Um motim com refém é registrado na Penitenciária Estadual de Piraquara II (PEP II) , na região metropolitana de Curitiba, nesta segunda-feira (31). Um agente carcerário foi feito refém, por volta das 9 horas, de acordo com a PEP II e o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná. Ele não foi ferido pelos detentos.
Apesar de na penitenciária haver confirmação de motim, segundo a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos o ato estaria sendo feito por apenas de três detentos que pedem transferência da unidade.
De acordo com informações da PEP II, um detento surpreendeu o agente carcerário e o fez refém. Ele contou com a ajuda de outros presos da cela. A confusão não se espalhou para outras celas da penitenciária.
A informação inicial foi de que o agente havia sido solto por volta das 11h40 e não estava ferido. A liberação do refém deixou de ser confirmada pela penitenciária por volta do meio-dia. A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos disse, por volta das 11h50, que o agente carcerário ainda era mantido refém.
Equipes do Comando e Operações Especiais (COE) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PM estavam no local, assim como o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil.
O agente teria sido rendido quando foi liberar os presos para o banho de sol. O motim começou em um cela da sexta galeria do bloco 3 da PEP II. Não há informações sobre presos ou policiais feridos.
As negociações ainda estavam em andamento, por volta das 12h05, de acordo com a PEP II. Um juiz era aguardado na unidade.
Fonte: Gazeta do povo 31/10/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário