quarta-feira, outubro 19, 2011

Cemitério do Água Verde terá seis câmeras de segurança

Já estão instaladas e devem começar a funcionar “em breve” seis câmeras de segurança no entorno do Cemitério Municipal do Água Verde, em Curitiba. O equipamento foi comprado pelo Hipermercado Condor e será operado pela Guarda Municipal em uma central de monitoramento, que será instalada no interior do local. O custo foi de R$ 60 mil. O efetivo de agentes também será reforçado e cada turno deverá ter três guardas, segundo a prefeitura de Curitiba. Um agente a mais será destacado para trabalhar no local e operar a central de monitoramento.

O equipamento foi colocado sobre o muro do cemitério para vigiar, principalmente, o lado externo. O entorno do local é apontado por moradores da região como um local perigoso, com freqüência de assaltos e roubos a carros.

A prefeitura de Curitiba informou por meio da assessoria de imprensa que as câmeras ainda não estão funcionando porque faltariam detalhes técnicos para colocar em operação a central de controle. Quando funcionarem as seis câmeras, a cidade contará ao todo com 97 câmeras de monitoramento utilizadas para melhorar a segurança.

Esta instalação faz parte do plano da prefeitura de implantar 26 novas câmeras somente neste semestre e chegar ao início da Copa de 2014 com pelo menos 450 equipamentos em operação.

Compensação

A gerente de marketing da Rede Condor, Elaine Munhoz, explica que pagar as câmeras faz parte de um acordo da empresa com a prefeitura para compensar os impactos da instalação de uma loja do grupo nas proximidades do cemitério. “Na conversa com moradores (durante a discussão da construção do empreendimento) foi levantado a questão da segurança. Mas as câmeras são um dos pontos de investimentos que foram feitos na região.”

Segundo ela, ao todo foram gastos R$ 236 mil em melhorias urbanas para compensar os impactos do hipermercado da marca inaugurado em dezembro do ano passado no Água Verde. Além do monitoramento no entorno do cemitério, a rede pagou a modernização de semáforos, melhorias na iluminação pública e reestruturação de uma praça.
Fonte: Gazeta do povo 19/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário