sábado, agosto 02, 2014

Grandes artistas agitam o fim de semana em Curitiba

Se todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite, porque não esperar do fim de semana inteiro? A semana se encerra com grandes talentos desembarcando nos palcos da capital e o Guia não deixa você perder nenhum detalhe. Vai preparando o aplauso e confira a programação que vai desta sexta (1º) até o próximo domingo (3):
Shows
Quem quiser pode acompanhar o mergulho no samba da cantora Maria Rita – iniciado com “Samba Meu” – em seu novo show “Coração a Batucar”, que entra em cartaz no Teatro Guaíra, neste sábado (2). Com composições da própria artista, bem como canções de nomes como Arlindo Cruz (Rumo ao Infinito), Rodrigo Maranhão (Fogo no Paiol), Serginho Miriti (Abre o Peito e Chora), entre outros, a cantora reafirma o estreito relacionamento com o mais característico ritmo brasileiro. A turnê ainda passa por diversas cidades entre elas Recife, Natal, Fortaleza, encerrando as apresentações no Rio de Janeiro em 8 de novembro.
E como no Brasil há espaço para todos os ritmos, o grupo vocal “Gogó À Brasileira” traça um panorama da música brasileira no show “Vida, Paixão e Banana: da Tropicália ao Rock dos Anos 70”, que acontece no palco do Teatro Fernanda Montenegro, também no sábado (2). Com 20 músicos entre cantores e instrumentistas em cena, o repertório passeia desde Caetano Veloso, Gilberto Gil até algumas das revelações da cena contemporânea. Esta apresentação marca o início da turnê do grupo.
O sábado também oferece opções pra quem gosta de pop/rock. O cantor Dabliu Jr., em parceria com o guitarrista Gui Sales, se apresenta no palco do Teatro Londrina (localizado no Memorial de Curitiba), às 20h. No repertório estão músicas como “Aeroporto” e “Miosótis” (gravada em parceria com Léo Fressato, da Banda Mais Bonita da Cidade).
Outra banda do estilo que se apresenta em Curitiba é a carioca Forfun, que encerra a turnê de promoção do DVD "Ao Vivo no Circo Voador” no palco do Vanilla Music Hall, no próximo sábado (2). Famosa pela fusão de diversos elementos do rock, reggae e surf music, recentemente lançou também o EP “Solto”, composto de três canções – “Malícia, “Ahorita” e “Terra de Cego” –, disponível para audição no site oficial da banda.
Mesclando música e poesia, o músico e cronista Marcelo Brum-Lemos e a banda o Som-de-Brinkedo se apresentam no palco do Teatro do Paiol, nesta sexta (1º). A apresentação marca a gravação do primeiro DVD do cantor e mostra um retrato de seus 15 anos de estrada. O experimentalismo sonoro é uma das marcas do artista que mistura ritmos como o rock, baião e música medieval em suas composições.
Teatro
Mateus Solano volta aos palcos com a peça “Do Tamanho do Mundo” depois do sucesso do personagem Félix na novela Amor à Vida. Curitiba recebe a montagem no palco do Guairinha - Auditório Salvador de Ferrante, que fica em cartaz durante todo o fim de semana. Na trama, Arnaldo – interpretado pelo ator global – gradativamente vai perdendo a habilidade de lidar com a própria rotina, desde os aspectos mais simples aos mais complexos, discutindo a automatização da vida cotidiana na contemporaneidade. Com direção de Jefferson Miranda e texto de Paula Braun, a peça incentiva o espectador a retomar o protagonismo da própria história.
Outro grande nome a se apresentar em Curitiba é a atriz Heloisa Périssé, que traz ao palco do Teatro Regina Vogue, neste sábado (2) e domingo (3), o primeiro monólogo de sua autoria: "E Foram Quase Felizes Para Sempre". Na montagem, a atriz interpreta Letícia Amado, escritora que, ao lançar seu livro sobre locais românticos para desfrutar a dois, encontra, na noite de autógrafos, seu ex-marido com uma nova namorada. A situação dá início a uma série de reflexões bem-humoradas a respeito de relacionamentos, trabalho e cotidiano.
Encerrando a temporada, a peça “Quero Ser José Wilker”, em cartaz no Miniauditório Guaíra até o próximo domingo (3), presta uma homenagem ao ator José Wilker, falecido em abril deste ano. No palco, personagens marcantes de sua carreira são relembrados, assim como opiniões e fatos da trajetória do artista.
O musical “Marat-Sade - A Perseguição e Assassinato de Jean-Paul Marat” estreia no Teatro da Reitoria neste sábado (2). Na montagem, dirigida por Jul Leardini e inspirada no original de Peter Weiss, a Revolução Francesa, importante fato histórico que redefiniu o papel da democracia no cenário político mundial, é analisada por diferentes perspectivas.
Outro espetáculo que tem a música como linguagem – e, nesse caso, também como protagonista – é “Todos os Musicais de Chico Buarque Em 90 Minutos”, idealizado como parte das homenagens pelos 50 anos de carreira do cantor e compositor Chico Buarque. Dirigido por Charles Möeller e Claudio Botelho, a montagem conta a história de uma trupe teatral, tendo como fio condutor as canções compostas por Chico Buarque para obras como ‘Roda Viva’ (1967), ‘Ópera do Malandro’ (1978), ‘Calabar’ (1973), ‘O Corsário do Rei’ (1985), ‘Gota d’Água’ (1975), o ballet ‘Grande Circo Místico’ (1982) e também os filmes ‘Quando o Carnaval Chegar’ (1972) e ‘Para Viver um Grande Amor’ (1983) e ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976).
Exposição
A exposição “Geraldo Leão: Pretérito Presente”, em cartas no Museu Municipal da Arte de Curitiba, entra em seu último mês de visitação. Ainda é possível conhecer os dois momentos da obra do artista, um compreendido entre 1980 e 1990 e outro com sua produção recente. Com a pintura marcada pelas cores vivas e pela repetição das pinceladas, questiona os limites da expressão do gosto e a formação da própria arte.
Também é possível visitar a exposição “Antonio Arney”, aberta à visitação no Museu Guido Viaro entre os dias 22 de julho e 12 de agosto. Estão disponíveis 59 obras do artista entre pinturas e entalhes em madeira, sendo parte do acervo destinada à venda.
E domingo é a última chance de conferir a exposição “Paisagens Movidas", de Ana Procopiak, que encerra seu período de visitação no Solar do Rosário. Seu estilo é marcado pela escolha de paisagens em retrato, utilizando-se de técnicas de desfoque, fragmentação e deslocamento topográfico.
Cinema
Estreia neste domingo (3), no Museu Oscar Niemeyer, o curta infanto-juvenil “Coração Azul", do diretor Wellington Sari. Na trama, dois garotos – Janco e Samuel – são donos de uma agência de detetives, na escola. Enquanto investigam o desaparecimento de uma bola de vôlei, Janco tenta se aproximar de Dariana, menina por quem é apaixonado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário