sexta-feira, outubro 24, 2014

Eleições para direção das escolas municipais acontecerão em 21 de novembro

As eleições diretas para escolha de novos diretores e vice-diretores das escolas municipais de Curitiba foi marcada para o dia 21 de novembro. A votação é aberta à comunidade escolar e os mandatos são de três anos.

O edital com as regras para as eleições foi publicado pela Secretaria Municipal de Educação nesta terça-feira (21). O processo obedecerá ao disposto na Lei Municipal n.º 14.528, de 20 de outubro de 2014, e no regulamento aprovado pelo Decreto Municipal n.º 1072/2014, publicado no Diário Oficial do Município também nesta terça-feira.

A votação será realizada em todas as escolas da rede municipal. Podem concorrer aos cargos de direção e vice-direção os profissionais do magistério, dentro das normas previstas na legislação.

Para orientar e preparar os candidatos aos cargos, a Secretaria Municipal da Educação promoveu na noite de terça-feira um encontro no Centro de Convenções de Curitiba, no Centro. Participaram mais de 450 profissionais da educação, entre atuais dirigentes das escolas, professores e pedagogos com interesse em concorrer aos cargos. No evento foi apresentada a nova legislação - que atualiza a lei que vigorava há 20 anos - e torna mais democrática e participativa a escolha e a ocupação dos cargos de direção nas escolas. 

“O gestor da escola é o dirigente de uma instituição educativa, razão pela qual deve orientar e definir todo o trabalho da equipe tendo a educação sempre como foco”, disse a secretária municipal da educação, Roberlayne Borges Roballo.

A nova lei considera, além das mudanças ocorridas nas escolas nos últimos anos, os novos princípios da gestão em relação à educação, baseada nos princípios da equidade, democracia, trabalho coletivo, autonomia e interesse publico. “A escola como instituição já mudou muito, mas tem muito mais para avançar e isso acontecerá com a participação de cada diretor e vice-diretor na cordenação de suas equipes”, disse Roberlayne.

As novas demandas na área da educação, como os projetos para a melhoria da qualidade do ensino em toda a rede, as funções administrativas, o olhar às vulnerabilidades e a busca por ações diferenciadas dentro e fora da escola, foram apresentadas aos presentes no seminário.

Também foram orientados para que todo o processo eleitoral - que será aberto à votação dos profissionais das unidades, familiares de estudantes e de estudantes acima de 16 anos – aconteça de forma democrática e ética.

As professoras Renata Fabri de Campos e Maricleide do Rocio Neris de Senne, da Escola Municpal Marumbi, no Cajuru, pensam em concorrer à eleição e participaram do encontro para saber sobre o processo. “Vivenciar a experiência de direção é importante para a carreira e por isso pensamos em oferecer nossos nomes à disputa”, disse Renata.

Em escolas nas quais o número de estudantes é superior a 1.500 a direção conta com dois vices. É o caso da Escola Municipal Caic Cândido Portinari, no bairro CIC. “É fundamental para uma educação de qualidade que a escolha dos dirigentes das escolas seja feita de forma ampla e participativa. Essa é a razão que nos motiva a participar”, disse a professora Viviane Silva, que deve montar chapa juntamente com os colegas de unidade Rosangela Gomes e Ronnie Zanatta.

http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41341&PHPSESSID=01293426b4efbd40c278ecff1777c0ca

Nenhum comentário:

Postar um comentário