sexta-feira, outubro 03, 2014

Experiências de prática de movimento com bebês são mostradas em seminário

.

.
.

Bebês e crianças pequenas, de até 5 anos, são envolvidas desde cedo em práticas de movimento ensinadas nos Centros de Educação Infantil (CMEIs) e nas turmas de pré-escolar, nas escolas municipais de Curitiba. Uma mostra desse trabalho que é feito para garantir o desenvolvimento integral da criança foi apresentado nesta quarta-feira (01) no 6.º Seminário de Saberes e Práticas do Movimento na Educação Infantil, promovido ela Secretaria Municipal da Educação, no Teatro da Federação Espírita do Paraná (FEP), no Centro.

O evento reuniu 600 participantes entre educadores, professores de Educação Física e acadêmicos de Educação Física das Universidades Federal do Paraná (UFPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Durante todo o dia foram apresentados relatos das experiências de movimento com as crianças.

Entre os trabalhos em evidência está a projeto Cama de Gato, desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ubatuba-Tambaú, no bairro Cidade Industrial, pelas educadoras Katiuscia de Moura, Marcia Bortolan e Fernanda Costa. Para iniciar a movimentação corporal da turminha de 18 bebês, de 3 meses a 1 ano e 5 meses, o trio de educadoras usou a criatividade e aproveitou o material da própria sala de atividade das crianças.

Alças elásticas presas aos berços transformaram o objeto antes dedicado ao descanso dos bebês em espaços divertidos e convidativos para os pequenos descobrirem suas próprias possiblidades, movimentando o corpo. “O trabalho com movimento para a criança pequena é sempre um desafio. Os bebês são muito curiosos e precisam ser estimulados adequadamente”, disse a educadora, Marcia Bortolan.

Com apenas um ano de ingresso na rede municipal de ensino, a educadora Katiuscia de Moura comemorou a possibilidade de participar do evento. “É muito bom trabalhar quando há reconhecimento e valorização. Além de apresentar o que temos feito, o seminário é um espaço rico para novos conhecimentos”, disse Katiuscia.

A realização do seminário, e que vem sendo realizado desde 2009, é uma ação do departamento de Educação Infantil, em parceria com as universidades, para ampliar as discussões sobre o trabalho educativo com movimento corporal da criança . “As equipes da secretaria e nas unidades têm se aprofundado e refinado as ações que têm como resultados um trabalho de excelência com as crianças na educação infantil. A reunião de tantos e bons trabalhos é motivo de comemoração e orgulho”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Discutir o movimento na educação infantil é uma forma aprimorada de envolver os profissionais da educação e acadêmicos que fazem estágios de Educação Física nas unidades na formação continuada. “Movimento voltado à criança pequena é muito mais do que apenas mexer as partes do corpo, é uma linguagem”, disse a diretora do Departamento de Educação Infantil, Maria da Glória Galeb.

No CMEI Liberdade, no Bairro Alto, a professora de educação infantil Marcia Ozinski escolheu a música para representar o trabalho que tem desenvolvido sobre movimento com as 30 crianças da turma do pré. “Queremos ampliar a visão que nossas crianças têm sobre a música e a dança, por isso apresentar a cultura musical regional por meio do Fandango, sempre fazendo a ponte atividades de movimento”, disse Marcia.

Universidade

A parceria com universidades tem feito ampliar o trabalho de movimento com a criança desenvolvido nos nas unidades municipais para outras esferas. “Nossos acadêmicos tem vivenciado nos CMEIs, partilhando com os educadores, experiências muito ricas e produtivas no desafio de entender o que é e qual o movimento deve ser trabalhado nesta etapa da vida. Temos aprendido muito com vocês”, disse a professora do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Simone Miranda.

A realização do trabalho de movimento na educação infantil teve início a partir de uma parceria entre a Secretaria da Educação e UFPR. Na opinião da professora Marynelma Garanhani, do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, a ampliação de participações no seminário e a qualidade dos trabalhos em desenvolvimento são provas de que a união de esforços rendeu bons resultados. “É uma grande satisfação vermos transformados em ação o que já foi um dia objeto de estudo”, disse Marynelma.

O seminário, assim como a continuidade da pesquisa e do estudo dos profissionais da área, é muito importante. “Precisamos de profissionais competentes e estudiosos e que possam justificar a importância do movimento entre as crianças”, disse Marynelma.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41309&PHPSESSID=5d7dcdc0fcd2b0980419142af8dffff9

Nenhum comentário:

Postar um comentário