terça-feira, agosto 05, 2014

Pacientes recebem ajuda para reinserção no mercado de trabalho

principal
principal
O cobrador de ônibus Floriano Ochinski, de 38 anos, recebeu nesta segunda-feira (04) o seu currículo redigido, além de uma completa orientação profissional. Ele foi um dos participantes de um projeto que une a Prefeitura de Curitiba e o curso de Administração da Universidade Positivo para promover o crescimento ou a reinserção profissional de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD) da Regional Matriz.
“Tenho vontade de crescer profissionalmente, por isso quis participar do projeto”, disse Ochinski, que tem o ensino médio incompleto e há cinco anos trabalha em empresa de transporte público. “Pretendo fazer os cursos e treinamento que me indicarem, pois quero melhorar”, disse.
Além dele, outros seis pacientes do CAPS Matriz participam do projeto. Eles foram entrevistados por alunos do curso de Administração, que elaboraram os currículos em padrão oficial  e mapearam as reais oportunidades de qualificação e emprego.
“Todos eles são pessoas muito interessadas em buscar oportunidades no mercado de trabalho ou em melhorar no que já fazem, o que já mostra que todos são muito capazes”, disse a professora responsável pelo projeto, Maria Emília Dionísio da Costa.
A coordenadora técnica do CAPS Matriz, Andreza Garmatter, falou sobre a importância do projeto para os pacientes. “Eles gostaram muito, pois a maioria nunca tinha tido a oportunidade de participar de uma entrevista”, disse.
Após receberem as orientações e o currículo elaborado nas versões online e impresso, os pacientes são encaminhados para oportunidades reais. “De acordo com as características de cada um, podemos encaminhá-los para cursos profissionalizantes oferecidos pela Fundação de Ação Social, ou por outras instituições”, disse a psicóloga do Departamento de Política Sobre Drogas da Secretaria Municipal da Defesa Social, Lethícia Gaidarji Silva.
As ações desenvolvidas pelo Departamento de Política Sobre Drogas estão focadas em três frentes: prevenção, tratamento e reinserção social. “Temos muitos projetos voltados à prevenção e ao tratamento. Mas, seguramente, o eixo reinserção é o mais difícil de atender”, disse Lethícia. Segundo ela, a reinserção é um aspecto central da política sobre drogas. “Se o paciente fizer o tratamento, mas não encontrar estrutura e apoio para voltar ao mercado, as chances de haver uma recaída são muito grandes”, disse.
Por isso, o projeto apoia o desenvolvimento de uma carreira profissional sólida, através de completa orientação profissional. Cada participante tem suas competências e perfil profissional mapeados, bem como possíveis de treinamento e qualificação.
A ação faz parte da Rede Curitiba Cuida, lançada no ano passado pela Prefeitura de Curitiba e que envolve vários setores do poder público e da sociedade civil. O objetivo é promover um novo enfoque para o assunto, além de uma ampliação na rede de atenção. “O foco não é a repressão, mas a prevenção e a inclusão social das pessoas”, disse Lethícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário