sexta-feira, agosto 29, 2014

Show Vida Reluz em Curitiba


Adquira seu ingresso e não perca o show da Banda Vida Reluz.

Uma das maiores e mais conhecidas bandas  católicas do Brasil.

Onde? Santuário Santa Rita de Cássia
           Rua: Padre Dehon, 728 Vila Hauer

Quando? 30 de agosto

Horário: 20:00 horas  


"A criança e a superexposição às imagens"

A grande evolução da tecnologia e a consequente acessibilidade a todos pelo preço e facilidade de aquisição desses aparatos tecnológicos está levando as famílias a não perceberem a dimensão da exposição das crianças, desde recém-nascidas, a esses dispositivos portáteis (jogos eletrônicos, tablets, celulares, iPads), especialmente vídeos com excesso de imagens e sons.
É preocupante como assistimos a isso na ruas, no restaurante, no avião, no carro, em todo lugar que tem criança. E vejam que estou falando de bebês de um ou dois anos de idade, todas (ou a grande maioria) fazendo uso de iPad ou celulares modernos. Os adultos responsáveis por essas crianças não percebem ou não acreditam que estão fazendo mal aos seus filhos. No máximo, pensam que eles serão ‘feras’ no futuro por proporcionar a eles o acesso às tecnologias.
Isso reflete já o comportamento dos adultos que estão ligados nos seus smartfones em todos os lugares. Essa mentalidade vai nos levar a uma grande transformação de como nós nos relacionamos e convivemos com os outros seres humanos. Acredito que viver e se relacionar somente se aprende na prática, e hoje o que estamos praticando? Entre os adultos jovens já percebemos alguma dificuldade de se relacionarem uns com os outros, e nos futuros jovens também.
É através do uso desses dispositivos portáteis que têm crescido bastante o acesso de crianças muito jovens à tecnologia, de acordo com a entidade norte-americana Common Sense Media, que estuda as relações das crianças com o entretenimento. Ainda segundo a Active Healthy Kids Canada e Kaiser Foundation, hoje as crianças e jovens usam a tecnologia com frequência quatro e até cinco vezes maior do que a recomendada, o que está resultando em consequências graves para a saúde.
Tanto a Academia Americana de Pediatria, quanto a Sociedade Canadense de Pediatria, defende que bebês com idade entre 0 a 2 anos não devem ter qualquer exposição à tecnologia, enquanto que crianças de 3 a 5 anos devem ter acesso restrito a uma hora, por dia apenas. Já as crianças de 6 a 18 anos devem ter acesso restrito a duas horas diárias.
No Japão e nos Estados Unidos, por exemplo, há pesquisas que comprovam a gravidade do uso constante de fones de ouvido para o aumento da perda auditiva entre os jovens. Calcula-se que o problema aumentou 30% entre os jovens norte-americanos, nas últimas três décadas. Segundo a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia (SBORL), a exposição a sons intensos é a segunda maior causa de deficiência auditiva. E o excesso de barulho pode levar à surdez, ao longo do tempo.
Ao invés de termos as crianças utilizando esses equipamentos portáteis no seu dia a dia, no carro ou no caminho para a escola, os pais deveriam aproveitar e utilizar esses momentos para o diálogo, troca de ideias e conversas que possam colaborar com a construção saudável da personalidade da criança. São algumas oportunidades importantes na rotina das famílias – para não dizer únicas – que desperdiçamos ao colocar a criança para ver um filme ou desenho no iPad.
Depois, anos mais tarde, os pais reclamam que seu filho não conversa e se fecha. Não entendem por que o filho não reconhece o pai ou a mãe como pessoas importantes e que poderão ajudá-lo nos momentos difíceis.
Os pais precisam urgentemente rever essa superexposição das crianças às tecnologias e imagens, caso contrário ela trará prejuízos incalculáveis para o desempenho escolar dos filhos, e no futuro, para a vida pessoal e profissional desse adulto.
Ademar Batista Pereira é diretor da Escola Atuação, diretor de Planejamento do Sinepe/PR e presidente da FEPEsul (Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sul).
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quinta-feira, agosto 28, 2014

Alunos da rede municipal participarão pela primeira vez de disputa internacional de robótica

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Dois grupos de estudantes das escolas municipais Papa João XXIII, no Novo Mundo, e Durival de Britto e Silva, no Cajuru, estão vivendo dias especiais. Eles se preparam para representar Curitiba e a rede municipal de ensino em duas importantes disputas de robótica. O primeiro grupo vai participar do Festival Internacional de Robótica First Lego League (FLL), que reunirá equipes brasileiras e de cinco outros países em Belo Horizonte, na semana que vem. O outro grupo participará neste sábado (30), da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, em Londrina.
A participação na Lego League será a primeira de uma escola da rede municipal num evento internacional de robótica. É também a primeira vez que o Brasil sediará uma competição oficial da Lego League. A participação na Olimpíada também é inédita.
Nos dois casos, a presença dos estudantes curitibanos é resultado de um trabalho que a rede municipal realiza para melhorar a compreensão de conceitos matemáticos e espaciais. Aulas de robótica são oferecidas em contraturno para turmas de 6º ao 9º ano das 11 escolas da rede que ofertam a segunda etapa do ensino fundamental (5º ao 9º  ano). Além disso, turmas de 1º ao 4º ano  das escolas em tempo integral têm aulas de iniciação ao tema, com conceitos básicos de robótica.
Lego League
Vão participar do Festival Internacional de Robótica First Lego League 23 equipes: 18 brasileiras e cinco estrangeiras convidadas (da Estônia, Canadá, Estados Unidos, Áustria e Chile). O evento acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de setembro e faz parte da programação da Olimpíada do Conhecimento, uma tradicional competição de educação profissional promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O festival não tem caráter de competição. O objetivo é fortalecer e estimular a inovação, a criatividade e o raciocínio lógico, despertando nos estudantes o interesse pelas carreiras de engenharia e tecnologia.
A participação dos estudantes curitibanos no festival é o resultado do bom desempenho do grupo na etapa nacional do campeonato de robótica First Lego League (FLL), realizada em Brasília em fevereiro passado. A equipe, batizada de Papa Power, é formada por oito alunos, que treinam diariamente para o festival.
“Vai ser muito bacana, estaremos em contato com estudantes de outros países com histórias e conhecimentos diferentes dos nossos”, diz o estudante Remi Rodrigues Neto, de 12 anos, integrante da Papa Power. Também compõem os estudantes Lucas Souza (14 anos), Guilherme Nunes (14 anos), Ana Clara Nunes (11 anos), Giulia Mello (15 anos), Rofrigo Alezi de Souza Ribeiro ( 12 anos), Kaleb Bostemann(12 anos) e Júlio Sutil (13 anos). A técnica da equipe é a professora Manancita Nantar.
Os treinos têm acontecido todas as tardes, no horário contrário às aulas, no laboratório de informática da escola. Os meninos e meninas querem estar preparados para representar bem a cidade. “O importante serão as trocas que faremos com estudantes estrangeiros. Vamos mostrar do que somos capazes e por isso temos que fazer direito”, diz o estudante Lucas de Souza.
Missão
A equipe terá que executar missões de robótica em dois minutos e meio, a partir do tema “Fúrias da Natureza”.  Usando um robô construído por eles, com peças Lego, os estudantes terão que demonstrar programações feitas para simular ações necessárias para o resgate de vítimas e contenção de problemas em casos de catástrofes naturais.
O tema e as missões serão os mesmos para todos os participantes do festival. Cada equipe pensará apresentará o próprio robô e a programação necessária para cada missão. O robô construído pela equipe Papa Power foi batizado de Pink Lord, em alusão à cor rosa da equipe.
Diversão
Normalmente os estudantes curitibanos trabalham com robótica em aulas no contraturno escolar, duas vezes na semana. Com a aproximação da data do First Lego League, eles têm passado mais tempo na escola – mas acham que isso não é problema, e sim uma diversão. “Estamos aprendendo muito e ansiosos pela disputa. Em cada etapa aprendemos algo de novo e isso é muito legal”, diz Julio Sutil.
“Aprendi muito, mas para ser sincero, meu maior ganho foi ter aprendido a me comunicar”, disse o estudante Kaleb Bostemann. Segundo ele, participar das atividades de robótica, desenvolver pesquisas e ter que discutir e divulgar os conhecimentos entre colegas o ajudou a superar a timidez. “Quando eu percebi, tinha conquistado segurança para interagir e falar em público. Essa é a minha maior premiação”, conta Kaleb.
Mais do que o ganho pessoal conquistado por cada criança, a professora comemora outros avanços comuns ao grupo. “Eles apresentam melhora no desempenho escolar, além de melhora na autoestima e confiança”, diz Manancita.
Conceitos matemáticos
De forma divertida, interagindo uns com os outros e aguçados pela curiosidade, os estudantes trabalham conceitos matemáticos, noções espaciais, de ângulo, velocidade e tempo durante as aulas de robótica. Para as etapas anteriores do festival os estudantes precisaram desenvolver uma pesquisa sobre os diferentes tipos de desastres naturais e formas de minimizar efeitos de tornados, ciclones, avalanches, tempestades, terremotos, tsunamis, enchentes, deslizamentos de terra entre outros. Todo o processo exigiu criatividade, pesquisa e pensamento analítico.
A equipe Papa Power criou um dispositivo autônomo para ser colocado nos rios e medir o nível de água, por ocasião das chuvas. O dispositivo emite um alerta aos órgãos responsáveis e à Associação de Bairros, quando o nível ultrapassa o limite aceitável.

quarta-feira, agosto 27, 2014

Atraente e cinquentona

Durante anos, uma Kombi 1966 com as cores branca e laranja desfilou pelas ruas de São Bento do Sul, em Santa Catarina, enfeitada com flores e repleta de barris de chopp em seu interior. O carro era um dos símbolos de uma festa alemã típica da cidade, até que o antigo proprietário precisou vendê-la. A partir dali começava a história do empresário Thiago Andrade, 33 anos, de Curitiba, com a sua nova paixão.
Curiosidades
Veja alguns fatos importantes da história do veículo
O primeiro esboço da Kombi surgiu no fim da década de 1940, das mãos do holandês Ben Pon. Inicialmente com base no chassi do Fusca, o carro começou a ser fabricado na Alemanha em 1950.
No Brasil foi montada de 1957 a 2013, ultrapassando a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas. Até 1984 foi equipada apenas com motores refrigerados a ar. O bloco flexível veio em 2005.
Por aqui, o modelo ganhou duas reestilizações: em 1976 e outra em 1997. De 1967 a 2000, a marca produziu a versão picape, que possuía também uma configuração com cabine dupla.
O projeto da Kombi fabricado no país era baseado no alemão T2, que foi aposentado ainda na década de 1970. Na Europa, a versão atual do furgão da VW é a T5, conhecida como Transporter.
Opinião
Ainda não há substituta para a Kombi no Brasil
A procura pela Kombi Last Edition foi grande, desde colecionadores até empresários que utilizam o veículo como furgão ou para o transporte de pessoas. Com o fim da produção do carro em 2013, a Saveiro passou a ser usada para algumas dessas finalidades, principalmente como furgão, com a colocação de um baú na caçamba. Mas hoje em dia, a Volkswagen não possui nenhum produto para substituir a Kombi, tanto pelo custo quanto pela versatilidade. E eu também não vejo substitutos de outras marcas com as mesmas características da Kombi. Ela estava em um nicho em que não havia concorrentes.
Fernando Camargo, gerente geral de vendas da Copava
Serviço
Dia Nacional Kombi
Data: 31 de agosto.
Local: Copava Seminovos.
Rua dos Funcionários, 1.000. Bairro Cabral, Curitiba.
Horário: 9h às 17h.
Entrada: Gratuita.
Fã da van multiuso da Volkswagen, a admiração dele pelo modelo é antiga. Mas Thiago não é o único. Neste domingo (31), a partir das 8h30, centenas de entusiastas do veículo se reunirão em Curitiba para comemorar o Dia Nacional da Kombi, que completa 57 anos de fabricação no país. O encontro, que acontece no pátio da Copava, concessionário VW na capital paranaense, receberá mais de 120 modelos de todo o estado, além de Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, e até da Argentina e Paraguai. No local haverá a já tradicional formação de um mosaico gigante, nesta edição com o desenho da bandeira do Brasil em alusão à Copa do Mundo, além da exposição de modelos antigos e um mercado de pulgas para o comércio de peças.
Apesar de ter o seu fim decretado em 2013, quando deixou de ser fabricada no Brasil pela obrigatoriedade de airbags e freios ABS, a Kombi já era há anos um mito do universo automotivo. Para o presidente do Kombi Clube Curitiba (KCC) e um dos organizadores do evento, Marco Rebuli, a razão para isso está na onipresença do modelo em diferentes esferas. “A Kombi ajudou a reconstruir a Alemanha depois da 2ª Guerra Mundial e passou a fazer parte do dia a dia da população. Um pouco mais para frente, ela deixou de ser um veículo de trabalho para também levar pessoas, tornando-se o carro de veraneio da família”, conta ele. Na década de 1960, a van foi adotada pelos hippies e surfistas, que a revestiram com uma aura de liberdade e deram a ela ainda mais versatilidade.
Thiago Andrade lembra de ter o seu primeiro contato com uma Kombi quando ainda era criança, ao ver o pai usá-la para o trabalho. Há dois anos, ele decidiu adquirir a vedete da festa alemã catarinense. Atualmente, o seu xodó está passando por uma reforma para ficar o mais original possível. “Estou fazendo o estofamento e trocando as rodas”, diz. “Enquanto não terminar as reformas, não vou ficar rodando por aí. Mas antes eu pretendo dar uma modernizada na suspensão, para deixá-la mais segura para viagens curtas.”
Valorização
Rebuli afirma que o anúncio da ‘morte’ da Kombi atraiu uma nova leva de colecionadores. Segundo ele, em um ano e meio o clube quase dobrou o número de associados, que subiu dos 478 para os 882. Além disso, ele observa que houve um crescimento de proprietários mais jovens, assim como a valorização do utilitário no mercado. O presidente do KCC calcula que os modelos da década de 1950 custam hoje entre R$ 35 mil e R$ 40 mil. Já as dos anos 1960 estão acima dos R$ 25 mil, enquanto que as de 1970 ficam na faixa de R$ 20 mil.
A Kombi Last Edition, a última a ser fabricada no país, foi limitada a 1,2 mil unidades, com preço de tabela de R$ 85 mil. Salgado, mas aquém do seu valor emocional.

terça-feira, agosto 26, 2014

Professora liga Matemática ao cotidiano e é premiada

Brunno Covello/Gazeta do Povo / O trabalho de gravuras em papelão desenvolvido pela professora Marilza Ferreira da Silva ficou entre as 20 melhores iniciativas
A iniciativa de aproximar a Matemática do cotidiano de meninos e meninas a partir de traços arquitetônicos rendeu o título de Educador Nota 10 à professora Marlene Garcia Alves, do Colégio Estadual Vale do Saber, em Apucarana, no Norte do estado. Ela está entre os 10 primeiros colocados — a única do Paraná, entre mais de 3,5 mil inscritos em todo o país — do prêmio promovido pela Fundação Victor Civita e continua no páreo para ganhar o posto de Educador do Ano, resultado que será conhecido em 20 de outubro.
Marlene sempre teve a iniciativa de apontar caminhos práticos para o conteúdo dado em sala de aula. Batizado de “Arquiteto por um dia”, o projeto da professora paranaense misturou conteúdos dos planos cartesianos e de Artes. Os alunos do 8.º ano do ensino fundamental foram desafiados a localizar pares ordenados em planos formados pelos eixos X e Y. Ao ligar os pontos, os estudantes se deparavam com fachadas de casas e prédios, como o da própria escola. As cores e os demais elementos que compuseram o cenário do trabalho ficaram a critério da turma.
Entre os 20 melhores
Papelão é reaproveitado em aula de Artes e alunos entrevistam catadores
O Paraná também se destacou no Prêmio Educador Nota 10 com o trabalho da professora de Artes Marilza Ferreira da Silva, de Curitiba. Ela atua no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos da Cidade Industrial e ficou entre os 20 finalistas do concurso. A proposta de Marilza abordou o ensino de gravuras com o uso de materiais alternativos, como o papelão, e a importância da reciclagem para os catadores. A iniciativa recebeu o nome de “Gravura: papelogravura e a invisibilidade do catador”.
O papelão, explica Marilza, serviu para que os alunos desenvolvessem a matriz para criação das gravuras. Durante as atividades, ela trabalhou as obras do artista plástico curitibano Orlando da Silva. “Os estudantes ficaram impressionados com o que se poderia fazer com o papelão. Além do conhecimento sobre a técnica da gravura, algo pouco trabalhado em sala de aula, o projeto ajudou a abordar o trabalho dos catadores no dia a dia. Muitas vezes, eles são considerados ‘invisíveis’ pela as pessoas”, define.
A proposta saiu da sala de aula e contou ainda com entrevistas com esses trabalhadores. Marilza sustenta que não fez o projeto com a finalidade de concorrer ao prêmio, mas o fato de ter ficado entre os finalistas a estimula a criar outras ações com potencial humanizador. “Já estou trabalhando em outra proposta”, diz.
O prêmio
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 e já reconheceu o trabalho de mais de 180 educadores no país. A premiação é uma das mais importantes da América Latina no reconhecimento de iniciativas voltadas para alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Entre os inscritos, os jurados selecionam 50 participantes, passam para 20 e chegam nos 10 vencedores. Cerca de R$ 2 milhões já foram entregues em prêmios.
“A minha ideia foi trazer um pouco do cotidiano para a sala de aula. Deixei que eles criassem seus desenhos também, apresentando sempre a sequência de pares. Alguns fizeram a fachada de suas casas”, conta. Segundo a professora, mesmo os alunos que não têm a Matemática como a disciplina favorita mostraram ter absorvido bem o conteúdo com o trabalho.
O importante, na avaliação de Marlene, foi também a possibilidade criada de apresentar a matéria e despertar nos estudantes vocações na área, como o desejo de seguir a profissão de arquiteto. “O professor tem de dar o pontapé inicial, precisa ser o condutor do ensino”, pontua.
Tributos
Ao longo de 22 anos de magistério, Marlene já desenvolveu outros projetos usando elementos da disciplina e externos para oferecer uma maneira diferente de aprendizado. Em uma dessas iniciativas, premiada em 2006 com o 2.º lugar do Concurso Agrinho, do Serviço Nacional da Agricultura (Senar), ela ensinou tributos a partir da criação de empresas fictícias pelos alunos. “Na Matemática, temos de tentar descontrair, trazer o que está fora para os conteúdos da sala de aula”, defende.

segunda-feira, agosto 25, 2014

Semana Cultural da Educação oferece 28 mil ingressos para espetáculos

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Profissionais da rede municipal de ensino e da Fundação Cultural de Curitiba vão participar de 25 a 30 de agosto da 2ª Semana Cultural da Rede Municipal da Educação, edição 2014, realizada pela Prefeitura de Curitiba. O evento integra as ações para a valorização dos servidores da educação e busca a ampliação do repertório cultural dos 18 mil profissionais da área. Durante seis dias, serão oferecidos gratuitamente 28.523 ingressos para 281 espetáculos em diferentes linguagens artísticas.

São shows de música, dança, teatro, oficinas de quadrinhos, entradas para exposições e outras manifestações artísticas apresentadas em diferentes espaços culturais da cidade. A Semana Cultural faz parte do projeto EduCultura, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural de Curitiba.

“Será um novo período intensivo de ações culturais para os profissionais da rede. A arte tem a propriedade de mudar a relação com o outro, portanto, muito mais do que uma ação para valorização dos servidores essas imersões culturais têm como resultados práticos a melhoria da qualidade das ações desenvolvidas com as crianças e os estudantes, a parir de profissionais mais motivados e inspirados”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Para participar dos espetáculos é preciso que o profissional da rede municipal da educação esteja inscrito no evento. O prazo para inscrição será entre esta sexta (22) até terça-feira (26), no site www.cidadedoconhecimento.org.br, clicando no banner da Semana Cultural ou diretamente no endereço www.aprendere.curitiba.pr.gov.br/portal

Ampliar a oferta de ações culturais voltadas aos profissionais da educação está entre as ações do plano de governo da atual gestão da Prefeitura. “Temos trabalhado com parcerias para integrar cada vez mais as áreas da educação e cultura. Eventos como este têm por objetivo ampliar aos servidores a possibilidade da fruição artística em diferentes linguagens”, diz o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.

A programação é diversificada, atendendo a diferentes gostos. Entre os espetáculos mais procurados pelos participantes está o balé "Cinderela", do Teatro Guaíra. O show com a Banda Mais Bonita da Cidade terá mais de uma sessão e deverá ser visto por aproximadamente 4.500 pessoas, no auditório Bento Mossurunga, no Colégio Estadual do Paraná. A exposição da artista mexicana Frida Khalo, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer, também integra a programação organizada para a Semana Cultural.

EduCultura

A realização da Semana Cultural é uma das ações do projeto EduCultura que em maio passado promoveu a primeira edição da Semana Cultural Literária, com a distribuição de 30 mil ingressos de eventos culturais que integraram a literatura às demais expressões culturais. O objetivo foi aproximar os profissionais da educação da produção literária local a partir da arte. Foram apresentadas rodas de leitura, debates literários, além de uma programação de que incluiu espetáculos de dança, teatro, música, cinema e circo a partir da temática literária.

Por meio do EduCultura, os profissionais da rede municipal de ensino são contemplados com a oferta de ingressos para shows e espetáculos, ao longo de todo o anos. Desde que foi lançado, no ano passado, o projeto já ofereceu mais de 12 mil ingressos aos profissionais, além das programações das edições das Semanas Culturais. A primeira edição da Semana Cultural foi realizada em setembro do ano passado.

A oferta de cursos e oficinas culturais é outra ação do projeto que registrou 510 participações. Em maio deste ano, a Prefeitura lançou o projeto Arte por Toda parte, estendendo aos 140 mil estudantes da rede à participação nos eventos culturais da cidade, por meio da oferta de ingressos.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41255&PHPSESSID=567e26ef29ef134c351c3943791961db

sexta-feira, agosto 22, 2014

Escultura Águia de Haia volta para a Praça Santos Andrade

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Depois do retorno das estátuas de Tiradentes e da onça batizada de Luar do Sertão, a Águia de Haia, escultura em bronze de João Turin, foi recolocada, nesta quarta-feira (20), na Praça Santos Andrade. As obras do artista paranaense foram restauradas pelo Atelier João Turin, com o acompanhamento da Fundação Cultural de Curitiba.
Os trabalhos de restauração e confecção de moldes foram iniciados no atelier há cerca de dois anos, depois que os direitos sobre o acervo do escultor foram comprados pelo colecionador curitibano Samuel Ferrari Lago. Foi realizado um levantamento do acervo e, após negociações entre a família Lago, o poder público e descendentes de Turin, o projeto foi viabilizado.
É a primeira vez que uma restauração ponta-a-ponta da obra de um artista é realizada no Brasil. O trabalho chamou a atenção até do Ministério da Cultura, que está acompanhando o processo, pelo interesse museológico.
O monumento à Rui Barbosa foi confeccionado depois que Turin assinou um contrato de empreitada com o Comitê Acadêmico de Direito da UFPR. As peças foram fundidas em uma oficina artística de São Paulo que fez várias fusões em bronze para o escultor. Com a justificativa de falta de espaço, a oficina acabou destruindo os originais em gesso, informando Turin apenas depois.

quarta-feira, agosto 20, 2014

Prefeitura investirá R$ 94 milhões para implantar o projeto Curitiba Cidade Inteligente


A Prefeitura de Curitiba pretende investir, nos próximos dois anos, R$ 94 milhões na implantação de sua estratégia de Cidade Inteligente (Smart City), que contempla uma série de mudanças destinadas a modernizar a gestão pública e ampliar a oferta de serviços eletrônicos e de canais de relacionamento com a população. Está prevista a oferta de novos e melhores serviços e a melhoria da infraestrutura digital do Município. Para viabilizar a implantação do programa, o prefeito Gustavo Fruet enviou mensagem à Câmara Municipal, pedindo autorização para a contratação de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O projeto altera o artigo 1º da Lei 14.063 de 3 de julho de 2012, que havia solicitado autorização para empréstimo de R$ 74 milhões para aplicação  no Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT). O programa consistia na aquisição de equipamentos e aplicações tecnológicas que, posteriormente, foram identificados como já existentes na administração municipal.
A necessidade de revisão do empréstimo se dá pelo fato de o novo projeto desenvolvido pela Secretaria de Informação e Tecnologia ter maior abrangência e, consequentemente, exigir investimentos superiores aos inicialmente autorizados pela Câmara de Vereadores.
De acordo com a mensagem enviada à Câmara, a nova estratégia é mais ampla e define três áreas de atuação: infraestrutura digital, referenciamento territorial e geoprocessamento e modernização da administração municipal.
Segundo o secretário municipal de Informação e Tecnologia, Paulo Miranda,  o projeto estabelece como meta principal a modernização e ampliação da infraestrutura de tecnologia  digital integrada, que irá melhorar a governança da tecnologia de informação (TI) do Município, possibilitando a oferta de mais e melhores serviços eletrônicos.
“O projeto original, concebido na gestão anterior, propunha a compra de três sistemas, que já estavam em uso na Prefeitura. A nova estratégia concebe o desenvolvimento de um novo projeto, que irá criar uma infraestrutura digital para a cidade, que permita uma maior integração das informações, de forma a criar novos serviços para o cidadão curitibano”,  explica Paulo.
Paulo Miranda diz ainda que a criação do projeto de Referenciamento Territorial e Geoprocessamento tem o objetivo de fazer um novo mapeamento da cidade e criar uma base única de dados, que será aberta à população. “Vamos usar uma tecnologia aberta que permitirá o acesso irrestrito às informações e também a possibilidade de o sistema ser alimentado com dados externos”, diz o secretário.
Outro objetivo da nova estratégia digital é de automatizar e agilizar os processos administrativos da Prefeitura e modernizar os canais de relacionamento com a população, com a oferta de novos serviços eletrônicos.  “Nossa intenção é  acabar com os processos em papel e melhorar o tempo de resposta às solicitações do cidadão. Precisamos universalizar a oferta de serviços eletrônicos. Queremos que o cidadão possa resolver tudo pela internet e eliminar ao máximo os deslocamentos aos órgãos públicos”, informa Paulo Miranda.
    
Veja as principais metas do projeto:
Infraestrutura digital
• Projeto de ampliação e otimização da infraestrutura de TI de suporte à economia local e ao Poder Público;
• Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local para Economia Digital em Curitiba;
• Implantação de Infraestrutura para o funcionamento de sistemas e serviços através de uma rede corporativa visando dar suporte ao desenvolvimento econômico;
• Desenvolvimento de um modelo de governança de tecnologia da informação participativo equalizado com uma proposta de dinamização econômica territorial;
• Implementação de plano de Continuidade de Negócios para a Administração Municipal de Curitiba, oferecendo estabilidade e confiabilidade aos processos de gestão municipal;
• Atualização, modernização e expansão do Data Center da Administração Municipal de Curitiba.
Referenciamento territorial e geoprocessamento
• Geração de base espacial;
• Adequação e aprimoramento de sistemas existentes para utilizar funções espaciais;
• Desenvolvimento de sistemas, aplicativos e módulos de programas que realizem funções que explorem as capacidades do sistema de informação geográfica.
Modernização da administração municipal
• Ampliação e otimização da rede de serviços ofertados ao cidadão através de plataformas de governo eletrônico;
• Modernização tecnológica para a evolução da estratégia digital do município, preservando os investimentos já realizados operando com os sistemas legados;
• Ampliação do número de processos de trabalho eletrônicos;
• Adoção de gestão eletrônica de documentos na Administração Municipal de Curitiba;
• Integração dos bancos de dados da Administração Municipal de Curitiba;
• Ampliação e disponibilização de informações do Município atendendo a Política de Transparência (Dados Abertos).

segunda-feira, agosto 18, 2014

Prefeitura nomeia mais 210 professores para as escolas municipais

Mais 152  profissionais do magistério entraram para o quadro da Prefeitura Municipal nesta segunda-feira (18), quando foram nomeados. Eles iniciam o trabalho em sala de auma na próxima semana. Outros 58 professores serão nomeados no próximo dia 26 e começam a trabalhar no início de setembro.
São 40 professores de docência II (6º ao 9º ano) para a disciplina de educação física, e 170 de docência I (1º ao 5º ano), para jornada de 20 horas semanais.
Desde janeiro de 2013, foram contratados 1.470 novos professores e 534 educadores. Além disso, a Prefeitura está investindo na expansão da rede (R$ 52 milhões estão sendo destinados este ano para reformas e construção de novas unidades escolares) e na contratação de profissionais
     
Nesta semana, os novos profissionais participam da integração funcional e da capacitação ofertada pela Secretaria de Educação, recebendo informações básicas do trabalho e da vida funcional. Os novos servidores foram aprovados e cumpriram todas as etapas do concurso público, realizado em março deste ano.
Plano de carreira
A Prefeitura de Curitiba apresentou à Câmara Municipal, após ampla discussão com os profissionais do Magistério, o Plano de Carreira que garantirá aos professores ganhos de até 56%. O impacto financeiro do plano é de R$ 78 milhões, para beneficiar 12 mil servidores do magistério. Com os novos movimentos de ascensão na carreira, durante a implantação, o valor total chegará a R$ 90 milhões.
Esse grande investimento em educação faz parte do Plano de Governo da atual gestão da Prefeitura, dentro dos programas Curitiba Mais Humana e Curitiba Mais Participativa, garantindo transparência nas grandes discussões da cidade e que resultam em melhor qualidade dos serviços para a população.

domingo, agosto 17, 2014

Amoço Vocacional

 
A comunidade do Santuário Santa Rita de Cássia representada pelo SAV (Serviço de Animação Vocacional) promove o Almoço Vocacional no próximo domingo, dia 24 de agosto. O cardápio será diferenciado e haverá um show do Elvis Presley (cover), logo após o almoço.
A finalidade deste evento é arrecadar fundos para a formação de novos padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus.
Os seminaristas de Rio Negrinho também farão apresentação de teatro, neste evento.
O custo é de R$ 20,00 para adultos e crianças de 6 a 10 anos pagam R$ 10,00.
Compras antecipadas dos convites na secretaria do Santuário Santa Rita de Cássia.
 
Vamos ajudar na formação dos nossos padres!

sexta-feira, agosto 15, 2014

1.700 atletas participam da Corrida das Nascentes do Iguaçu neste domingo

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Neste domingo (17), 1.700 atletas participam da 10ª Corrida de Revezamento e 4ª Volta Ciclística das Nascentes do Iguaçu, que é desenvolvida em nova municípios da região metropolitana de Curitiba.
A largada será às 6 horas para os 500 ciclistas e às 6h15 para os 1.200 corredores que farão o percurso de 108 quilômetros, com saída da Prefeitura de Piraquara (avenida Getúlio Vargas,1990) e chegada em Curitiba, no Bosque São Cristovão, em Santa Felicidade.
A prova incentiva a prática esportiva e a integração metropolitana, além de divulgar as peculiaridades turísticas, naturais e ambientais dos municípios da região metropolitana de Curitiba. A Corrida de Revezamento das Nascentes do Iguaçu se desenvolve ao longo de nove Municípios: Piraquara, Quatro Barras, Pinhais, Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Magro e Curitiba.
“O circuito é uma prova que tem a melhor avaliação dos seus participantes. O evento está crescendo muito, principalmente na área do ciclismo. É um evento que é organizado totalmente pelos servidores dos municípios da Região Metropolitana. Uma integração total e um grande exercício de convivência das equipes dessas cidades”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Junior.
O trajeto percorre estradas municipais, estaduais, rurais e vicinais, com paisagens bucólicas e natureza exuberante, cortando afluentes do Rio Iguaçu tais como: Piraquara, Irai, Palmital, Atuba, Barigüi e Passaúna. Este ano, com a participação do município de Bocaiúva do Sul, o percurso foi estendido para além da bacia hidrográfica do rio Iguaçu, passando pelas cabeceiras do Capivari que integra a Bacia do Rio Ribeira.
Além da largada e chegada, a corrida terá três postos de transição. O primeiro posto estará montado no Centro Esportivo Ricieri Bernardi em Campina Grande do Sul; o segundo posto na Escola Comunidade São João em Colombo; e o último posto será em Almirante Tamandaré, na Escola Vereador Osvaldo Avelino Trevisan. Todos os corredores deverão passar pelo funil montado em cada posto, para registro da passagem e troca de bastão. O tempo final será computado de acordo com o horário de largada e chegada das equipes.
Para os ciclistas, será obrigatório o uso de capacete e luz de sinalização na frente e atrás da bicicleta.  Em todo o percurso haverá sinalização específica e pessoal de apoio da prova. Os atletas deverão correr seguindo a orientação dos fiscais e agentes de trânsito, utilizando-se dos acostamentos de estradas, calçadas ou ciclovias, quando houver.
O meio ambiente e a natureza que compõem o cenário da prova deverão ser respeitados e nenhum tipo de lixo, garrafa ou lata poderá ser abandonado ao longo do percurso. A equipe que infringir esse princípio será punida com a penalidade de eliminação da prova. “Esta é uma prova que passa pela mata, por nascentes, circuitos turísticos e recursos naturais de nove municípios. Por isso cuidar do percurso com espírito de equipe e de coletividade” disse o secretário de Assuntos Metropolitanos, Walfrido Prado.
Premiação
Será premiada com o Troféu de Campeão Geral (masculino, feminino ou misto) a equipe de obtiver o primeiro lugar geral na competição. Ou seja, quem fizer o percurso em menor tempo. Os atletas desta equipe receberão medalhas de premiação de Campeão Geral.
Também serão premiadas as equipes classificadas em 1º, 2º e 3º lugar nas categorias Solo Masculino Sub 30 (de 16 a 29 anos); Solo Masculino Master (30 a 39 anos); Solo Masculino Veterano (40 anos ou mais); Solo Feminino Sub 30 (16 a 29 anos), Solo Feminino Master (30 a 39 anos); Solo Feminino Veterano (40 anos ou mais). Ainda serão premiados os vencedores das categorias Duplos Masculina; Dupla Feminina; Dupla Mista; Quarteto Masculino; Quarteto Feminino e Quarteto Misto.
A cerimônia de premiação começa às 13 horas, no Bosque São Cristóvão.
10ª Corrida de Revezamento e 4ª Volta Ciclística das Nascentes do Iguaçu
Largada:
• 6 horas – Ciclistas
• 6h15min - Geral
Local da Largada - Prefeitura de Piraquara - avenida Getúlio Vargas,1990
Local da Chegada - Bosque São Cristóvão - Rua Margarida Ângela Zardo Miranda, em  Santa Felicidade. Entrada também pelas ruas Domingos Strapasson, Padova e Calisto Curim.
Horário de fechamento dos postos de transição:
Posto 1 – 8 horas - Centro Esportivo Ricieri Bernardi em Campina Grande do Sul
Posto 2 – 11 horas - Escola Comunidade São João em Colombo
Posto 3 – 13 horas - Almirante Tamandaré, na Escola Vereador Osvaldo Avelino Trevisan.
Chegada – 14 horas

quinta-feira, agosto 14, 2014

Joãozinho

Joãozinho voltou da aula de catecismo e perguntou ao pai: 
- Pai, porque quando Jesus ressuscitou, apareceu primeiro 
para as mulheres e não para os homens?
 - Sei não, meu filho! Vai ver que é porque ele queria que a noticia se espalhasse mais depressa!



Thomas, o gatão

quarta-feira, agosto 13, 2014

Morre Eduardo Campos

Eduardo Campos era candidato ao cargo de Presidente da República pelo PSB.
Eduardo Campos morreu na manhã do dia 13 de agosto de 2014, em um desastre de avião em Santos.
Natural da capital pernambucana de Recife, Eduardo Henrique Accioly Campos nasceu em 1965 e é formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Neto do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, Eduardo sempre esteve ligado à política e iniciou uma participação mais ativa como presidente do Diretório Acadêmico da universidade que estudou.
Em 1987 participou da criação da primeira secretaria de Ciência do Nordeste e em 1990 filiou-se ao PSB onde conseguiu o seu primeiro mandato como Deputado Estadual de Pernambuco. Quatro anos depois conseguiu ser eleito Deputado Federal, em 1995 ficou ao serviço de Pernambuco como Secretário do Governo e em 1996 como Secretário da Fazenda. Em 1998 foi reeleito como Deputado Federal e outra vez em 2002. Em 2004 foi Ministro da Ciência e Tecnologia e em 2006 foi eleito pela primeira vez ao cargo de governador de Pernambuco, sendo reeleito em 2011.

Cargos Exercidos

  • Em 1990 foi eleito Deputado Estadual por Pernambuco.
  • Foi eleito Deputado Federal por Pernambuco em 1994 e reeleito em 1998 e em 2002.
  • Em 2006 foi eleito Governador de Pernambuco e reeleito em 2010.
  • http://www.eleicoes2014.com.br/eduardo-campos/

Tubotecas alcançam 76 mil livros arrecadados

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O acervo das Tubotecas ganhou um grande reforço no mês de julho e totalizou 76 mil livros arrecadados desde o início do projeto, em abril de 2013. Somente no último mês, as Casas da Leitura, Ruas da Cidadania e sedes da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Fundação de Ação Social e Fundação Cultural de Curitiba receberam 9 mil doações da comunidade, empresas e entidades como a Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), que doou mais de 4 mil livros para o projeto.
Entre os títulos doados pela ACGB estão livros de bolso com poesias de Helena Kolody, Malu Prado e Adélia Maria Woellner.
Segundo Deisi Margarete Momm Fonseca, Coordenadora de Projetos da ACGB, periodicamente a entidade repassa livros para as Tubotecas. “O projeto vai ao encontro com os objetivos da nossa Associação que é promover ações que valorizem aspectos humanos e a solidariedade para tornar a cidade mais agradável”, afirma Deisi.
Aprovação
Para a aposentada Sueli Vieira Gonçalves, é importante que os usuários das Tubotecas devolvam as publicações para que mais pessoas possam usufruir do acervo. “Eu sempre empresto livros nas Tubotecas. Eu pego e devolvo livros toda semana. O projeto é excelente, uma oportunidade de todos poderem ler sem custo. Normalmente um livro custa R$ 25,00 ou R$ 30,00 e isso pesa no orçamento. Aqui não, você pega o livro numa boa, traz de volta e tudo bem”, comemora Sueli.
A moradora do Cajuru, Márcia Maria da Silva, empresta livros das Tubotecas todos os meses e acredita que o projeto facilite a vida de quem quer começar a ler. “Agora eu vou levar um do Rubem Fonseca. Eu gosto do projeto porque ele ajuda quem não tem tempo de ir a uma biblioteca pública. Se a pessoa não tiver tempo de ler naquela semana, pode levar e devolver só quando terminar, porque não tem aquela determinação de tempo para devolução”, lembra Márcia.
Como doar
As doações de livros podem ser feitas em qualquer equipamento mantido pela Fundação Cultural, nas Casas da Leitura, na sede da Fundação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças), no Ippuc (Rua Bom Jesus, 669 - Juvevê) e na sede da Prefeitura (Avenida Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico).
As publicações passarão por uma triagem antes de serem levadas para as Tubotecas. Aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. Não serão aceitos livros com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico.