Os produtos que devem ser trocados são os dos lotes L4 32 05:30 a L4 32 06:30, com validade até 19/02/2012. A PepsiCo informou que já recolheu pelo menos metade das 80 caixinhas do lote com a adulteração, fabricado na unidade de Guarulhos, em São Paulo. O restante está na mão de consumidores.
Em comunicado, a empresa disse que a investigação preliminar indica que a falha ocorreu na limpeza de uma máquina. “A avaliação indica que, durante o processo de higienização dos equipamentos, conforme rotina padrão, houve uma falha e uma das linhas envasou algumas embalagens de Toddynho com o produto usado para limpeza, à base de água e líquido detergente. A empresa recolheu imediatamente, ainda dentro da fábrica, as embalagens impróprias para o consumo, porém cerca de 80 delas chegaram ao mercado”, diz a empresa, em nota.
A empresa orienta os consumidores que tenham comprado caixas do achocolatado do lote alterado a não tomar a bebida. A PepsiCo colocou um médico para orientar consumidores que tenham tido contato com o produto por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor.
O Laboratório Central do Rio Grande do Sul informou ter encontrado pH impróprio para o consumo humano em um dos 13 lotes da marca avaliados. Foi encontrado pH de 13,3 no lote 4 32, semelhante ao da soda caústica. Enquanto as outras análises não são concluídas, permanece proibida a venda dos produtos no estado.
A Secretaria de Saúde gaúcha registrou, até esta quinta-feira (6), 39 casos de intoxicação em 15 municípios por causa da bebida, como irritação e queimaduras na boca de crianças. Análises preliminares, feitas pelo laboratório central do Rio Grande do Sul, indicam teor alcalino muito alto no produto.
Fonte: Gazeta do povo 07/10/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário