quinta-feira, janeiro 31, 2013

DIRETOR DO DER PROMETE A LEPREVOST QUE VAI CONTRATAR ESTUDO PARA CONSTRUÇÃO DA PONTE DE GUARATUBA


O deputado Ney Leprevost presidiu na manhã desta quinta-feira a primeira reunião do Grupo de Apoio ao Litoral do Paraná (GALP).

Na oportunidade, Nelson Leal, diretor do DER, se comprometeu em nome do governo do Estado a contratar imediatamente um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental sobre a construção da ponte na baía de Guaratuba e convidou o GALP a acompanhar todas as ações da Secretaria de Infraestrutura e Logística na região.
“Agradeço ao secretário José Richa Filho por ter enviado seus técnicos para este debate e por aceitar realizar um estudo sério sobre a construção desta ponte que está, inclusive, prevista na Constituição Estadual”, afirmou Leprevost.

Ferry boat é barril de pólvora

A segurança nos ferry boats e balsas que fazem a travessia para Guaratuba também foi tema da reunião.
O promotor da Comarca de Guaratuba, Diogo Castor de Mattos, informou que por decisão da juíza Giovana de Sá Recchia, a concessionária do serviços tem que fazer reparos imediatos nas pontes de acesso a embarcação, sob pena de multa de 5 mil reais por dia.

Os técnicos do IAP no litoral, informaram que vistoria feita recentemente constatou que a oficina da empresa F. Andreis “é um verdadeiro barril de pólvora” e de que está ocorrendo poluição da Baía de Guaratuba ocasionada pelas balsas.
A denúncia do IAP, fez com que o Ministério Público abra mais uma investigação e com que o deputado Leprevost solicite uma vistoria urgente do Corpo de Bombeiros nas balsas e ferry boats para garantir a segurança dos passageiros e também na oficina da F. Andreis para que a vida dos funcionários da empresa não seja colocada em risco.

O diretor de operações do DER, Gilberto Loyola, pediu durante a reunião que as pessoas que forem ao litoral durante o carnaval, evitem o horário das 14 ás 20 horas para pegar os ferry boats.
Leprevost sugeriu a ele, que o governo quebre o monopólio da F. Andreis. Onde não há concorrência, a ineficiência se estabelece”, afirmou o parlamentar.

Ilha do Mel ganha trapiches

A construção de novos trapiches na Ilha do Mel também foi anunciada por Rafael Andriguetto, da Secretaria de Turismo e da ECOPARANÁ durante a reunião. O investimento é de 10 milhões e será feito este ano com recursos do governo federal.

O sinaleiro de Garuva

O diretor do DER também anunciou a duplicação da PR 407 desde a PR 277 até Pontal do Paraná e prometeu interceder junto ao governo de Santa Catarina para resolver o problema do sinaleiro de Garuva que causa congestionamentos todo final de semana.

Iluminação da Serra

O presidente da Ecovia, Evandro Vianna, se comprometeu a estudar uma proposta do GALP para que a Serra do mar seja iluminada, tornando-se mais segura e turística.
O grupo também declarou apoio a construção do Terminal de Cargas em Pontal do Paraná.
O deputado Alcelzinho Maron, eleito por Paranaguá, participou da reunião, apresentou sugestões e elogiou Leprevost por liderar a iniciativa. Se comprometeu com a criação, proposta por Ney, de uma Frente Parlamentar de Defesa do Litoral. Também prestigiaram a reunião do GALP, o deputado Duílio Genari e as seguintes entidades: Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná, Associação dos Municípios Turísticos do Paraná, Associação Brasileira das Agências de Viagem, Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Associação Brasileira de Jornalista de Turismo, Associação Brasileira dos Guias de Turismo, Associação Comercial do Paraná, Associação Comercial e Industrial de Matinhos, Associação de Hotéis, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Prestadores de Serviço e Similares do Litoral, Associação dos Restaurantes do Litoral, Câmara Municipal de Guaratuba, Câmara Municipal de Paranaguá, Câmara Municipal de Pontal do Paraná, Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense, Cooperativa dos Transportadores Náuticos Autônomos da Ilha do Mel, CREA/PR- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, DER-Departamento de Estradas de Rodagem, ECOPARANÁ, ECOVIA, FECOMÉRCIO – Federação do Comércio do Paraná, Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná, Federação das Indústrias do Paraná, Federação de Convention & Visitors Bureaux do Paraná,  Federação dos Municípios do Paraná, IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Ambiental do Paraná, Jornal Tribuna do Litoral, Ministério Público do Paraná – Comarca de Guaratuba, ONG Parceiros do Mar, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Estado do Turismo, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Matinhos, Secretaria do Meio Ambiente de Pontal do Paraná. 

http://www.neyleprevost.com.br/noticia.php?idnoticia=36383

Nenhum comentário:

Postar um comentário