segunda-feira, junho 24, 2013

Projeto incentiva pesquisa científica entre profissionais da Educação

.
A Secretaria Municipal da Educação lança nesta segunda-feira (24), a versão piloto do Projeto EduPesquisa, voltado à formação continuada dos 18 mil profissionais da Rede Municipal de Ensino. O lançamento acontece a partir das 9 horas no Salão de Atos do Parque Barigui.

O Projeto EduPesquisa vai propiciar o desenvolvimento profissional e acadêmico dos profissionais da rede de ensino, por meio de investigações, realização de pesquisas, produção e publicação de artigos científicos mediante estudos presenciais e em ambiente virtual de aprendizagem.

O objetivo, explica a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo é contribuir na formação dos profissionais da educação municipal sob a lógica do desenvolvimento profissional e acadêmico.

“Vamos estabelecer redes de cooperação e troca de experiências entre os participantes, estimulando o profissional ser um pesquisador em educação e fortalecendo as relações entre o conhecimento acadêmico e o que é aplicado nas escolas e centros municipais de educação (CMEIs)”, diz Roberlayne.

Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), em conjunto com o Ministério da Educação, o EduPesquisa vai incentivar a realização de pesquisas com subsídios a formação dos profissionais da educação. 

A versão piloto de implantação terá três fases, começando com a inscrição dos interessados no projeto que deve ser feita por meio do Portal Cidade do Conhecimento, no endereço www.cidadedoconhecimento.org.br.

Profissionais que desenvolverem pesquisas relacionadas à própria composição do Projeto EduPesquisa serão selecionados para contribuírem na construção do projeto final que será implantado no próximo ano. Professores selecionados serão contemplados com bolsas. Serão 500 bolsas nesta fase.

Lançar a versão piloto do projeto – que terá sua versão final no próximo ano – servirá para testar em conjunto com os participantes questões pertinentes à própria configuração e a metodologia do projeto para, de forma participativa, a Secretaria Municipal da Educação buscar o modelo que mais se adequa às necessidades e aspirações dos profissionais da rede.

As temáticas para as pesquisas serão voltadas à formação continuada, currículo, métodos e formas de organização do projeto. Também serão temas do projeto o professor pesquisador, gestão participativa na constituição do projeto, produção docente/autoria e produção de mídia.

Para a diretora do Departamento de Tecnologia e Difusão Educacional, que coordena o projeto, Letícia Meira o EduPesquisa vai reunir vasta e memorável experiência dos profissionais da rede, aproximando universos que têm em comum a busca pela qualidade na educação.“Representa um conjunto ações que concretizam a realização da pesquisa científica no âmbito da educação da Rede Municipal de Ensino”, diz Letícia Meira.
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=40516&PHPSESSID=d59a9239000457856e0457266a0b9bcc

Nenhum comentário:

Postar um comentário