terça-feira, setembro 02, 2014

Polo da Universidade Aberta em Curitiba vai facilitar formação de profissionais da Educação

.

.

.

Curitiba será um novo polo de apoio presencial para cursos de educação a distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Paraná. A instalação do polo em Curitiba - discutida esta semana em Brasília pelo ministro da Educação, José Henrique Paim, e a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo - vai facilitar a formação em nível superior dos educadores da rede municipal de ensino superior.

A prioridade do programa, integrado por instituições públicas de ensino superior, é oferecer formação inicial a professores em exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados

A novidade foi anunciada aos profissionais da Educação na tarde desta sexta-feira (29) durante a inauguração do novo anfiteatro do Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal da Educação, onde funcionará o polo de apoio.

Em Curitiba serão ofertados os cursos de Pedagogia, Letras e História, que devem iniciar as atividades em 2015, após adequações necessárias no prédio do Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal da Educação. O prédio começou a ser preparado no ano passado, inicialmente com a reforma do anfiteatro, adequação de pisos, banheiros e entrada.

Incluir Curitiba entre as unidades para o desenvolvimento de atividades dos cursos e programas oferecidos, a distância, por instituições públicas de ensino superior é uma das estratégias para garantir a expansão da formação superior de profissionais da educação municipal, em especial os educadores da educação infantil.

“A expectativa é incentivar a graduação de nossos educadores, auxiliares de serviços escolares que ainda precisam de formação superior. É dessa forma que elevaremos a qualidade do ensino municipal. Por isso, trazer o polo UAB para Curitiba é fundamental tanto para valorização da carreira quanto para melhoria dos serviços prestados às famílias”, diz Roberlayne.

Mais da metade das vagas ofertadas no polo de Curitiba serão direcionadas aos educadores, secretários escolares, auxiliares de serviços escolares da rede. As demais serão abertas à comunidade e todos os grupos terão como critério de entrada o vestibular da Universidade Federal do Paraná.

Dos 4.588 educadores da rede, 1.348 precisam cursar ou concluir a formação em nível superior. “A exigência de formação para os profissionais que atuam na educação infantil é em nível médio, porém, quanto maior for a oportunidade para cursos em nível superior, maior a ascensão na carreira, além da garantia de profissionais melhores preparados”, diz Roberlayne.

Infraestrutura

A implantação do polo acontece em parceria entre Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que será responsável pela realização dos cursos. A Secretaria Municipal da Educação oferecerá a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar o curso a distancia, mas contando com apoio presencial.

É para o apoio presencial, onde acontecerão os momentos de acompanhamento e orientação de estudos e práticas laboratoriais, que o Centro de Formação Continuada será adaptado para servir como polo de apoio, como local de encontro entre os alunos, tutores e professores. Também oferecerá biblioteca com acervo técnico direcionado e equipamentos tecnológicos.

O esforço para trazer o polo para Curitiba iniciou em novembro de 2013, quando a Secretaria Municipal da Educação apresentou-se como candidata para receber o novo polo e ingressar no Sistema Universidade Aberta do Brasil. De lá para cá foram feitas uma série de adequações para sediar o polo. “Faltam ainda alguns detalhes de estrutura e documentação, mas estamos em processo adiantado e concentrados em finalizarmos já nos próximos meses” explica a gerente de educação a distancia da Secretaria Municipal da Educação, Patrícia Pitta.

O local onde o polo funcionará já é referencia na formação continuada dos profissionais da educação municipal, com a oferta de aproximadamente 100 mil vagas por ano em cursos e oficinas, em diferente área da educação. Ter o espaço como referência para o polo garantirá o acesso dos alunos, uma vez que a localização é central, na rua Dr. Faivre, 398. A capacidade de atendimento é para 3.300 pessoas por dia, em três períodos.

A reunião para discutir os detalhes para a adaptação do espaço como polo teve também a participação da superintendente de gestão educacional da Secretaria Municipal da Educação, Ida Regina Moro Milléo de Mendonça, o diretor de educação a distância da Capes, Jean Marc G. Mutzig, e do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeo Caputo.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41268&PHPSESSID=ddf9adbf1e7aaeb71550088e2ef9ce0e

Nenhum comentário:

Postar um comentário