primeiros desembarques devem ocorrer por volta das 7h30.
No cais do Porto de Paranaguá, um receptivo estará montado para que os turistas sejam atendidos com informações, enquanto aguardam o transporte para os passeios na região. A recepção contará com um grupo de fandango, com músicas e danças tradicionais da região, guias bilíngues e materiais gráficos com informações turísticas.
Um grupo de passageiros irá até Curitiba. Os demais podem aproveitar para conhecer Paranaguá ou optar por ficar a bordo. O navio zarpa em direção ao Porto de Itajaí por volta das 19 horas.

quinta-feira, dezembro 05, 2019

Concerto natalino na Catedral

" Tudo que vem de Deus deixa a alma tranquila mesmo diante de aflições e contradições." Pe. Pio

Hoje aconteceu apresentação na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz, situada no centro da cidade.


  O concerto de natal foi apresentado ao público que apesar da chuva, compareceu na Catedral.
Sob a Regência de Mara Campos e participação especial dos Coros do Nosso Canto, foram apresentadas obras de Antonio Vivaldi, Paul Basler, Wolfgang Mozart, Pixinguinha, Braguinha e Georg Händel.

terça-feira, maio 21, 2019

Dia devocional à Santa Rita de Cássia

Amanhã, dia devocional à Santa Rita de Cássia, a Santa das causas impossíveis, teremos novena às 12 horas e missas com novena nos horários das , 9, 14, 16 e 19 horas.  O Santuário fica localizado na rua Padre Dehon, 728, Vila Hauer.
Durante o dia teremos venda do tradicional bolo com medalha de Santa Rita.
Participe!!!

domingo, março 31, 2019

sexta-feira, dezembro 29, 2017

Para pensar

"Diz uma parábola judaica que certo dia a mentira e a verdade se encontraram.
A mentira disse para a verdade: 
- Bom dia, dona Verdade.
E a verdade foi conferir se realmente era um bom dia. Olhou para o alto, não viu nuvens de chuva, vários pássaros cantavam e vendo que realmente era um bom dia, respondeu para a mentira:
- Bom dia, dona mentira. 
- Está muito calor hoje, disse a mentira.
E a verdade vendo que a mentira falava a verdade, relaxou.
A mentira então convidou a verdade para se banhar no rio. Despiu-se de suas vestes, pulou na água e disse:
-Venha dona Verdade, a água está uma delícia.
E assim que a verdade sem duvidar da mentira tirou suas vestes e mergulhou, a mentira saiu da água e vestiu-se com as roupas da verdade e foi embora.
A verdade por sua vez recusou-se a vestir-se com as vestes da mentira e por não ter do que se envergonhar, saiu nua a caminhar na rua.
E aos olhos de outras pessoas era mais fácil aceitar a mentira vestida de verdade, do que a verdade nua e crua." 

Mestre Jackson Nunes

https://www.facebook.com/mulheresmadurasoficial

quinta-feira, dezembro 28, 2017

Águas-vivas em Santa Catarina


As praias catarinenses que tiverem incidência de águas-vivas durante a temporada de verão serão sinalizadas com uma bandeira lilás, informou o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, nesta quarta-feira, 27. A bandeira indica a presença dos animais e recomenda que os banhistas não entrem no mar, já que a queimadura causada pelas águas-vivas pode gerar dor intensa e espasmos musculares.

A cor das bandeiras leva em conta o padrão internacional de sinalização que indica a presença de animais marinhos perigosos que podem causar um tipo de ferimento, sendo os mais perigosos as chamadas Caravelas. Na praia, o pano de cor lilás é usado como uma bandeira secundária, junto com a que orienta sobre as condições do mar. 
A sinalização volta em momento propício: com o aumento de águas-vivas nas praias, o objetivo é minimizar o número de acidentes. Somente no verão passado foram registrados mais de 77 mil acidentes com estes animais no litoral catarinense, mesmo com a implementação das bandeiras lilás. A proliferação, em especial nesta época do ano, se dá porque o momento é de reprodução das espécies e, como há mais banhistas, a chance de se ferir é maior. 
Ao ver a bandeira lilás, é melhor evitar o banho de mar. 
O que fazer após a queimadura — Aplicar vinagre é uma das soluções, já que neutraliza as células com veneno presentes nos tentáculos e, além disso, pode ajudar contra a dor.
— Caso a praia não disponha de guarda-vidas, a orientação é lavar o local com água salgada de forma abundante. Ao chegar em casa cobrir a área afetada com vinagre sobre um tecido.
— O contato com algo gelado também alivia a dor. O gelo é recomendável, mas deve estar envolto em um saco plástico, pois a água doce ajuda a liberar mais toxinas.
— Caso o ferimento continue doendo, o uso de creme com cânfora ou outro refrescante ajuda.
— Se formar bolhas, o que é raro, podem ser usados medicamentos e pomadas específicos.
— Em casos de náuseas, febre, vômito ou mal-estar, procure o posto de saúde

O que não fazer — Esfregar a área atingida
— Passar areia, protetor solar, refrigerante ou outras substâncias
— Raspar a área
— Lavar com água doce logo após o contato.

https://www.instagram.com/viajandosc/

sexta-feira, outubro 20, 2017

Quando eu estiver velhinha...

"Quando eu estiver velhinha, vou morar um pouco com cada filho,
e dar a eles tantas alegrias... Do jeito que eles me deram.
Quero retribuir tudo o que desfrutei deles fazendo as mesmas coisas.
Oh, eles vão adorar!
Escreverei nas paredes com lápis de cores diversas, 
pularei nos sofás de sapatos e tudo. Beberei das garrafas
e as deixarei vazias e fora da geladeira, entupirei de papel
os vasos sanitários; como eles ficarão bravos com isso!
(Quando eu estiver velhinha e for morar com meus filhos)...
Quando eles estiverem ao telefone e não puderem me alcançar,
vou aproveitar para brincar com o açúcar ou com a água sanitária.
Eles vão balançar suas cabeças e correr atrás
de mim.Mas, eu estarei escondida debaixo da cama.
Quando me chamarem para o jantar que eles prepararam,
não vou comer as verduras, as saladas ou a carne,
vou engasgar com o quiabo e derramar leite na mesa,
e quando se zangarem, corro ― se for capaz!
Sentarei bem perto da TV e vou mudar de canal o tempo todo.
Tirarei as meias pela sala e perderei sempre um pé;
e vou brincar na lama até o final do dia.
E mais tarde, à noite, já deitada, vou agradecer a Deus por tudo,
fechar meus olhinhos para dormir, e meus filhos vão olhar para mim com um meio sorriso e vão dizer:
― Ela é tão doce quando está dormindo!"
Luciana Viter

segunda-feira, outubro 09, 2017

Estudo sobre decisões na hora de comprar leva Nobel de Economia

Americano estudou a maneira como as pessoas tomam decisões econômicas. Às vezes, colocando de lado a racionalidade e agindo por impulso.


O Prêmio Nobel de Economia deste ano foi para um americano que estuda a maneira como as pessoas tomam decisões quando o assunto é dinheiro.
Você vai ao shopping comprar uma calculadora. Na primeira loja, ela custa R$ 15. Você passeia pelo shopping e vê a mesma calculadora por R$ 20 em outro lugar. A maioria volta para comprar na primeira.
Agora, se for uma jaqueta. Na primeira loja, custa R$ 195 e, na segunda, R$ 200. A mesma diferença. A maioria não volta.
Foi esse tipo de pesquisa que deu o Prêmio Nobel de Economia ao americano Richard Thaler, professor da Universidade de Chicago. Ele mostrou que são decisões irracionais que nos fazem agir de forma diferente nos dois casos, embora a economia seja a mesma.
“Pensar cansa. Então nosso cérebro é programado para economizar energia e, a partir daí, ele automatiza os processos. 90% das nossas decisões são irracionais, é nesse piloto automático”, explicou a economista comportamental da FGV-SP Andreia de Paiva.
Quando queremos comprar um carro, a concessionária oferece geralmente um test-drive. É a chance de experimentar o carro. Quando a gente dirige, começa a se sentir dono dele. Para o nosso cérebro, é como se ele já fosse nosso. Por isso, chegamos quando à concessionária é tão difícil se separar do carro. Nós, seres humanos, odiamos perder aquilo que já consideramos nosso.
“É mais um processo automático do nosso cérebro. Quando a gente considera que uma coisa é nossa, é muito mais difícil perder essa coisa, deixar ela ir, do que essa coisa nunca foi nossa”, completou Andreia de Paiva.
Por economizar energia, ficamos suscetíveis a empurrõezinhos para tomar decisões. Um bom exemplo é a doação de órgãos. Na Áustria, onde a opção pré-definida pelo governo é ser doador, o empurrãozinho faz 99% dos austríacos a agirem por inércia e doarem órgãos. Na Alemanha, onde a regra inicial é não ser doador, apenas12% optam pela doação.
Thaler já era conhecido antes do Nobel. Ele apareceu no filme “A Grande Aposta”, em uma cena em que ele explica como funciona um dos instrumentos do mercado financeiro.
Pelo Nobel, Thaler vai receber mais ou menos R$ 3,5 milhões e anunciou que vai contrariar tudo que sempre pregou: vai gastar o dinheiro do jeito mais irracional possível.