terça-feira, agosto 12, 2014

Morre Dom Armando Círio, arcebispo emérito de Cascavel

Arquidiocese de Cascavel/Divulgação /

Dom Armando Círio, arcebispo emérito de Cascavel, no Oeste do Paraná, morreu por volta das 23h30 desta segunda-feira (11). Ele, que estava internado devido a problemas pulmonares e respiratórios, teve uma parada cardíaca e não resistiu. O corpo do religioso está sendo velado na Catedral Nossa Senhora Aparecida.
Nascido em Calamandra, um pequeno município italiano, Dom Armando iniciou sua vida religiosa em 1940 quando foi ordenado padre. Em janeiro de 1947, veio para o Brasil com outros cinco padres. A viagem de navio durou 14 dias e inicialmente ele atuou como vigário na cidade de Botucatu (SP) e pouco tempo depois veio para o Paraná onde assumiu a paróquia de Apucarana.
Dom Armando foi ordenado bispo em agosto de 1960 e se tornou o primeiro bispo da Diocese de Toledo. Em 1978 foi criada a Diocese de Cascavel e acabou sendo nomeado primeiro bispo também desta cidade que, no ano seguinte, foi elevada a arquidiocese. Devido a idade, renunciou ao posto de arcebispo em dezembro 1995.
Em marco de 2013, quando o Vaticano realizava o conclave para substituir o papa Bento XVI, que havia abdicado, Dom Armando recebeu em sua casa a equipe de reportagem da Gazeta do Povo para falar sobre a sucessão na igreja. Ele torcia pelo cardeal Odilo Scherer e disse que rezaria para que o ex-padre de Toledo fosse o escolhido. Foi ele quem ordenou Scherer ao ministério religioso em 1976.
“Posso dizer que está preparado para assumir essa responsabilidade, naturalmente não preciso dizer que ficaria alegre com essa notícia [a escolha de dom Odilo]”, disse à época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário