quinta-feira, outubro 27, 2011

Criatividade e interação na Feira de Ciências





"A diversão é descobrir". A frase do estudante Jaques Oliveira, da Escola Municipal Campo Mourão, resume a essência da V Feira de Ciências e Tecnologia da Rede Municipal de Ensino, aberta nesta terça-feira (25), no Marumby Expo Center.
Jaques é um dos monitores do estande da escola, que apresenta o sentido do tato. O menino guia os visitantes que, com olhos vendados, caminham sobre folhas secas e massa de modelar para perceberem a sensibilidade das solas dos pés.
"Pisei em várias coisas diferentes, não conseguia identificar o que era e pensei até que iria afundar", disse Bruno Ribeiro, aluno da Escola Municipal Paulo Esmanhotto, ao participar da experiência. "Cheguei a ficar com medo", disse Jean de Jesus Pereira Araujo, colega da mesma escola.
A interação com as crianças de outras escolas e os demais visitantes é a meta da exposição, que vai até sexta-feira (28). A expectativa é que 12 mil pessoas visitem a feira, que é aberta ao público e tem entrada franca. Neste ano, o evento também abriga a etapa regional do torneio de robótica First Lego League.
"São 87 trabalhos que os estudantes elaboraram com os professores visando o desenvolvimento do conhecimento e a interação com os visitantes, para que todos possam vivenciar conceitos da ciência", disse a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag, ao abrir a feira.
Para tornar a feira ainda mais interativa, os professores passaram por um curso preparatório. As visitas podem ser feitas das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h.
Caso queiram, os alunos podem apresentar os trabalhos caracterizados como personalidades que contribuíram para o progresso da ciência. Gustavo Henrique Gonçalves, aluno da Escola Municipal Bairro Novo do Caic Guilherme Lacerda Sobrinho, fez sucesso vestido como o astrônomo Galileu Galilei.
"Vamos mostrar as fases da lua, a distância entre os planetas e o sistema solar, é divertido aprender aqui", disse Gustavo ao lado das colegas Lorena Santos e Jessica de Paula, que também participaram da apresentação da experiência.
Os trabalhos exibidos na feira foram orientados pelos professores e executados com criatividade por estudantes do 1º ano a 8ª série do ensino fundamental. O tema deste ano é "Interagir para Aprender". As pesquisas foram produzidas com o uso de computadores, programas educativos e os princípios de ciências.
"Os professores vestiram a camisa para orientar os estudantes neste espetáculo da capacidade humana e da inteligência bem direcionada", disse a diretora do departamento de Ensino Fundamental da secretaria, Maria José Diniz Serenato.
São dez as temáticas: Viagem pelo Planeta; Arte? Ciência? Cultura!; Conhece-te a ti Mesmo!; Biotecnologia, para Processar, Alimentar e Dividir!; Robótica, do Desenho ao Movimento!; Criar, Mover e Manter...; Do Machado à Fibra Ótica; Vai Chover Hoje?; Nem Tudo Que Reluz é Estrela!; e A Humanidade Inventa Cada Uma!.
Além dos trabalhos das escolas haverá apresentação das instituições Mineropar – Serviço Geológico do Paraná; Instituto Tecnológico Simepar; Parque de Ciências Newton Freire Maia; Projeto FiBrA do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná, e Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
A cobertura da mostra é feita por estudantes dos projetos Radioescola e Jornal Eletrônico Extra, Extra!.
Robótica - nesta terça-feira (25), a feira também abriga a etapa regional do torneio de robótica First Lego League (FLL.
O tema é “Corpo em Movimento”. O torneio envolve estudantes do 5º ano a 8ª séries e se divide em Pesquisa e Missões com o Robô. Na Pesquisa, o desafio é explorar o mundo da Engenharia Biomédica para descobrir meios inovadores de curar lesões, superar doenças e deficiências e tornar os corpos mais saudáveis e fortes.
As equipes terão que escolher um problema associado a uma parte, função ou sistema do corpo para pesquisar e sugerir uma solução, uma nova ideia ou aperfeiçoar uma ideia já existente.
Nas Missões com o Robô, as equipes devem construir um robô e criar estruturas com as peças da indústria LEGO para cumprir os desafios, que são simulações de problemas ligados a Biomedicina.
Participam as escolas municipais Professor Herley Mehl, Albert Schweitzer, São Miguel, Coronel Durival Britto e Silva, Prefeito Omar Sabbag, Papa João XXIII, CAIC Candido Portinari, CAIC Bairro Novo e turma de Altas Habilidades.
Nos dias 26, 27 e 28 acontecerá a exposição interativa LEGO Ideias, com apresentação de montagens em LEGO para que os visitantes participem seguindo a metodologia “interaja, observe, reflita e compreenda”.

Concurso - Os visitantes (profissionais da educação e alunos) também poderão participar do concurso Fotógrafo por um Dia. Para concorrer, eles devem levar câmeras fotográficas e registrar os melhores momentos da feira.
A foto deverá ser enviada para o e-mail do Portal Cidade do Conhecimento (portal@sme.curitiba.pr.gov.br). As três melhores fotos de cada categoria (alunos e profissionais da educação) serão selecionadas pela comissão organizadora do evento e premiadas com a viagem de trem para Morretes.

Evolução na participação
2007
100 estudantes
20 escolas
800 visitantes
2008
85 estudantes
17 escolas
1550 visitantes
2009
300 estudantes
54 escolas
12.000 visitantes
2010
425 estudantes
73 escolas
14.100 visitantes

Serviço:
V Feira de Ciências e Tecnologia da Rede Municipal de Ensino
Local: Marumby Expo Center (avenida Presidente Wenceslau Braz, 1046, Guaíra)
Data: até sexta-feira (28)
Horário: visitação 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h
Entrada grátis
Fonte: http://www.cidadedoconhecimento.org.br 25/10/2011 por Claudia Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário