segunda-feira, agosto 25, 2014

Semana Cultural da Educação oferece 28 mil ingressos para espetáculos

.

.

Profissionais da rede municipal de ensino e da Fundação Cultural de Curitiba vão participar de 25 a 30 de agosto da 2ª Semana Cultural da Rede Municipal da Educação, edição 2014, realizada pela Prefeitura de Curitiba. O evento integra as ações para a valorização dos servidores da educação e busca a ampliação do repertório cultural dos 18 mil profissionais da área. Durante seis dias, serão oferecidos gratuitamente 28.523 ingressos para 281 espetáculos em diferentes linguagens artísticas.

São shows de música, dança, teatro, oficinas de quadrinhos, entradas para exposições e outras manifestações artísticas apresentadas em diferentes espaços culturais da cidade. A Semana Cultural faz parte do projeto EduCultura, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural de Curitiba.

“Será um novo período intensivo de ações culturais para os profissionais da rede. A arte tem a propriedade de mudar a relação com o outro, portanto, muito mais do que uma ação para valorização dos servidores essas imersões culturais têm como resultados práticos a melhoria da qualidade das ações desenvolvidas com as crianças e os estudantes, a parir de profissionais mais motivados e inspirados”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Para participar dos espetáculos é preciso que o profissional da rede municipal da educação esteja inscrito no evento. O prazo para inscrição será entre esta sexta (22) até terça-feira (26), no site www.cidadedoconhecimento.org.br, clicando no banner da Semana Cultural ou diretamente no endereço www.aprendere.curitiba.pr.gov.br/portal

Ampliar a oferta de ações culturais voltadas aos profissionais da educação está entre as ações do plano de governo da atual gestão da Prefeitura. “Temos trabalhado com parcerias para integrar cada vez mais as áreas da educação e cultura. Eventos como este têm por objetivo ampliar aos servidores a possibilidade da fruição artística em diferentes linguagens”, diz o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.

A programação é diversificada, atendendo a diferentes gostos. Entre os espetáculos mais procurados pelos participantes está o balé "Cinderela", do Teatro Guaíra. O show com a Banda Mais Bonita da Cidade terá mais de uma sessão e deverá ser visto por aproximadamente 4.500 pessoas, no auditório Bento Mossurunga, no Colégio Estadual do Paraná. A exposição da artista mexicana Frida Khalo, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer, também integra a programação organizada para a Semana Cultural.

EduCultura

A realização da Semana Cultural é uma das ações do projeto EduCultura que em maio passado promoveu a primeira edição da Semana Cultural Literária, com a distribuição de 30 mil ingressos de eventos culturais que integraram a literatura às demais expressões culturais. O objetivo foi aproximar os profissionais da educação da produção literária local a partir da arte. Foram apresentadas rodas de leitura, debates literários, além de uma programação de que incluiu espetáculos de dança, teatro, música, cinema e circo a partir da temática literária.

Por meio do EduCultura, os profissionais da rede municipal de ensino são contemplados com a oferta de ingressos para shows e espetáculos, ao longo de todo o anos. Desde que foi lançado, no ano passado, o projeto já ofereceu mais de 12 mil ingressos aos profissionais, além das programações das edições das Semanas Culturais. A primeira edição da Semana Cultural foi realizada em setembro do ano passado.

A oferta de cursos e oficinas culturais é outra ação do projeto que registrou 510 participações. Em maio deste ano, a Prefeitura lançou o projeto Arte por Toda parte, estendendo aos 140 mil estudantes da rede à participação nos eventos culturais da cidade, por meio da oferta de ingressos.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41255&PHPSESSID=567e26ef29ef134c351c3943791961db

Nenhum comentário:

Postar um comentário