quarta-feira, junho 10, 2020

Réplicas de bustos retornam as praças

Praças recebem réplicas de bustos de personalidades da cidade
Frequentes alvos de vandalismo, os bustos de bronze de grandes nomes da história da cidade foram restaurados e estão seguros no Memorial de Curitiba. Suas réplicas, feitas por meio do programa Rosto da Cidade, começaram a ser instaladas nas praças e logradouros públicos no mês de maio. Nesta terça-feira (9/6), o da professora Júlia Wanderley voltou a compor a paisagem da Praça Santos Andrade.
“A estátua é feita em pedra, esculpida por um robô em jatos d’água, com todos os detalhes da obra original, em bronze, que conservaremos para sempre dentro do Memorial de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca, ao acompanhar o trabalho da equipe de Parques e Praças, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com o diretor da área, Jean Brasil.
Das 21 réplicas feitas pelo município, 12 já foram reinstaladas, também nas praças Maria Polenta, Zacarias e Osório. A retirada e manutenção dos originais em bronze em exposição visa prevenir tentativas de furto e vandalismo das peças, que são patrimônio da cidade. O Memorial de Curitiba está fechado em razão da pandemia do novo coronavírus, mas a população poderá ver os bustos novamente assim que o local for reaberto.
Os bustos originais são escaneados e digitalizados em 3D. Uma máquina faz a leitura desse projeto e começa a esculpir em um bloco de granito, reproduzindo todos os detalhes, como rugas e fios de cabelo. A empresa vencedora da licitação acaba de entregar a última das réplicas feitas. Cada um dos bustos leva de cinco a sete dias para ser reproduzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário