domingo, junho 02, 2013

Caminhão movido a gás fará coleta do lixo

principal
“A semana terá uma extensa programação para comemorar e despertar a população para os princípios da sustentabilidade”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.
No dia 5, numa parceria entre a Prefeitura e a empresa Cavo/Estre, será lançada a coleta de lixo domiciliar feita por um caminhão movido a gás, em caráter experimental. “O veículo polui menos que os caminhões da frota convencional”, explica o superintendente de Controle Ambiental da Secretaria, Raphael Rolim de Moura. Ele informa que o veículo ficará em teste durante seis meses. Ainda no dia 5, servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente serão homenageados.

Sustentabilidade
As comemorações da Semana do Meio Ambiente em Curitiba terão início na segunda-feira (3) e irão se estender até o sábado (8). Uma grande mostra de serviços será instalada em frente ao Salão de Atos do Parque Barigui, onde a população terá acesso a informações e explicações sobre todos os serviços e ações promovidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
No mesmo local, durante toda a semana, haverá uma programação de seminários de sustentabilidade e reuniões temáticas. Entre outros, serão discutidos assuntos como biodiversidade urbana, resíduos sólidos, acessibilidade nos parques, água e arborização urbana.
As reuniões temáticas têm como objetivo a produção de um documento que contribua para a definição de identidade temática em alguns parques da cidade, com a participação de entidades de classe, instituições de ensino superior e organizações representativas de pessoas portadoras de necessidades especiais. A meta é que cada parque seja nomeado como Centro de Educação para a Sustentabilidade, com foco em um tema específico.
Outra atividade programada é o encontro dos secretários de Meio Ambiente da Região Metropolitana de Curitiba. “A natureza das questões ambientais transcendem as fronteiras políticas e exigem medidas integradas”, comenta Renato Lima. Por isso, será sugerida a criação do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da RMC.

Educação para a Sustentabilidade
A Maratona Infantil e Juvenil da Sustentabilidade, que foi lançada no aniversário de Curitiba, em março, também terá destaque na semana. Alunos do ensino fundamental de escolas municipais e membros de grupos escoteiros participam de desafios ecológicos, culturais e recreativos.
Outra ação com foco na educação para a sustentabilidade é o lançamento do programa Veterinário-Mirim, previsto para o dia 5. O concurso propõe que alunos da Rede Municipal de Ensino criem desenhos e frases sobre o tema “Adotar faz bem para eles e para você também”. O objetivo é fazer com que as crianças se tornem multiplicadores do conhecimento adquirido.
Na área de proteção animal, a Semana do Meio Ambiente terá ainda uma edição especial da feira Amigo Bicho. O evento, promovido pela Rede de Defesa e Proteção Animal, oferece microchipagem gratuita, adoção de animais e orientações sobre a guarda responsável.

Visita Guiada
Também fazem parte da programação da semana quatro edições da visita guiada ao cemitério municipal São Francisco de Paula, o mais antigo da cidade, fundado em 1853. Será nos dias 3, 4, 6 e 7 de junho, sempre às 15 horas. O passeio é gratuito, mas exige inscrição prévia.

>> Abertas as inscrições para visita guiada a cemitério
Durante duas horas, a pesquisadora e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarissa Grassi, irá mostrar aos visitantes detalhes da simbologia das esculturas usadas para ornamentar os túmulos de personalidades da história da cidade e de gente comum.
Duas exposições completam a lista de atividades programadas. São elas, a mostra fotográfica O Zoo que Você não Vê, no Zoológico de Curitiba, e a exposição Dia Nacional da Mata Atlântica, no Museu Botânico de Curitiba.

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/caminhao-movido-a-gas-fara-coleta-do-lixo/29585

Nenhum comentário:

Postar um comentário